Fiquei com a sensação estranha que a mota "responde" pior agora... Dá-me a sensação que rodo mais o punho a fundo e ela não desenvolve... Será possível? Hmmm... Já verifiquei a junção com o colector e não saem gases por aí. o escape também não faz barulho nenhum anormal, nem aparenta ter peças soltas no interior...
Fiquei com a sensação estranha que a mota "responde" pior agora... Dá-me a sensação que rodo mais o punho a fundo e ela não desenvolve... Será possível? Hmmm... Já verifiquei a junção com o colector e não saem gases por aí. o escape também não faz barulho nenhum anormal, nem aparenta ter peças soltas no interior...
Trabalho bem feito _pol_
Aquelas curvas são difíceis de fazer, tiveste de esticar bem o vinil, vamos ver se o chinoca se porta bem com o aquecimento, é que o vinil de fraca qualidade com o calor encolhe muito, embora o calor não seja assim tanto senão não seria uma proteção contra queimaduras.
A junção da panela com o coletor tem um casquilho de chumbo, será que se partiu um bocado ou entortou ao voltares a colocar a panela e está a impedir a saída correta dos gazes ?
Quando se coloca a panela convém dar um cheirinho com WD-40 ou sabão molhado no casquilho para deslizar melhor.
Abraço
Boas
Quando pintou não colocou nada no bocal do escape para tapar e tenha ficado lá dentro?
Por mim retirava novamente e verificava isso, com o escape fora abana-lo para tentar sentir algo solto lá dentro ,pode-se ter dado o caso do catalizador ter partido (ver foto no inicio) _martelada_
Vá dando noticias
Devia ser precisamente o contrario, mais solta e melhor resposta.
Eu agora li melhor e tinha ficado com a ideia de que tinhas removido o catalizador. Eu quando pintei o meu ele tinha um pequeno orifício por baixo, julgo que serve para evaporar a condensação, verifica se o teu não têm isso e se não está obstruído com tinta.
_pensador_Eu sei... Mas o estranho é que comecei a sentir mais ontem, depois de ter feito isso...
Mas o teu agora está tão bonito, está a tentar comprar um extra e gastares uns €uros? _pensador_
Antes de algo mais, tenta lá falar com o M.Careca, pode ser que ele saiba algo sobre escapes, ou conhece alguem que te "limpe" o teu. (fica mais barato)
Antes demais, vê tbm, se a tua perca de velocidade não é mais relacionada com Roletes e correia _pensador_
Boas curvas
Eu sei... Mas o estranho é que comecei a sentir mais ontem, depois de ter feito isso...
Alguma coincidência (ou não), já agora diz-me lá a tua GTS é injecção ou carburador ?É uma evo, logo a carburador...
É uma evo, logo a carburador...
Epá, desculpa lá, não sabia que só existiam EVO's a carburador .......!Companheiro, eu sei que há as gts a injeção. Só mencionei que a minha é a carburador. Sem stress, Ok?
Se fosse injecção poderia ser outra coisa, como não é nem vale a pena mencionar.
Boas curvas
Epá, desculpa lá, não sabia que só existiam EVO's a carburador. _palmas_
Companheiro, o Axe estava a perguntar porque antes da Gts i, também havia a Gts Evo i, de injeção.
Na paz, _pol_
ela custa bastante a subir das 7000rpm. até lá vais mais ou menos bem, doeis custa a desenvolver... e o arranque por vezes não é do melhor... custa-me a crer que seja apenas do escape. o que acham?
Companheiro Alberto
Informa aqui os curiosos quantos kms tem a Gts etc. etc. para os mais experientes terem uma ideia do que poderá ser mediante a kilometragem
PS: Aconselho a abrires outro tópico sobre mecânica para não se arrastar em off-tópic.
Existem GTS EVO de injecção...eu tenho uma.
Tirar o escape pintar e voltar a montar não justifica o que descreves a não ser que algo se tenha deslocado dentro da panela...
Eu tb partilho da opinião do AXE... correia e/ou roletes. Aliás o que descreves coaduna-se na perfeição com roletes gastos (facetados).
Não será factor psicológico pelo facto de teres feito uma intervenção no escape?
Para mim, com a "brincadeira" de pintar escapes, deve ter entrado algo para o piston e estragou-se algo.... deve é ter falta de pressão (é apenas uma hipótese não uma constatação)
Tbm pode a vela estar mal apertada.... e perde pressão
Pode ser tanta coisa .....
O melhor é mesmo levar a Maxi a algum mecânico que veja isso com olhos de ver, porque por suposições e comparações com outras não é propriamente uma solução eficaz!
Ficas já com a experiência do que aconteceu.... ou o que efectivamente possa ter e depois partilhas para então alguém poder tbm comparar com factos verídicos.
Boas curvas
Realmente estranho essa situação, se fosse a injeção poderia supor que fosse o CDI descontrolado e a precisar de reset devido ao catalizador ou sonda lambda danificada, mas como é a de carburador isso nunca poderia ter acontecido.Não bati na braçadeira, essa parte até saiu bem. Acho que a minha não tem sonda lambda.
Eu também já retirei o escape quando tive de tirar a roda traseira a aproveitei para pintar, mas no meu caso até parece que ficou a andar melhor _pensador_ como podes ver abaixo:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20008.0
O facto de teres notado falta de rendimento logo após a montagem do escape, e se antes passava bem das 7000 r.m. temos de nos concentrar nalguma falha da montagem do escape embora não descartando a hipótese da coincidência de na mesma altura ter havido uma falha mecânica noutro lado.
Desde já posso adiantar que da correia não é porque dizes que custa a passar das 7000 r.m. quando costuma ser o contrário ou seja, muita rotação e pouco andamento
O escape da Gts 125 não tem válvula de purga para retirar a condensação, nem precisa por estar praticamente na horizontal ao contrário de muitas scooters que ficam inclinados para cima.
Aconselho a tirares novamente o escape e verificas se o ar passa bem desde o bocal até á saída e no sentido inverso, se possível com pistola de ar comprimido mas sem muita pressão.
Faz também o seguinte, coloca uma lanterna nas pontas e verifica se passa luz, método muito simples e eficaz.
Estou inclinado para a possibilidade de o casquilho de chumbo na zona da braçadeira ter perdido uma lasca ao colocares o tubo do coletor e ficar a obstruir a saída dos gazes, com o motor a trabalhar coloca a mão na saída e tens de sentir uma boa lufada de co2 _lol_
Só uma última pergunta; por acaso não bateste na zona da braçadeira para retirares o escape ? é que isso nunca se faz, porque a vibração das pancadas no coletor pode danificar a sonda lambda, é melhor colocar WD-40 no casquilho e esperar um bocadinho, depois rodar aos poucos e retirar lentamente.
Espero ter ajudado
Abraço
Tenta andar sem o escape para tentar despistar a avaria no escape.
Também pode ser, mas vai para o campo, bem longe _lol_dá para se afinar as válvulas em casa?
Pelo que descreveste, está a precisar de afinação de válvulas.
As de injeção o sintoma é ir abaixo quando se pára por exemplo num sinal.
Médicos á distância de um clik _Rolley_
dá para se afinar as válvulas em casa?
Se souberes fazer, claro que dá,..pois... já vi que sim :(
Eu confesso que apesar de ser habilidoso e saber como se faz, tenho medo de mexer em peças que requerem uma afinação apurada, prefiro dar o trabalho a pessoal experiente nestas coisas.
Além disso a folga é de uma medida ( 0,12 ) que nem existe em apalpa folgas
Muito bom trabalho. _pol_
está giro
mas eu como não sou muito fã de forrar as coisas em película de carbono por uma simples razão...está muito visto.
prefiro ver pintado, e foi o que fiz na minha cansei-me de ver aquele protector de escape em cinzento, decidi pintar de preto-mate
as fotos
Não é da vela....Companheiro Alberto
:(
Troquei a vela e mantém-se...
Dificuldade em ultrapassar as 7000RPM e parece que não tem força. No arranque já apanhei um ou dois sustos por ela não responder imediatamente...
Companheiro AlbertoSim, vou com ela no início da semana... :(
O meu conselho é visitares a oficina o mais breve possível, com 27000 kms já está na meia idade, pode ser muita coisa.
Aonde levaste a mota a revisão? Isso não será a embraiagem?
Mexeram no escape? ..... retiraram para ver se estava tudo ok?eu deixei a mota lá na segunda feira ao final do dia e expliquei tudo direitinho... Não faço ideia se mexeram :(
100entrada, SetúbalEu comprei lá a minha sym nova que ja vendi e fiz la a 1a revisão e disse que a mota gastava muito para verem válvulas e carburador e não fizeram nada. Sinceramente não gosto muito dos mecânicos. Para eles e tudo normal. Fica um pouco fora de mão mas podias falar com o luis de vilafranca de xira que é representante
Eu comprei lá a minha sym nova que ja vendi e fiz la a 1a revisão e disse que a mota gastava muito para verem válvulas e carburador e não fizeram nada. Sinceramente não gosto muito dos mecânicos. Para eles e tudo normal. Fica um pouco fora de mão mas podias falar com o luis de vilafranca de xira que é representantequal o contacto?
Do que li do teus relatos iniciais continuo a achar que algo está a bloquear a saida de gases de escape, pelo que relatas e pelos sintomas é muito parecido com o que já senti na minha quando o catalizador partiu... _pensador_já não sei o que fazer... estou a desesperar com a mota e a perder encanto :(
qual o contacto?o contacto de la é o 263 270 500.
eu não me importo que as coisas sejam fora de mão, só quero é soluções :(
Sem duvida nenhuma em Vila Franca ficas com o problema resolvido.:(
:(A morada nao me lembro.
Qual a morada, sabem? Nome da oficina?
Abraço
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
o contacto de la é o 263 270 500.
O luis é piloto e mecanico de competição, por certo deve poder te ajudar melhor :)
Será este:é esse sim. aquilo e facil de dar :)
Luis Tuning
R. 1º Dezembro 31/33
2600-225 Vila Franca de Xira
+351263270500
luistuning@sapo.pt
?
é esse sim. aquilo e facil de dar :)sabes se está aberto ao sábado?
Eu acho que quando tiver a minha gsx 650 f, que vou la fazer as revisoes. como disse nao confio muito nos mecanicos do 100 entrada
sabes se está aberto ao sábado?Isso nao me lembro, mas e uma questao de ligares para la e perguntas.
Nos meus parcos conhecimentos, leva-me a apontar para que a deficiência ou seja de escape ou sistema de carburação com sujidade. Falta-lhe a comidinha e ela não desenvolve. Digo eu!Eu também aponto para isso. Ou uma ou outra :(
mete um depósito de 98...É o que tem neste momento...
tiraste o escape para colocar o vinil? e o manuseaste e tal, andaste com ele de pernas para o ar e tal... por isso, toda "lã" encrostada se soltou e está bloquear os gases, como relatou anteriormente o companheiro M.CarecaSim, até espero que seja isso, mas a verdade é que se o abanar não se ouve nada... Nada metálico solto... Mas será isso da 'lã ' solta lá dentro e que não se oiça ?
tira-o novamente e agita-o, para ouvir-se alguma coisa solta no interior...não perdes €€€ em tentar
mas as molas frouxas da embraiagem tb podem dar problemas no arranqueAs sym gts 125 tem embraiagem? Mas ela, antes de eu tirar e pintar o escape, estava bem...
sim claro, a correia passa no prato roletes à frente, e atrás no prato da embraiagem...Está boa! Não sabia...
experimenta travar com o travão de trás, e acelerar ao mesmo tempo...vais sentir a embraiagem a funcionar como nos carros
mas continuo a concordar contigo, se apenas mexeste no escape, o problema estará aí...Autoestrada no red line já fiz, a ver se 'descolava' o enguiço... Mas nada... Vou tentar abanar... A ver...
desmonta-o, agita-o, vê se sai alguma coisa...e depois faz uns minutos de autoestrada no red line... _confuso_
pode ser que resulte, e um arranjo mais em conta... _pol_
Não é cara é carrissima!! Porque é que não pedes a um companheiro aqui do forum com uma sym gts como a tua para te emprestar o escape dele?
A minha GTS teve um problema, com sintomas idênticos aos da tua.
A frio,
Depois de tentar várias coisas para resolver a avaria, na oficina onde fazia as reviões, um dia ela deixou-me agarrado a 100m de casa.
Fui com ela para a Migtec, onde chegaram à conclusão que a agulha do carburador tinha ido à vida.
Foi substituída e agora parece que está nova.
Companheiro já resolveste a situação????Fui deixar a Mota na oficina hoje, novamente... A ver o que dizem amanhã...
Se não tenta testar desta maneira.....tira a panela de escape e dá uma volta ao quarteirão sem a panela...sim eu sei que vai fazer um certo cagaçal.... _lol_ mas não vai fazer barulho como uma cb 1000 sem panela _lol_ e ai tiras a prova dos 9 antes de começares a enterrar euro Desnecessariamente.
Abraço scooter_
Fui deixar a Mota na oficina hoje, novamente... A ver o que dizem amanhã...
E ???????............Ainda nada... Agora só segunda :(
Então companheiro, tens novidades...?
Ou isso é um factor psicologico teu, ou entao isso tem para ai algo estranho.Eu sei companheiro, mas como tinha começado tudo naquela oficina quis dar o benefício da duvida... E depois, de setubal a vila franca ainda é u. Esticao, mas vou ligar amanha com ele a ver o que se arranja...
Mas eu tinha-te dito para falares com o luis tuning de vila franca, porque pelo que me pareceu das vezes que fui la eles com a minha sym tudo era normal, e os mecanicos deles nao me inspiraram muita confiança
Os mecânicos da velha guarda ainda são os melhores, os novos pensam sempre desta forma,.. é pá mas este gajo quer que a lembreta dê 200?Ehehehe, pois.... Mas eu não quero a minha a dar os 200, só quero que seja o que ela é. Mais nada...
Por vezes é uma coisa tão simples, basta um parafuso mal apertado ou uma ficha com mau contacto para nos dar cabo da cabeça.
Acredito que valerá a pena uma viagem a V.Franca
Também confio no Luís
Obrigado, companheiro. Vou ligar para la amanha e tentar falar com ele... O meu unico problema é o horario. Será que ele está aberto ao sabado?Sim está, mas combina antes porque pode ter prova motociclismo nesse fim de semana
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Sim está, mas combina antes porque pode ter prova motociclismo nesse fim de semanaObrigado, amigo.
Boas,
Se tens o escape de origem, aconselho a dar uma vista de olhos neste topico.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=18023.msg282177#msg282177
Problemas com falta de potencia resolvidos após umas rápidas intervenções "caseiras".
Espero que consigas resolver isso.
Boas curvas
Aposto que o problema fica resolvido antes de chegares á 10º página _Rolley_
Infelizmente removi as fotos do Google e já não as consigo recuperar. O que aconteceu no meu caso foi parte do miolo do catalizador partiu (está um igual no inicio deste post = parece um pino) e com o respectivo circulo de gases de escape, fazia com que esse "pseudo-pino" batesse na outra parte da malha (catalizador) e tapou por completo (6ª foto do primeiro post = ficou exactamente igual).
O que fiz foi, abrir o escape, retirar o catalizador, soldar, pintar de preto mate e voilá. Poupei pelo menos uns 300paus (preço de um escape artesanal em condições ou até mesmo o dobro por um de origem SYM).
Ainda vou tentar ver se consigo recuperar as fotos para te mostar o processo mas são os mesmos passos que o Careca identificou e postou.
Boas curvas
Nao. Nao ouvia nada mesmo.se fizeres o trabalho bem feito nem se nota e acredita que iras notar uma grande diferença. Eu ando sempre a duques e olha que o ponteiro anda sempre nos 110/115 (120 em descida) depois de ter feito esta mood.
Alberto,
Se quiseres deste fim de semana a 8 (27 e 28), podes ir ter comigo ao Montijo, coloco o meu escape na tua mota e das uma volta para veres a diferença. Logo tiras as tuas conclusões.
Boas curvas