Como tenho muitas velas novas em casa, resolvi fazer um teste ao combustível que uso. Um teste longo e aborrecido mas que do qual poderia eventualmente tirar conclusões.As velas das fotos andaram todas exactamente 10 mil kms no motor.Esta primeira saiu como nova. Distância entre eléctrodos perfeita, sem resíduos nem depósitos de carbono. É a vela standard da Xmax.Usei sempre gasolina da "cara", nomeadamente BP 98, Shell Vpower e Galp Evologic, quer 95 quer 98.Esta segunda é a vela de Iridium foi usada exactamente nas mesmas circunstancias. Não notei qualquer incremento de potência, facilidade de arranque ou diminuição de consumo.Volto a dizer, a única vantagem destas velas é a longevidade. No caso da Xmax mudar uma vela é trabalho para 5 minutos e está ao alcance de qualquer pessoa.A diferença de preço não justifica esta escolha. Estas duas ultimas fotos são da mesma velas. Os mesmos 10 mil km, os mesmos percursos, a mesma condução.A única diferença é que usei exclusivamente gasolina low cost, umas vezes 95 outras 98.Enfim, que posso dizer? Pessoalmente fiquei admirado com o estado da vela. muito mais desgastada que o normal e com muitos residuos nos polos.A boa noticia que que depois de voltar à gasolina "cara" voltou tudo ao normal.A vela que saiu hoje vinha impecável com cerca de 7 mil km.Talvez seja boa política ir alternando entre combustiveis e usufruir periodicamente dos efeitos de limpeza que as gasolinas aditivas aparentemente têm.
A boa noticia que que depois de voltar à gasolina "cara" voltou tudo ao normal.A vela que saiu hoje vinha impecável com cerca de 7 mil km.Talvez seja boa política ir alternando entre combustiveis e usufruir periodicamente dos efeitos de limpeza que as gasolinas aditivas aparentemente têm.
Na altura não valorizei como devia, mas ficou cá a roer A opinião do companheiro pode ter toda a importância para juntar estes dois mundos, os que acham que as premium é marketing e os que acham que as low cost vão dar problemas mais cedo ou mais tarde.Aparentemente podem existir bons resultados se usarmos as low cost ( poupança) e periodicamente fizermos uns ciclos com premium para limpeza. Assim ficamos com o melhor dos dois mundos.O que o mundo CPM acha desta terceira via?
E a opção low cost aditivada?
Como a Prio?
Na Prio meti uma vez, não correu bem.Talvez pela arquitetura do motor, V2 1900cc, custava mais a pegar.Assim que voltei à gasolina "cara" já pegava como sempre.Enfim, vale o que vale, cada um escolhe por si.Mas informações fundadas ajudam sempre a escolher.
A Prio fica a 700 metros da minha casa, tem a gasolina mais barata ( gasolina top aditivada) ( excepto a marca branca Auchan) e a minha mota tem Prio desde que nasceu, para já não tive problemas até hoje.