A propósito deste assunto, relato da minha viagem ontem, casa-trabalho, 9km:- saída do local de trabalho, uma senhora em estacionamento longitudinal esqueceu-se de olhar para o espelho, de olhar para o lado e de fazer pisca antes de arrancar, foi por pouco;- 200 metros mais à frente, outra senhora, em estacionamento perpendicular, decidiu tirar o carro sem olhar e mais uma vez foi por pouco;- 500 metros depois, um tipo decidi mudar para a faixa da esquerda sem olhar e sem fazer pisca, mais uma travagem;- 2 ou 3 kms depois, uma carrinha tipo Ford Transit decide ultrapassar um tractor, quase em cima duma curva e o estúpido, num ligeiro, que vinha atrás da carrinha, decidiu fazer o mesmo, completamente tapado pela carrinha (imaginem quem vinha de frente?);- mais uns 2 kms, numa curva/contra-curva, em que a contra-curva não tem qualquer visibilidade, aparece-me um tipo a uns 100km/hora, a cortar a dita;- quase a chegar a casa, estava a preparar-me para virar à esquerda num cruzamento mas à espera que passasse um carro que vinha de frente e de repente o dito carro começa a fugir para a minha faixa porque o condutor vinha entretido com o telemóvel tendo-me desviado a tempo e assim safei-me por pouco.Nada contra os enlatados, também ando de carro aliás, tenho muito mais kms de carro do que de motaCom conduções destas tem mesmo de haver acidentes. Se eu andasse mais distraído ou a acelerar já me tinha espetado/espalhado à grande.Ontem numa única viagem tive 6 "oportunidades" de o fazer e em todas elas quase não tive tempo de reagir e valeu o facto de conseguir travar/desviar-me a tempo.
Já ouviram a expressão " loud pipes saves lives"?- Por vezes um veículo de 2 rodas deveria ter uma outra "afirmação" na estrada, ver, ser visto e igualmente ouvido!Infelizmente nem sempre corre bem e há exageros...E que tal uma buzina mais forte para substituir o tradicional claxon que parece um ovelha a berrar!!Stebel Nautilus... LOOL
E se as motos não são ouvidas sem os escapes alterados, pior está para vir no futuro com os carros electricos que ninguem ouve, nem mesmo os piões.Deviam arranjar um sistema com som
Antes da Xmax fiz milhares de km de e-bike e se não atropelei vários peões em várias ocasiões foi uma questão de sorte e destreza a desviar-me de quem se atira para o meio da estrada sem ver.Ironicamente, aquando da escolha da Xmax, ponderei uma mota eléctrica Super Soco TC Max, e acabei de me decidir pela Yamaha. Com apenas 230km na Xmax fui abalrroado por um enlatado que saiu de um estacionamento sem me ver e ouvir.Imaginem se a Xmax fosse elétrica...
Rui, com todos esses quase incidentes no mesmo dia bem merece acender uma velinha a nossa senhora dos motociclistas aflitos.