Autor Tópico: VELCA ONE  (Lida 3368 vezes)

Offline rcsf

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VELCA ONE
« em: 07 de Agosto de 2024, 15:06 »
Boa tarde
Cruzei-me com um banner de publicidade desta scooter "espanhola" com umas especificações muito interessantes. A ver... equivalente a 125cc, 125km de velocidade maxima, 200km de autonomia e 5h para carregar e 6500€, é para pôr um artista a fazer contas...

Eu de momento estou na segunda Forza 125 que já leva 92 mil. O motor desta mota quando chega por voltas dos 150 mil começa a consumir óleo e isso para mim é o fim de linha....

Alguém tem ou conhece que tenha uma Velca One? Ou sabe mais pormenores de origens e qualidade?

Pronunciem-se e obrigado

Offline Gilette

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Re: VELCA ONE
« Responder #1 em: 07 de Agosto de 2024, 15:53 »
Já vi testes por aí...

A moto pesa 103 kilos, com a bateria 153 kilos.

A autonomia e velocidade máxima são interessantes, idem para os tempos de carregamento.

Não sei é se me agrada a bateria integrada, não amovível, para muita gente dava mais jeito levar as baterias para casa para carregar.

Isto é tudo muito porreiro, mesmo assim, o problema continua a ser o mesmo de todas as eléctricas, a assistência, sobre isso não tenho informação.

Em Espanha se não estou em erro e foi moto eléctrica do ano por esses lados, no ano passado custava 5.400€.

Agora eu se comprar uma não quero ficar dependente de Espanha para isto e aquilo.

Ainda é muito recente no nosso mercado.

Uma moto a gasolina continua a ser uma aposta mais segura e não vão acabar, já estão a desenvolver combustível sintético menos poluente para os motores a combustão, não vai ser preciso mudar nada.

O futuro deverá ser um mercado misto.

Se não fosse o lobby do petróleo já teriamos mais opções.

O que eu sei é que existem imensas motos eléctricas com poucos kms à venda no mercado de usados.

Uma Forza 350 custa 6.400€... e autonomia de 340 kms...





« Última modificação: 07 de Agosto de 2024, 16:02 por Gilette »
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Re: VELCA ONE
« Responder #2 em: 07 de Agosto de 2024, 16:20 »
Obrigado.
O paradigma de compra de um veiculo mudou e o pondo o coração de lado porque aí nada ou tudo tem justificação dependendo do ponto de vista.

A bateria integrada para mim está perfeito, mas isto é para mim. Mas sendo amovivel e com 50kg não vejo a vantagem...

As contas que fiz, por alto, é que ela se paga a si propria entre os 80 e os 90 mil e isso eu faço em pouco mais de 2 anos e ainda tem 1 de garantia de sobra... se durasse até aos 150 como a forza poupava 6500 de grosso modo.

vou aguardar por mais reviews e opiniões.... mas até agora está  _pol_


Já vi testes por aí...

A moto pesa 103 kilos, com a bateria 153 kilos.

A autonomia e velocidade máxima são interessantes, idem para os tempos de carregamento.

Não sei é se me agrada a bateria integrada, não amovível, para muita gente dava mais jeito levar as baterias para casa para carregar.

Isto é tudo muito porreiro, mesmo assim, o problema continua a ser o mesmo de todas as eléctricas, a assistência, sobre isso não tenho informação.

Em Espanha se não estou em erro e foi moto eléctrica do ano por esses lados, no ano passado custava 5.400€.

Agora eu se comprar uma não quero ficar dependente de Espanha para isto e aquilo.

Ainda é muito recente no nosso mercado.

Uma moto a gasolina continua a ser uma aposta mais segura e não vão acabar, já estão a desenvolver combustível sintético menos poluente para os motores a combustão, não vai ser preciso mudar nada.

O futuro deverá ser um mercado misto.

Se não fosse o lobby do petróleo já teriamos mais opções.

O que eu sei é que existem imensas motos eléctricas com poucos kms à venda no mercado de usados.

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Re: VELCA ONE
« Responder #3 em: 07 de Agosto de 2024, 22:23 »
Atenção que a moto é chinesa, não é Espanhola.

Em Espanha importam e depois fazem rebranding antes de vender, mudam algumas coisas, pneus e mais não sei o quê.

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Re: VELCA ONE
« Responder #4 em: 07 de Agosto de 2024, 22:51 »
Tal como foi dito atrás,as peças vêem do oriente quando vêem.
É tudo muito bonito para se vender ,depois na prática tudo muda de figura,onde está a oficina? Quantos representantes? Há peças ? Quem as vai comprar usadas? Entre muitas outras perguntas que se podem fazer.
Eu como proprietário dum exemplar que já se sabe,não aconselho mudar para eléctricas, esqueçam,nem as marcas estão a altura,nem as viaturas,basta começar a mexer numa e ver que qualidade não há,basta ter um problema que é possível em qualquer produto e o pós venda não existir,marcas novas? Naaaa têm muito a aprender , têm muito a fazer e atenção, só sai mais barato a quem carregar de borla ou em casa .
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Re: VELCA ONE
« Responder #5 em: 08 de Agosto de 2024, 08:58 »
Curiosamente tb andei a vasculhar o mercado à procura de uma Scooter eléctrica e, realisticamente, a única proposta que me interessava era a BMW.
No entanto, o crédito que me deram no trabalho não chegava para uma, são caras, e tive de me “contentar” com uma ADV 350.
Da mobilidade eléctrica só tenho boas coisas a dizer. O Tesla da firma que me foi atribuído é simplesmente mágico.
Autonomia de sobra, simplicidade de uso, manutenção zero e performance que envergonha um Porsche. E entre os painéis solares e carga no trabalho ando a custo zero.

Por outro lado de “chinesices” só tenho mal a dizer. Má assistência técnica, produtos com má qualidade de construção e sem perspectiva de longevidade. Isso nota=se, por exemplo, nas lojas de scooters chinesas de marcas que nunca se ouviu falar que estão abertas apenas o tempo necessário para escoar o stock. Findo esse tempo… onde se vai reclamar a garantia da inevitável avaria?  Ou no caso de uma queda garantem peças de substituição?

Marcas como a Honda, Yamaha, Piaggio, etc., não andam a dormir, a tecnologia das baterias está a melhorar todos os dias e o preço a descer.  Propostas interessantes não estarão muito longe.
Por enquanto vou queimando gasolina até aparecer um proposta segura a um preço razoável de um fabricante de qualidade. 

Offline Gilette

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Re: VELCA ONE
« Responder #6 em: 08 de Agosto de 2024, 09:06 »
Exacto, é uma escolha racional.

Tenho um gajo que vive perto de mim e que usa e abusa da sua BMW CE-04, já pensei em considerar uma mas mesmo sendo forreta com o configurador os preços são upa upa.

Eléctricas em PT neste momento com assistência a sério só a BMW e têm de se esforçar pois é a reputação da marca que está em jogo.

Já tive uma Vectrix há uns anos e quase desenvolvi problemas cardíacos por causa dela.

Veremos as propostas das marcas Japonesas nos próximos anos, até agora só tenho conhecimento de desenvolvimento de motos pequenas com pouca autonomia e protótipos mas penso que vem aí algo de interessante.

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Re: VELCA ONE
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2024, 13:48 »
Nada como uma bela scooter a gaso scooter_ _vinho_
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Re: VELCA ONE
« Responder #8 em: 08 de Agosto de 2024, 14:19 »
Pois a parte do pós e as peças é que me azedam....
Agendei para amanhã um test drive....
Mas para quem como eu faz 40 a 50 mil ano, não me posso dar ao luxo de ficar parado à espera de uma qualquer peça....

Nota de rodapé: A minha Forza aos 90 mil queimou o sensor de velocidade e foram 3 semanas de espera....

Offline rcsf

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Re: VELCA ONE
« Responder #9 em: 13 de Agosto de 2024, 21:23 »
Boas
Na sexta tive a oportunidade de testar a mota.... fiz cerca de 30km entre paralelo e alcatrão, cidade e AE
A scooter tem o exterior da Nmax de 1ª geração.
Autonomia é real a rondar os 200km, a velocidade máxima anda por volta dos 125km. Tem 3 modos de condução, D1 max 60km/h e a resposta é pastelona, D2 max 80 km/h e normal, D3 resposta de foguete e 125km/h. O ABS funciona perfeitamente e dá muita mais segurança. A agilidade é em tudo como a Nmax. A aceleração apartir dos 0km não é tão potente como esperava mas entre os 40 e os 60 o disparo é brutal, o que é fantástico para ultrapassagens.
A top case deve ser obrigatória pois debaixo do banco nem um jet entra, um penico no máximo. Dá para ferramentas, equipamento e algumas compras... É largo mas com pouca altura.
A app funciona e o efeito espelho é óptimo  e depois de alguma habituação funciona com boa praticabilidade.
O que ainda não me faz avançar para uma compra: a marca apareceu agora e ainda não sabem quem vai assistir no norte, não me souberam dizer os intervalos de revisão e o mais importante encontrei algumas etiquetas nas cabelagens com caracteres chineses e isso faz-me quer que toda a parte elétrica é chinesa. Eu não tenho nada contra material chines porque há coisas fracas e coisas com qualidade... mas saber quais é que é o segredo...
« Última modificação: 13 de Agosto de 2024, 21:25 por rcsf »

Offline mpaneves

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Re: VELCA ONE
« Responder #10 em: 14 de Agosto de 2024, 07:15 »
Resumindo,mais um modelo genérico, semelhança de outro de outra marca que já cá está e que problemas nao faltam com um pós venda muito ausente.
A China está anos á frente na electrificação,todos os construtores têm de lá ir às compras .
A pergunta que já fiz e volto a fazer é porque marcas como Honda, Yamaha, Suzuki,parecem não querer meter -se neste mercado,o que têm pelo menos por cá é pouco e residual.
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Re: VELCA ONE
« Responder #11 em: 14 de Agosto de 2024, 09:16 »
E impressão minha ou o marketing tenta passar a ideia de que a Velco One é 100% espanhola?

No ensaio da revista Motociclismo deste mês também não indicam que é fabricada na China, apenas referem Espanha.

Nestes artigos que encontrei também não:

https://sol.sapo.pt/2024/07/18/velca-one-chega-a-portugal/

https://motociclismo.pt/velca-one-modelo-da-marca-espanhola-chega-a-portugal/

Pelas minhas pesquisas na net vi que foi um veículo muito vendido em Espanha.

Bom, pelo que já sabemos agora não compensa o investimento pois não oferece segurança pós-venda.

Eu arriscaria talvez a compra se fosse metade do preço apresentado, assim não.

Vou ver se encontro feedback de compradores Espanhóis.


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Re: VELCA ONE
« Responder #12 em: 14 de Agosto de 2024, 10:10 »
https://www.xataka.com/movilidad/moto-electrica-125-sangre-espanola-200-kilometros-autonomia-probamos-velca-one

Algo que por cá não devem saber, falta de informação por parte dos vendedores ou má comunicação com Espanha?

Pelo que li, sim porque não? mas o ideal seris viver em Espanha para comprar uma, ter manutenções em Portugal seria algo utópico e não ao alcance de qualquer um, depois como não se pode tirar a bateria se ela tiver problemas teria de ir a moto toda para Espanha e se calhar depois para a China e voltar.

¿Y qué hay del soporte, mantenimiento y garantías en una moto de este tipo? Nos hemos reunido con Velca para hablar largo y tendido sobre el tema y la respuesta es que, sobre el papel, todo pinta bien.

Velca ofrece una garantía de 80.000km o tres años, una cifra en la línea de los fabricantes tradicionales (superior si hablamos de kilometraje). Los mantenimientos son programados tras los primeros 1.000 kilómetros (revisión de rodaje) y, posteriormente, cada 5.000 kilómetros.

El fabricante se compromete, del mismo modo, a ofrecer soporte a un máximo de 30km del código postal en el que hayamos comprado la moto. Si no hay un taller oficial asociado a la marca, hay una extensa red de talleres generalistas, como Feuvert, en el que hay soporte directo de Velca. En el caso de que dichos talleres no sean capaces de realizar la reparación, se nos enviará una moto de sustitución, recogerá la nuestra de forma gratuita, y se reparará en talleres oficiales de Velca.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2024, 10:15 por Gilette »
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Re: VELCA ONE
« Responder #13 em: 20 de Maio de 2025, 19:05 »
Hello,

Como provavelmente vou passar a ter necessidade de fazer viagens maiores, e a minha atual Seat Mó Performance "limita-me" a cerca de 100Km de autonomia (AE), fui hoje testar uma Velca One.

Local: Xpert Energy (https://xpert-energy.com) (perto do Oceanário)
Unidade: Velca One (segunda versão, identificável desde logo pelas pastilhas de travão vermelhas) que inclui já algumas melhorias sobre a primeira versão, com 250km

Andei ali um pouco pela zona do Oceanário, também não tinha tempo para muito mais. Pareceu-me tão ou mais manobrável que a Mó/Silence, o peso é idêntico, e no empedrado e lombas deu-me a sensação que é ligeiramente mais "robusta" que a Mó/Silence, mas por pouco, ou seja, como tem também a suspensão bastante rígida nos maiores desnivelamentos também senti "algo aos saltos lá dentro", o que não esperava visto que a bateria não é amovível como a da Mó/Silence.

Aceleração: mesmo no modo D3 ("sport") arranca mais lentamente que a Mó/Silence em Sport, é mais comparável com a Mó/Silence em City
Travagem (ABS): seguríssima, senti que a distância para o full stop foi algo menor que a Mó/Silence, até porque não há propriamente o receio de bloquear as rodas. Não testei com o ABS desativado... :-/

Nice to have: cruise control, algo que sinto bastante falta no dia a dia. Esta tem, a Mó/Silence não.

Posição de condução e espaço: pareceu-me até um pouco mais confortável que a Mó/Silence, mas por outro lado sem o flat floor perde-se a capacidade de levar ali mais uma mochila ou afins. O espaço interno é também muito menor, não leva sequer um capacete, o que seria de esperar quando a bateria é de 8.2kWh vs. 5.6kWh da Mó/Silence (um incremento de cerca de 47%, que se reflete naturalmente no espaço da bateria também)

O custo total (à data) com registo e um baú de 39L é de 7000 certos. Segundo o staff da loja as revisões ficam por €75 cada, e o manual refere a seguinte cadência: 1000km, 5000km e daí para a frente a cada 5000km.

Ainda não confirmei melhor, mas pelo que percebi o corpo é compatível com a NMax 2019, portanto a nível de acessórios abre-se também uma série de oportunidades já disponíveis.

Alguma dúvida que tenham sobre a Velca One e que não tenha referido aqui, perguntem, pode ser que saiba e/ou tenha testado e não me lembrei de referir... :)

Também gostava de testar a Nerva EXE 2, mas parece-me que essa por cá vai ser mais difícil...

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Kharys




« Última modificação: 21 de Maio de 2025, 11:30 por Kharys »

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Re: VELCA ONE
« Responder #14 em: 21 de Maio de 2025, 09:16 »
Parabéns pela scooter nova!

Vai dizendo coisas.

Já agora, esta Velca é bastante apetecível, depois de ler o teu post fui ao site.

https://xpert-energy.com/produto/velca-vortex/

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Re: VELCA ONE
« Responder #15 em: 21 de Maio de 2025, 09:56 »
Hello,

Parabéns pela scooter nova!

Foi só test drive! :)

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Re: VELCA ONE
« Responder #16 em: 23 de Maio de 2025, 08:06 »
Esse modelo é genérico chinês,há mais marcas a usar a CÓPIA da plataforma da antiga nmax .
Continuo na mesma , material fraco em nada comparado a uma nmax , autonomia falsa e revisões somente para limpar a carteira aos usuários pois quase nada fazem.
Poderá um dia ser opção quando os grandes fabricantes se colocarem nisso,de não o fazem é por algum motivo...
Uma viatura elétrica não é para viagens.
Pode ser o ideal para trajetos mais urbanos e pouco contínuos.
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Re: VELCA ONE
« Responder #17 em: 23 de Maio de 2025, 12:04 »
Concordo com o MPANEVES.

E este revendedor Xpert Energy é daqueles que quando compramos é ouro sobre azul mas quando há problemas depois, nem atendem os telefones...

E é mais um que depende da China para tudo.

Mal por mal mais vale continuar na Seat Mo.

Para viagens mais longas agora ha tanta oferta a gasolina, mesmo da China, mas aqui podem resolver no nosso país se houverem problemas, a Vogue, a CF Motos e mais não sei quem têm aparecido com ofertas interessantes no ambito das 125.

Vêm aí propostas da Honda  e da Yamaha e eu vou esperar, até lá continuo na TRK 502 que me tem supreendido bastante e não me tem deixado ficar mal, esperava um motor que vibrasse tanto ou mais do que a CB 500 X mas é bastante suave em todos os regimes.

« Última modificação: 23 de Maio de 2025, 12:06 por Gilette »
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Re: VELCA ONE
« Responder #18 em: 29 de Maio de 2025, 17:22 »
Unidade: Velca One (segunda versão, identificável desde logo pelas pastilhas de travão vermelhas) que inclui já algumas melhorias sobre a primeira versão, com 250km

Segundo o staff da loja as revisões ficam por €75 cada, e o manual refere a seguinte cadência: 1000km, 5000km e daí para a frente a cada 5000km.

Boa Tarde a todos

Caro Kharys , permite-me uma duvida, o que é que é feito nas tais revisões de 75 euros ?
E bate certo em termos de intervalo e custos de revisão com a tua Seat tb electrica ?

Não acho particularmente caro, mas tinha a ideia completamente especulativa, de que sendo electrica seria menos.. ( talvez baseado no que os amigos com teslas me contam )
embora, vendo bem, talvez muitos sistemas sejam "convencionais", os travoes hidraulicos ? alguma correia ? Há algum radiador com algum fluido em algum lado ?

Obrigado. Boas curvas

Offline mpaneves

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Re: VELCA ONE
« Responder #19 em: 29 de Maio de 2025, 18:19 »
Boa Tarde a todos

Caro Kharys , permite-me uma duvida, o que é que é feito nas tais revisões de 75 euros ?
E bate certo em termos de intervalo e custos de revisão com a tua Seat tb electrica ?

Não acho particularmente caro, mas tinha a ideia completamente especulativa, de que sendo electrica seria menos.. ( talvez baseado no que os amigos com teslas me contam )
embora, vendo bem, talvez muitos sistemas sejam "convencionais", os travoes hidraulicos ? alguma correia ? Há algum radiador com algum fluido em algum lado ?

Obrigado. Boas curvas
A SEAT ou silence têm um plano de manutenção simples e mesmo assim há dificuldade em que se cumpra,logo ,eu sou pouco receptivo a que se cobre tanto por tão pouco ,por isso na última vez quase chamei as autoridades quando e quiseram cobrar uma revisão que eu lhes provei que não tinham mexido na scooter, aliás na compra avisei,eu trabalhei no ramo ,não me enganem,não sou o " utilizador comum leigo na matéria".
Pagar para ligar ao computador e ver se há atualizações,fazer leituras de bateria,etc lubrificar o que há para o fazer, verificar pneus,apertos,etc ,de dois em dois anos trocar o óleo se travões,isto é o normal neste tipo de scooters
O valor que se pede é absurdo,tal como o valor delas é igualmente absurdo tendo em conta o que são e que a matéria prima está mais barata.
São precisos anos e muitos km para chegar ao ponto de equilíbrio,logo quem anda pouco pior ainda.
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Re: VELCA ONE
« Responder #20 em: 30 de Maio de 2025, 19:57 »
Essas revisões  parecem-me um esquema para, desculpem, burlar pessoas.

Na minha firma há un tesla com quase 200 mil km e só  foi uma vez à oficina... por causa do ar condicionado.
Toda essa manutenção de "ligar ao computador" é feita automaticamente   pela net. (OTA).

Parece-me fruto do desespero de alguns fabricantes a verem a galinha dos ovos de ouro a fugir.

Offline Kharys

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Re: VELCA ONE
« Responder #21 em: 10 de Junho de 2025, 11:36 »
Hello,

O que é ou deve ser feito na manutenção encontra-se no manual da Velca, e está em linha com a Silence/Seat. Agora, em primeiro lugar, sim, convém referir que estas manutenções são largamente para compensar (monetariamente) o que os clientes estão a evitar numa ICE. Podemos referir o exemplo automóvel: a manutenção dum Kia Niro (que pode ser ICE, híbrido, ou 100% elétrico) apresenta valores mais altos para a versão 100% elétrica mesmo em situações completamente indiferentes de ser ICE/Hib/EV.

No entanto (e não estou a desculpar, de longe), há sempre formas de "justificar", e claro está que há-de ser sempre um compromisso entre servir bem e honestamente vs. easy profit.

Tipicamente, as "desculpas" mais utilizadas são:
  - o valor/hora é idêntico, ou seja: o custo do check-in, validações, etc., resultam numa valor base que há-de sempre existir, caro por sinal devido à utilização do tempo do colaborador, mesmo que num EV não resulte em trabalho adicional (mudar óleo, mudar filtros, whatever)
  - são necessárias skills adicionais ao mexer num EV, nomeadamente tudo o que está relacionado com a alta-voltarem, e o training/skills acarreta custos

Dito isto, o que eu espero pagar no mínimo numa revisão duma scooter elétrica seria algo entre os 30-60m dum técnico, e aqui irá depender o quanto a oficina cobra por hora técnica.

€75 é demais? Claramente, particularmente para as revisões "check & go". Eu pessoalmente sem grande conhecimento de causa esperaria algo por volta da metade disso no máximo.

De forma mais generalizada, diria que o tema não é exclusivo dos EVs, simplesmente se torna mais visível neste caso, pois não se antecipa que sejam necessárias grandes ações durante a revisão, mas a verdade é que o easy profit já existia e continua a existir nos ICEs, fosse cobrar tempo a mais, ações desnecessárias, etc. Julgo que a visibilidade no caso ICE apenas se torna mais diluída na própria expectativa do cliente.

Para finalizar, do pouco que fui assimilando de informações minhas e de outros, a minha percepção que tenho é que há "easy profit" em qualquer das versões, talvez um pouco mais nos EVs apesar de que mesmo assim a manutenção aparenta continuar a ser mais barata que ICE (na minha percepção, algo a rondar a metade do custo para EV), e de resto é o tema do costume: durante a garantia (e se se quiser manter a garantia) ou faz-se na marca ou alternativas que mantenham a garantia, e depois disso é procurar alternativas com uma relação custo/qualidade mais atrativa.

PS: retirado do manual da Velca One ->

La primera inspección deberás hacerla cuando hayas disfrutado de tus
primeros 1.000 km, la segunda a los 5.000 km, la tercera a los 10.000 y a
partir de aquí deberás revisar tu moto cada 5.000 km. Independientemente
de los kilómetros que hagas, te recomendamos que como mínimo revises
tu Velca una vez al año, en caso de no haber recorrido los kilómetros
necesarios para pasar una nueva revisión en el plazo de un año.

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Kharys