Bom dia, Eu sou novo neste forum e apesar de me ter registado a alguns dias só hoje tive tempo de deixar por aqui um novo topico.Eu tenho uma Honda Sh 125i coisa que aqui pelo nosso Portugal nao e muito visto (sinceramente não entendo porque na Europa não se vê outra coisa). Sempre gostei muito de andar nela por ser uma mota muito ágil e simples de conduzir, a minha é de 2006 e com o tempo fui fazendo pequenas alterações, entre essas alterações estão:Escape leovince 4 roadPneus Michelin CityRoletes Quanto ao escape recomendo a toda a gente para alem de ser mais barato que o original a mudança e considerável se ao arrancar a partir de 0Km/h o mesmo nao se pode dizer das recuperações que em cidade da jeito que ela por vezes "dispare" como acontece com este escape.Os pneus 5* fez-me querer que os pneus de origem nao se recomenda a ninguém.Quanto aos roletes já não sei bem o que dizer, se inicialmente gostei pois a mota arranca com mais força fiquei descontente com a perda de velocidade de ponta, apesar de saber que não se pode ter tudo gostaria de saber se alguém consegue aumentar a velocidade de ponta de forma minimamente considerável sem mudar os roletes?com os melhores cumprimentos
Boas a todos,Aproveitando o tópico "adormecido" do amigo dicionário, vou tentar acrescentar alguma informação sobre a minha experiência com a SH125i. Já há muito (muito) tempo que não "posto" no fórum, por várias razões, nenhuma delas relacionada com o Fórum que continua a ser excelente.Eu tenho 30 + anos a andar de moto. Já tive cerca de 20 motos, entre scooters e motas "convencionais". Já fiz muitos (muitos) milhares de Kms e queria, sem qualquer arrogância ou "manias" ajudar quem agora se inicia neste vício. Círculo quase diariamente de scooters e tenho a moto "normal" para fins de semana e viagens.Já tive algumas maxi (sw400, majesty400, Burgman125) optei por esta Sh125 depois de experimentar as rodas grandes, após uma experiência com a Xenter 125 (que tive 2 meses) mas a que faltava o espaço debaixo do banco). Na minha modesta opinião, embora tenha carta há quase 2,5 décadas as 125 são uma boa opção pela economia e facilidade de circulação urbana, não sendo necessário mais para usem circula 75% cidade e nacionais e 25% vias rápidas. É um veículo utilitário que dá um gozo bestial.a HONDA SH125, em particular, é especialmente ideal para os circuitos urbanos e inter urbanos, dado conseguir-se circular entre os 100-120. A nova sh (2013) tem o motor da Pcx/forza, afinado para a sh, o que lhe garante uma fiabilidade absoluta. Vem com "start-stop" que potencia a economia. O consumo está ao nível da Pcx, tendo feito uma média de 2,2 l/100kms. O depósito de 7,5 limita a autonomia, mas está a nível de todas as outras propostas, até um pouco acima em termos de autonomia. Nunca senti esse problema.É uma scooter confortável, um pouco alta de assento, mas sem criar grandes dificuldades aos mais baixos (e tenho 1,65) pelo formato do mesmo (afunilado). O assento é muito confortável e espaçoso. Permite sentirmo-nos muito seguros e confortáveis. A posição de condução é direita ,com as pernas numa posição muito normal (como se estivessem sentados numa cadeira).A visibilidade dos espelhos é muito boa, conseguindo-se ver bem para trás, assim como para as faixas laterais (não obstante ser sempre aconselhável - como em qualquer moto/scooter - dar uma "espreitadela"). O guiador é estreito, como convém à circulação urbana.Os travões (no meu caso Cbs, mas pode ter abs), são muito potentes e seguros, nunca tendo sentido qualquer carácter esponjoso ou falta de força de travagem.A agilidade é um verdadeiro must. É um brinquedo a passear no meio do trânsito citadino, e a posição de condução mais elevada ajuda imenso na antecipação necessária das manobras das latas.A protecção aerodinâmica (para quem dispensa o vidro tipo "vela", que é o meu caso) é, surpreendentemente, muito razoável até as 80kms/h dado o formato da carenagem do farol dianteiro. Após essa velocidade sente-se o vento como em qualquer moto. Essa característica é facilmente ultrapassada pela instalação do vidro de origem ( que é enorme!).A instrumentação é bastante, com velocímetro, indicador de temperatura de água, nível de combustível, contadores parciais (2) e as normais luzes avisadoras.As jantes 16' ajudam imenso nas ruas esburacadas, carris, calçadas, etc, conferindo uma condução mais segura, próxima de uma moto "normal". As dimensão dos pneus também ajuda imenso, por exemplo, em comparação com a pcx.O espaço debaixo do banco é suficiente para colocar um capacete integral e as luvas, cadeado e por aí fora, que é muito bom para uma "rodas altas". A sh vem de origem com um bom top case que, juntamente com a plataforma plana, transforma a sh num verdadeiro "burro de carga". Tem ainda um espaço para guardar pequenos objetos no avental frontal, que dá muito jeito.Trata-se, para quem queira procurar (Googlar) a scooter 125 mais vendida em Espanha e Itália há muitos anos, sendo ultrapassada apenas pela 150 e 300, e é apenas ameaçada por esse colosso que é a Pcx. Vantagens: Qualidade geral; Plataforma plana (leva sacos e sacos de tretas junto aos pés); A altura em que circulamos; A estabilidade conferida pelas jantes 16'; A manorabilidade; A fiabilidade; A rede de assistência ( a minha é da Linhaway : 5*); a economia (quase inacreditável); A velocidade de ponta; o painel de instrumentos; Os travões Cbs; O top case de origem; O espaço debaixo do banco (considerando tratar-se de uma "rodas altas"). Defeitos ou pequenas correções a fazer: A luz do start-stop sempre ligada quando activada. A altura do banco (não é defeito, é feitio). A periodicidade das revisões (4000 em 4000 Kms) mas que é normal. Os Irc de origem que não são os melhores pneus que a HONDA podia montar. O meu veredicto geral é muito positivo.
Ainda tenho a minha SH 125 de 2011, já conta com quase 33000Km, sempre impecável. Atenção VPB1970, um pequeno reparo:Os motores da PCX e da Forza não são iguais, apesar de serem ambos ESP, o da PCX tem duas válvulas por cilindro e o da Forza 4 válvulas, daí se conseguir extrair os quase 15cv.A Sh de 2013 tem o motor da PCX, com o ECU com outros parâmetros, mas é o mesmo motor que equipa a PCX (2 válvulas).A vantagem da Sh 2013 é ter este motor mais compacto, que permite albergar um capacete por baixo do banco, contrariamente ao meu modelo que só cabe um de ciclista, e é mais silenciosa e eficiente.Uma excelente escolha, certamente voltaria a comprar a mesma.Abraço a todos
Ainda tenho a minha SH 125 de 2011, já conta com quase 33000Km, sempre impecável. Atenção VPB1970, um pequeno reparo:Os motores da PCX e da Forza não são iguais, apesar de serem ambos ESP, o da PCX tem duas válvulas por cilindro e o da Forza 4 válvulas, daí se conseguir extrair os quase 15cv.A Sh de 2013 tem o motor da PCX, com o ECU com outros parâmetros, mas é o mesmo motor que equipa a PCX (2 válvulas).A vantagem da Sh 2013 é ter este motor mais compacto, que permite albergar um capacete por baixo do banco, contrariamente ao meu modelo que só cabe um capacete de ciclista, e é mais silenciosa e eficiente.Uma excelente escolha, certamente voltaria o comprar mesmo modelo.Abraço a todos
Tens total razão! O motor da forza é de 4 válvulas. Obrigado pela correção!De facto, debaixo do banco da minha sh cabe um capacete integral com alguma facilidade, mesmo o meu Nolan modelar que é um monstro cabe (se bem que mesmo à "rasca"). O meu 3/4 cabe impecavelmente, mesmo com o cadeado e um saco eu tenho sempre para as compras. Eu estou muito contente com a minha companheira diária. Um bom complemento à minha vStrom .Forte abraço para todos.
Aqui está a minha Companheira SH. "SCUT" para os amigos... Simples como eu gosto!Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boa noite, podem-me dar uma pequena ajuda?Tenho uma Honda Sh125i e agora estou a pensar ter de utilize-la para fazer 100 kms / dia (50 ida e 50 volta).O percurso fundamentalmente 20% estrada e 80% autoestrada com muito transito e alguns (significativos) pontos criticos de engarrafamento (exº pte 25 Abril, e A5/Oeiras).tenho algum receio da "Resistencia" deste tipo de mota para este perfil de condução que tenciono fazer de forma regular.Acham que não é a mota adequada? propõem alternativas?Estou a ver os modelos da Honda NC750x (possivelmente nova), Integra (usada), ou Yamaha Xmax400 (nova).Acham que devo mudar ou manter com a que tenho?Aspetos que estou a ter em consideração:A minha estatura é de 1,7metros;Baixo consumo de manutenção e de combustível;Segurança em condução.Fico à espera dos vossos comentáriosObrigado.