Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: NFreitas em 11 de Julho de 2013, 10:50

Título: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: NFreitas em 11 de Julho de 2013, 10:50
Depois de ter feito a revisão (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=101.msg219139#msg219139) à cerca de 1 mês atrás, a semana passada comecei a sentir alguma estranheza na moto a baixas rotações (como já não andava de moto desde Dezembro, demorei quase um mês a ver que alguma coisa estava mal! :/).

Nessa revisão a moto levou Correia Gates 31708, Roletes (10,1g) e Vela NGK CR8E.

Telefonei para a oficina e foi detetado um "suposto" erro na logística da SYM.
Os roletes recomendados pela marca são os 10,1g, mas a a moto só se comporta bem a baixa rotações com os de 9,5g. A altas rotações o desempenho é igual (no meu ponto de vista).

Levei a moto à oficina, trocaram os roletes pelos de 9,5g, e a verdade é que a moto está diferente a baixa rotação. Está com muito mais resposta no arranque.

A mota em questão é uma GTS 125 EVO de 2010.
Que gramagem de roletes é que tem nas vossas?

PS: não tenho a certeza se são de 9,5g ou 9,6g
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: Busas em 11 de Julho de 2013, 16:30
Boas,

Não tenho uma GTS mas penso poder ajudar te.

O peso dos roletes implica directamente com a capacidade de resposta do motor e transmissão de potencia á roda.

SImplificando...se colocares roletes de 8,5g ficarás com uma SuperGTS pois ela irá sair disparada de imediato...pode manter a prestação em velocidade máxima ou perder e entrar em corte/ zona vermelha demasiado cedo...

Aocntece com a GP800...burgman..na Tmax não acontece...pois o motor é muito rotativo e encaixa na perfeição esse up grade...

Os de 10,5 são muito pesados e custa arrancar á GTS...claramente má opção para quem faz muta cidade...

Menos peso...maior rapidez e rotação...menor peso mais vagaresa e supostamente melhor desempenho com menos rotações...mas o motor não tem essa alma de ir mais além...pois os CV são poucos...! _convivio_

Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: mpaneves em 12 de Julho de 2013, 09:30
Exatamente como o companheiro busas descreveu e ainda te dou o meu exemplo,fiz uma pequena limpeza no variador e embraiagem ,esta pq arrancava aos solavancos e tava vidrada,vi o peso dos roletes com a balanca digital da maria(de cozinha claro) e a x city tras de origem 10 gr e tem um arranque medio e so corta aos 140 (118 em reta),passei com uma broca a medida e ficaram com 9,5 bem certinhos,resumindo tenho um pouco mais arranque e esta melhor na faixa media e agora xega aos 120 com mais facilidade em reta pq tem mais rpm mas tb corta mais cedo ,agora aos 132 mais ou menos...
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: NFreitas em 12 de Julho de 2013, 10:11
Isso é o mesmo que me está a acontecer agora.
O arranque está mais "agressivo", igual ao que estava antes de trocar os roletes.

Mas a questão é que de vez em quando e a muito baixa velocidade (5/10km/h) e baixa rotação (3000/4000 rpm) a mota entra ali num regime estranho, e arranca aos solavancos. Trepida por breves instantes e depois se acelerar parece que "engrena" e passa a "normal".
Isto não acontece é sempre. Não consigo sempre replicar o problema. :/
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: Busas em 12 de Julho de 2013, 10:30
Isso é o mesmo que me está a acontecer agora.
O arranque está mais "agressivo", igual ao que estava antes de trocar os roletes.

Mas a questão é que de vez em quando e a muito baixa velocidade (5/10km/h) e baixa rotação (3000/4000 rpm) a mota entra ali num regime estranho, e arranca aos solavancos. Trepida por breves instantes e depois se acelerar parece que "engrena" e passa a "normal".
Isto não acontece é sempre. Não consigo sempre replicar o problema. :/

Isso não tem a que  ver com os roletes...é mais embreagem... _martelada_
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: NFreitas em 12 de Julho de 2013, 11:00
Isso não tem a que  ver com os roletes...é mais embreagem... _martelada_

Mas eles na revisão não mexeram na embraiagem, só trocaram os roletes e a correia.
Ou isso pode ter influenciado!?
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: darioglv em 12 de Julho de 2013, 11:17
O problema pode ser no conjunto das duas coisas (roletos + correia + embraiagem , com quantos km vai a mota?
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: NFreitas em 12 de Julho de 2013, 11:19
O problema pode ser no conjunto das duas coisas (roletos + correia + embraiagem , com quantos km vai a mota?

17000km
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: mpaneves em 12 de Julho de 2013, 19:55
Isso é definitivamente da embraiagem ,são os sintomas que a minha teve  e é so dar uma lixadela na polie e nas sapatas ,no meu caso como ainda axo a x a arrancar muito morta pq a embraiagem pega logo em baixa rotação ,vou resolver com umas molas da malossi pois assim segura mais um pouco e engrena com mais rpm.
Título: Re: Problema na gramagem dos roletes
Enviado por: _AXE_ em 12 de Julho de 2013, 22:18

Primeiro deveria saber como funciona um Variador ---> LINK (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=14093.0)

Depois chamam-se aquelas coisas arredondadas, roletes e não roletos.

Existem varios Topicos no Forum a falar precisamente de ROLETES.

Em cada transmissão por "centrifugação" (Embraiagem, Correia, Variador) basta mudar qualquer tipo de ralaçao entre elas, para que tudo mude na sua funcionalidade !!

Se mudarem para roletes mais LEVES, ganha rotação (maior rapidez de arranque devido a alta rotação) mas pode ser prejudicado nos consumos e principalmente no desgaste do material.
Se mudarem para roletes mais PESADOS é exactamente o oposto escrito anteriormente. Arranque mais calmo, mas maioritariamente das vezes diminui o consumo e aumenta a longevidade da Maxi.

O melhor, o eficaz, é mesmo arranjarem um meio termo de tudo isso, o melhor arranque possivel sem excessos de rotaçao e eventualmente traz uma velocidade de ponta superior.

Como tudo na vida tem de haver um equilibrio, se lago está estranho na Maxi é algo que nao está bem, levar para a oficina e pedir para reestabelecer tudo como original!!

Boas curvas