Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: nlourenco em 04 de Julho de 2012, 12:04
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Bom dia Pessoal.
Partilho convosco uma pequeno problema (espero) que me aconteceu hoje de manhã: Estava eu feliz e contente para ir trabalhar quando tiro a minha SYM GTS 125 EVO da garagem, tudo normal apanho a 1ª subida, fiquei pendurado no final, pois a mota não subia. _corado_ Pensei, o motor dever estar frio, desci ganhei balanço, pus os pés no chão e lá consegui subir. 2º ainda dentro da garagem a fazer a ultima subida para sair, esta menos inclinada, fiquei novamente apeado, ganhei balanço e lá consegui sair. Assim que me fiz à estrada não me sentia mto confiante, e isso confirmou-se assim que apanhei outra subida (junto às finanças do cacém) lá ia eu a fundo a 30 km/h e um enorme fila de carros atrás de mim. Acelerava e a mota não respondia logo e qdo respondia só em altas rotações é que lá sentia um esticãozito, mas nada de especial. Solução: fui deixar a mota a casa( a arrastar-se um bocadinho) e tive de pegar no carro.
Agora a mota veio da revisão à pouco tempo tem cerca de 9350 km, acham isto normal, que poderá ser? _pensador_
Abraço
Boas Curvas
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Leva ao stand outra vez e explica o problema
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Oficina com ela _Rolley_
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Não é normal!
Ainda pensei que podia estar mal afinada (válvulas)...
Mas assim tão mal... Já não deve ser só desafinada.
Realmente é melhor ires a oficina o quanto antes
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Como é normal mudar ou inspecionar a correia aos 12000 e como tem 9350 não se aperceberam do possível desgaste que possa ter, embora esteja mais inclinado para o filtro de ar, se circulas muito no meio do trânsito.
É fácil ver quando se trata de válvulas, ou velas se com a roda no ar ( descanso central ) aceleras e responde bem ou não.
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VIVA PESSOAL,
Antes demais agradeço as vossas dicas e opiniões!
Sei que na revisão levou velas novas, mas o filtro de ar ou correia podem ser fortes possibilidades... ou talvez carburador !? _Rolley_ e sim ando com ela no transito, mas durante o meu percurso habitual ainda tenho umas boas rectas que dá para esticar aos 100/110 km/h! de qualquer forma, hoje ainda vou fazer essa experiência da aceleração com a roda no "ar". Já marquei na oficina para verificar a situação, ainda está dentro da garantia e para mais veio da revisão, portanto têm de resolver o problema! (espero _pensador_).
Vamos ver é se chego à oficina! _lol_ e não fico a pé!
Abraço
Boas Curvas
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_pensador_ _pensador_ ...Os sintomas são problema da alimentação de combustivel... _pensador_ _pensador_
Os problemas mais comuns na alimentação são:
- Filtro de combustivel colmatado.
- Giglers no carburador entupidos.
- Diafragma de aceleração roto.
- Qualidade do combustivel ou combustivel errado (Gasoleo).
- Entrada de ar para o depósito entupida.
Todas estes problemas são cobertos pela garantia, excepto o combustivel errado.... _Rolley_
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Acelerava e a mota não respondia logo e qdo respondia só em altas rotações é que lá sentia um esticãozito, mas nada de especial
Falei em correia baseado na frase citada por nlourenço, ou seja o motor acelera a altas rotações mas a mota não anda, portanto trata-se de problema na transmissão.
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Falei em correia baseado na frase citada por nlourenço, ou seja o motor acelera a altas rotações mas a mota não anda, portanto trata-se de problema na transmissão.
_pol_ ...Certo
Se as rotações aumentam e a scooter não anda é da transmissão, assim pode ser:
- Oleo derramado na caixa do variador, a correia e ou a embraiagem patinam.
- Correia em mau estado, o que é possivel nas sym com +- 10.000 Km.
- Roletes presos, as polis não variam de diametro, neste caso a scooter teria muita força mas não aumentava a velocidade.
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_pol_ ...Certo
Se as rotações aumentam e a scooter não anda é da transmissão, assim pode ser:
- Oleo derramado na caixa do variador, a correia e ou a embraiagem patinam.
- Correia em mau estado, o que é possivel nas sym com +- 10.000 Km.
- Roletes presos, as polis não variam de diametro, neste caso a scooter teria muita força mas não aumentava a velocidade.
_pol_ _pol_ _pol_ _pol_
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Viva Pessoal,
Mais uma vez agradeço as vossas dicas!
Vim dar-vos o feedback do problema que pensava eu resolvido. A moto esteve na oficina durante 2 dias, pensei eu que a situação ficou resolvida e uma semana depois o problema persiste! No arranque a rotação vai até às 4000/5000, só aí a mota dispara. Numa subida então... ui ui. Disseram-me na oficina que era um parafuso desapertado entre filtro de ar e carburador !??? lol até podia ser mas o que sei é que a mota saiu da revisão não toparam nada e entregam-me a mota após o problema praticamente na mesma! _martelada_ Acredito cada vez mais que seja da correia... mas só queria andar de mota tranquilamente e sem stress nos arranques ou subidas.
A minha questão depara-se ?
1- Levo outravez à mesma oficina?
2- Troco de Oficina?
Abraço a todos!
Boas Curvas!
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_pensador_ _pensador_ ...Os sintomas são problema da alimentação de combustivel... _pensador_ _pensador_
Os problemas mais comuns na alimentação são:
- Filtro de combustivel colmatado.
- Giglers no carburador entupidos.
- Diafragma de aceleração roto.
- Qualidade do combustivel ou combustivel errado (Gasoleo).
- Entrada de ar para o depósito entupida.
Todas estes problemas são cobertos pela garantia, excepto o combustivel errado.... _Rolley_
Mais a junta do carburador com fuga, nunca vi nas sym, mas nos Fiat Unos era comum!
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Viva Pessoal,
Mais uma vez agradeço as vossas dicas!
Vim dar-vos o feedback do problema que pensava eu resolvido. A moto esteve na oficina durante 2 dias, pensei eu que a situação ficou resolvida e uma semana depois o problema persiste! No arranque a rotação vai até às 4000/5000, só aí a mota dispara. Numa subida então... ui ui. Disseram-me na oficina que era um parafuso desapertado entre filtro de ar e carburador !??? lol até podia ser mas o que sei é que a mota saiu da revisão não toparam nada e entregam-me a mota após o problema praticamente na mesma! _martelada_ Acredito cada vez mais que seja da correia... mas só queria andar de mota tranquilamente e sem stress nos arranques ou subidas.
A minha questão depara-se ?
1- Levo outravez à mesma oficina?
2- Troco de Oficina?
Abraço a todos!
Boas Curvas!
A mota sobe de rotação e não anda? ou o motor não sobe de rotação? Se subir e não andar é transmissão!
De resto é como o pardal disse. Porem aponto para gasolina!
abraço ;)
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Sim a Mota Sobe de Rotação e Não Anda! :( arranco nas 4/5000 e depois dispara nas 7000 e é nas 6000/7000 que normalmente "seguro" a mota - Circulo. Antes de ir à oficina novamente vou atestá-la de SC98 não?
Abraço
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Não terá uma fuga ou passagem de valvulina para o variador? _pensador_ _pensador_
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Sim a Mota Sobe de Rotação e Não Anda! :( arranco nas 4/5000 e depois dispara nas 7000 e é nas 6000/7000 que normalmente "seguro" a mota - Circulo. Antes de ir à oficina novamente vou atestá-la de SC98 não?
Abraço
Correia, embraiagem!
Oficina com ela, o motor responde bem????! o que te queixas é mesmo em relação a subir de rotação e não acompanhar o movimento, ou seja nao é transmitido a roda de trás.
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Viva Pessoal!! Após período de férias e investigação sobre este problema, foi descoberto o problema: Vão substituir-me o Carburador da Minha SYM, pelo que foi avaliado e testado vezes sem conta.
Assim que a moto carburar como deve de ser, apito! ;D
Abraço
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Viva Pessoal!! Após período de férias e investigação sobre este problema, foi descoberto o problema: Vão substituir-me o Carburador da Minha SYM, pelo que foi avaliado e testado vezes sem conta.
Assim que a moto carburar como deve de ser, apito! ;D
Abraço
O carburador? estranho!!! Apontava mais para o que o Nuno disse
abraço
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Olá a todos!
Não costumo frequentar o forúm mas no meio de muitas pesquisas cá vim para a este post porque tenho mais ou menos o mesmo problema na minha SYM... e gostaria de saber se este problema ficou resolvido e como.!
não querendo abusar claro..
Por exemplo na minha SYM vou a 90/100km/h e se apanho uma subida mais acentuada a rotação começa a "cair" desesperadamente e a velocidade também... fica sem força a mota... Não sei se conheçem por exemplo a A5 em lisboa - Cascais antigamente era uma subida que fazia na casa dos 70km/h tranquilamente e sempre a sentir a mota com força... hoje em dia tenho de evitar circular por lá porque já cheguei a ir a fundo e a mota não passava dos 30km/h... é um desespero. O que noto é que quando arranco não tenho "aquela" potência que tinha... após VARIAS revisões, intervenções em 3 oficinas continua tudo igual... já foram-- roletos.. correias... valvulas... embraigem ... etc etc... . Até que agora na ultima revisão me disseram que a mota está "cansada" tem de levar reparação de motor... neste momento tem 30000km... sou um leigo em mecânica de motos... farto de investir alguns € neste problema que parece não ter fim... enfim! Obrigado a todos!
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Por exemplo na minha SYM vou a 90/100km/h e se apanho uma subida mais acentuada a rotação começa a "cair" desesperadamente e a velocidade também... fica sem força a mota... Não sei se conheçem por exemplo a A5 em lisboa - Cascais antigamente era uma subida que fazia na casa dos 70km/h tranquilamente e sempre a sentir a mota com força... hoje em dia tenho de evitar circular por lá porque já cheguei a ir a fundo e a mota não passava dos 30km/h... é um desespero. O que noto é que quando arranco não tenho "aquela" potência que tinha... após VARIAS revisões, intervenções em 3 oficinas continua tudo igual... já foram-- roletos.. correias... valvulas... embraigem ... etc etc... . Até que agora na ultima revisão me disseram que a mota está "cansada" tem de levar reparação de motor... neste momento tem 30000km... sou um leigo em mecânica de motos... farto de investir alguns € neste problema que parece não ter fim... enfim! Obrigado a todos!
Tens de identificar o que aconteceu para ela ficar assim, ou enprestaste a scooter ou houve falta de oleo ou veio assim da revisão, aconteceu qualquer coisa entre ela ter força e deixou de ter, e explicas isso a um bom mecanico de motas que podes encontrar aqui no CPM.
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Se foi uma perda de força gradual, então o mais provavel é precisar de um motor "novo".
Isto porque 30000km até não é muito, mas se foram 30000km de uso continuado, intensivo e pouco cuidado em Lisboa, então não é novidade nenhuma...
Ainda mais se já levou desde correia a roletes etc, pouco mais ha que possa originar isso senão mesmo o motor desgastado.
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Provávelmente vou dizer um "gigadisparate", mas quando a minha filha tinha a Keeway, ela uma vez ficou assim, tal como descrevem, e o problema estava no escape que tinha entupido.
Como era uma mota "low cost" e na altura não dava jeito investir, a solução foi mesmo berbequim _Rolley_
Resultou tão bem que nunca mais falhou e o escape nunca foi trocado _pol_
Claro que na GTS a solução nunca poderia ser a mesma, até porque estou a referir-me a uma cinquentinha a 2 tempos, mas sabendo eu que até houve uma geração de GTS em que o miolo do escape se soltava, será que o problema desta não é escape entupido? _pensador_
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Nao é nenhum gigadisparate Cristina, pode ser exactamente isso _palmas_ _palmas_ _palmas_
Para quem nao sabe.... quando se fala em 4T (4 tempos) o que sao precisamente o tipo de motor que se usa agora nas Maxis, fala-se exactamente em ........
1º - Admissão
2º - Compressão
3º - Explusão/Combustão
4º - Escape
Se uma delas nao funcionar o Motor nao funciona correctamente !! _pol_
Uma Imagem elucidativa do assunto .....
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fantonioguilherme.web.br.com%2FImages%2Fquatrotempos.jpg&hash=097e866066cb0d49d9c769755c4dd9db9675f55b)
Eu tbm aposto mais em transmissão (mais propriamente na embraiagem/polie) nao descurando o escape como fala a Cristina _palmas_
Boas curvas