Geral => Assuntos Diversos => Uma Visão do Futuro => Tópico iniciado por: moto2cool em 09 de Maio de 2021, 21:02
-
O fabrico de baterias origina um elevado valor de emissões" e que "cada kWh da bateria gera entre 150 a 200 quilogramas de CO2" apenas na fábrica. "Quer isto dizer que uma bateria de 30 kWh emite, na produção, 4500 quilos de CO2. Mas se estivermos a falar de uma bateria de 100 kWh esse valor é quase ofensivo: 15 toneladas de CO2", acrescenta o texto.
De acordo com o mesmo artigo, que se baseia no estudo sueco, "metade das emissões vem da produção de matérias primas e da produção de baterias, enquanto a mineração representa entre 10 a 20%", partindo do pressuposto que "a energia utilizada no fabrico das baterias utiliza mais de 50% de combustíveis fósseis".
"Portanto, quando falamos de mobilidade sustentável e dizemos que os carros elétricos emitem zero gramas de CO2, não podemos esquecer este facto: a produção das baterias liberta tanto CO2 como um carro a gasolina durante 8 anos de utilização", conclui-se.
Será verdade?
Questionado pelo Polígrafo, Rui Costa Neto, investigador no Instituto Superior Técnico e pós-doutorado em Engenharia Mecânica, sublinha que "os números estão corretos se as baterias forem produzidas apenas com eletricidade de origem fóssil".
"Se as baterias forem produzidas como eletricidade 100% renovável, não há praticamente qualquer tipo de emissões de CO2, e aí a notícia seria completamente falsa. Vai depender sempre da origem da eletricidade com que as baterias são feitas", destaca
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
-
E não só...
A produção de motores de combustão também emite CO2.
A exploração petrolífera emite CO2.
A energia gasta na manutenção programada dos veículos de combustão também gasta electricidade. Se não for de fontes renováveis, também emite CO2.
E por aí fora.
Há quem goste de falar também na reciclagem das baterias, mas esquece-se de falar na reciclagem dos motores de combustão e, mais importante, na reciclagem de óleos e outros fluidos utilizados em toda a vida desse mesmo motor.
Os lobbys conseguem arranjar estudos muito facilmente, é tudo uma questão de números. Podiam falar no CO2 emitido por quem realiza esse "estudo" durante a fase de investigação... 😁😁😁
-
https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=10207965956503910&id=1747519615
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
-
https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=10207965956503910&id=1747519615
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
É exatamente da forma que eu vejo este tema.
Há muito "estudo" financiado por alguém com interesse no assunto, que faz comparações entre coisas diferentes. E isso retira toda a credibilidade,apesar de tentarem mostrar a seriedade desses mesmos "estudos"...
Comparar a produção de um carro elétrico com a utilização de um a combustão demonstra falta de seriedade. Principalmente, quando não se colocam todos os dados de um dos lados.
Quando houver um estudo que compare a produção de ambos, TODOS os custos de utilização e até de reciclagem, aí é um estudo sério.
Mas tenho pena que os motores de combustão acabem, apesar de um veículo eléctrico ter mais "disparo" no arranque, fica a faltar o som das rotações a subir.
-
Lembro-me dê um antigo ministro das Finanças, já falecido, que quando argumentaram com um estudo internacional que defendia uma posição desvalorizou com a resposta:" eu sei o que são esses estudos internacionais, já fiz muitos"
-
Vocês sabem que houve estudos para atestar que fumar faz bem à saúde? Também é possível encontrar no YouTube anúncios antigos a promover o consumo de cigarros...
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
-
Antigos? Pois, a estupidez humana é a única coisa que é realmente infinita
Esta é mesmo a pior poluição
-
Antigos? Pois, a estupidez humana é a única coisa que é realmente infinita
Esta é mesmo a pior poluição
Devia ser possível denunciar estes vídeos!
Espero que não caia no radar dos mais novos...
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
-
Devia ser possível denunciar estes vídeos!
Espero que não caia no radar dos mais novos...
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
No youtube por baixo do vídeo
Nos três pontos (...)
Denunciar
Atos nocivos ou perigosos
Consumos de drogas ou fármacos
Incitamento ao consumo de tabaco, por menores em particular.
-
Sempre houve tarados, mas tinham vergonha ou não tinham o "tempo de antena" que lhes emprestasse um certo grau de credibilidade.
A Internet deu-lhes visibilidade. O velho hábito de "parar parar ver o acidente" deu-lhes audiência, reencaminhamentos, e mais audiência, e, por via disso, "ganha-pão". Dinheiro.
Isso fê-los perder qualquer réstia de vergonha, se alguma houvesse. Depois, quais crianças que repetem uma gracinha que sabem ter sucesso, aumentaram o grau de taradice para conquistar cliques.
The medium is the message", escreveu Marshall McLuhan.
Perante aquilo que me apercebo dos "conteúdos" que há por aí, um puto "deixado à solta" na Internet, já nem é na pornografia que se arrisca a ver coisas menos saudáveis - pela ideia errada que dá sexualidade -, há coisas a que se expõe bem mais danosas para a sua formação.
O problema aqui não é só os tarados ganharem dinheiro, insistirem na tecla, serem copiados por outros tarados que saem do armário porque a audiência torna tudo menos bizarro... o problema é que dão dinheiro a ganhar à plataforma.
Assim, em nome do negócio, deixa-se a mentira, a má formação, os preconceitos e os ódios de todo o género tornarem-se virais. E os vírus infectam... principalmente aqueles que não estão "protegidos" por um vacina que se chama Cultura, ou por uma defesa mais básica, o espírito crítico, isto é, ter a capacidade de procurar o contraditório.
Peço desculpa pelo fora de tópico. Sobre este, o estudo foi feito na Suécia e tem credibilidade. Segundo percebi, não pretende justificar as alterações criadas no Clima pelo consumo de combustíveis fósseis, nem estabelecer uma comparação daquelas que ouvimos dos negacionistas. É um dado objectivo que a produção de baterias consome combustíveis fósseis.
Eles dizem que se for produzido com energias renováveis as emissões são efectivamente reduzidas, e têm razão.
Na minha opinião, o problema dos transportes não se resume a baterias. Uma cidade engarrafada por "automóveis limpos" não deixa de ser uma cidade engarrafada.
-
Mais uma "verdade inquestionável" sobre veículos eléctricos, que afinal, não é bem assim...
Assim se enganam os tolos e aqueles que acreditam em tudo o que lêem online.
https://observador.pt/factchecks/fact-check-centenas-de-carros-eletricos-apodrecem-porque-empresas-de-reciclagem-nao-aceitam-baterias/
-
No youtube por baixo do vídeo
Nos três pontos (...)
Denunciar
Atos nocivos ou perigosos
Consumos de drogas ou fármacos
Incitamento ao consumo de tabaco, por menores em particular.
Feito!
Infelizmente leva 2.7k de likes...
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
-
Concordo absolutamente com o que foi dito!
Este tipo de discussão elevada, deixa-me orgulhoso de pertencer ao CPM!
_palmas_
-
No youtube por baixo do vídeo
Nos três pontos (...)
Denunciar
Atos nocivos ou perigosos
Consumos de drogas ou fármacos
Incitamento ao consumo de tabaco, por menores em particular.
Denúncia feita tb.
Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
-
Realmente quando pensamos que já vimos tudo no YouTube..
-
Cada lobby procura defender os seus interesses, pelo que não é difícil de entender os seus motivos.
Os lobby do petróleo e o dos construtores automóveis têm-nos dirigido, em determinado rumo, por mais de 100 anos
Partilho um vídeo sobre veículos elétricos vs combustíveis fósseis, com uma visão mais alargada da questão (qualquer que seja o lobby responsável pelo vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=lVWcAtAxDP0&t=10s (https://www.youtube.com/watch?v=lVWcAtAxDP0&t=10s)
-
Na verdade andamos de lobby em lobby e a verdade deve andar por aí, mas não sei qual.
O meu receio da electricidade está no monopólio, enquanto a gasolina é um oligopólio e mesmo assim temos sérias reservas à formação do preço.
No caso de um monopólio estamos á mercê deles, por isso existe corrida para adquirir posições nas eléctricas.
-
Na verdade andamos de lobby em lobby e a verdade deve andar por aí, mas não sei qual.
O meu receio da electricidade está no monopólio, enquanto a gasolina é um oligopólio e mesmo assim temos sérias reservas à formação do preço.
No caso de um monopólio estamos á mercê deles, por isso existe corrida para adquirir posições nas eléctricas.
Sem dúvida alguma.
No entanto para veículos e habitação, o particular pode produzir energia para seu consumo o que é uma vantagem e pode significar uma menor dependência de outros.
Tem custos associados mas tudo é um "trade-off" nesta vida.