Marcas de Maxiscooters => Daelim => Mecânica => Tópico iniciado por: peugeots206 em 05 de Janeiro de 2020, 00:47
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Boa noite camaradas
parece que a coisa anda enguiçada
Necessito da vossa ajuda , já parti a cabeça no monta e desmonta e não consigo resolver problema, que consiste no seguinte, mota pega sem qualquer problema, não acende qualquer erro no painel, mas infelizmente não gera energia para carregar mota, mas no final disto tudo com o multímetro os valores que regista são mesmo malucos.
material trocado:
retificador original vindo da daelim da korea
bobine de ignição
bateria de gel de 12 V 10ah e 215A de arranque
vela trocada numa avaria anterior
apos esta troca, mota andou bem , só que assim que estaciono a mota , quando volto a tentar por a trabalhar , bateria descarregada.
Agora após ter carregado bateria novamente em carregador, ficou apos carga com 13,18v e com a mota em ralentim cai para 12,44v , com tudo desligado chegou a subir para os 12,90v com a rotação entre os 5000 e 8000rpms não passa dos 12,48v
- o gerador tem uma resistência de 91.5 ohms estando fria e quando esta em ralentim tem uma voltagem de 2.7v e com rotação na ordem das 8000rpms atinge uma voltagem de pico 9.8v e fiz o teste de contacto não tem nada em curto.
- também fiz o teste de fuga de energia, resultado 0.0
se me souberem ajudar no que eu estou a esquecer de verificar e que estou mesmo desesperado para resolver o problema e não estou a dar com o gato
link:
obrigado aos que me conseguirem ajudar
fgfgfg
vou deixar um vídeo para vocês verem o que me esta acontecer
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Poderás ter aì uma avaria intermitente que são das mais dificeis de detetar ....
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Esse fio vermelho extra (que sai do terminal positivo) é de algum acessório? (alarme, GPS...)
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Tive um problema semelhante.
Cabo da bobine..
Tinha uma quebra e ninguém dava com o gato.
Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
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Agora após ter carregado bateria novamente em carregador, ficou apos carga com 13,18v e com a mota em ralentim cai para 12,44v , com tudo desligado chegou a subir para os 12,90v com a rotação entre os 5000 e 8000rpms não passa dos 12,48v
- o gerador tem uma resistência de 91.5 ohms estando fria e quando esta em ralentim tem uma voltagem de 2.7v e com rotação na ordem das 8000rpms atinge uma voltagem de pico 9.8v e fiz o teste de contacto não tem nada em curto.
Com esses valores não parece que o gerador esteja a gerar corretamente, ou alguma coisa está a fazer baixar essa tensão.
Se não estás à vontade com isso será melhor levar a um mecânico ou eletricista.
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Obrigado a todos pelas respostas
@ Mercurio: como está mota tem um alarme instalado provavelmente será os cabos de corrente do mesmo.
@ Ângelo_seguro: Qual das bobines tiveste essa situação, a de arranque ou a bobine ignição?
@ fastnet: em relação ao gerador eu também acho esquesito uma voltagem tão baixa, e que na maior parte das motas existe o relé de arranque que por vezes não abre e não deixa a corrente passar e acaba por não carregar a bateria, no caso deste modelo esse relé não existe, sai o cabo positivo directo da bateria para a bobine de arranque, e sai o cabo da massa que passa pela bobine de ignição e acaba no bloco do motor.
Daí a minha dificuldade em perceber onde está o gato.
Obrigado a todos
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uma última pergunta
como fizeste o teste de fuga?
pergunto porque há algo que não bate certo.
se a bateria descarrega (com a mota desligada) TEM de haver "fuga".
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@ Murcurio: deixei cabo do positivo ligado na bateria e desconectei o negativo, depois no multímetro coloquei a ponta vermelha na saída 10A no meu caso e de 5A que encostei no borne negativo da bateria e a ponta preta no cabo negativo, ai deu 0,0, mas por exemplo só fazer checkup no painel ou activar os 4 piscas, ai existe fuga de energia 0,23
Espero ter ajudado
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@peugeouts206
Bobine de ignição
Umas vezes bem outras mal..
Era o cabo partido por dentro
Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
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@ Angelo_seguro: obrigado pela resposta eu como mudei a bobine de ignição neste natal e tive o cuidado de ver se o cabo do cachimbo da vela é o da massa se estavam partidos. Porque enquanto houver bateria a mota pega a primeira e faz tudo normalmente, o Problema é depois de estacionada mais de 1 a 2h e que tenho o presente de ela não pegar por bateria descarregada, mas qualquer das formas vou verificar os cabos novamente quando chegar da viagem de trabalho no final desta semana
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ok.
Localiza a caixa de fusíveis da mota.
Põe o multímetro em DC Amperes e liga a sondas aos respectivos terminais.
Com a mota desligada, tira um fusível de cada vez e mede a corrente entre os contactos.
Vai contando que com calma e umas cervejas chegamos lá.
(Se puderes usa um multímetro diferente que esse que tens não inspira grande confiança)
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bom dia camaradas
@Mercurio: Desculpa a demora na resposta, mas estive ausente , conforme falas-te fiz as respetivas medições em amperes
link vídeo:
é isto que precisavas ver?
cumprimentos
Alexandre Gomes
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Boas
Desculpa mas isso não é nenhuma fuga, por que razão foi trocado o rectificador? Tens o gerador queimado de certeza, tens de medir o que chega ao rectificador e vais ver que não chega lá uma alimentação em condições, não tenho aqui o manual para ver a referência, mas vê lá no site da Korea.
Boa Sorte e se for preciso alguma coisa apita. _pt_
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Boa noite
Fui ao mecanico, devido a ter voltagens aleatorias, la se descobriu que e o estator que esta a entregar a morrer.
Obrigado por todas as dicas