Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: Lu em 21 de Maio de 2016, 16:25
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Decidi que é chegado o momento para deixar de ser pendura e passar para o comando.
O motivo é similar ao de tantos, o percurso casa/trabalho, o que implicará circular nas velhas ruas da capital (tipos de piso diferentes, carris de eléctricos, buracos e trânsito intenso).
Apesar de já ter sondado opiniões também Vos lanço aqui a questão :
NMAX ou PCX?
(qual e porquê, sumariamente.)
Muito grata :))
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Boas.
Eu sou suspeito a falar, mas eu sou fã da PCX. A NMAX só ganha em travagem à PCX devido ao ABS. Quanto ao resto sem sombra de duvida PCX.
Se puderes experimenta as 2.....
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Na próxima terça vou fazer cerca de 50 km com uma NMAX. Como ex proprietário de uma PCX devo conseguir fazer uma boa comparação... Darei feedback na terça-feira ao início da noite...
Mas parece-me que em termos dos números que valorizo e face à utilização em cidade a NMAX tem uma pequena vantagem por poder vir com ABS e ter travão de disco nas duas rodas, assim como pneus mais largos o que dá maior confiança nos buracos e carris. Além disso tem um motor também bastante moderno, embora não tão económico como o da PCX...
Mas nada como experimentares!
Uma roda alta será também solução...
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Pela descrição do percurso...
Eu até propunha nenhuma delas!
Roda alta mais segurança em todos os aspectos.
- Piaggio Liberty/Medley
- Honda SH
- Yamaha Xenter
- Sym Symphony
etc...
Todas na opção de roda 16" pelo menos a frente.
Não que a PCX e a NMAX não cumprem mas...
Também desde já digo que este comentário não é baseado na minha experiencia própria mas de duas colegas de trabalho que fazem de Scooter as suas deslocações diárias em Barcelona.
Certamente terás opiniões diversas de qualquer modo.... mas seria melhor experimentar antes de comprar claro :)
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Roda alta, sem dúvida!!!
Piaggio Medley, Honda SH, Kymco People One, Yamaha Xenter....
Para buracos, carris, calçada tipica e whatever....a roda alta será a tua solução. _pol_
Desculpa-me por avançar com uma alternativa diferente das que pedes informação, mas é e à semelhança do Cross, também a minha opinião. ;)
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Fiz um teste á N-Max em Coimbra e assustei-me com o ABS. Prolonga muito a travagem.
Depois de ter tido duas PCX recomendo sem duvida, na cidade não tem rival.
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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"Na próxima terça vou fazer cerca de 50 km com uma NMAX. Como ex proprietário de uma PCX devo conseguir fazer uma boa comparação... Darei feedback na terça-feira ao início da noite..."
_pol_ vou ficar a aguardar o teu feedback com muita curiosidade.
Aliás, pelas respostas, que agradeço imenso, até ao momento, continuo com o dilema... Ehehe
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"Na próxima terça vou fazer cerca de 50 km com uma NMAX. Como ex proprietário de uma PCX devo conseguir fazer uma boa comparação... Darei feedback na terça-feira ao início da noite..."
_pol_ vou ficar a aguardar o teu feedback com muita curiosidade.
Aliás, pelas respostas, que agradeço imenso, até ao momento, continuo com o dilema... Ehehe
LOL
Se morasses mais perto da Guarda, deixava-te experimentar minha branquinha....
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Como parcial que sou recomendo a pcx, com o seu peso e rodas mais estreitas é a mais manobrável e mais económica. Mas só experimentando as duas podes tirar dúvidas, cada um tem a sua forma de viver a mota
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Nmax, por causa do ABS, travão de disco traseiro e amortecedores melhores. O tamanho das rodas é que não será o mais indicado.
A Medley também é muito gira. Abs e roda grande.
Fora isso, para fazer esse percurso com mais segurança eu iria para uma Tricity, que agora até já há com ABS, embora que com três rodas não seja essencial
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Estou a registar as Vossas sugestões com muito apreço, e fico muitíssimo grata pelo apoio. Logo que me decida, informo com muito gosto.
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Companheira Lu, não sei se já leste estes tópicos...mas caso não tenha ainda acontecido, aqui ficam:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25014.0.html#top
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25056.0.html#top
Qualquer dúvida e é só dizer...ainda que recomende o teste de ambas, pois por muito conselho que aqui recebas, ou opinião que te seja dada, nada substitui a tua própria apreciação após teste. ;) _convivio_
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...E ainda tens a hipótese da Yamaha majesty 125 que também é muito boa Scooter ( mas não tão bonita como a Pcx mas aqui já é relativo e a tua opinião é que conta )
Scooterado scooter_ _slb_ 35
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Honda Sh125 com abs sem hesitar...
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Pelo preço,esperimentava a Peugeot citystar ac
Marco Neves
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São todas opções válidas! Todas tem vantagens e desvantagens, mas ninguém fala em algo que na minha opinião é muito importante numa Scooter, depois da aquisição: as manutenções!
Aí temos que considerar vários pontos: número e qualidade das oficinas, disponibilidade das peças e principalmente os intervalos de manutenção!
Há excelentes modelos nos tópicos anteriores, mas alguns falham nestes pontos!
Ok, no melhor pano cai a nódoa, sabes disso em primeira mão, mpaneves, mas há marcas em que a assistência é caótica e não vamos falar de peças, aí então...
A regra tem excepções, mas se tivermos o azar de estarmos fora de mãos dessas estamos "agarrados"!
Lu, pesquisa bem aonde compras e aonde irá fazer a manutenção, às vezes o barato sai caro, outras vezes o caro sai caríssimo! Mas o Google é nosso amigo! _Rolley_
E espero não ter colocado ainda mais estropia no tópico...
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João, a manutenção é muito importante para a minha decisão, com certeza.
Mas, além de todas as sugestões e experiências, muito importantes para fortalecer o meu conhecimento, irei também fazer um curso de pilotagem defensiva na Honda, que me foi sugerido por um dos Vossos membros, que conheço pessoalmente.
Só depois, espero, estarei em condições de fazer test drive e,finalmente, em Julho, escolher.
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Companheira Lu
Da pouca experiência que tenho (2 anos) a conduzir diariamente no trânsito de Lisboa, recomendo sempre ABS.
Das duas maxis que referes (e apenas essas) escolheria a NMAX, pela segurança adicional que a mesma, a mim, me transmite. De notar que nunca andei numa.
Já conduzi a PCX que adorei, mas como dou primazia a viaturas com ABS a minha escolha seria a NMAX, mas... teria sempre que a experimentar.
Daí ser tão importante o experimentares. E o curso é igualmente uma mais valia.
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Se efetivamente pensas vir a conduzir pelas ruas velhas de Lisboa, com os carris de elétrico e afins com as diversas condições meteorológicas, então recomendo-te a Yamaha Tricity.
Porquê? porque tem 3 rodas e acresce significativamente na segurança, mas continua a ser uma maxi esguia e poupada no combustível.
Se quiseres, podes ver aqui um teste feito a esta maxi, exatamente nessas ruas esburacadas e com carris de elétrico: http://gostodescooters.blogspot.pt/2015/04/yamaha-tricity-125-scooter-citadina.html
Se fosse a minha mulher a querer passar a andar de scooter, seria esta que eu lhe recomendaria sem dúvida. Acima de tudo a segurança _pol_
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Sem dúvida a melhor escolha, a tricity é decidamente a mais segura em carris, e para desafiar as nossas estradas de Lisboa, cheia de armadilhas.
Depois experimentei a Nmax e tive a PCX , nada a haver, a Pcx . A segurança da Nmax é quase uma maxi... _palmas_
Se efetivamente pensas vir a conduzir pelas ruas velhas de Lisboa, com os carris de elétrico e afins com as diversas condições meteorológicas, então recomendo-te a Yamaha Tricity.
Porquê? porque tem 3 rodas e acresce significativamente na segurança, mas continua a ser uma maxi esguia e poupada no combustível.
Se quiseres, podes ver aqui um teste feito a esta maxi, exatamente nessas ruas esburacadas e com carris de elétrico: http://gostodescooters.blogspot.pt/2015/04/yamaha-tricity-125-scooter-citadina.html
Se fosse a minha mulher a querer passar a andar de scooter, seria esta que eu lhe recomendaria sem dúvida. Acima de tudo a segurança _pol_
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:D muito grata pelos alertas e chamadas de atenção a pormenores muito relevantes.
Aproveitei para pesquisar aqui nos fóruns, li o comparativo do Sapiens, e também fui ao YouTube ver comparativos ingleses e franceses.
Toda a informação é extremamente importante mas a experiência quotidiana resulta no melhor contributo, quanto a mim.
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Vê no YouTube o teste do Cager on two wheels sobre a Tricity. _pol_
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Embora possa não ser importante, os triciclos não têm o mesmo limite de velocidade que os motociclos, isto é, a dolorosa começa mais cedo ( a perder pontos também 😉 )
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Nunca tinha andado sequer 1 vez de mota
e com a ajuda da loja fiz o meu 1º test drive numa nmax
depois também experimentei uma pcx
no fim optei por uma sym gts
entre a PCX e a NMAX as diferenças são poucas. As sensações são muito semelhantes
são motas muito ágeis e com um optimo poder de arranque.
Eu estava inicialmente muito mais inclinado para a Nmax, mesmo com o preço superior em 300eur
Os 300 eur justificam-se facilmente:
1- com um bons pneus (se fores ler ninguem gosta dos pneus de origem da pcx)
2- com ABS (especialmente bom em chuva)
3- travões de disco e sem a dita travagem combinada (que leva alguns companheiros ao chão)
4- Conforto (suspensão)
5- Deu-me mais confiança em curva (pneu mais largo)
A PCX apesar de tudo destaca-se:
1- preço
2- a desvalorização (as motas vendem-se de um dia para o outro com uma desvalorização mínima
Apesar disto tudo optei por uma SYM GTS pois é muito mais confortável em velocidades superiores a 70km/h. Apesar de não fazer muita autoestrada os 5 km que os faço são muito mais confortáveis, além de ter muito mais espaço para os meu 1,8m mts.
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Essa da travagem combinada levar companheiros ao chão é nova, onde é que isso está?, porque não me lembro de ler _Rolley_
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Essa da travagem combinada levar companheiros ao chão é nova, onde é que isso está?, porque não me lembro de ler _Rolley_
X2
Marco Neves
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Sendo que a Tricity por si só acrescenta outra coisa: 1000 euros...
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A NMax está em campanha. Com acessórios e seguro por um ano, €3500.
Para além das vantagens técnicas que outros companheiros já difundiram, a Yamaha É FABRICADA NO JAPÂO E È TUDO GENUÍNO.
A PCX é chinesa. É verdade. Só vendo ambas desmontadas se percebem as diferenças.
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"Na próxima terça vou fazer cerca de 50 km com uma NMAX. Como ex proprietário de uma PCX devo conseguir fazer uma boa comparação... Darei feedback na terça-feira ao início da noite..."
_pol_ vou ficar a aguardar o teu feedback com muita curiosidade.
Aliás, pelas respostas, que agradeço imenso, até ao momento, continuo com o dilema... Ehehe
Luisa, não está esquecido... Mas continuo a fazer km's com a NMAX, pelo que só hoje ao final o dia a devo entregar... _pensador_
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A NMax está em campanha. Com acessórios e seguro por um ano, €3500.
Para além das vantagens técnicas que outros companheiros já difundiram, a Yamaha É FABRICADA NO JAPÂO E È TUDO GENUÍNO.
A PCX é chinesa. É verdade. Só vendo ambas desmontadas se percebem as diferenças.
Ehehe... só falta dizer YAMAHA é YAMAHA!!!
Onde é que eu já vi isto... hummm...
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A NMax está em campanha. Com acessórios e seguro por um ano, €3500.
Para além das vantagens técnicas que outros companheiros já difundiram, a Yamaha É FABRICADA NO JAPÂO E È TUDO GENUÍNO.
A PCX é chinesa. É verdade. Só vendo ambas desmontadas se percebem as diferenças.
:o :o :o
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A NMax está em campanha. Com acessórios e seguro por um ano, €3500.
Para além das vantagens técnicas que outros companheiros já difundiram, a Yamaha É FABRICADA NO JAPÂO E È TUDO GENUÍNO.
A PCX é chinesa. É verdade. Só vendo ambas desmontadas se percebem as diferenças.
N-Max o motor é Minarelli e a PCX já quase 2 anos é fabricada em Atessa Italia mas os motores sempre foram montados no Japão e dali saem para as diversas fábricas em todo o Mundo.
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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Ehehe... só falta dizer YAMAHA é YAMAHA!!!
Onde é que eu já vi isto... hummm...
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_confuso_ _confuso_ _confuso_
Acho que vai começar a cegada das marcas. O costume. _pensador_
Já devias estar habituado... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
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Yamaha é Yamaha,honda é honda,sym é sym,bla blá blá,a conversa volta ao mesmo porque só se vê desta maneira,entao cá vai: a honda pcx não é feita no Japão,terra de origem da marca,a Yamaha nmax não é feita no Japão ,terra de origem da marca...agora vejo sim os koreanos,taiwaneses a fabricarem tudo lá em casa por exemplo.
Por favor não estraguem os tópicos com purismos de marca , até porque as próprias marcas já não são puristas em alguns modelos,
Por favor.....
Deixem os companheiros tomarem as decisões de livre vontade ,já ajudamos ,ou não,o suficiente.
Marco Neves
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Marco apenas fiz um comentário, esclarecendo as incorrecções que colocaram acima. E para tua informação ninguém está a influenciar ninguém, simplesmente a esclarecer.
Este blá blá blá que dizes é tal e qual o das gasolinas desta ou daquela marca. E fico por aqui. _Rolley_ _Rolley_
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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Marco apenas fiz um comentário, esclarecendo as incorrecções que colocaram acima. E para tua informação ninguém está a influenciar ninguém, simplesmente a esclarecer.
Este blá blá blá que dizes é tal e qual o das gasolinas desta ou daquela marca. E fico por aqui. _Rolley_ _Rolley_
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Tendo já conversado com o companheiro pessoalmente,penso que o que escrevi terá sido mal interpretado ou mal descrito da minha parte .
Não quero ,nem é do meu feitio , suscitar qualquer tipo de discórdia,descriminacao ou o que for,estou por cá para ajudar e ser ajudado
Se assim o entenderem podem apagar o que escrevi :D :D :D :D :D
Marco Neves
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Essa da travagem combinada levar companheiros ao chão é nova, onde é que isso está?, porque não me lembro de ler _Rolley_
Só para complementar, eu numa rotunda e estando na altura o piso húmido travei/abrandei SÓ com o travão traseiro e apanhei um cagaço porque a roda da frente escorregou.
Abraço
JG
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Como sempre respeito inteiramente a experiência dos companheiros, naturalmente acredito que travar numa rotunda (em curva) com piso molhado possa levar a instabilidade na trajetória, o que me custa mais a assimilar é que tal seja devido à travagem combinada, ( na travagem combinada a força de travagem é distribuída assimetricamente pelas duas rodas). Acredito que será mais fácil ocorrer instabilidade quando a travagem é feita apenas numa das rodas. Para quem leu o meu post, não estou a fazer comparação entre a travagem combinada e o abs ( até porque também podemos ter abs combinado) mas sim no facto de aparentemente a travagem combinada "levar companheiros ao chão", o que discordo ou, pelo menos, não tenho essa experiência.
E por favor não metam nisto que eu escrevi a eterna discussão de marcas, porque falamos apenas de tecnologia e da sua eficácia.
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Ok, como prometido, venho dar o meu feedback sobre os dois dias que tive como companheira de viagem casa-trabalho-casa de uma NMAX como scooter de cortesia enquanto a OMega (X-Max) esteve no estaleiro a tratar das suas mazelas:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fuploads.tapatalk-cdn.com%2F20160525%2F0b8d7d0ec6d794e8d9dc08b4e9f45091.jpg&hash=79f100c10b2f72f813a25e1f3008d2be3da34bb0)
A NMAX é uma scooter citadina, bastante ágil, nervosa até, e com um motor muito rápido a subir de rotação, pelo menos até aos 70 km/h. Depois desta marca a velocidade aumenta a um ritmo inferior e esgota-se por volta dos 110km/h...
Gostei particularmente da sensação de segurança com que a mesma passou pela sinalização horizontal e as uniões do asfalto, algo que a minha PCX era bastante mais sensível, especialmente com os IRC de origem, não tanto com os Dunlop ScootSmart que lhes coloquei depois. Por acaso, pelo menos a minha unidade de cortesia, estava equipada de origem com uns pneus Dunlop e tal como na minha X-Max estão mais que aprovados! A Honda teve mesmo que rever essa opção, e só falhou por ser tardia!
Considero também que para quem sai do meio urbano a opção por não trazerem um vidro alto algo penalizante, pois a partir dos 70km/h o vento no dorso é bastante incomodativo. Tal como aconteceu na PCX, seria algo que lhe colocaria ao sair do stand!
A travagem foi algo que apreciei, e também não percebo a opção da Honda por não ter equipado a PCX com travão de disco traseiro. A NMAX tem-o ajudado por um sistema de ABS que apesar de não ter accionado é uma mais valia. E apesar de ter usado o travão com alguma intensidade, acheio-o mais progressivo que na PCX! 1 ponto a favor!
No total fiz pouco mais de 100km (102 a 105 pelas minhas contas) e gastei ligeiramente menos do que os 3,29 que lhe meti de gasolina (quando me a entregaram estava na reserva há 1km). Não fui, nem de perto nem de longe meigo no acelerador e quando a entreguei 2 dias depois ainda teria uma dezena de km's antes de a reserva acender (quando entra na reserva activa-se um odômetro parcial, bastante útil)...
Mas nem tudo foram pontos positivos: os espelhos retrovisores eram demasiado pequenos para a minha estatura (1,80m) e precisava de encolher os ombros para conseguir ver para trás. Além disso, por motivos de vibração do motor a partir dos 70km/h ficavam com visão dupla, o que era incomodativo. A vibração era também bastante perceptível e isso retirou algum conforto de utilização! A PCX é melhor nesse campo!
Não há nada como experimentar, e se estivesse no mercado por uma 125 citadina iria ficar indeciso... Não há uma vencedora obvia, e cada uma tem os seus argumentos!
Luísa, faz o curso para ganhares confiança e depois faz um, dois ou mais testes às tuas eleitas... Escolhe a que "vestires" melhor!
Espero que tenha ajudado e se precisares de alguma informação adicional avisa-me!
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Pela comparação directa, a vantagem vai para a nmax por causa do abs.No circuito que indicas e pelo tipo de piso julgo que ficas mais bem servida. No entanto as outras alternativas ja indicadas de roda maior obviamente que são de ter em conta. Test-drive com elas.
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O mais importante é que ficas bem servida independentemente da escolha, não há opção errada.
Parece.me que sendo a indecisão total, te deves guiar pelo negócio.
A que ficar economicamente mais em conta será a escolhida.
Não é difícil encontrar uma destas scooters em 2ª mão ou de serviço como nova com um desconto considerável.
Ah, eu pessoalmente iria para a Yamaha, já conduzi as duas e sinceramente a Nmax parece.me (ligeiramente) superior.
Boas curvas
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Bem companheiros, depois de ter feito o curso na Honda, conclui que a PCX exigia de mim uma força de pulso que não tenho, e isso foi notório quando se revelou a minha incapacidade para por a mota no descanso central. Não tendo pulso para a PCX não teria para a NMAX :(
Acabei por me decidir pela máquina (suponho) mais leve e de menores dimensões do mercado das 125, a D'elight 125 da Yamaha (que na verdade é 114) para circuitos na cidade não carece de maior cilindrada.
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Bem companheiros, depois de ter feito o curso na Honda, conclui que a PCX exigia de mim uma força de pulso que não tenho, e isso foi notório quando se revelou a minha incapacidade para por a mota no descanso central. Não tendo pulso para a PCX não teria para a NMAX :(
Acabei por me decidir pela máquina (suponho) mais leve e de menores dimensões do mercado das 125, a D'elight 125 da Yamaha (que na verdade é 114) para circuitos na cidade não carece de maior cilindrada.
Como é que é!? :-? :o
A Luisa não deve estar a ver a coisa...
Eu ponho a PCX no descanso central com apenas um pé!
Luisa não é força, é jeito! _pensador_
Os descansos centrais estão feitos para alavancar a mota com o nosso peso e não é preciso ser muito, pois o peso multiplica-se e os 50kg que pode pesar no fundo funcionam como 500, percebe!?
Eu gostaria de lhe poder explicar isto mas desde a Polonia não vejo que seja possivel!
Espero que tenha alguem que lhe possa explicar isto na pratica.
Boas curvas!
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Como diz o lonerider, é uma questão de jeito, primeiro tens que ter a roda da frente direita e depois não podes travar a mota quando a estás a colocar no suporte central, porque não anda ;) não é preciso quase força nenhuma.
Mas se pelo que percebo já compraste a outra, só me resta desejar-te felicidades, muitos e bons quilometros scooter_ de facto é suficiente para fazer só cidade, mas se saíres um pouquinho ou andares em vias rápidas mesmo dentro da cidade já te vai parecer fraquinha.
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Sim, ambos têm razão e eu sei! ;) resulta o facto de circunstância particular que influência a capacidade muscular e articular, daí também ter optado por uma scooter com 98kg.
Muitíssimo grata pelas contribuições de ambos e uma saudação especial para a Polónia.
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Boa compra.
O principal criterio, para mim, é que o proprio se sinta a vontade e considere a mota adequada as suas voltas.
Depois, com a experiência, vem o resto. Até possivelmente um upgrade.
Boas voltas
Q
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parabéns Luisa
que a D'elight 125 te leve por muitos e bons kms sem percalços, é o que desejo.
_convivio_
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Infelizmente se forem ao tópico acidentes poderão inteirar-se que nem tudo está a correr bem.