Espectáculo..! assim qualquer um consegue mudar a corrente. A engenhoca da chave é uma optima ideia. Agora teho uma duvida. No aperto das porcas, não tem que haver uma força certa..!? desculpem a ignorancia, mas como falavam da chave dinamométrica para aperto, fiquei na duvida se o aperto a olhómetro é o correcto para o funcionamento do sistema
Uma maneira de aplicar a força recomendada para quem não tem chave dinamométrica é fazer um risco, com um marcador, que apanhe a porca e a superfície onde a porca aperta, antes de retirar.Ao voltar a montar, os dois riscos devem coincidir.
A correia vendida pela Eurocorreias para a GTS (refª 1B01HNA01) tem as medidas de 19,5x10x800 e não as que estão indicadas na página da Eurocorreias. Foi um erro de introdução de dados de quem fez o catálogo
...atenção que o ano e mês de fabrico tem muita importância...Por estes motivos só compro material de origem e menciono sempre o ano de fabrico.
não tolero que me imponham um produto que não pretendo
só compro material de origem e menciono sempre o ano de fabrico.
Viva CompanheirosTanta coisa por causa de uma simples correia, ainda não percebi bem o objectivo disso. Bem já vi que cada um tem as suas ideias e isso não as vou discutir, mas entre dar 65 aerios + iva por uma correia normal de marca para a gts e 30 aerios por uma correia reforcada a kevlar (Eurocorreias) eu optei pela 2 e digo-vos estou satisfeito, já foi a revisão dos 12000 km e não implicaram com isso e conheco muitos mais companheiros com a correia dos 30 aerios e só oico falar bem dela.Cada um é dono da sua carteira mas se pudermos poupar uns euritos porque não.... Falar da correia reforcada a kevlar é a mesma coisa do que falar do filtro de rendimento para a gts, pois o original é de papel e custa cerca de 18 aerios e dá para 6000 a 12000 km consoante onde andarem, o filtro de rendimento custa cerca de 27 aeriso vindo dos chinocas e dá para 100000 km. Qual é a vantagem? EUROS e muitos mais Kms....Bem cada cabeca a sua sentencaBoas Curvas
Boas companheirosFui forçado a editar este tópico retirando todas as medidas de torque de aperto das porcas e porquê ?Porque cada vez ando mais baralhado com os manuais de serviço da Sym que por aí proliferam na Net.Tenho lido montes deles e alguns divergem nas referências que dizem respeito a medidas e níveis principalmente no que diz respeito á Gts 125 após 2010.Hoje, aproveitando uma pausa no trabalho e porque se aproximam as férias desmontei a transmissão para verificar o seu estado e verificar os níveis de desgaste com 18.000 kms, parecem poucos mas foram feitos praticamente de verão e com passeios de longas horas seguidas.Roletes: 18 mm diâmetro x 14 mm, ou seja sem desgaste uma vez que as medidas são as de origem.No entanto, apesar dos roletes não apresentarem desgaste, a zona metálica do variador onde deslizam os Roletes vai gastando e um dia terá forçosamente de levar um novo.Veio da transmissão sem aumento da folga normal que já trazia, ou seja ao rodarem a roda no ar com a mão nota-se uma pequena folga ou zona morta dos carretos.Ferodo da Embreagem com 4,75 mm espessura, sendo a de origem com 5,5 mm, gastou 0,75 mm em 18.000 kms,.. nada mau. Correia sem sinais de degradação nem frisuras, mantendo a flexibilidade, limpo a caixa e a correia com alguma regularidade, o pó do ferodo da embreagem é como lixa, contribui para o desgaste da correia.Medidas originais: 19,5 x 9 x 818 mm Medidas tiradas: 19 x 9 x 818 mm ( comprimento tirado com Curvímetro de precisão, e espessuras com peclise digital )Houve apenas um pequeno desgaste lateral de 0,5 mmMas aqui é que a porca torce o rabo,.. Então não é que pensava comprar uma na Eurocorreias, quando esta estivesse nas lonas, mas no catálogo na linha da Gts 125 tem medidas completamente diferentes; 9 x 9 x 800 Procurando melhor verifiquei que umas linhas mais abaixo estão as mesmas medidas do comprimento mas para a Sym Jet 4 e mais algumas mas de cilindradas de 150, 180 e 200Se por acaso tivesse comprado a correia mencionada pela Eurocorreias e a montasse ficaria com mais velocidade ponta mas menos força nas subidas sem me aperceber porquê, uma vez que é 18 mm mais curta.Este caso fez-me recordar quando o Veiga comprou uma da Bando na Eurocorreias e reparou ser mais curta quando a colocou ao lado da original, não sei se recordam mas depois escreveu que as rotações baixaram, a velocidade máxima aumentou mas no arranque teve uma ligeira perda.Estes factos juntamente com os binários de aperto das porcas com divergências nos manuais fizeram-me chegar á conclusão que quando precisar de peças serão sempre de origem pois tenho a certeza que virão com as medidas exatas.Quanto ás medidas dos apertos das porcas das Polis já me informei em fonte segura e felizmente não andavam muito longe das que tinha postado no meu tópico, e já fez 6000 kms desde o último aperto sem problemas nenhuns.No entanto como tinha desmontado tudo voltei a apertar com as medidas corretas.A partir de agora não vou mencionar mais nenhuma medida a fim de não me responsabilizar por danos causados em terceiros por seguirem as minhas instruções. Isso é um critério que deixo á responsabilidade de cada um, imaginem que esta fonte que julgo segura, está errada, provocando danos nas montadas dos companheiros por eventualmente seguirem as minhas instruções, seria catastrófico para vocês e naturalmente para mim também.Desta forma, se por acaso acontecer um imprevisto na minha Gts será da minha inteira responsabilidade sem prejudicar ninguém.Continuarei a postar filmes e fotos de como se faz, pois gosto de ajudar, mas deixo as medidas á vossa responsabilidade.Abraço e boas curvas
Amigo Rodriguez, tens toda a razao pois meti eurocorreias e realmente a mota perdeu arranque sou um bom exemplo do que esta exposto. Comprei hoje a original e as me did as de origen para a sym 125 gts ano de janeiro 2010 a dezembro de 2013 referencia 23100-hna-0000 ou 0001 part number 1b01hna01 para nao have duvidas contei um a um e comparei os tacos que cada uma tem exactamente 79 tacos se assim podemos chamar. As medidas que vem no saco original e 803*19.5*28, portanto penso que eurocorreias e mais curta 3mm. Obrigado pell teu esclarecimento que me foi muito until e aqui FICA mais informacao para os restantes. ABRACO
Companheiro Rodrigues então desejo-te boa sorte na compra (sem qq ironia) porque o Importador SYM só vende uma correia para a GTS 125 EVO, independentemente do ano, mês, ou mesmo do facto de ser, ou não ser, de injecção Ou as correias de origem das EVO são todas iguais... ou se não são, passam a sê-lo... depois da 1ª muda
Bem quanto a correia quando tirei a original (+-9500km já com algumas frisuras)verifiquei que não era de KEVLAR e quando me dirigi a um representante oficial da SYM e me pediram 54€ por outra correia e não era reforçada a KEVLAR, lá fui eu a Eurocorreias buscar a dita cuja. Ao principio notei um ligeiro abaixamento no arranque mas agora está tudo normal