Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: power_of_night em 27 de Junho de 2012, 21:08
-
Pois é hoje quiz ver se dava para tirar o silenciador de escape da minha GTS para lhe dar um novo cantar, tal como o pessoal faz nas daelim roadwin e acabei por fazer asneira...
meto a chave para tirar a primeira das 3 porcas de mama que seguram a ponteira, faço um nadinda de força e "Clack" parafuso partido _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_... fiquei logo desapontado e larguei tudo.
alguem sabe como desmontar a ponteira para tentar resolver o problema?
-
Viva!
Ufa! Já não sou o único!!! _lol_
Como é que resolvi?
1.ª solução
Verifica se ficou alguma ponta do parafuso de fora que te permita com um martelo e uma chave de fendas desenroscar os restos mortais do parafuso.
2.ª solução
Com um berbequim e uma broca de 5/6mm fazer um furo no centro do parafuso.
Com um abre roscas interior (arranjas barato nos chineses) abres uma nova rosca.
3.ª solução
Se a rosca ficar mal feita e não for possível segurar o parafuso, arranjas um parafuso mais comprido e enroscas a uma porca na outra ponta. Dos 3 parafusos só 2 permite esta solução.
O parafuso que partiu na Zulmira foi o do lado esquerdo e só com a 3.ª solução resolvi o problema.
Não precisas de ter medo que o silenciador possa cair. Percorri milhares de kms só com 2 parafusos e nunca caíu! _pol_
Calma e boa bricolage.
Abraço ;)
-
Obrigado pela ajuda o meu foi o do lado direito,
Penso que a 1ª solução é possível se conseguir tirar os outros 2 parafusos e o cromado a ver se arrisco...
se não, vou para a 2ª mas levo a um amigo que tem mais habilidade que eu para estas coisas.
-
Também me aconteceu o mesmo...... nova rosca foi a solução
Abraço
-
Hoje por curiosidade passei na oficina onde a comprei para ver a opinião deles, segundo o "Catalogo de peças" aquilo não são parafusos mas sim pertos soldados a panela e depois leva as porcas de "mama", a solução passa por soldar um novo perto :S e fica a volta de 35€ / 40€ pela hora de trabalho..
-
Aqui fica o link para foto
http://imageshack.us/photo/my-images/337/pict5079.jpg/ (http://imageshack.us/photo/my-images/337/pict5079.jpg/)
-
Hoje por curiosidade passei na oficina onde a comprei para ver a opinião deles, segundo o "Catalogo de peças" aquilo não são parafusos mas sim pertos soldados a panela e depois leva as porcas de "mama", a solução passa por soldar um novo perto :S e fica a volta de 35€ / 40€ pela hora de trabalho..
Se não são parafusos então qual a utilidade de lhes dar aspeto disso? É para o pessoal partir e depois gastar dinheiro na reparação?
fica a volta de 35€ / 40€ pela hora de trabalho..
Epá, arranja um enfermeiro. Ouvi dizer que trabalham a 3,98€ à hora... _martelada_
-
Bem eu sugiro outra situação (um pouco mais dispendiosa claro)... uma vez que querias um novo cantar na tua moto, o que podes fazer é simplesmente trocar o escape...
A Akrapovic faz escapes para a GTS 125 (se não estou em erro...), mas tambem ha outras marcas... Arrow, LeoVince, Devil... etc etc...
Ficas com um look melhorado, com um melhor som e com uma performance ligeiramente superior... e acabam-se os problemas com os parafusos ;D
-
Viva!
Aqui fica o link para foto
http://imageshack.us/photo/my-images/337/pict5079.jpg/ (http://imageshack.us/photo/my-images/337/pict5079.jpg/)
O parafuso que partiu na Zulmira foi o parafuso que segura o escape ao quadro!
O escape da Zulmira não tem esses parafusos...
Abraço ;)
-
para já apertei bem os outros 2 e anda assim não faz barulho... quando houver T€mpo logo vejo a melhor solução.