Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: speed200 em 01 de Junho de 2015, 11:35
-
Com 43 anos e carta de condução há mais de 22 anos resolvi agora por motivos profissionais enveredar no mundo das duas rodas.
Sempre tive o gosto pelas motos mas nunca me senti tentado a adquirir uma até hoje. Resido tercena e trabalho agora (após mudança de instalações) na Avenida da Liberdade.
O estacionamento aqui na zona é caótico e os preços de parquímetro são proibitivos, nesse sentido e apesar de ter um carro a gasóleo prefiro adquirir uma maxi scooter a fim de me poder deslocar diariamente para o trabalho bem como para poder dar umas voltas ao fim de semana.
As opções no mercado são várias e para quem nunca andou de moto a escolha torna-se mais complicada.
Assim sendo gostaria de saber que modelo me sugeriam de entre as opções que deixo ( segundo o meu gosto ):
Sym GTS 125i com ABS; Honda Forza com ABS e a Yamaha Xmax.
O meu muito obrigado a todos.
-
Bem vindo.
Vou-te dar o conselho que costumo dar a todos os que procuram uma nova maxi. Experimenta todas primeiro.
Uma delas será "aquela" que "falará" contigo de forma diferente.
Depois se quiseres saber pormenores técnicos de cada uma delas, podes pesquisar aqui pelo fórum, ou podes perguntar neste tópico que há por aqui muitos companheiros que terão todo o prazer em esclarecer essas questões.
Mas, nada substitui a experiência de andares nelas, esse é o factor decisivo para uma boa decisão.
-
_convivio_ Olá
Companheiro a escolha não é fácil os modelos que apresentas têm todos muita qualidade
mas se não tens problemas com o preço
Com testes feitos recentemente a Honda é sem duvida a que tem melhores argumentos sendo um modelo 2015
Mas não há nada como ires fazer uns testes para veres como se conduzem
abraço
-
Nada como testar, companheiro. _pol_
A primeira que referes (SYM GTS) tem do seu lado um preço mais baixo que as outras duas e alia uma mais do que provada qualidade e fiabilidade mecânica...além de ter um design apelativo também.
As Japónicas (X-Max e Forza) são mais corotas na aquisição, mas depois e dependendo do modelo, existem menos visitas à oficina por prazos de manutenção programadas mais espaçadas na quilometragem, além de conseguirem reter muito bem o seu valor ao longo dos anos como usadas.
Claro que entre as referidas poderão existir pormenores diferenciados na qualidade de montagem, desempenho, consumos, tecnologia....mas faz um test-ride e vê em qual pretendes gastar os teus €€€'s. _convivio_
Não te querendo baralhar muito e mesmo sabendo que não tem versão com ABS, não deixes de ver a nova Suzuki Burgman 125 (2015) pois é uma scooter a quem se tem dedicado pouca atenção, mas vale inteiramente o que custa, ficando o seu preço muito próximo do praticado pela Sym GTS.
Boa escolha. _pol_
-
Olá a bem vindo ao fórum.
Também tive algumas dúvidas para chegar à escolha/compra que fiz e que se foram dissipando com a leitura deste fórum.
Eu pessoalmente recomendo sempre ABS e não deixes de experimentar.
Não esquecer de adicionar à fatura da compra da scooter o equipamento essencial não obrigatório: luvas e casaco, no mínimo.
-
Como se trata de um modelo que certamente não conheces (é vendido em Portugal!), pode ser que te agrade.....eu acho que reúne argumentos para pelo menos uma leitura mais atenta... _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-whyBjHNUrNc%2FUuwICijcRNI%2FAAAAAAAALhc%2F71V-oWfdKOw%2Fs1600%2Fpina_derecha.jpg&hash=19169e1d910869d5ec09025a44385302e79ffbf7)
Para tua leitura companheiro speed200.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,22697.msg1003100.html#msg1003100
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,19276.msg335415.html#msg335415
-
Antes de mais obrigado pelas vossas respostas, a minha intenção para já será ir ver cada uma delas ao vivo e sentar-me para ver em qual me sinto melhor. Tenho 1,78m de altura pelo que não deverei ter problemas em conseguir colocar os pés no chão. A yamaha está quase fora da equação pois fica demasiado cara para o que oferece. Ou seja, sem ABS já anda na casa dos 4800€. Tal como referi anteriormente a minha experiência em andar de mota é 0 e será sempre um risco testar uma num stand. Ainda antes de comprar a mota vou adquirir o capacete, um blusão e luvas. Tudo já se encontra contabilizado no plafond disponível.
Apenas custa é saber que o preço das 125 está bastante próximo das suas congéneres de mais cilindrada, mas que para tal teria de tirar carta de mota. Enfim.
Pela minha inexperiência também pensei na yamaha tricity, mas acho demasiado pequena.
-
Podes SEMPRE tentar negociar a oferta de um valor a ser descontado em equipamento no próprio concessionário. _pol_
Não precisas de gastar antes, podendo facilmente chegar a um acordo de compra da scooter com 1 capacete + 1 blusão de oferta. ;)
-
Eu equacionava tb a Kymco downtown. Está nova em campanha a 3.199+docs.
-
Eu aconselho-te a tirar a carta e comprar uma scooter que ande mais que um camião... Eu tenho uma 125, sei do que falo.
Normalmente, os concessionários preferem oferecer-te uma plafond que chega para um casaco e capacete do que fazer desconto na mota. Acho que pelo PVP já podes contar em não gastar mais para esse equipamento básico.
-
Eu aconselho-te a tirar a carta e comprar uma scooter que ande mais que um camião... Eu tenho uma 125, sei do que falo.
Normalmente, os concessionários preferem oferecer-te uma plafond que chega para um casaco e capacete do que fazer desconto na mota. Acho que pelo PVP já podes contar em não gastar mais para esse equipamento básico.
Caso fosse tirar a carta o que sugeridas em termos de maxiscooter?
-
Eu aconselho-te a tirar a carta e comprar uma scooter que ande mais que um camião... Eu tenho uma 125, sei do que falo.
Muito boa dica! _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_
-
Na minha opinião a GTS 125 com ABS é uma boa escolha mad eu sou suspeito.
Sem olhar ao dinheiro provavelmente ia para a Forza.
Quanto à questão de não serem capazes de ultrapassar o camião não sei o que é isso, quando os quero ultrapassar então passo, a minha dá 110 a direito e tem servido. Se por acaso estiver a subir com o camião á frente aí aproveito o cone e vou á boleia, ao mesmo tempo poupo gota lol.
Se estiver mesmo com pressa então saio mais cedo de casa _lool_
-
_convivio_ Olá
Amigo Du art não queiras andar de tráz de camiões com a maxi em estrada
vais ver que a tua cabeça parece daqueles bonecos com molas
passas o tempo a levar porrada
abraços
-
Caso fosse tirar a carta o que sugeridas em termos de maxiscooter?
Ui... São tantas é difícil. Para baralhar ainda mais vai aparecer aí uma renovada kymco downtown com 350 de cilindrada.
-
Na minha opinião a GTS 125 com ABS é uma boa escolha mad eu sou suspeito.
Sem olhar ao dinheiro provavelmente ia para a Forza.
Quanto à questão de não serem capazes de ultrapassar o camião não sei o que é isso, quando os quero ultrapassar então passo, a minha dá 110 a direito e tem servido. Se por acaso estiver a subir com o camião á frente aí aproveito o cone e vou á boleia, ao mesmo tempo poupo gota lol.
Se estiver mesmo com pressa então saio mais cedo de casa _lool_
Percebo o teu ponto de vista, mas a verdade é que a 125cc a velocidade que dá para ultrapassar é complicado.... andar ate pode andar mais que um camião (nem todos) mas a diferença a mais que anda levará muito tempo para realizar a passagem.
-
Companheiro bem vindo ao fórum
Dos vários conselhos ou sugestões que obtiveres acrescento mais um, se poderes eleva mais a cilindrada porque pela minha experiência passados alguns meses queremos mais conduzires uma 125cc ou por exemplo uma 300cc pouca diferença faz quanto ás marcas compra uma que te dê fiabilidade para fazeres o menos visitas a oficina possível e só mais uma nota regateia se esse for o teu feitio porque de concessionário para concessionário há muitas diferenças
Boas curvas e se estas apeado será por pouco tempo porque o verão esta ai e CPM convida a passeios
Boa sorte
-
Boas companheiro
O meu sugiro que antes de mais penses muito bem para que queres a scooter e que utilização lhe vais dar.
Por exemplo, que distância irás fazer diariamente com ou sem pendura?
Que distância irás fazer nesses passeios de fim de semana com ou sem pendura?
Será para andar em todas as condições climatéricas?
Digo isto para não acontecer como já aconteceu a muitos companheiros aqui do fórum.
Compram uma 125 a pensar que chega, depois entusiasmam-se e querem logo ao fim de meses subir de cilindrada.
Se após pensares bem decidires que uma 125 chega aconselho Forza ou X-max, pois é do melhor que se faz em 125.
Se queres vôos mais altos ai não opino nada pois a oferta é tanta que até dá medo só de pensar.
Cumprimentos _convivio_
-
A mota será principalmente para fazer o percurso casa trabalho que são cerca de 40 km por dia. Na sua maioria serei apenas eu o único na mesma. Depois servirá para pequenas voltas ou para umas idas à praia. A xmax apesar de gostar dela é demasiado cara para o que oferece, a honda também já estica um pouco a corda, a sym gts é a mais barata de todas embora não se compare as outras duas.
-
Se andas sem pendura, não estás interessado numa velocidade de ponta elevada, dás relevância à economia do consumo e, acima de tudo, queres andar aos SS's nas filas de transito, já consideraste a pcx? é talvez a melhor scooter na cidade, para passares entre os carros, é das mais económicas e fáceis de conduzir, o seu calcanhar de aquiles poderá ser as vias rápidas, porque a velocidade de ponta anda pouco acima dos 100km/h, mas o minuto ou minuto e meio que perdes por ir a 100 em vez de 130 é largamente compensado quando serpenteias entre os carros nas imensas filas que vais apanhar, e nisso a pcx é a rainha da cidade :)
E para começar nas duas rodas dificilmente arranjas melhor, com a vantagem que é um modelo que vende como pãezinhos quentes, por isso desvaloriza pouco.
O meu conselho: inclui a pcx no teu leque de opções, experimenta, e podes sempre começar por uma em segunda mão até te adaptares e ganhares experiência nas duas rodas ( às vezes há companheiros que estão vendedores) , depois decides se vais para uma nova ou procuras algo mais ( eventualmente já com carta a condizer _pensador_ )
-
Percebo o teu ponto de vista, mas a verdade é que a 125cc a velocidade que dá para ultrapassar é complicado.... andar ate pode andar mais que um camião (nem todos) mas a diferença a mais que anda levará muito tempo para realizar a passagem.
Com o tempo acabas por perceber se tens tempo para o ultrapassar ou não e caso não consigas ainda te ris um pouco com a situação _lol_
_convivio_ Olá
Amigo Du art não queiras andar de tráz de camiões com a maxi em estrada
vais ver que a tua cabeça parece daqueles bonecos com molas
passas o tempo a levar porrada
abraços
Se for a apanhar o cone de vento não apanho porrada na cabeça e estou a falar de umas poucas centenas de metros não km's. _pol_
Mas no meu caso eu prefiro a poupança de uma 125cc acrescido ao facto de que tive um negócio do outro mundo.
Mas como foi dito o melhor é ver e experimentar e optar pela que mais gostar.
-
A mota será principalmente para fazer o percurso casa trabalho que são cerca de 40 km por dia. Na sua maioria serei apenas eu o único na mesma. Depois servirá para pequenas voltas ou para umas idas à praia. A xmax apesar de gostar dela é demasiado cara para o que oferece, a honda também já estica um pouco a corda, a sym gts é a mais barata de todas embora não se compare as outras duas.
Compara os preços dessas Forza e X-max 125 com as versões 300 e 250, respetivamente. A diferença não é grande e compensará.
Já agora, a sym gts é comparável à x-max e Forza.
-
Como não comparas? :-?
Se falarmos nas história da marca aí concordo que não há comparação de resto é em tudo comparável.
Em termos de acabamentos, fiabilidade e material utilizado está ao mesmo nível.
Agora uma coisa é uma marca (honda e yamaha) que tem provas dadas ao longo de muitos anos e outra (sym) que ainda é um bebé mas que no que se propõe está de facto ao nível dos melhores.
Enfim como já disse sou suspeito e mais que o aspecto exterior o que falou mais alto na altura de comprar foram os €.
Porque esteticamente gosto mais da Xmax e da Forza. A nível mecânico pelo que tenho visto está ao mesmo nível.
Abraço e espero que independentemente da escolha, que seja uma opção feliz e que te dê muito gozo.
-
A pcx nem considero pois para o percurso que faço diariamente não a considero estável. Sei que com mais 600-700€ já poderia ir buscar uma 250 ou 300 mas tal implica tirar a carta de mota, e neste momento não tenho paciência para voltar a uma escola de condução. Aliás, a meu ver é uma estupidez para quem já têm carta ter que fazer um pequeno exame de código novamente.
-
Teoricamente, para fazer 40Kms (20 + 20), uma 125cc é mais que suficiente...até para mais quilometragem o é.
A questão prende-se com os percursos habituais (muita A.E.?...muita Nacional?...muita cidade?) e também com os kms que vão para lá do habitual e que surgem naturalmente, acredita.
Mas se queres que te diga com sinceridade (e é a minha opinião), uma boa 125cc cumprirá com mais de 95% das tuas necessidades.
Se pretenderes tirar a carta....pois....tens um mundo quase infinito de possibilidades. _pol_
-
A minha modesta opinião/contribuição para Ti Companheiro : No teu caso pessoal (20Km + 20Km dia + pequenos passeios ao fds) entre a Forza 125 e a Xmax 125.....eu escolheria....claramente... a Sym GTS 125i Sport 2015 + - 15 cv = 3899 euros.
Cumprimentos,
Pedro Oliveira
-
A pcx nem considero pois para o percurso que faço diariamente não a considero estável. Sei que com mais 600-700€ já poderia ir buscar uma 250 ou 300 mas tal implica tirar a carta de mota, e neste momento não tenho paciência para voltar a uma escola de condução. Aliás, a meu ver é uma estupidez para quem já têm carta ter que fazer um pequeno exame de código novamente.
Só precisas de ir a escola para fazer a inscrição e os exames, e mais tarde as aulas de mota.
Se quiseres envio-te as perguntas possíveis dos exames do IMT, manda PM.
-
A minha modesta opinião/contribuição para Ti Companheiro : No teu caso pessoal (20Km + 20Km dia + pequenos passeios ao fds) entre a Forza 125 e a Xmax 125.....eu escolheria....claramente... a Sym GTS 125i Sport 2015 + - 15 cv = 3899 euros.
Cumprimentos,
Pedro Oliveira
O meu problema é a mesma não chegar.
Não sou propriamente leve :)) :)) :))
Na sua maioria o percurso será a IC19 - cabos de avila - A5 - Centro de Lisboa
Depois seria para poder ir para Ericeira, Sintra, Costa da Caparica, etc.
-
Companheiro.
Experimenta/conduz/senta-te nos modelos que te estão a recomendar, caso te seja possível.
Considera o seguinte:
1º Até quanto podes gastar/investir?
Estás em condições, caso compres uma 125, possas daqui a uns meses passar para outra cilindrada caso necessites?
Tirar a carta está nos teus planos imediatos?
Naturalmente que existem marcas que desvalorizam mais do que outras.
2º Certifica-te dos planos de manutenção do veículo, pois isso pesa para quem anda todos os dias, pois os kms irão fazer-se mais depressa comparativamente a quem anda só no Verão ou aos fins de semana;
3º Compra num bom representante, onde o atendimento seja profissional, pois tens garantia, em principio, de uma boa assistência;
4º Uma 125 "aguenta" muito, experimenta e poderá ficar surpreendido;
5º Para vias rápidas a 125 chega, no entanto, existirão momentos em que terás dificuldade em acompanhar o trânsito ou até mesmo ultrapassar algum veículo. Tens que ter noção que a 125 será mais para economia de deslocações do que para velocidades. Naturalmente existem aquelas que andam bem.
No entanto é com a experiência obtida "no campo" que encontrarás formas de contornar algumas limitações de uma 125 (Se é que as irás encontrar).
Tens que ter presente as limitações do veículo assim como as tuas, pois é esta noção que deve ser sempre tida em conta. Com isso em mente a viagem correrá sempre bem.
6º ABS. Sempre ABS. Recomendo vivamente isso.
-
Decidi-me a tirar a carta de mota, vou ver se para a semana me inscrevo numa escola aqui em Lisboa.
Após diversas opiniões e reviews acho melhor no meu ponto de vista e face a utilização que quero dar a mota adquirir algo um pouco mais musculado.
Prefiro comprar uma com 300 ou 400 de cilindrada que me dê garantias de poder realizar ultrapassagens de forma mais segura, bem como viagens um pouco mais longas caso seja necessário.
-
Decidi-me a tirar a carta de mota, vou ver se para a semana me inscrevo numa escola aqui em Lisboa.
Após diversas opiniões e reviews acho melhor no meu ponto de vista e face a utilização que quero dar a mota adquirir algo um pouco mais musculado.
Prefiro comprar uma com 300 ou 400 de cilindrada que me dê garantias de poder realizar ultrapassagens de forma mais segura, bem como viagens um pouco mais longas caso seja necessário.
Faço um percursos diário semelhante e digo de caras que qualquer 125 cumpre essa necessidade. Haverá melhores e piores, mais caras e mais baratas., mas será uma opção de gosto e de bolsa.
Mesmo para as voltinhas anunciadas, e outras que não mencionas, é sem stress.
Agora pode, e deve haver alguma que te assente melhor e é isso que deves procurar.
Contudo se equacionas viagens longas com pendura a 125 pode ficar curta, e talvez seja sensato procurar uma opção mais potente.
Mais uma vez, como todos sugerimos, experimenta, testa e vê se reúne os predicados que procuras.
Boa escolha _pol_
-
Se não existe urgência na aquisição o facto de ires tirar a carta de condução é uma opção válida, pois conseguirás aceder a cilindradas maiores.
O importante é que faças a escolha adequada à tua situação, pois tirarás certamente mais gozo na condução.
-
Pressa não tenho e depois de pensar bem decidi investir na carta.
Obviamente que até lá terei de ir ver "in loco" as diversas opções que existem no mercado das maxiscooters e ver como me sinto em cada uma delas.
Uma das que mais gosto é a maxisym 400i ( a 600 é demasiado cara e não sei se justifica a diferença de preço) , quero a versão com ABS mas já começo a ultrapassar um pouco o budget.
-
Se é isso que pretendes, força aí com a carta de condução e desejo que tudo corra bem. _pol_
Terás um gigantesco leque de escolhas à disposição....hoje tens uma na ideia, no outro dia tens outra.....e quando chegar ao dia de te poderes considerar encartado, já te passaram mais de uma dezena de opções pela cabeça. ;)
scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_
-
A carta para já será também uma mais valia e tal como bem referes abre mais um pouco o leque de escolhas.
-
A carta para já será também uma mais valia e tal como bem referes abre mais um pouco o leque de escolhas.
Boas.
Isso é verdade. E depois de a tirares (a carta A) vais esquecer as scooters?!
Eu cá estou a tirar a carta e a pensar nas opções.
Mas a Sym GTS 125i fica!
Abraço e boa escolha.
-
Boas.
Isso é verdade. E depois de a tirares (a carta A) vais esquecer as scooters?!
Eu cá estou a tirar a carta e a pensar nas opções.
Mas a Sym GTS 125i fica!
Abraço e boa escolha.
Não, o meu objectivo será a maxysym 400i ou caso consiga esticar o orçamento a 600.
-
Não, o meu objectivo será a maxysym 400i ou caso consiga esticar o orçamento a 600.
Isso parece ser uma excelente escolha. A Maxsym 400 tem um grande visual e há aqui muitos companheiros que te podem passar a sua experiência com essa máquina.
A minha questão tem uma razão de ser. É que não tendo ainda nenhuma maxi ao tirares a carta vais experimentar uma mota de caixa e aí podes ficar 'agarrado'. É que uma 600 pode ter esse efeito. Comigo está a acontecer.
Mas, como digo, a minha Feiticeira de OZ vai ficar ... mas possivelmente acompanhada. Ab
-
companheiro, ler estes tópicos são um excelente exercício _lol_ _lol_ cada puxa a brasa ao seu clube ( leia-se marca)... mas depois partilhamos as nossas experiências em eventos a beber umas minis e afinal o que gostamos mesmo é de de dar as nossas curvas _convivio_ _convivio_
A decisão de tirar a carta é uma excelente opção porque acho que nos dá uma amplitude de escolha e de experiência de condução que considero necessário. _pol_
No entanto, a minha experiencia recente neste mundo das scooters, é que as 125cc são um mundo á parte , os consumos , as manutenções, e tudo que as envolve.
A partir das 250cc para cima tudo se altera,(considero a Xmax 250 ou a Honda Forza 300 125's encorpadas com as mesmas manutenções, e consumos pouco acima) , as restantes inclusive a minha, Xmax 400, na cidade andam nos 4,3-4,5 lts/100 e com manutenções mais caras e tudo o resto que as envolve... portanto temos o mundo económico das 125 cc e depois segues para bingo _Rolley_
Ganhamos em prazer de condução, segurança activa, e capacidade de ultrapassar em segurança, mas se a prioridade for a economia o mundo das 125 é outra coisa, muito embora hajam 125 cc que consumam bastante _vinho_ ...só que não vejo essa referência aqui, _pensador_ é que uma coisa é o pessoal que anda aos fim‑de‑semana e outra somos nós que andamos todos os dias a fazer 50-90 kms /dia. :-?
Outra característica que considerei quando escolhi entre as scooters no mercado, foi a capacidade de carga no baú, o peso e equilibrio do conjunto...andar e estacionar na cidade obriga a cuidados e destreza por parte do conjunto, e nesse caso o melhor será experimentar os modelos disponíveis no mercado
Boa sorte na aquisição e carta
-
Companheiro speed200
Tirar a carta é sempre boa ideia.
Estou a turar e já aprendi algumas coisas bem interessantes.
As perguntas teóricas não se sobrepoem as de automóvel.
Para o percurso que indica o mínimo é uma 300.
Andar a fugir dis distraídos, sem potencia para sair rapidamente já me deu uma boa dose de calafrios
Cumprimentos
-
Apesar de gostar muito da maxisym 400 e 600 também junto ao leque de opções a Honda Forza 300:-\
-
A minha escolha pelo que tenho visto no youtube e nos DB´s daqui vai recair na maxisym, muito provavelmente irei fazer o esforço financeiro e ir para a 600 ABS ou então a Executive.
Alguém sabe que diferenças existem entre ambas para 200€ de diferença?
-
Vê a página 6 deste tópico (link abaixo) e ficas com a questão respondida. _convivio_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,9052.75.html
-
Vê a página 6 deste tópico (link abaixo) e ficas com a questão respondida. _convivio_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,9052.75.html
Obrigado. _convivio_
-
Companheiro, boa decisão a de tirares a carta, porque o q me aconteceu e acontece a muitos, é q só consegui ficar 1 ano com uma 125... A medida que te sentes mais ágil e confortável nas 2 rodas, vai-te apetecer uma coisa um pouco melhor.... Mais confortável, mais potente e mais segura...
Considero que uma 250/300 será a melhor opção para os percursos que pretendes fazer, são scooters de dimensão/peso mais contido relativamente a outras (a partir dos 400cc) e isso é particularmente importante para a utilização citadina, esgueirar-se, pequenas manobras... E de motor já têm a disponibilidade suficiente para ultrapassar nas calmas aquele camião chato!
Os consumos também são muito bons!!! Estou espantado com a minha Forza 300, agora com 5000km está cada vez mais poupada, com consumos de 3,7L em cidade e eu vivo no Funchal onde tudo é a descer ou a subir!!! Com a Sh 125 tinha consumos de 3,5L mas a disponibilidade do motor não tem comparação...
Boa sorte para a nova etapa e para a escolha!