Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Test Ride => Tópico iniciado por: TMaxer em 09 de Maio de 2015, 21:11

Título: Test Ride Kymco Downtown 125 2013
Enviado por: TMaxer em 09 de Maio de 2015, 21:11
 
 
Dia de escala técnica da X-Max na Motobelas para realizar a revisão dos 12 mil e enquanto pensava perder a manha e esperar que a minha Maxi ficasse pronta, o Dr Cesar oferece-me uma Maxi de serviço para ir trabalhar, prometendo um telefonema lá mais para o inicio da tarde para avisar que já podia passar para levantar a minha montada.  _lool_
 
 
Enquanto esperava pela tal Maxi de “serviço” calculei que fosse algum charuto a cair de maduro, mas não, eis que aparece em cena uma Kymco Downtown 125 semi-nova!  _lool_  _pol_
 
 
 
A minha primeira experiência com a Kymco foi na Motex, quando ainda andava a ver se ia comprar Maxi e que Maxi deveria comprar. Gostei bastante da apresentação da Kymco que na minha opinião tem um porte e uma estética muito bonitos mas que nunca cheguei a experimentar verdadeiramente.  :'(
 
 
 
 
A primeira impressão que tive quando se sentei na Downtown é que estava sentado mais baixos do que na X-Max., o que permite a quem tiver uma estatura menor controlar melhor a mota parada. Outra coisa que desperta imediatamente a atenção é o facto do vidro frontal ser maior e mais alto do que na Yamaha. De resto os controlos são mais ou menos os mesmos  e estão no mesmo sitio.
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg825%2F7228%2Fzimg8152small.jpg&hash=ffe934e0d289704096bdebc88e27ef39a3d7e448)
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg405%2F166%2Fzimg8194small.jpg&hash=d4254fbc8124bf7c682816bff8e8d2105a390dba)
 
 
A instrumentação parece copia, com um conta quilometros do lado esquerdo e taquimetro do lado direito, com um LCD no centro com a indicação de temperatura de liquido de refrigeração e quantidade de combustível que resta.
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg715%2F6554%2Fzimg8155small.jpg&hash=dcc3c03ec4dd79901742db747b5b84f0ead13f62)
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg850%2F9803%2Fzimg8195small.jpg&hash=5af285c685cbc7c1258b3acff633f56bd510cd86)
 
 
Quando se liga a Kymco, há que ter a preocupação de acender as luzes, coisa que a X-Max faz automaticamente. Aparte disso ao iniciar-mos a marca há 2 coisa que não são tão familiares: a dureza dos travões e a direção um pouco mais rápida e nervosa em manobras a baixa velocidade.
 
 
 
Nos primeiros kilometros, ainda em cidade fiquei com a certeza que faltariam alguns cavalos mas sobretudo muito binário quando comparada com a X-Max, a cada solicitação do punho, o motor sobe imediatamente para as 8 mil e mais parece ir ganhando velocidade de forma fácil do que propriamente dar um empurrão convincente, é que neste aspecto a X-Max é muito mais interessante de se conduzir e dá mais gozo, pois é relativamente fácil ir controlando a aceleração com o variar do rodar do punho, sendo que o motor se deixa levar desde as 6/7 mil rotações, podendo subir para 8 ou 9 se o torcermos na totalidade. 
 
 
Ainda nesta fase em cidade, a embraiagem é uma agradável surpresa... muito mais dócil e sem nunca se aborrecer com arranques ou pontos de embraiagem a subir, situação que geralmente deixa a embraiagem da Yamaha a dar uns pulitos e solavancos de reclamação.
 
 
A banda sonora também é um pouco diferente: O motor da Kimco é substancialmente mais ruidoso quando se acelera.  _policia_
 
 
Quando parado nota-se que vibra um pouco e que o ralenti é mais elevado. Calculei que tal se devesse a um cruzamento maior no perfil da arvore de cames o que tambem explicaria a falta de “alma” em rotacoes mais baixas.  8)
 
 
 
 
 
Passo então para a 2 Circular onde subo um pouco a velocidade e se começa a tornar necessário alguma “dança” entre carros, a Downtown é bastante fácil e honesta de controlar e apesar de mais larga do que a X-Max demonstra um grande à vontade, vindo ao de cima uma ciclística que na minha modesta opinião até é um pouco mais fácil e acessível a iniciados do que a X-Max. A turbulência característica da Yamaha na zona da cabeça e ombros na DT é inexistente, cortesia do ecrã muito mais alto e largo.   _pol_
 
 
Chego então à A1 onde finalmente abro as goelas à Downtowm e sinto alguma deceção pois o motor não se mostra muito disponível para ir para alem dos 110 Kmh, com algum esforço la sobe para o 120 mas começo a sentir um rugido de esforço do motor e alguma vibração (9500 rpm) que me passa a ideia que já ultrapassei a velocidade ideal de cruzeiro, o motor da X-Max vai sem grandes problemas ao corte que é mais ou menos às 10500 rpm.  _pensador_
 
 
 
Aqui a somar à desilusão da falta de velocidade máxima que torna os kilometros em autoestrada um pouco penosos, sinto que a ergonomia poderia ser melhor pois a única posição possível é sentado, pois a minha estatura (1,80 mts) é demasiado grande para poder por os pés naquela posição “para a frente”. Sinto ainda que a proteção aerodinâmica apesar de excelente em cima, poderia ser melhor ao nível dos pés.
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg201%2F8522%2Fzimg8161small.jpg&hash=59ff7efb45e76d4103d796e52deaeb5111373c5d)
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg132%2F7885%2Fzimg8198small.jpg&hash=ca6fcb7aaa68bfbe45245c0b559b9a5d23738002)
 
 
 
Ao mudar de faixa gostaria também que os espelhos, de dimensões até generosas, tivessem hastes maiores, pois aquilo que reflectem é o meu blusão e para ver quem me precede tenho que movimentar o torso para o lado oposto. 
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg825%2F5417%2Fzimg8156small.jpg&hash=4f02e3571e71d2e3e3ad2c6a0c9420b4574fc0d9)
 
 
 
Saída para a N10, para digerir alguma estrada secundaria e a descida de Santa Iria para Vialonga com o as suas curvas largas e a descer é um bom teste para o equilibrio de qualquer moto.   _careta_  _pol_
 
 
Mas nas curvas rapidas e longas em apoio onde não consigo passar da mesma forma de como na X-Max, sem duvida falta de jeito e de à-vontade com a maquina mas também me deixam com a impressão que a DT apesar da sua distancia entre-eixos maior que contribui para uma maior estabilidade não permite as veleidades que a X-Max em curva, atingindo os limites um pouco abaixo da Yamaha. 
 
 
Aparecem mais umas rotundas, umas grandes e com um grande raio de viragem e outras pequenas e a conclusão confirma-se  _pensador_ Talvez o facto de ter rodas mais pequenas??? 
 
 
Os travões mantém-se fantásticos, bastante duros e firmes no seu manuseio mas muito eficazes a eliminar velocidade. O interface é paradoxalmente diferente da Yamaha. Os embolos da bomba superior (ou alavanca) deverão estão sobredimensionados em relação ao resto do circuito, não sendo fácil blocar rodas por boa eficiência de todo o sistema. Existe ainda um pequeno disco de afinação em cada manete.
 
 
As manetes de travão da X-max são macias, tendo um pequeno curso inicial onde nada acontece e depois surge progressivamente a travagem, sendo muito fácil se para tal se desejar, blocar as rodas de trás usando apenas com 1 ou 2 dedos na manete, o que aliado à ciclística fabulosa da X-max permite que se negoceie as curvas mais lentas usando o travão para balancear a traseira.
 
 
 
Mais algumas considerações: as 2 possuem um espaço interior, abaixo do banco, muito interessante.
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg818%2F1619%2Fzimg8207.jpg&hash=09d19cfcd8b6c799b4683baecc1a6e61a462dd5c)
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg651%2F3456%2Fzimg8209small.jpg&hash=9531847993efd48d57def06b3b1aad3fa7f5140b)
 
 
A nível de equipamento e materiais as 2 apresentam uma qualidade de construção muito bom, mas com ligeira vantagem para a X-Max.
 
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg833%2F1798%2Fzimg8165small.jpg&hash=5210aad62770adb9831de7ecf79ad7c6d2c1786a)
 
 
 
Os pneus que equipa a DT são Maxxis e tem um comportamento bastante linear em seco, mantendo as rodas bem agarradas ao alcatrão e sendo sempre fácil de ler a aderência que tem disponivel.
 
 
Conclusão: 2 Maxis bastante interessantes... Gostei bastante da Downtown apesar de ter ficado decepcionado com o motor. Provavelmente a unidade que me foi cedida ainda estava no período final de rodagem (?) e como tal um pouco presa.
 
 
 
 
Por curiosidade fui à net ver os valores de potencia e binário da Downtown, tendo descoberto que o valor anunciado é até superior ao da X-Max, mas guiando uma e outra a diferença é abismal!  _Rolley_ _pensador_
 
 
Em quase todos os outros campos, a Kymco está bastante próxima da Yamaha mas em quase todos existe uma pequena diferença para melhor da marca Japonesa.   
 
 
Existindo uma diferença de preço entre as 2 de 1000€, a pergunta é: “essas diferenças justificam os 1000€?”
 
 
 
No meu caso, justificam... reconheço que 4500 Troikados por uma 125 é uma pipa de massa, mas aquilo que se tem em troca é um produto “premium” onde não me parece que tenham sido tomadas decisões em função do preço. É ainda um produto europeu, criado e montado em França e desenhado em funcao dos gostos e ergonomia dos Europeus. 
 
Mas quem achar que sim, tem na Kymco um produto muito moderno, com estética agradável e de utilização fácil, segura e económica que lhe dará muito prazer de condução  _pol_  scooter_
Título: Re: Test Ride Kymco Downtown 125 2013
Enviado por: CarlaLopes em 09 de Maio de 2015, 22:40
Bom teste,  parabéns.
Quem estiver para escolher entre as duas pode contar com o teu testemunho e opinião.  _pol_
Título: Re: Test Ride Kymco Downtown 125 2013
Enviado por: Sapiens21 em 17 de Maio de 2015, 01:10
Li este test-ride na véspera do desafio "500 kms com um depósito" e falei depois pessoalmente com o Miguel sobre o que tinha escrito.

Li estas palavras como provindas de alguém que não puxa para o lado A ou lado B só porque sim, pois o que sentiu relatou-o com desprendimento de marcas.

Foram as sensações e o feeling transmitido que o levaram a formar a sua ideia do modelo e no cômputo geral, esta Kymco..para o preço que tem no mercado, é uma óptima proposta.  _pol_

Agora (dentro de meses??... :-\) virá para Portugal a nova geração do modelo e os padrões renovaram-se e foram bastante elevados de certeza.  _pol_