Via PúblicaA
via pública é uma via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público, que permite a livre circulação de veículos, peões e animais com as restrições impostas pelo
Código da Estrada.
Devemos ter um bom conhecimento de todos os elementos que compõem a via pública para podermos circular em segurança e sabermos responder corretamente às questões de exame.
Os principais elementos que constituem a via pública são:
Faixa de rodagem — Parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;
Via de trânsito — Zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;
Eixo da faixa de rodagem — Linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afeta a um sentido de trânsito;
Berma — Superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;
Marcas rodoviárias:Guias — Utilizam-se para delimitar mais visivelmente a faixa de rodagem podendo ser utilizadas junto dos bordos da mesma;
Linha contínua — Significa para o condutor proibição de a pisar ou transpor e, bem assim, o dever de transitar à sua direita quando aquela fizer separação de sentidos de trânsito;
Linha descontínua — Significa para o condutor o dever de se manter na via de trânsito que ela delimita, só podendo ser pisada ou transposta para efectuar manobras;
A seguinte imagem ilustra uma via pública e os elementos mais importantes desta:
Nesta via pública existe uma faixa de rodagem com duas vias de trânsito, uma em cada sentido de trânsito.
Faixa de RodagemO termo "faixa de rodagem" aparecerá com frequência nas questões de exame. É na faixa de rodagem que a circulação de veículos ocorre e onde a maioria das manobras são realizadas.
A faixa de rodagem é composta por uma ou mais vias de trânsito, quando tem dois sentidos de trânsito existe um eixo da faixa de rodagem que divide os sentidos de trânsito. Esta é delimitada pelas guias que separam a faixa de rodagem das bermas.
Regra geral, na maioria das vias públicas, apenas existe uma faixa de rodagem no entanto existem exceções, no caso das autoestradas e vias reservadas a automóveis e motociclos existem duas faixas de rodagem tal como é indicado na sua definição legal:
Autoestrada — Via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados e sinalizada como tal.
Podemos ver um exemplo destas vias na seguinte imagem:
Como se pode ver pela imagem, existem duas faixa de rodagem, com vias de trânsito, guias, etc. Atenção que em cada faixa de rodagem a circulação de veículos apenas se faz num sentido e desta forma não existe um eixo da faixa de rodagem.
Eixo da Faixa de RodagemO eixo da faixa de rodagem separa os sentidos de trânsito, do lado esquerdo do eixo da faixa de rodagem a circulação de veículos é feita apenas num sentido (sentido contrário) e no lado direito também apenas num sentido, contrário ao da esquerda.
O eixo da faixa de rodagem nem sempre se encontra no meio da faixa de rodagem, por exemplo se existirem três vias de trânsito o eixo da faixa de rodagem é o seguinte:
Tipos de Vias e ItineráriosO código da estrada faz distinção entre alguns tipos de via pública de forma a poder existir regras diferentes para cada tipo, como por exemplo os limites de velocidade ou a possibilidade de paragem e estacionamento nas vias. Existem os seguintes tipos de via:
Zonas de coexistência (dentro de localidades)
Via dentro de localidade
Via fora de localidade
Vias reservadas a automóveis e motociclos
Autoestradas
Para além dos tipos de via existem os itinerários que não são um tipo de via, estes itinerários podem passar por vários tipos de via diferentes e são:
Itinerários principais (IP) - Os itinerários principais são as vias de comunicação de maior interesse nacional, servem de base de apoio a toda a rede rodoviária nacional, e asseguram a ligação entre os centros urbanos com influência supra distrital e destes com os principais portos, aeroportos e fronteiras.
Itinerários Complementares (IC) - Os itinerários complementares são as vias que, no contexto do plano rodoviário nacional, estabelecem as ligações de maior interesse regional, bem como as principais vias envolventes e de acesso nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
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