Autor Tópico: União Europeia aprova nova legislação para motos  (Lida 5652 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1662
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
União Europeia aprova nova legislação para motos
« em: 27 de Novembro de 2012, 11:14 »


Em Estrasburgo, a 20 de novembro, depois de dois anos de discussões, o Parlamento Europeu aprovou, com 95% de votos a favor, a regulamentação sobre a aprovação e fiscalização do mercado de duas ou três rodas e quadriciclos.

A partir de 2016 os Estados-Membros da UE não terão possibilidade de restringir a potência máxima dos motociclos a 74 kW, tal como acontecia na França, onde a potência das motos estava limitada a 74Kw ou 100cv.

Os motociclos novos com cilindrada superior a 125 cm³ terão de vir equipados com ABS, enquanto que os motociclos entre 51 e 125 cm³ terão que ter, pelo menos, sistemas de travagem combinada (CBS).

Será obrigatório para os fabricantes instalar medidas de prevenção de alterações às especificações de fábrica dos veículos que possuam até 35 Kw (47 cv).

Também foi incrementado o combate às emissões poluentes em duas etapas. Em 2016 entrará em vigor a norma EURO 4 e em 2020, a norma EURO 5 que irá abranger todas as categorias de motociclos novos. Ficou ainda estabelecido que os fabricantes terão de garantir estes níveis de emissões durante toda a vida do veículo, pelo que terão que provar que os dispositivos de controlo têm uma duração de pelo menos 35.000 km.

A fim de aumentar a concorrência e para ajudar especialmente as pequenas oficinas independentes, os fabricantes terão de fornecer acesso fácil e sem restrições às informações de manutenção e reparação dos seus produtos. As fichas/bornos de acesso aos sistemas de diagnóstico eletrónico terão de ser standardizados a partir de 2016 para motociclos novas.

Mais informação:
http://www.fema-online.eu/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=335&cntnt01returnid=15
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5838&Itemid=51


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: União Europeia aprova nova legislação para motos
« Responder #1 em: 27 de Novembro de 2012, 13:15 »
Excelentes notícias, a imposição de mais e melhores sistemas de segurança, nomeadamente ABS e CBS, só nos beneficia. 
Vamos aguardar para ver como e em que moldes se fará a transposição para o ordenamento jurídico português.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: União Europeia aprova nova legislação para motos
« Responder #2 em: 27 de Novembro de 2012, 13:56 »
Por acaso também li a notícia na Motociclismo e concordo plenamente com esta decisão.

Só poderia era ser ainda mais cedo do que está previsto.... ;D

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: União Europeia aprova nova legislação para motos
« Responder #3 em: 27 de Novembro de 2012, 15:24 »
2016... uhm uhm... até lá ainda os governos mudam muito  _Rolley_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: União Europeia aprova nova legislação para motos
« Responder #4 em: 27 de Novembro de 2012, 17:13 »
Só nao percebo essa do CBS ....  _pensador_

Se fazem uma lei nova, porque nao fazem já de raiz ???

Todos os motociclos a partir de 50cc tem de vir com ABS, inferior a isso é que podem ate ter tambor e calços  _careta_

Enfim....a ver vamos  _Rolley_


Acrescento so que, gosto desta parte....

"....os fabricantes terão de garantir estes níveis de emissões durante toda a vida do veículo, pelo que terão que provar que os dispositivos de controlo têm uma duração de pelo menos 35.000 km....."

Mas questiono, será que em 2020 ainda há PETROL ???  _pensador_

Boas cruvas
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 17:17 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Loureiro

  • Visitante
Re: União Europeia aprova nova legislação para motos
« Responder #5 em: 27 de Novembro de 2012, 18:45 »
Apoiado! Mas demorado!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1293
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: União Europeia aprova nova legislação para motos
« Responder #6 em: 30 de Novembro de 2012, 10:59 »
Viva!

Também foi incrementado o combate às emissões poluentes em duas etapas. Em 2016 entrará em vigor a norma EURO 4 e em 2020, a norma EURO 5 que irá abranger todas as categorias de motociclos novos. Ficou ainda estabelecido que os fabricantes terão de garantir estes níveis de emissões durante toda a vida do veículo, pelo que terão que provar que os dispositivos de controlo têm uma duração de pelo menos 35.000 km.

Mau!!!  _policia_

A partir de 2016 toda a vida do veiculo são 35 000kms???  _pensador_

Isto abre as portas para nos irem ao bolso... De 35 em 35 000kms lá teremos de meter um catalizador. Que não são nada baratos...  _Rolley_

Ou então, os veículos de duas rodas passam mesmo a ter uma vida útil de 35 000kms!!!  _martelada_

Quanto às outras medidas, parece-me bem. Especialmente esta:

A fim de aumentar a concorrência e para ajudar especialmente as pequenas oficinas independentes, os fabricantes terão de fornecer acesso fácil e sem restrições às informações de manutenção e reparação dos seus produtos. As fichas/bornos de acesso aos sistemas de diagnóstico eletrónico terão de ser standardizados a partir de 2016 para motociclos novas.

 ;D ;D ;D

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: União Europeia aprova nova legislação para motos
« Responder #7 em: 30 de Novembro de 2012, 11:34 »
Companheiro CCM
O que está expresso é a génese da coisa, é o princípio, vamos ver como aquilo será transposto para a legislação de cada país, e como será regulamentado. Nomeadamente cá no burgo.

Como príncípio, parece-me muito bem, ou seja, os fabricantes devem garantir que os níveis de emissões de gases se vão manter dentro de determinados parametros, durante toda a vida do veículo. Ora isto é relativamente difícil de legislar (!!!), o que é a vida de um veículo? Qaul a média de anos, quilometros, etc. É certo e sabido que os resultados variam de país para país, a vida (média) de um veículo é maior em PT do que no norte da Europa. Dando um exemplo, eu trabalho numa Seguradora, na qual a média de idade dos veículos que garantiamos, há 5 anos atrás, era de 15 anos (!!!). É certo que para esta média contribuem todos os veículos, nomeadamente tractores agrícolas, que em Portugal podem ter 20, 30 ou mais anos.....

Vamos aguardar, eu não tenho grandes expectativas para Portugal, o nosso  legislador.... enfim....

Abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant