Autor Tópico: NMAX - Variador Polini  (Lida 7752 vezes)

MANNYDZ

  • Visitante
NMAX - Variador Polini
« em: 05 de Dezembro de 2016, 17:03 »
Amigos,

Instalei um variador polini na nmax para dar um pouco "entusiasmo" nos arranques dado que sou um tipo bem constituído. A scooter responde lindamente não houve perda significativa da velocidade de ponta, mas aquele ronronar de origem que tanto apreciava foi se e ficou um pouco mais "aguda" na melodia. Alguém me indica como tornar a cantoria mais parecida com a de origem? Ou não há nada a fazer?

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #1 em: 05 de Dezembro de 2016, 17:51 »
Boas é preciso provavelmente meter um roletes mais pesados ... Porque em geral os variadores  sem ser de origem vem para alcançar velocidade ....

Enviado do meu T06 através de Tapatalk


MANNYDZ

  • Visitante
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #2 em: 05 de Dezembro de 2016, 18:34 »
Obrigado pela resposta Sérgio.
Ao considerar roletes mais pesados nao estou também a anular o efeito desejado?

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #3 em: 05 de Dezembro de 2016, 19:34 »
Companheiro MANNYDZ, se obténs mais vivacidade no arranque quer dizer que os pesos (roletes do variador) da Pollini são mais leves dos que o de origem.
O som menos grave, mais sibilado, é uma característica dos pesos mais leves. Não podes fazer nada quanto a isso, a não ser que coloques um escape de "voz grossa".

Se afirmas que não detectas grande diferença na ponta final, suponho que a diferença de peso dos roletes Pollini para os de origem não será muito grande. De acordo com a (boa) indicação do site Dr. Pulley, chamo-te a atenção para não exagerares na diminuição do peso dos roletes (não mais de 10 a 15%) para não teres o motor com rotações desnecessárias para a mesma velocidade - com reflexos directos no consumo, por exemplo.
De qualquer forma, até para futuramente "temperares" a scooter ao teu gosto, seria interessante saberes quanto pesam os Pollini e qual a diferença em relação aos de origem.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2016, 19:35 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

TMaxer

  • Visitante
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #4 em: 05 de Dezembro de 2016, 21:29 »
Infelizmente discordo das opiniões anteriores.



O peso dos roletes e a sua mudanca é algo a ter em conta quando se usa UM determinado variador.


Quando se troca de variador, as rampas do novo tem ângulos diferentes pelo que os pesos dos roletes tambem serao diferentes.


No resto os prezados companheiros tem razao: se queres menos arranque mete pesos mais pesados... mas sobe 0.5 gramas de cada vez e usa apenas roletes especificos para o teu novo variador pois outros poderao ter outro diametro, influenciando o deslocamento da correia
 

MANNYDZ

  • Visitante
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #5 em: 05 de Dezembro de 2016, 23:13 »
Obrigado companheiros. _convivio_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #6 em: 06 de Dezembro de 2016, 10:27 »
TMaxer, de facto pode haver medidas de roletes diferentes (atenção, não me refiro ao peso mas às dimensões) de acordo com as marcas dos variadores. Como bem refere, as rampas (o "encaixe" onde deslizam os roletes) podem ser diferentes. Mas pode não ser assim.
A minha scooter anda há cerca de 20 mil quilómetros com um variador/embraiagem Pollini Evolution - montado pela própria Suzuki depois de os ter confrontado com o tal problema das 3 mil rotações que "já não existia no novo modelo" (2014).
Avisado na última mudança de óleo de que os roletes já apresentavam algum desgaste (limpo sempre o variador/ embraiagem a cada mudança de óleo) , perguntei quais as dimensões e peso, para os mandar vir... falaram com o engenheiro que as havia sugerido e "já não se lembrava" (a garantia da mota já passou, é normal a amnésia...).
Abreviando, procurei, a medida era igual às de origem, 26x13, o peso? pasme-se: 11 gramas (11!). [Editado: esqueci-me de referir, o peso original é de 21 gramas no variador da Suzuki...].
Quais 3000 rotações?, antes de ser já o eram! Só não sou o campeão dos semáforos em título porque nunca entrei nessa corrida...
Contras: consumo (mais 0,2/0,3 em cidade; na estrada,  3,8 l/100 km a velocidade de respeitar a pendura não é mau) e algum consumo de óleo... ah pois!

Como me decidi começar a fazer eu próprio as revisões à mota, posso dar-me ao lixo [editado: ao luxo, queria escrever - espero que o engano não seja premonitório...] de experimentar:
Neste momento tenho uns roletes Bando 26x13 - 19 gramas no variador da Pollini. O som mais grave do escape regressou (eis por que respondi à pergunta que abriu o tópico). A passagem pelas 3 mil rotações é algo mais perceptível mas não é incomodativa, noto a motor mais cheio, e o consumo baixou, e depois da mudança de óleo (desta feita tenho a certeza de que é Motul) não lhe detecto qualquer consumo.
De qualquer forma, o TMaxer tem razão: antes de mudarem de roletes vejam bem quais as medidas que podem colocar no variador.
E sobretudo não exagerem na diminuição dos pesos. Há que respeitar as motas, elas só podem dar aquilo que foram programadas para dar. Mais? cilindrada acima.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, 14:09 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline rotivp

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2016
  • Mensagens: 16
  • Localidade: beja
  • Marca: nmax
  • Modelo: nmax
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #7 em: 06 de Dezembro de 2016, 14:16 »
Boas também tenho uma nmax e mandei vir os dr pulley de 9 gramas ....só ainda nao os montei para ver qual a diferença...

MANNYDZ

  • Visitante
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2016, 14:38 »
Estive a pesquisar um pouco e partilho convosco o que encontrei:

Roletes originais: 20x12 10g
Roletes kit Polini: 19×17 10g
Riletes Dr.Pulley compativeis: 19×17 8,5/9,5/10/10,5g e por aí.
Portanto, a alteração que realizei não mudou o peso apenas o formato do rolete. Se quiser colocar uns roletes dr. Pulley que peso recomendariam para tornar o som grave. E já agora que kit de escape é adequado tendo em conta a qualidade/preço.

MANNYDZ

  • Visitante
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #9 em: 06 de Dezembro de 2016, 14:41 »
Boas também tenho uma nmax e mandei vir os dr pulley de 9 gramas ....só ainda nao os montei para ver qual a diferença...

Certo, aguardo feedback disso ;)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: NMAX - Variador Polini
« Responder #10 em: 06 de Dezembro de 2016, 15:50 »
Roletes originais: 20x12, 10g (20 mm de diâmetro, 12 mm de largura, 10 gramas de peso)
Roletes kit Polini: 19×17, 10g (19 mm de diâmetro, 17 mm de largura, 10 gramas de peso)

Os deslizadores do variador da Pollini serão cerca de 5 mm mais largos que o de origem (a diferença de espessura entre os roletes é essa), sendo que também há uma diferença no diâmetro. Já sabe, não poderá utilizar os roletes de origem nesse variador.
Interessante como basta alterar o curso dos roletes (através da sua dimensão) para se alterar a tracção da correia na roda posterior.

Uma vez que são roletes Pollini, convém saber se eles são lubrificados, há modelos que são.
Aquela bisnaga de "massa especial" que se vê no site da Pollini é de massa de lítio e destina-se à lubrificação do variador.
Se querem saber, há massa com o mesmo "principio activo", de lítio, no AKI por cerca de 3 euros e dará para uma eternidade de limpezas.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes