Geral => DIY - Faça você mesmo => Tópico iniciado por: elyseo100cc em 16 de Fevereiro de 2010, 15:49

Título: [GERAL] - Como fazer revisao á embriagem ao torque drive "for all "
Enviado por: elyseo100cc em 16 de Fevereiro de 2010, 15:49
ora bem para quem gosta de saber um pouco sobre o bichinho que tem aqui esta este topico que eu crei noutro forum e agora partilho convosco...

boas como ja alguns me tinham perguntado e ja reperei que nao se fala muito deste aqui no forum , aqui fica entao uma das maneiras de fazer a revisao á embreagem e ao torque drive...
ja muitos devem ter reparado que por veses estamos parados num sinal vermelho por exemplo e quando vamos arrancar a mota parece que o faz aos suloços, muitos desses suloços deve-se á falta de lubrificaçao da embreagem e do torquer drive... para que isso nao vos aconteca aqui fica umas dicas..


depois de retirar a tampa do motor"ou do variador como lhe queiram chamar"

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fp7070410.jpg&hash=9bc6d219ef350ee98a9f8306f3db919d22df2012)

comecem por desapertar a porca da campanola da embreagem

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpb050010.jpg&hash=4508ab64a5840eadd7e203213df822a784075925)

eu desaperto com  a pistola electrica" assim nao tenho de segurar a campanola, caso nao tenham maquina tentem  seguram a canponola com uma cinta/cinto/ ou com a chave propria..."coloco logo que possivel a chave que fiz.."

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fp7070411.jpg&hash=d7b7902d78bc329a4770294d5be20d3b918aefb2)

ja com a ambreagem em cima da bancada, começem por desapertar a porca central da embreagem.." ATENÇAO NAO RETIREM A PORCA TODA ASSIM SEM MAIS NEM MENOS PERIGO DE LESOES GRAVES"
eu costumo utilizar o torno para esta operaçao ou entao meto os pes em cima das maxilas da embreagem "com a embreagem no chao "depois entao retiro a porca por completo.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270011.jpg&hash=6470770473ff79a36a743c4fccc01901cc85e153)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270012.jpg&hash=23af31253d74bf12b8da3e795af3e14d62666d24)

depois de retirar as maxilas e a mola, retirem a peça em ferro com a mao  ou para quem ja tem alguma experinecia com a ponta de uma chave de fendas mas sem carregar muito para dentro pois podem cortar os oring´s...

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270013.jpg&hash=45fd52c66dd8390cfc6de8cab3d703b509d308ce)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270014.jpg&hash=7dae592de84888205e6a48d11fb0708eadbf2796)

retirem os 3 picoletes do torque drive... com uma alicate de pontas ..

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270016.jpg&hash=fecc30472608fd08fc1196ec8fa8038ffa64ae71)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270110.jpg&hash=ed5bb2d4fd4929d483505f28aa6220e74f2675cd)

depois de retirarem os picoletes podem puxar a peça para cima" atençao para nao darem cabo do retentor"

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270111.jpg&hash=179999f6ad55cbdf7c8b3b924171769aaf086b27)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270112.jpg&hash=0fc63ffc5274de95d86d30c47f5e6253afb18002)

depois limpem a peça de perferencia com um pano macio

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270113.jpg&hash=d7722911301033b70ca78edfe3af011ddab7550a)

na parte de traz da campanola existe uns rolamentos um deles uma grade de agulhas que devem limpar e voltar a lubrificar com uma massa concistente resistente a alta temperatura e rotaçao, eu em geral utilizo da malossi:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270114.jpg&hash=863ca00c40bc51bac7d2f8ebb8b4e288b5aa2047)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.ebayimg.com%2F01%2Fi%2F000%2Fcb%2F9e%2Fa576_1.JPG&hash=6d3e88d8d365985fe0bf388cf34d8ce37407599c)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270115.jpg&hash=711796901df937e31fc5168ab7aa6a5dedfb8831)

limpem o que esta a mais...

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270116.jpg&hash=35b13c5f58f9a87f84c649d69534c3a94beb9ef1)

limpem agora a massa concistente no interior do torque drive...

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270117.jpg&hash=fd9cc59658d7578925fff9bb71ed38a3733510da)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270017.jpg&hash=87e704191e36b42b127f34a2f8ccb5c0c1235b96)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270118.jpg&hash=badfe0d788e5dce9e298e59f388842a861c638ee)

lubrifiquem agora  a peça:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270119.jpg&hash=d33b9bca5d5a3ccbfc78dc92b344803df40fe468)

voltem a colocar as peças e limpem a massa que esta a mais ..

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270120.jpg&hash=d3b02f464ee61d3d29402c755a893755e8d3d7a7)

agora encham os rasgos do torque drive com massa como esta na foto..

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270121.jpg&hash=52fd806b38cb1b952966479d3632675ef2781f04)

voltem a colocar nos rasgos e sem mexer muito para a massa nao sair os picoletes...

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270122.jpg&hash=d6950b670af1413c8558e7ddac7089bc69b129ca)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270123.jpg&hash=7bd28c5731c9cdf4baf73f87a6b999e8a8bae252)

agora é só montar a mola e a embreagem , mas antes nao se esqueçam de desengordurar com diluente ou aquele liquido de limpesa de discos, na zona onde vai foncionar a correia..

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270124.jpg&hash=2cab9458fa8eee6f591ed84b6b811844ebc83fac)

depois de apontarem a porca  coloquem um pouco cerca de 2 gotas de loctitte verde"fixa pernos"

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270125.jpg&hash=8d442b22cc6a3f5d9155fd0fd8dd3b8b77d4f582)

e aqui fica a revisao á embreagem e ao torque drive..

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270018.jpg&hash=23009780cdebe23f5b367714834a724d40d859f0)

** nos calços costumo passar um pouco de lixa fina e depois diluente para desengurdurar mas isto só de 20 em 20 mil km+ - se nao a embreagem nao chega a durar um ano..
lol
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: sepossivel em 16 de Fevereiro de 2010, 15:58
Já nos faltava aqui um bricoleiro, ou self made  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Ainda fica a faltar a ferramentsa, mas certamente as revisões ficam muito mais baratas  _lol_
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: elyseo100cc em 16 de Fevereiro de 2010, 16:01
..bem ferramentas a mim é coisa que nao me falta-- se alguem precisar é só falar--quando mais nao seja para desmontar e aprender .. eu e o dono...
lol
vejamm osmeus videos do youtube e vao ver o que self made.. desde montagem de xenon em scooters,etc etc trotinetes,lol, de tudo um pouco..
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: Paulo Varela em 16 de Fevereiro de 2010, 16:04
Muito bom...
Quanto custaria uma brincadeira destas numa oficina oficial da marca?
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: elyseo100cc em 16 de Fevereiro de 2010, 16:14
Muito bom...
Quanto custaria uma brincadeira destas numa oficina oficial da marca?

boas isso por veses nem sequer é feito... ou só fazem quandoo condutor se queixa ...

para terem uma ideia uma embreagem custa 100 e tal €  e 1/2 torque drive  136€    isto para uma burgamn 125cc assim por alto de origem faço ideia o preço... o kit completo + - do torque drive com embreagem ronda dos 350/400€!!!

em geral  quando se faz é junto com a  revisao da mudança de oleo devem juntar mais 1h ao preço final.. penso eu!!!
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: Scooty em 16 de Fevereiro de 2010, 16:57
O amigo Eliseu no seu melhor  _palmas_
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: nunompires em 26 de Maio de 2010, 23:16
Muito bom, vou tentar fazer isso na minha porque quando o tempo esta mais humido (chuva) ela faz esses soluços e depois de aquecer , ou apos  um ou dois arraques deixa de fazer. _pol_ scooter_
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: zacli em 20 de Dezembro de 2010, 05:55
Desde o ultimo passeio que fiz com o pessoal do CPM a visitar as luzes de natal pela cidade que agora a minha Downtown tem esses sintomas... a frio, quando arranco, ela estremece mas ao fim de uns minutos ou duas a três aceleradelas deixa de fazer, acham que é motivo de visitar o stand e reclamar a garantia?
Será um defeito na downtown 125i, a minha "JU" só tem 2540km

Peço desculpa por Off-topic  :-?

Boas curvas
Zacli
 _convivio_
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: nunompires em 21 de Dezembro de 2010, 22:54
Desde o ultimo passeio que fiz com o pessoal do CPM a visitar as luzes de natal pela cidade que agora a minha Downtown tem esses sintomas... a frio, quando arranco, ela estremece mas ao fim de uns minutos ou duas a três aceleradelas deixa de fazer, acham que é motivo de visitar o stand e reclamar a garantia?
Será um defeito na downtown 125i, a minha "JU" só tem 2540km

Peço desculpa por Off-topic  :-?

Boas curvas
Zacli
 _convivio_


Pode ser sintomas de correia no buraco ou embraigem.
Mas sim visita o o hospital, para a tua km, não é normal uma situação nem outra.
Quando já tenho a correia nas lonas também me acontece esses sintomas, mas ja sei, mudando a correia fica boa. Mas também pode ser vibração vinda da embraigem. Vai lá e reclama. _pol_
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: Carreta em 07 de Agosto de 2013, 08:00
Que belo trabalho  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Podes meter o link do youtube? _Rolley_

Bem haja!
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: power-full em 08 de Agosto de 2013, 07:51
Que belo trabalho  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Podes meter o link do youtube? _Rolley_

Bem haja!

aqui esta :

http://www.youtube.com/watch?v=SKcfMJ4ybrU (http://www.youtube.com/watch?v=SKcfMJ4ybrU)

http://www.youtube.com/watch?v=SKcfMJ4ybrU (http://www.youtube.com/watch?v=SKcfMJ4ybrU)
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: Carreta em 08 de Agosto de 2013, 09:03
Obrigado companheiro  _pol_ _convivio_
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: power-full em 08 de Agosto de 2013, 09:34
nada sempre as ordens..lol
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: jiujiman em 11 de Maio de 2014, 22:06
boas e qual é o torque de aperto da porca central
agradecido desde já por toda a explicação acredita que foste util
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: power-full em 12 de Maio de 2014, 02:59
boas e qual é o torque de aperto da porca central
agradecido desde já por toda a explicação acredita que foste util

isso varia de marca para marca .. nesse caso tem de ler o manual..
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: nribeiro em 18 de Maio de 2014, 01:20
Muito fixe mesmo!!
Uma pistola de impacto teria dado jeito no outro dia para tirar a porca central que mantêm a embreagem junta mas fui á oficina perto de casa e lá me trocaram a mola original para a Polini. Não queriam nada mas lá dei 10 euritos.
Esse angulo do torque drive é bem acentuado! Queria ver se trocava o da minha PCX para um torque drive que tivesse os rasgos a direito.
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: power-full em 18 de Maio de 2014, 07:32
Muito fixe mesmo!!
Uma pistola de impacto teria dado jeito no outro dia para tirar a porca central que mantêm a embreagem junta mas fui á oficina perto de casa e lá me trocaram a mola original para a Polini. Não queriam nada mas lá dei 10 euritos.
Esse angulo do torque drive é bem acentuado! Queria ver se trocava o da minha PCX para um torque drive que tivesse os rasgos a direito.

olha que  um torque drive assim como dizes , com o motor de origem.. nao sei se nao fica pior do que vem de fabrica,,,.
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: mpaneves em 18 de Maio de 2014, 09:09
Se nas marcas fizessem isto nao havia tanta scooter com rolamentos e etc na sucata,eu ja vi varias pcx assim e so pondo tudo novo mas e assim a vida...
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: power-full em 18 de Maio de 2014, 09:28
a malossi nem sequer tem torque drive para a pcx..lol nem a polini.... _confuso_ _confuso_ _confuso_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: mpaneves em 18 de Maio de 2014, 11:26
Quis dizer que nas revisoes ninguem faz isto e muitas outras coisas por isso houve varias pcx e outras a levarem embraiagens ect.
Título: Re: como fazer revisao á embreagem ao torque drive "for all "
Enviado por: nribeiro em 18 de Maio de 2014, 14:36
A Malossi e a Polini não mas existe uma KN Planing Torque Drive. Tem dois ou três tipos de ângulos mas tudo a direito.
Lá fora pelo que pesquisei na 125 não fica mal já na 150 devido a uma carreto da final mais longo não será boa ideia. Vamos a ver... Para já estou a pensar em trocar de variador. Tirar o JCosta e brincar com um Polini. Não pela fiabilidade porque não tive problemas ate hoje com mais de 6000km mas porque dos videos que já vi PCX com Polini parecem aguentar melhor lá em cima. JCosta e rápido em arranque mas parece-me que dos 80 para cima não são tao rápidos. Se não for do variador então não sei...

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Título: Re: [GERAL] - Como fazer revisao á embriagem ao torque drive "for all "
Enviado por: Sergio-fininho em 04 de Maio de 2016, 22:38
um dos melhores dy a nivel de embriagem feito!!
Título: Re: [GERAL] - Como fazer revisao á embriagem ao torque drive "for all "
Enviado por: las125 em 04 de Maio de 2016, 23:13
Não tinha dado por este. Muito bom! _pol_
Título: Re: [GERAL] - Como fazer revisao á embriagem ao torque drive "for all "
Enviado por: Sergio-fininho em 28 de Maio de 2016, 09:42
Cotte

A Malossi e a Polini não mas existe uma KN Planing Torque Drive. Tem dois ou três tipos de ângulos mas tudo a direito.
Lá fora pelo que pesquisei na 125 não fica mal já na 150 devido a uma carreto da final mais longo não será boa ideia. Vamos a ver... Para já estou a pensar em trocar de variador. Tirar o JCosta e brincar com um Polini. Não pela fiabilidade porque não tive problemas ate hoje com mais de 6000km mas porque dos videos que já vi PCX com Polini parecem aguentar melhor lá em cima. JCosta e rápido em arranque mas parece-me que dos 80 para cima não são tao rápidos. Se não for do variador então não sei...

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Tens de brincar com as molas... que só o variador não te resolve nada...

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