Caros Companheiros!Como alguns de vós sabeis, a Alexandra já foi "motard", nos seus tempos de adolescência.Como eu não consigo estar parado, ontem fui buscar a moto da Alexandra ao palheiro dos pais.Vejam o que encontrei:(as fotos apresentadas foram tiradas após uma lavagem à "jóia da coroa")É uma S.I.S. Sachs Minor 505. A Alexandra comprou-a em segunda mão, em 1990 e já nessa altura a moto era "velhinha". Penso que a moto deve ser do final dos anos 70. Com tempo vou averiguar o ano exacto da moto.A moto está parada acerca de 15 anos e apesar de não ter sido cuidadosamente arrumada, tem apenas alguns pontos de ferrugem.Penso que algumas peças já não são de origem, nomeadamente:- as manetes:- o velocímetro e o punho do acelerador:Com t€€€mpo vou restaurá-la.Entretanto gostava de a ver e ouvir trabalhar. Para isso solicito a ajuda de todos os “treinadores de bancada” (neste caso “mecânicos de bancada”), nomeadamente para as seguintes situações:1. Não consegui encontrar a chave da moto, assim vou ter de comprar um canhão novo.a) Terei de mudar todo o velocímetro ou poderei mudar apenas o canhão?b) Mudar o velocímetro ou o canhão é uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?c) Quanto é que isso poderá custar-me?2. Quando tentei dar ao “kiko”, percebi que este não prendia,e nomeadamente, que uma peça do outro lado do motor rodava ao mesmo tempo.Pelo que a Alexandra disse, a moto ficou parada por esta razão.a) Alguém poderá dizer a razão pela qual o "kiko" não prende? Será normal a peça do outro lado do motor rodar ao mesmo tempo?b) O que terei de fazer para colocar o "kiko" a prender?c) Corrigir esta situação será uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?d) Quanto é que isso poderá custar-me?3. Onde poderei comprar peças originais para esta moto, com preço "em conta"?Agradeço desde já a vossa colaboração.Abraço e boas curvas
AfonsoSabes por motivo a mota nunca mais andou?Adolfo
Ok.Relembra-me uma coisa, é uma mota de uma só mudança ou tem mais? (já nao me lembro, penso que tem 2)Olha verifica a vela, (a ponta estar limpa), e tenta por a trabalhar de empurrao.Ai veras de o pedal tem a mola solta ou nao. Porque normalmente quando o pedal nao tem pressao era mau sinal!!!
Bom diaParece que te estou a ver a ir nesse maquinão até Moçambique Um grande abraço.