Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Mecânica => Tópico iniciado por: Francisco XMax em 08 de Outubro de 2016, 19:12
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Boa tarde a todos,
Alguém me pode indicar qual ( tipo ) o óleo de motor a usar na Yamaha X-Max 125 Abes de 2011?
Obr.
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SAE 10W 40.
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Ok. Obrigado.
No entanto já me apercebi existir esse mas mineral ou 100% sintético. o 1000, o 5000, etc.
Podem-me aconselhar nesse sentido e marca. Motul, castrol, etc.?
Obr
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Motul,5100
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Companheiro eu uso o da propria yamaha semi sintetico 10w40. Leva 1300ml.
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FF, a unidade de venda é o litro, certo ?
Quando compras penso que tenha que ser no mínimo 2 litros. Certo? Quanto fica e onde costumas comprar?
Cps.
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Sim as embalagens sao de 1l, temos de comprar duas. Costumo comprar na Motobelas, outras vezes na figueira da foz. o preço ronda dos 17€.
_pol_
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FF, desculpa.
Outra duvida.
Os 17€ são para os dois litros ou é o preço do litro?
Abr
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Recomendo um óleo 100% sintético à base de ésteres.
FUCHS SILKOLENE PRO 4 10W-40 XP
MOTUL 7100 4T 10W-40
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Boa tarde companheiros,
A minha sempre usou o da Yamaha semi-sintético 10w 40.
Este óleo é aconselhado pelos técnicos da mecânica, perguntei ao mecânico se podia colocar óleo sintético dizendo que sim mas que poderia haver um ligeiro consumo de óleo.
O cárter leva 1,5 lts quando é substituído o filtro de óleo e 1,4 lts quando não é substituído o filtro.
Um abraço e bom domingo
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Boas,
Realmente já houve outros companheiros a aconselharem o da Yamaha.
No entanto deixo a seguinte questão:
Será que a Yamaha produz óleo?
Se não, deverá ter um fornecedor. Assim o preço litro não justifica.
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Segundo um eng da área, actualmente quem produz os óleos da Yamaha é a Eni. Isto se ele estiver certo.
Se comparar as fichas técnicas do da Yamaha Lube com por exemplo os 2 que o plc colocou em cima, verá que estes 2 estão bem superiores...
Pode sempre enviar um email à técnica da Texóleo, e verá as suas duvidas esclarecidas também por um profissional da área, que é bem conhecido nos foruns...
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obrigado, Folguer
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Por acaso já tinha enviado mensagem para a Texóleo a pedir sugestão e responderam sugerindo o seguinte óleo:
CASTROL Power 1 Scooter 4T 5W-40 1L
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Eu na minha Nmax passei do CASTROL Power 1 4T 10W-40 para o FUCHS SILKOLENE PRO 4 10W-40 XP.
Coloquei a questão ao técnico da Texóleo sobre quais as vantagens que um óleo com éster trazia;
"A utilização de um óleo sintético ESTER , trás sempre vantagens tais como:
- Maior estabilidade química – resistência à oxidação, resistência à contaminação, resistência à degradação;
- Maior proteção ao desgaste dada a maior resistência do filme lubrificante;
- Menor consumo de óleo por evaporação"
Outra vantagem tanto do Motul, como do Fuchs que mencionei, é a norma API SN
http://www.pqiamerica.com/apiserviceclass.htm
Mas, tanto a Nmax como a X-Max, não são nenhuns "motões" em que exijam assim tanto do óleo, penso eu.
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Ups, agora que estive a ver esse CASTROL Power 1 Scooter 4T 5W-40 1L que lhe sugeriram, isso é norma Jaso MB. Então neste caso ignore o que disse em cima, pois os óleos que falei são norma Jaso MA2.
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Pois..... mais uma duvida para mim.
No manual da mota fala em JASO MA.
E o sugerido pela Texóleo é MB.
Não fará alguma diferença?
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Então foi erro deles.
Siga para o Jaso MA. ;)
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Uma boa substuituicao para o Yamalube 4s 10w40 e o Motul 5100
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É verdade, mas ainda assim, prefiro o FUCHS SILKOLENE PRO 4 10W-40 XP, pois é 100% sintético. ;)
O Motul 7100, é muito caro...
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A minha filosofia é a seguinte:
Se o manual manda por semi sintetico, é o que leva... com sintetico vai melhor mas o oleo tem uma maior duracao, portanto para fazer os intervalos nos intervalos definidos no manual de oficina estou a ter prejuizo _pol_
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MOTUL 5100 4T 10W-40 4L (semi sintético) - 33.69€
FUCHS SILKOLENE PRO 4 10W-40 XP 4L (100% sintético) - 30.61€
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Não te esqueças que também leva igual na transmissão secundária(carretos) a quantidade costuma estar na tampa do vareador ou lá perto