Permitam-me ainda focar alguns pontos que penso que não foram debatidos referente às 125cc onde esta nova oferta da Honda pode e fará "estragos"...1. Nem todos os potenciais clientes estão interessados ou querem adquirir cilindradas superiores! Ou porque não querem tirar a carta A, ou porque não conseguem, mesmo que provisoriamente, ou porque não precisam de mais cc's nas suas deslocações diárias ou mesmo porque economicamente não se lhes justifica subir de escalão!Para estes clientes, sejamos francos, a Honda nao tinha oferta e estava claramente a perder uma franja de negócio que estava a ser aproveitado principalmente pela Yamaha e mais recentemente pelas marcas de Taiwan!A PCX cobre, e bem, o segmento "inferior" das citadinas, mas no segmento mais alto e logo MAIS LUCRATIVO a S-Wing já não era competitiva! Com a Forza a Honda volta a ter, pelo menos no papel, uma oferta concorrencial!2. Não se esqueçam que o mercado português não é, nem de perto nem de longe, o mercado alvo da Forza! Logo esqueçam qualquer paralelismo com a nosso mercado e até a nossa mentalidade do quanto maior melhor!Acham que foi por acaso que a apresentação foi realizada em Paris quando em simultâneo existia um salão de 2 rodas em Colónia, Alemanha, no que pensdo que é talvez o maior mercado europeu?É que no mercado Francês, provavelmente o principal mercado de scooters europeu, as scooters GT são rainhas e senhoras, e a Honda quer destronar a Yamaha e a Piaggio do pódio!Não se esqueçam que se para nós o custo de aquisição de uma Forza representaria quase um ano de trabalho bruto (face ao ordenado mínimo), na Franca não chega a 4 meses... E isso tem um impacto brutal na altura de escolher um modelo! Por isso é que em Paris, por exemplo, quase não se vê PCX's ou mesmo GTS's ou DT's, só X-Max e X9's! Mesmo com o elevado "handicap" do seus preços elevados!Haverão outras razões, mas para já ficam estas para dormirem sobre as mesmas...Sent from my Nexus 7 using Tapatalk
Amigo Rodrigues, estive a ler atentamente o que escreveste e, depois de te ter conhecido pessoalmente e ter falado contigo, sei que és uma pessoa altamente conhecedora em questões técnicas e que se encontram bem distantes dos meus parcos e verdadeiramente humildes conhecimentos mecânicos.Mas....parte daquilo que escreveste está a fazer-me um pouco confusão. Passo a explicar...Dizes portanto que, na tua óptica a Honda Forza 125 não tem um valor simpático para uma 125cc com 14cv (que são ligeiramente mais, na realidade) e que tem uma diferença de €1.000 para as concorrentes da Sym e da Kymco.Ora como é bom de perceber, as contas não se podem resumir à potência apresentada, a qual é já de si bastante boa e, não bastasse estarmos a falar de uma Honda e de um modelo claramente concebido para entrar directamente para o top da categoria, também será importante mencionar que estamos a falar de um produto que se faz acompanhar da melhor engenharia actualmente ao dispor neste segmento, com uma ficha técnica e características que não se compadecem com uma colocação unicamente num nível intermédio...este é um produto focado para disputar o que de melhor se faz na indústria das 125cc de cariz GT.A Honda tem vindo a conseguir nos últimos anos preços verdadeiramente concorrenciais, mesmo tendo-se bem presente o logotipo que os seus modelos ostentam. Mas neste caso em particular, não se pode p.ex. pensar no preço praticado para uma PCX e esperar vê-lo aplicado neste novo modelo...Outra coisa amigo Rodrigues...ao referires uma diferença de €1.000 para a Sym e para a Kymco, vi-me de alguma forma impelido a fazer uma busca pelos sites das referidas marcas e, como esperava, não existe tal diferença! A não ser que, p. ex. no caso da SYM, te estejas a basear no preço proposto para o antigo modelo da GTS, não para o novo...o que constituiria uma comparação sem justiça.A qualidade paga-se e claramente a engenharia e tecnologia colocada a bordo desta Forza de aspecto futurista é, também ela, merecedora de uma reconhecida mais valia.Quanto à questão do design e ao facto de a estética não te convencer, meu caro amigo....nesse campo nem eu me bato por qualquer explicação, pois essa é uma temática muito pessoal e cada um tem o seu gosto.
PS1: temos de voltar a fazer juntos aquela estrada sob 40º de temperatura (que cheguei a ver marcados à sombra!)...
Permitam-me ainda focar alguns pontos que penso que não foram debatidos referente às 125cc onde esta nova oferta da Honda pode e fará "estragos"...1. Nem todos os potenciais clientes estão interessados ou querem adquirir cilindradas superiores! Ou porque não querem tirar a carta A, ou porque não conseguem, mesmo que provisoriamente, ou porque não precisam de mais cc's nas suas deslocações diárias ou mesmo porque economicamente não se lhes justifica subir de escalão!Para estes clientes, sejamos francos, a Honda nao tinha oferta e estava claramente a perder uma franja de negócio que estava a ser aproveitado principalmente pela Yamaha e mais recentemente pelas marcas de Taiwan!A PCX cobre, e bem, o segmento "inferior" das citadinas, mas no segmento mais alto e logo MAIS LUCRATIVO a S-Wing já não era competitiva! Com a Forza a Honda volta a ter, pelo menos no papel, uma oferta concorrencial!2. Não se esqueçam que o mercado português não é, nem de perto nem de longe, o mercado alvo da Forza! Logo esqueçam qualquer paralelismo com a nosso mercado e até a nossa mentalidade do quanto maior melhor!Acham que foi por acaso que a apresentação foi realizada em Paris quando em simultâneo existia um salão de 2 rodas em Colónia, Alemanha, no que penso que é talvez o maior mercado europeu?É que no mercado Francês, provavelmente o principal mercado de scooters europeu, as scooters GT são rainhas e senhoras, e a Honda quer destronar a Yamaha e a Piaggio do pódio!Não se esqueçam que se para nós o custo de aquisição de uma Forza representaria quase um ano de trabalho bruto (face ao ordenado mínimo), na Franca não chega a 4 meses... E isso tem um impacto brutal na altura de escolher um modelo! Por isso é que em Paris, por exemplo, quase não se vê PCX's ou mesmo GTS's ou DT's, só X-Max e X9's! Mesmo com o elevado "handicap" do seus preços elevados!Haverão outras razões, mas para já ficam estas para dormirem sobre as mesmas...Sent from my Nexus 7 using Tapatalk
Perfeitamente de acordo, atenção que em França o preço da Honda forza está estimado em cerca de 4.500 euros, muito alinhado com a xmax, que é a mais vendida nas suas várias motorizações.
.....mas como sabes nunca contrariei ninguém nem gosto de entrar em conflitos....
Já li que apesar da vinda do novo modelo a swing125 i continuar disponivel, fonte dos sites especialiados...Não sei se será assim ou apenas numa fase inicial para escoamento de stock com boas promoçõew.Ter os dois modelos 125 para venda, com preços semelhantes e onde o novo parece ter melhorias assinaláveis e um design mais consensual , não parece trazer um longo futuro para a swing.A menos que haja uma diferença interessante de preço...Vamos esperar para ver,em breve vamos ter montes de testes à nova máquina e preços definitivos.Entretanto teremos a resposta da concorrência, a sym anunciou a gts sport (15cv) e é normal que outros marcas desçam os preços.
Eu mencionei que esta Forza é uma boa substituta da S-Wing, porque é a própria imprensa especializada que o refere também.Se o companheiro Vicente acha que não, eu não discuto a sua convicção.
.......ou será a substituto como o nome indica da FORZA , que já está mais que ultrapassada.
Seja aquilo que for, esta grande casa japonesa não costuma fazer a coisa por menos e normalmente lança produtos extremamente inovadores e que se batem com a melhores.Quanto à Forza 125, anseio bastante por novidades vindas do Salão da EICMA, nomeadamente pela possibilidade de ver fotos/imagens da mesma com condutor(a) em cima e assim ter uma ideia mais concreta das dimensões gerais do modelo.É uma apreciação sempre subjectiva eu sei, mas sempre dá para se ficar com uma ideia do porte e da protecção frontal oferecida quando se vê alguém sentado em cima.