Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: veiga em 07 de Abril de 2010, 22:08

Título: Red Line
Enviado por: veiga em 07 de Abril de 2010, 22:08
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg405.imageshack.us%2Fimg405%2F6785%2Fmotorgts300i.jpg&hash=3e25aad56902f245661b63decd8be42b87d6a721)[/URL]
Motor da Sym GTS 300i Evo



Pois é amigos, este é um assunto muito importante.

Tenho verificado, tanto aqui no Clube, como em conversas com pessoas que têm scooters 125, nomeadamente as GTS, que é hábito andarem no red-line. Isto acontece principalmente quando circulam em vias rápidas.
Mas o que muitos não sabem é que assim estão simplesmente a dar cabo dos motores das vossas motos.
O red-line existe, para não ser atingido! Indica-nos que a rotação do motor já ultrapassou os limites e que estão a estragar!

Um conselho, deixem pelo menos uma margem de 1000 rotações! Não andem sempre a fundo! Ao deixar uma certa margem de rotação, só estão a poupar motor!

Compreendo que as 125 andam pouco e ainda percebo melhor quando falamos das GTS. Como tem um corpo que suporta facilmente um motor de 250 ou 300 cc (como a minha) é lógico que com um motor de 125, exista muita moto para pouco motor. A circularem no limite do motor 125, sentem-se seguros pois o comportamento da moto é muito seguro e "pede mais".

No entanto pensem no seguinte:

Acham que o vosso carro aguentaria se andassem sempre com o motor em red-line? Pois é....é a mesma coisa! Não são os motores dos carros que são mais resistentes. São sim é menos rotativos e por isso menos sujeitos a esforços. Por exemplo um motor de competição que anda sempre em altas rotações tem de ser revisto (aberto e substituição das peças principais) de poucos em pouco kms.
Veja-se o caso dos motores das motos de cross/enduro, que têm de ser abertos de X em X horas! E isso porquê? Altas rotações, sujeitos a enormes esforços, pois andam quase sempre nas rotações máximas e claro, o desgaste é enorme!!!

Por isso companheiros, se não querem ter problemas nas vossas motinhas, toca a dar pelo menos mil rotações de margem. Não quer dizer que muito de vez em quando ( eu também o faço! :P ) se entre no red-line, mas....muito de vez em quando.

Eu, em relação a este tema, tenho um truque. No conta-rotações da GTS 300, o red-line começa às 8 mil rpm. Ora, eu sei que o  motor corta às 8,500. Sabendo isto então imagino que o red-line começa não às 8 mil, mas sim às sete mil. Ou seja, estou sempre a dar uma margem de 1000 rotações até entrada no red-line o que equivale a 1500 rpm até ao corte do motor.

Resumindo, estou a poupar o motor!

Pensem nisto! _pol_
Título: Re: Red Line
Enviado por: Ferro em 07 de Abril de 2010, 22:25
Bom tópico Veiga  _palmas_


Já tinha pensado várias vezes neste assunto pois ando praticamente sempre no red line da minha GTS... realmente tenho que ter mais cuidado... _corado_
Título: Re: Red Line
Enviado por: sepossivel em 07 de Abril de 2010, 22:47
 _palmas_ _palmas_ _palmas_  eu sempre que lá chego penso nisso, no entanto 3 km mais ha frente ja ela se encontra novamente no redline....
Quanto a mim isso parece um mito, se se corre o risco de danificar o motor, acredito que os construtores rapidamente contornam esse problema.
Eu se fosse construtor, sabendo que o motor na linha vermelha vai num esforço que corre riscos , antecipo a chegada ao meu limite e fica tudo tranquilo.
Dou um exemplo :
Se a moto na sua velocidade cruzeiro vai a 10 000 rpm , eu como  construtor sabendo que isso reduz o tempo de vida do motor, basta redir esse redline para 8 000 rpm, hipoteticamente.
Creio que aqui ninguém faz 200, 300 km sempre em redline, se ela não podem la chegar, creio que muitas já teriam ficado pelo caminho.
è a minha opinião, tirem partido da moto. Fazer 100 km diários em redline não será por aí.
Agora quanto a esticá-la logo a frio isso não acho muito bom, mas depois de aquecer é fogo há peça 
Título: Re: Red Line
Enviado por: Paulo Varela em 07 de Abril de 2010, 23:07
Bem visto Veiga e excelente Tópico.
Eu na X-Max não tenho conta rotações e tento ao máximo "sentir" que está em esforço...
E alivio um pouco o acelerador...
Título: Re: Red Line
Enviado por: veiga em 07 de Abril de 2010, 23:27
Bem visto Veiga e excelente Tópico.
Eu na X-Max não tenho conta rotações e tento ao máximo "sentir" que está em esforço...
E alivio um pouco o acelerador...

 _pol_ nas scooters  sem conta-rotações essa é a atitude que se deve ter! _pol_

No poupar é que está o ganho, lá diz o povinho....
Título: Re: Red Line
Enviado por: Tourister em 08 de Abril de 2010, 00:22
Companheiro Veiga,

Muitos parabéns pelo tópico.
 _pt_
 

Título: Re: Red Line
Enviado por: ZEV em 08 de Abril de 2010, 01:00
Nos carros, regra geral, o red line fica 500rpm antes do máximo de rotações, e 1000rpm antes do ponto de rotura...


O q o sepossivel disse faz todo o sentido.
Título: Re: Red Line
Enviado por: veiga em 08 de Abril de 2010, 10:21
Nos carros, regra geral, o red line fica 500rpm antes do máximo de rotações, e 1000rpm antes do ponto de rotura...


O q o sepossivel disse faz todo o sentido.

claro que faz sentido, afinal de contas as oficinas precisam de ganhar dinheiro! _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Red Line
Enviado por: ZeLuz em 08 de Abril de 2010, 11:05
...
No conta-rotações da GTS 300, o red-line começa às 8 mil rpm. Ora, eu sei que o  motor corta às 8,500. Sabendo isto então imagino que o red-line começa não às 8 mil, mas sim às sete mil. Ou seja, estou sempre a dar uma margem de 1000 rotações até entrada no red-line o que equivale a 1500 rpm até ao corte do motor.

Na 125 o red-line começa nas 9.000 rpm, já toquei no limite das 10.000 rpm e nunca senti qualquer corte...  _pensador_

Raramente toco no red-line, por norma no máximo ando nas 8.000/8.500 rpm... e realmente, mesmo que nos obriguemos a alguma contenção, a GTS puxa por velocidades mais elevadas dado a sua envergadura e estabilidade... o que faz com que se note algum esforço extra do motor...  scooter_

Sem dúvida que a médio-curto prazo a opção 300 vai ser uma certeza...  _Rolley_
Título: Re: Red Line
Enviado por: Ferro em 08 de Abril de 2010, 11:10
Na 125 o red-line começa nas 9.000 rpm, já toquei no limite das 10.000 rpm e nunca senti qualquer corte...


A tua mota tem carburador, logo não corta. Só o formato injecção electrónica permite a gestão e o corte por segurança. Penso eu de que...
Título: Re: Red Line
Enviado por: fozzie em 08 de Abril de 2010, 12:26

A tua mota tem carburador, logo não corta. Só o formato injecção electrónica permite a gestão e o corte por segurança. Penso eu de que...

Eu sinto o corte (redução) cerca das 9750 RPM, que faz com que a rotação 'desça' obrigatoriamente para as 9000 RPM.

É de carburador e faz o 'corte'.

Agora, dificil dificil é tentar não chegar tantas vezes a essa rotação de corte, pois é que não custa muito.

O pessoal da MigTec já havia 'insinuado' o facto das Scooters de menor cilindrada (leia-se 125 CC) andarem sempre no máximo e durante muito tempo seguido, o que é manifestamente prejudicial ao motor a medio/longo prazo.
Título: Re: Red Line
Enviado por: sepossivel em 08 de Abril de 2010, 13:04
Eu sinto o corte (redução) cerca das 9750 RPM, que faz com que a rotação 'desça' obrigatoriamente para as 9000 RPM.
É de carburador e faz o 'corte'.

Agora, dificil dificil é tentar não chegar tantas vezes a essa rotação de corte, pois é que não custa muito.

O pessoal da MigTec já havia 'insinuado' o facto das Scooters de menor cilindrada (leia-se 125 CC) andarem sempre no máximo e durante muito tempo seguido, o que é manifestamente prejudicial ao motor a medio/longo prazo.




Eu sempre senti esse corte, embora haja quem diga que carburador não corta, eu sempre o senti. Senti na 125 cc e sinto agora na 400 cc.
Relativamente há moto estar sempre no redline, eu se fosse construtor, acautelaria essa situação, será quem os senhores que desenvolveram as scooters nunca chegaram a essa conclusão?  _Rolley_
Estou a ver que vou ter de lhes vender consultadoria... _lol_
Senhores em toda a vida vi motos sem conta rotações, e sempre andaram, algumas ainda andam. Se as 125cc  atingem facilmente o redline, o que será de se dizer de uma 50 cc que muitas vezes não possuem esse mostrador? Obviamente que um regime alto não se deve manter durante muito tempo, mas isso é em qualquer equipamento mecânico, seja uma scooter, um automóvel, um aspirador, uma varinha magica, ou um simples berbequim.


The sky is the limit, e mesmo para la chegares são acauteladas metas e ferramentas especificas para la ires.  _rir_  Achei que ficava bem o comentário  _lool_  
Título: Re: Red Line
Enviado por: cristina em 08 de Abril de 2010, 22:59
Se as 125cc  atingem facilmente o redline, o que será de se dizer de uma 50 cc que muitas vezes não possuem esse mostrador?

Eu não entendo mesmo nada deste assunto, mas a minha  target e a keeway da minha filha funcionam em modo "on-off" ou seja, ou estão paradas ou com o punho totalmente enrolado, e a da filhota, ainda só tem cerca de 6.000 km mas a target vendi-a com 37.000  _pensador_

Nenhuma delas tem conta rotações, e mesmo que tivessem,...  _corado_

São é ambas a 2 tempos, e não sei se isso fará diferença  _pensador_
Título: Re: Red Line
Enviado por: kota em 08 de Abril de 2010, 23:18
A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, será que é por ir a pouco mais de meio punho? É que nunca consigo enrolar punho na totalidade.
Isto de cortar em Red line é super fixe, senão a máquina ainda ganhava Asas  _lol_    _careta_
Título: Re: Red Line
Enviado por: ahlagos em 09 de Abril de 2010, 00:25
Optimo tópico Veiga, _pol_
É exactamente como dizes, andar na red line (ou muito perto), não dá saude a nenhum motor!
Aliás, o problema de atingir a red line (numa condução normal) pôe-se normalmente em motores de baixa cilindrada.Por isso os motores de maior cilindrada (topos da gama), são muito mais duráveis, já que atingem a mesma velocidade num regime a menores rotações. Também quanto menos rotativo for um motor, mais durável se torna.
Título: Re: Red Line
Enviado por: kota em 10 de Abril de 2010, 15:40
Citar
sepossível:
Eu se fosse construtor, sabendo que o motor na linha vermelha vai num esforço que corre riscos , antecipo a chegada ao meu limite e fica tudo tranquilo.
Dou um exemplo :
Se a moto na sua velocidade cruzeiro vai a 10 000 rpm , eu como  construtor sabendo que isso reduz o tempo de vida do motor, basta redir esse redline para 8 000 rpm, hipoteticamente.
Creio que aqui ninguém faz 200, 300 km sempre em redline, se ela não podem la chegar, creio que muitas já teriam ficado pelo caminho.
è a minha opinião, tirem partido da moto. Fazer 100 km diários em redline não será por aí.
Agora quanto a esticá-la logo a frio isso não acho muito bom, mas depois de aquecer é fogo há peça

 
Citar
A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, ... ganhava Asas  (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/Smileys/akyhne/2funny.gif) 

 
É claro que este meu post, foi uma maneira + - cómica de mostrar que não concordo com o companheiro sepossível.
 
 
Companheiro Daniel: porque será que os construtores, pintam num conta rotações, uma zona vermelha?
Sempre que atingi e só por muito pouco tempo (nas várias MaxiScooters que possuí) a red line, ia em excesso de velocidade (Sei que nas outras Motos "não automáticas" essa zona atinge-se até em ponto morto.
Em minha opinião, o recurso constante e abusador da red line, é característica dos distraídos, "perigosos na estrada" ou ainda dos "Peneirentos". Todo mundo das motos, sabe que não se deve abusar dessa zona, embora caiba a cada um, a livre vontade de utilizar a sua máquina conforme mais lhe agrada, desde que cumpra o código da estrada e não incomode o próximo.
 
Um AbraçoKota
 
 
Título: Re: Red Line
Enviado por: sepossivel em 10 de Abril de 2010, 15:52
eu cumpro com o código da estrada, sempre na companhia do nosso companheiro Kota, nunca ultrapasso os limites de velocidade 120 km/h
Título: Re: Red Line
Enviado por: kota em 11 de Abril de 2010, 22:27
Adivinhem quem (hoje, na marina de Oeiras) foi eleito o "Mister Red Line"?  _lol_ _lol_
Título: Re: Red Line
Enviado por: RazoR em 14 de Maio de 2010, 10:14
E tem 10km/h de erro. A 150 marcados vai a 140 reais
Título: Re: Red Line
Enviado por: daniel em 29 de Junho de 2010, 00:16
Gostaria que me informassem a que rotação vai a Sym GTS 125 Evo a 90 km/h e qual o máximo da rotação.
Estou a notar que a mota chega muito facilmente as 8000 rpm, ou seja, a 60kms/h já vai nos 7200rpm em terreno plano. Quando vejo pessoal a dizer que não passam das 7000 rpm nos primeiros 1000 kms fico a pensar se andam sempre até aos 60 kms/h. Estou a ficar maluco com isto   _martelada_
Título: Re: Red Line
Enviado por: CCM em 29 de Junho de 2010, 12:02
Viva Daniel,
 
Quando comprei a minha disseram-me para esquecer as rotações, exactamente pelo que dizes. É um motor muito rotativo e só a partir das 7000rpm é que tem alguma alma! O pior é que o red line chega às 9000rpm (acho eu  _corado_ ), pelo que temos 2000rpm de margem....
 
Disseram-me para não passar dos 100km/h e não fazer acelarações bruscas, ou seja, circular normalmente mas com suavidade.
 
Abraço ;)
Título: Re: Red Line
Enviado por: daniel em 29 de Junho de 2010, 18:38
Viva, obrigado pelas respostas. Vou ver se me esqueço disso enquanto ando de mota, porque tenho andado somente a 60/70 kms/h porque rapidamente chegava as 8000 rpm  _confuso_ .
Outra coisa que me está a por de alguma forma irritado é o ponteiro das rotações fazer o check up ( leitura ) só quando lhe apetece, ora faz ora não faz . Tenho que a levar ao concessionário onde a comprei mas até tenho medo que ainda façam pior, isto porque é um problema um bocado complexo e talvez não tenham os conhecimentos necessários para o caso, quando se trata de electrónica fico com receio de entregar a qualquer um, mas como está na garantia tem mesmo que ser.
De resto estou muito contente com a mota, 10 dias já com 450 kms, velocidade máxima atingida 100 kms/h durante poucos segundos devido ao facto de estar um pouco de vento e sentir a mota algo instável e dificil de manter essa velocidade.
Abraços e Viva  _pt_   
Título: Re: Red Line
Enviado por: nunompires em 01 de Julho de 2010, 22:02
Viva, obrigado pelas respostas. Vou ver se me esqueço disso enquanto ando de mota, porque tenho andado somente a 60/70 kms/h porque rapidamente chegava as 8000 rpm  _confuso_ .
Outra coisa que me está a por de alguma forma irritado é o ponteiro das rotações fazer o check up ( leitura ) só quando lhe apetece, ora faz ora não faz . Tenho que a levar ao concessionário onde a comprei mas até tenho medo que ainda façam pior, isto porque é um problema um bocado complexo e talvez não tenham os conhecimentos necessários para o caso, quando se trata de electrónica fico com receio de entregar a qualquer um, mas como está na garantia tem mesmo que ser.
De resto estou muito contente com a mota, 10 dias já com 450 kms, velocidade máxima atingida 100 kms/h durante poucos segundos devido ao facto de estar um pouco de vento e sentir a mota algo instável e dificil de manter essa velocidade.
Abraços e Viva  _pt_

Isso do conta rotações so pode ser uma coisa, manometros no buraco, a gts 125 tem pouca electronica, nem injecção tem, por isso nao faz check up ao EFI., logo isso e mudar de certeza os manometros. e sim faz uso da garantia....
Título: Re: Red Line
Enviado por: daniel em 01 de Julho de 2010, 23:08
Isso do conta rotações so pode ser uma coisa, manometros no buraco, a gts 125 tem pouca electronica, nem injecção tem, por isso nao faz check up ao EFI., logo isso e mudar de certeza os manometros. e sim faz uso da garantia....

Amanha farei um video para vos mostrar o que acontece com o ponteiro, ora fica nos 1000 rpm ora fica nas 2000 rpm, não fazendo o percurso completo do check up.  :-?
Título: Re: Red Line
Enviado por: daniel em 02 de Julho de 2010, 19:25
Cá está o problema, agora em video, para verem o que se passa com o manometro das rotações  _confuso_

Sym gts 125 evo problem (http://www.youtube.com/watch?v=bvvVo6FdDoA#)
Título: Re: Red Line
Enviado por: marcochpbloco em 23 de Outubro de 2010, 12:33
Já conseguiste resolver este problema? Tiveste de substituir algum componente?
Título: Re: Red Line
Enviado por: Pedrinha em 03 de Maio de 2013, 12:59
A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, será que é por ir a pouco mais de meio punho? É que nunca consigo enrolar punho na totalidade.
Isto de cortar em Red line é super fixe, senão a máquina ainda ganhava Asas  _lol_    _careta_
_confuso_ _confuso_ _confuso_
ando de olho numa cyticom 300!!! _Rolley_ _pensador_ _Rolley_ _pensador_ :-? :-? :-?
a motoreta é a cyti.....???
170  _palmas_ _palmas_ _palmas_
fiquei com uma ideia que para chegar aos 130/140 tinha de ser toda espremida
era o unico contra que me fez pensar 180Kgs pa 23cv. _pensador_ _pensador_ _pensador_
fala-me dela? _reg_
para o frio, chuva, mosquitos? porteção verão/inverno _pol_ _thumbdown_
consumo no para e arranca, em estrada nacional 110/120, vento contra? _pol_ _thumbdown_
gozo no arranque, em viagem nas nacionais _pol_ _thumbdown_
problemas??? defeitos?  _martelada_ _mau_
enfim tudo scooter_ scooter_ scooter_

como é uma pessoa que já teve outras  scooter_ scooter_ scooter_
tem uma ideia se vale a pena trocar a minha scooter_ jante 10
e deixar o latinhas para passeios em familia.

um abraço e obrigado
Título: Re: Red Line
Enviado por: Mercurio em 26 de Outubro de 2015, 10:17
O red-line existe, para não ser atingido! Indica-nos que a rotação do motor já ultrapassou os limites e que estão a estragar!

Ahhh, não.
Há um limitador que não deixa as rotações subirem para lá "dos limites".
Quando aceleras e a rotação sobe, a potência e binário aumentam também mas não de forma linear.
Há um ponto de potência máximo que nunca corresponde ao limite da rotação.
Por isso pode-se, por exemplo, ter 10 CV disponíveis às 4000 rpm, 20 CV às 6000 rpm e... 15 CV às 8000.
Claramente, há uma zona de funcionamento do motor que não interessa utilizar: tem-se mais consumo e menos potência.
Isso é a zona vermelha do conta-rotações que corresponde à zona definida pelo fabricante a evitar. Não é exactamente o ponto onde a potência começa a cair mas é o ponto em que o fabricante desaconselha o uso prolongado.
Porque existe então essa zona de funcionamento?
Para situações esporádicas como ultrapassagens em que se necessita algo mais de velocidade.

De longe, o factor mais importante para garantir a longevidade de qualquer motor é deixa-lo aquecer antes de lhe "dar gás".
Isto é particularmente importante nas scooters que por não terem caixa manual não é possível circular com baixas rotações até o motor aquecer.

Por isso, já sabem: quando chegarem ao pé da scooter a 1ª coisa a fazer é por o motor em funcionamento e depois calçar as luvas, por o capacete, etc. .

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motorcycle-usa.com%2Fphotogallerys%2FYZ125_250F_torque_comparro.jpg&hash=08788b5999a84e4005090446afa8c27d94cc87e3)

Título: Re: Red Line
Enviado por: FARMOBOY83 em 26 de Outubro de 2015, 15:09
Tanta discussão acerca do redline. O que é preciso é bom senso e no caso da minha scooter a Honda oferece bom senso aos utilizadores porque ninguém gosta de ir a 150kmh em constantes solavancos devido ao corte de injeção por isso toca a andar mais devagar. Acham mesmo que um motor é desenhado para andar sempre no máximo permitido pelo fabricante? Até pode aguentar muitos milhares de quilómetros mas definitivamente menos do que se for razoavelmente bem tratado. Um fabricante tenta retirar o máximo da dimensão do bloco, afinal os números da potência contam para as vendas e o tamanho dos motores é limitado. Uma 125 com 15cv tem mais potência por unidade cúbica que uma 1200 com 100cv e como tal em teoria é um motor mais sujeito a stress. Quanto a aquecer o motor antes de arrancar sou obrigado na bandit caso contrário arrisco a que vá abaixo nos primeiros metros mas na scooter nem pensar! era só o que me faltava ter de esperar 5 minutos antes de sair da garagem quando a viagem muitas vezes demora menos. O próprio manual das motas e carros com injeção eletrónica dizem para arrancar a frio e apenas não elevar demasiado as rotações nos primeiros quilómetros. No caso da scooter como nem sequer conta rotações tem apenas tenho o cuidado de progredir 20 a 30% de acelerador nos primeiros minutos e depois é seguir. Já leva 35000km sem qualquer problema  e muitos de viagens curtas que em teoria não dão tanta saúde aos motores.
Título: Re: Red Line
Enviado por: moto2cool em 26 de Outubro de 2015, 16:08
Normalmente sento-me na pcx preparado para a viagem, ligo o motor e deixo-o funcionar enquanto calço as luvas calmamente, cerca de 1 min, e sigo viagem sem grandes acelerações nos primeiros 2-4 minutos. O minuto de aquecimento acho que é o necessário para o óleo ganhar fluidez necessário para fazer a sua função inicial, os 2-4 minutos são para que ele aqueça para garantir a melhor lubrificação. ( No carro faço o mesmo, sem a parte  calçar luvas  _lol_ )
Título: Re: Red Line
Enviado por: pmjgomes em 26 de Outubro de 2015, 16:14
Normalmente sento-me na pcx preparado para a viagem, ligo o motor e deixo-o funcionar enquanto calço as luvas calmamente, cerca de 1 min, e sigo viagem sem grandes acelerações nos primeiros 2-4 minutos. O minuto de aquecimento acho que é o necessário para o óleo ganhar fluidez necessário para fazer a sua função inicial, os 2-4 minutos são para que ele aqueça para garantir a melhor lubrificação. ( No carro faço o mesmo, sem a parte  calçar luvas  _lol_ )

Faço exatamente o mesmo na minha sym  _convivio_
Título: Re: Red Line
Enviado por: Mercurio em 26 de Outubro de 2015, 17:16
Normalmente sento-me na pcx preparado para a viagem, ligo o motor e deixo-o funcionar enquanto calço as luvas calmamente, cerca de 1 min, e sigo viagem sem grandes acelerações nos primeiros 2-4 minutos. O minuto de aquecimento acho que é o necessário para o óleo ganhar fluidez necessário para fazer a sua função inicial, os 2-4 minutos são para que ele aqueça para garantir a melhor lubrificação. ( No carro faço o mesmo, sem a parte  calçar luvas  _lol_ )

Perfeito.
Não só o óleo tem de aquecer, o metal tem de expandir para as tolerâncias de funcionamento.
-------------------------------
Já vos aconteceu irem de carro e passarem por uma extensão de estrada cheia de água?
Lembram-se da sensação do carro parecer que não leva as rodas no chão, que vai a esquiar em cima da água?

Isso é o fenómeno normalmente conhecido como aquaplaning.

Num motor passa-se exactamente o mesmo fenómeno.
Por exemplo entre a cambota e a biela há um filme de óleo permanente onde deslizam as duas peças sem tocar uma na outra.
Para isso acontecer, a tolerância e viscosidade do óleo (ambos afectados pela temperatura do motor) têm de se encontrar num intervalo especifico.
Abusar nas rotações com o motor frio provoca a ruptura desse filme de óleo e conduz a um desgaste prematuro do motor.
 
Pronto, esta é a versão curta.
Título: Re: Red Line
Enviado por: pmjgomes em 26 de Outubro de 2015, 21:25

Perfeito.
Não só o óleo tem de aquecer, o metal tem de expandir para as tolerâncias de funcionamento.
-------------------------------
Já vos aconteceu irem de carro e passarem por uma extensão de estrada cheia de água?
Lembram-se da sensação do carro parecer que não leva as rodas no chão, que vai a esquiar em cima da água?

Isso é o fenómeno normalmente conhecido como aquaplaning.

Num motor passa-se exactamente o mesmo fenómeno.
Por exemplo entre a cambota e a biela há um filme de óleo permanente onde deslizam as duas peças sem tocar uma na outra.
Para isso acontecer, a tolerância e viscosidade do óleo (ambos afectados pela temperatura do motor) têm de se encontrar num intervalo especifico.
Abusar nas rotações com o motor frio provoca a ruptura desse filme de óleo e conduz a um desgaste prematuro do motor.
 
Pronto, esta é a versão curta.

Excelente! Obrigado pela partilha _convivio_


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Título: Re: Red Line
Enviado por: CagerOnForza em 25 de Janeiro de 2016, 22:43
Colocar um variador e fica o problema resolvido ;)


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