Geral => Assuntos Diversos => Legislação e Organismos Públicos => Tópico iniciado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:28

Título: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:28
Caros,

Este tópico é para discussão de perguntas relacionadas com o módulo "Constituintes do Veiculo" da carta de moto.
Tal como eu, coloquem aqui as perguntas que tem dúvidas sobre este módulo.

Pfv, quando quizerem responder, façam "Citar" na pergunta.

Obrigado.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:28
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


A minha resposta seria a c)
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:30
O conjunto de transmissão de um motociclo é formado por:
a) Uma corrente, uma cremalheira e um carreto.
b) Uma corrente, uma cremalheira e uma roda.
c) Uma corrente, uma roda e um veio.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:33
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:34
Regra geral, nos motociclos com sistema de travagem hidráulico, a regulação da eficácia de travagem deve ser feita pelo condutor.
a) A afirmação é falsa.
b) A afirmação é verdadeira.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 15 de Março de 2012, 23:35
Se, em andamento, se acender a luz do óleo no painel de instrumentos, o motociclista deve:
a) Parar o mais depressa possível o motociclo e o motor.
b) Parar o motor e, logo que possível, parar o motociclo.
c) Reduzir a velocidade e parar na próxima área de serviço.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: JGarcia em 16 de Março de 2012, 14:48
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.

Para mim é A, 2 molas
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: Jsantos em 16 de Março de 2012, 15:20
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


Corrrecto: c
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: RRufino em 16 de Março de 2012, 15:22
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.



O software dos testes da escola diz que a certa é a C.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: Jsantos em 16 de Março de 2012, 15:24
O conjunto de transmissão de um motociclo é formado por:
a) Uma corrente, uma cremalheira e um carreto.
b) Uma corrente, uma cremalheira e uma roda.
c) Uma corrente, uma roda e um veio.


Correcto a)   
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: Ferro em 18 de Março de 2012, 19:45
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


A resposta correta deve ser a a). Apesar da maioria das motas possuir maior pressão no pneu traseiro, não é sempre assim. Por exemplo a Goldwing recomenda 250 kPa em ambos os pneus.

O conjunto de transmissão de um motociclo é formado por:
a) Uma corrente, uma cremalheira e um carreto.
b) Uma corrente, uma cremalheira e uma roda.
c) Uma corrente, uma roda e um veio.

Voto na a). Mas só é verdade em alguns casos... por exemplo as scooters não possuem nenhum destes elementos.

Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.

Voto na b). Penso que a maioria dos motociclos possui 2 molas. _pensador_

Regra geral, nos motociclos com sistema de travagem hidráulico, a regulação da eficácia de travagem deve ser feita pelo condutor.
a) A afirmação é falsa.
b) A afirmação é verdadeira.


Voto na a). O condutor não é técnico especializado em travões...

Se, em andamento, se acender a luz do óleo no painel de instrumentos, o motociclista deve:
a) Parar o mais depressa possível o motociclo e o motor.
b) Parar o motor e, logo que possível, parar o motociclo.
c) Reduzir a velocidade e parar na próxima área de serviço.

Voto a).
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: RRufino em 27 de Março de 2012, 22:11
Se, em andamento, se acender a luz do óleo no painel de instrumentos, o motociclista deve:
a) Parar o mais depressa possível o motociclo e o motor.
b) Parar o motor e, logo que possível, parar o motociclo.
c) Reduzir a velocidade e parar na próxima área de serviço.


A minha resposta seria a a) contudo já tenho visto quem responde b)


A resposta correcta nos testes da escola é a b).
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 08 de Abril de 2012, 23:18
1) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veiculo
2) É sempre igual nos dois pneumáticos
3) É sempre maior no pneumático de trás

Companheiros, esta questão coloca-me duvidas entre a resposta 1) e 3).
Se algum de voces tiver um caso em que a pressão seja igual nos dois pneus que me diga porque tenho muitas duvidas na palavra "sempre" da resposta 3)

Obrigado.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: Ferro em 08 de Abril de 2012, 23:32
Já tinha respondido anteriormente que no caso da Goldwing são recomendados 250 kPa em ambos os pneus.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 10 de Abril de 2012, 10:45
Nos motociclos o nível de oleo do motor é normalmente controlado:
a) Apenas através de uma vareta de nível;
b) Através de um visor ou de uma vareta de nível;
c) Através de uma lampada no painel de instrumentos;

A minha resposta é b) mas tenho dúvidas entre a b) e a a).
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: RRufino em 10 de Abril de 2012, 11:02
Nos motociclos o nível de oleo do motor é normalmente controlado:
a) Apenas através de uma vareta de nível;
b) Através de um visor ou de uma vareta de nível;
c) Através de uma lampada no painel de instrumentos;

A minha resposta é b) mas tenho dúvidas entre a b) e a a).


É a b, sem dúvidas e comprovado em exame para efeitos de estudo.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: Ferro em 10 de Abril de 2012, 23:42
Sim é b) _pol_
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: KFBRITO em 11 de Abril de 2012, 22:26
Boa Noite, alguém me pode ajudar nesta:

A regulação da pré-carga da mola consiste:

A-Em fazer rodar o aro no 'sem-fim' que fixa a mola à estrutura do amortecedor e dispositivo de regulação.
B-Em fazer rodar o conjunto mola /amortecedor em determinado sentido, obtendo-se assim o efeito desejado.
C-Numa operação a executar unicamente durante o processo de fabrico.

A resposta que me dá certa é a A, mas pergunto porque já me apareceu certo a B, na escola dá-me certa a A.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: KFBRITO em 11 de Abril de 2012, 23:10
E mais 2 perguntas, quem me soubesse ajudar era bom ;))
A regulação dos espelhos retrovisores devem ser ajustados afim de:

A-Ver quase na totalidade o campo visual(...)
B-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, dispensando assim ver o ângulo morto.
C-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, mas não dispensado ver o ângulo morto.

Em muitos teste só aceita a A, mas já me aceitou a que costumo por a resposta C.

Em motociclo equipados com motor a 2 tempo, deve ser utilizada gasolina mistura.
A-Verdadeiro
B-Falso

Na net deu-me bem a A, ( a que eu metia) nas escola e em outros testes é sempre a B, mas penso que seja A, pois motor a 2 tempos utiliza gasolina mistura, além de que pode conter carter para óleo, mas nos de 4 tempos o óleo é sempre posto à parte, ajudem nestas 2 perguntas se faz favor.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: TiagoMDias em 12 de Abril de 2012, 20:21
E mais 2 perguntas, quem me soubesse ajudar era bom ;))
A regulação dos espelhos retrovisores devem ser ajustados afim de:

A-Ver quase na totalidade o campo visual(...)
B-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, dispensando assim ver o ângulo morto.
C-Regular afim de ver o trânsito da retaguarda, mas não dispensado ver o ângulo morto.

Em muitos teste só aceita a A, mas já me aceitou a que costumo por a resposta C.

Em motociclo equipados com motor a 2 tempo, deve ser utilizada gasolina mistura.
A-Verdadeiro
B-Falso

Na net deu-me bem a A, ( a que eu metia) nas escola e em outros testes é sempre a B, mas penso que seja A, pois motor a 2 tempos utiliza gasolina mistura, além de que pode conter carter para óleo, mas nos de 4 tempos o óleo é sempre posto à parte, ajudem nestas 2 perguntas se faz favor.

Meu caro,

Primeira é a resposta c)
Segunda é a resposta a)
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: KFBRITO em 12 de Abril de 2012, 20:40
Boas Tiago, envia-me lá aqueles documentos que disseste, que foi por onde estudaste para o exame se faz favor,o e-mail é:
f.zio@hotmail.com
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: RRufino em 12 de Abril de 2012, 22:05
Boa Noite, alguém me pode ajudar nesta:

A regulação da pré-carga da mola consiste:

A-Em fazer rodar o aro no 'sem-fim' que fixa a mola à estrutura do amortecedor e dispositivo de regulação.
B-Em fazer rodar o conjunto mola /amortecedor em determinado sentido, obtendo-se assim o efeito desejado.
C-Numa operação a executar unicamente durante o processo de fabrico.

A resposta que me dá certa é a A, mas pergunto porque já me apareceu certo a B, na escola dá-me certa a A.


Resposta certa -> A.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: KFBRITO em 12 de Abril de 2012, 22:12
Obrigado, sim essa já tinha confirmado com o instrutor.
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: KFBRITO em 12 de Abril de 2012, 23:29
Os sistemas de fecho dos capacetes de protecção
oferecem todos os mesmos níveis de segurança?

Não.
 Sim, desde que sejam bem utilizados.
 Sim.

Os veículos de duas rodas tornam-se mais silenciosos
em andamento quando:

O condutor usa o capacete integral.
 O sistema de transmissão é por correia.
 Os pneus se encontram com a pressão indicada.

Na correcção estão B-A
Mas acho que é A-B
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: RRufino em 14 de Abril de 2012, 18:24
Os sistemas de fecho dos capacetes de protecção
oferecem todos os mesmos níveis de segurança?

Não.
 Sim, desde que sejam bem utilizados.
 Sim.



http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10638.msg132948#msg132948 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=10638.msg132948#msg132948)
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: RRufino em 16 de Abril de 2012, 22:08

Os veículos de duas rodas tornam-se mais silenciosos
em andamento quando:

a) O condutor usa o capacete integral.
b) O sistema de transmissão é por correia.
c) Os pneus se encontram com a pressão indicada.

Segundo a segurança rodoviária -> B
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: morsee em 13 de Agosto de 2013, 23:02
Boas pessoal,

Será que alguém me consegue tirar a seguinte dúvida, que anda às voltas na minha cabeça.
Qual a cor da luz de cruzamento nos motociclos?

Nos livros de código, e nos testes de software: Alves Costa e Segurança Rodoviária, dão sempre como resposta que a cor só pode ser Branca. No entanto consultando a Portaria 851/94 de 22 de Setembro diz que pode ser Branca ou Amarela.

Será que existe uma legislação mais recente, ou as correcções estão erradas?

Obrigado

Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: interceptor em 13 de Agosto de 2013, 23:48
De acordo com o manual da escola de condução a luz de cruzamento deve ser branca no entanto em alguns testes que fiz a resposta certa era branca ou amarela...
Título: Re: IMTT - Constituintes do Veiculo
Enviado por: Manhas em 14 de Agosto de 2013, 09:07
Independentemente do resultado dos testes, estou convencido que o Código da Estrada refere que as luzes de cruzamento podem ser brancas ou amarelas.