Boas, o azul vem do aquecimento do aço até à uma certa temperatura (à volta dos 360° salvo erro para o aço normal que neste caso se for uma liga então será algo diferente) e começa a "oxidar" ... os ferreiros pela cor sabem a que temperatura estão os metais.
Não quer dizer que é mau esta oxidação... por vezes mais associada a oxidação vermelha vulgo ferrugem que não queremos, esta "azul" até é utilizada como capa protectora conta a dita ferrugem "má". É fácil de conseguir como se fosse uma tempera tradicional. Aquecer e arrefecer em óleo ou água e temos uma cores engraçadas. Atenção que temperas alteram as caraterísticas dos metais.
Apesar de vulgar... O que é indicativo é que pode ser devido a uma ventilação deficiente. O que aquece mais a embraiagem é quando começa a escorregar mais até "agarrar" que pode ser resolvido por ajuste nas molas ou substituição da mesma se os calços tiverem gastos.
Ver o filtro como já foi dito. Entrar água da lavagem com a embraiagem ainda muito quente... etc pode levar à descoloração por exemplo.
Se os materiais trabalharem a uma temperatura fora da nominal indicada por exemplo dentro da caixa, podem sofrer alterações e o desgaste ser mais acentuado. Correias agora de kevlar ou Aramida etc... conseguem aguentar grandes temperaturas e ser a prova de bala
mas de qualquer modo não duram para sempre.
É ir vendo... e ter atenção aos sinais.
Boas curvas
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