Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: Ferro em 05 de Março de 2010, 00:21
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Queria por a sua mota a trabalhar e descobriu que tem a bateria descarregada?
Segundo a opinião de alguns especialistas, é preferível colocar a bateria "à carga" e não dar o chamado "encosto", pois este pode provocar avarias se for mal efectuado. No entanto, nem sempre é possível esse procedimento pelo que passa a descrever algumas recomendações para um "encosto" bem sucedido.
Cuidados na preparação da ligação
Evite faíscas ou chamas na proximidade da bateria e não toque no líquido da bateria, pois contém ácido sulfúrico. Em contacto com roupa ou superfícies pintadas corrói, na pele pode causar lesões graves. Já agora, utilize protecção para os olhos, pois podem no momento do arranque soltar-se faíscas.
Outros procedimentos essenciais são não se debruçar sobre a bateria e ter a mota no descanso central.
Como fazer a ligação
Depois de cumprir as regras de segurança deverá ligar um cabo ao pólo positivo da bateria auxiliar e a outra extremidade ao pólo positivo da bateria descarregada. A bateria auxiliar que deve ter a mesma tensão (12v) e uma capacidade semelhante ou superior à da bateria do veículo ("Amperagem").
Ligue um segundo cabo ao pólo negativo da bateria auxiliar e a outra extremidade a um ponto de massa da mota. Pode ser o bloco do motor, um elemento da suspensão ou mesmo um apoio do motor.
Nunca ligue o cabo ao pólo negativo da bateria da mota e conecte o cabo à massa no ponto mais distante possível da bateria.
Depois de ligado
A mota que fornece a bateria auxiliar pode ter o motor a trabalhar e as tentativas de arranque não devem durar mais de 15 segundos com intervalos de 1 minuto, devendo os dois veículos permanecer com os motores a trabalhar durante cerca de 3 minutos com os cabos ligados.
Para evitar sobrecargas, deve ligar os faróis da mota que está com a bateria descarregada.
Depois de cumpridos todos estes procedimentos, desligue os cabos pela ordem inversa da ligação.
Motas com centralina
Nas motas com centralina é recomendável colocar a bateria descarregada "à carga" sem estar ligada aos cabos da mota. A principal razão para isto é que algumas centralinas entram em safe mode quando detectam um "encosto", para evitar avarias e depois impedem que a corrente alimente o motor.
Adaptado de: Auto Motor
Mais alguém tem sugestões? 8)
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ola boa noite entao no meu caso que tenho uma sym a injeção como faço?
se algum dia ficar apiado longe de casa tenho que lhe dar encosto com os cabos certo?
entao e o encosto nao é dado da mesma forma como se dá aos carros?
Ligar ambos os alicates dos cabos ao positivo e o mesmo ao negativo???
nunca ouvi essa de ligar uma a bateria e a outra ao carter do motor ou ha bainha da suspensão etc etc
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ola boa noite entao no meu caso que tenho uma sym a injeção como faço?
se algum dia ficar apiado longe de casa tenho que lhe dar encosto com os cabos certo?
entao e o encosto nao é dado da mesma forma como se dá aos carros?
Ligar ambos os alicates dos cabos ao positivo e o mesmo ao negativo???
nunca ouvi essa de ligar uma a bateria e a outra ao carter do motor ou ha bainha da suspensão etc etc
Boas,
também gostava de ser esclarecido nesse ponto _pensador_
Alguém que saiba as razões para tal conexão?!
Cumprimentos.
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entao e o encosto nao é dado da mesma forma como se dá aos carros?
Ligar ambos os alicates dos cabos ao positivo e o mesmo ao negativo???
nunca ouvi essa de ligar uma a bateria e a outra ao carter do motor ou ha bainha da suspensão etc etc
A forma correcta de ligar nos carros também é assim, Positivo ligado em ambas as baterias, Negativo apenas na auxiliar, a outra ponta ligada à massa.
As razões em detalhe, talvez seja melhor alguem com mais conhecimentos técnicos, eu sei porque , mas receio não conseguir explicar bem e acabar a confundir ainda mais.
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A corrente contínua circula do polo positivo para negativo, essa função de ligar á massa serve para proteger os relés e nalguns casos a centralina.
Ao ligar primeiro á massa a corrente percorre o circuito antes de chegar ao polo negativo da bateria gasta, fazendo resistência necessária á proteção.
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Vivam!
Antes de mais,achei que talvez não valesse a pena abrir novo tópico para colocar a minha duvida
pelo que, se errei,peço desculpa e solicito a um administrador,o favor de o colocar no local certo.
A minha questão é a seguinte:-
Comprei há alguns anos por ,salvo erro,750$00,sim,disse bem Escudos :)) :)) uma bateria à qual,
ainda não dei uso. Alguem sabe se após estes anos todos (+de 13), ela funciona _pensador_???
Obrigado.
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Vivam!
Antes de mais,achei que talvez não valesse a pena abrir novo tópico para colocar a minha duvida
pelo que, se errei,peço desculpa e solicito a um administrador,o favor de o colocar no local certo.
A minha questão é a seguinte:-
Comprei há alguns anos por ,salvo erro,750$00,sim,disse bem Escudos :)) :)) uma bateria à qual,
ainda não dei uso. Alguem sabe se após estes anos todos (+de 13), ela funciona _pensador_???
Obrigado.
Tudo pode acontecer....
Em principio ja nao deve aguentar nada, mesmo nao dando uso as Baterias tem validade.
Tudo tem a ver se ela tem liquido(acido) dentro, se o liquido tem força, se os elementos estao ainda "com força" de poderem gerar corrente...
É uma questao de a por a carga, para ver se ela carrega, se aguenta a "Voltagem/Amperagem"....
Se Sim, tem sorte, mas nao sei se aguenta muito tempo.
Como ja disse as baterias tambem tem "validade"
Boas curvas
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Tudo pode acontecer....
Em principio ja nao deve aguentar nada, mesmo nao dando uso as Baterias tem validade.
Tudo tem a ver se ela tem liquido(acido) dentro, se o liquido tem força, se os elementos estao ainda "com força" de poderem gerar corrente...
É uma questao de a por a carga, para ver se ela carrega, se aguenta a "Voltagem/Amperagem"....
Se Sim, tem sorte, mas nao sei se aguenta muito tempo.
Como ja disse as baterias tambem tem "validade"
Boas curvas
Não!!!!!!!!!!
A bateria é virgem,está embalada.
Eu quis colocar uma imagem e não consegui,não sei como fazer _corado_ _martelada_ _corado_ _martelada_ _corado_,eu, que já tive em tempos uma página sobre Minis,(Carro) :)) :)) porque as outras tambem as adoro.
Já agora quem ajuda na colocação das imagens?
Grato pela atenção
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Já agora quem ajuda na colocação das imagens?
Grato pela atenção
Companheiro,
Vê aqui (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=274.0).
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Obrigadão!!! :)) _pol_ _pol_
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Muito bom! _pol_
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Boas a todos !
A minha dúvida é, se eu precisar de trocar a bateria da minha mota, fazendo-o eu mesmo, basta tirar uma e colocar a outra, ou vou ficar com a mota descomandada ?
Tenho uma Suzuki Burgman 400 de 2014.
Alguém pode ajudar ?
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Companheiro,
Tiras uma e colocas a outra.
Caso a velha tenha carga, mesmo que fraca, não tem stress nenhum.
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Boas a todos !
A minha dúvida é, se eu precisar de trocar a bateria da minha mota, fazendo-o eu mesmo, basta tirar uma e colocar a outra, ou vou ficar com a mota descomandada ?
Tenho uma Suzuki Burgman 400 de 2014.
Alguém pode ajudar ?
Terás que ter em conta que as baterias agora são preparadas no momento em que se compram. Trazem um blister com a água destilada que é colocado nos elementos e tem que entrar a água toda sem derramar. Após essa operação precisa de pelo menos 8 horas para ficarem os elementos totalmente embebidos.
Pede ajuda quando comprares uma nova.
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Terás que ter em conta que as baterias agora são preparadas no momento em que se compram. Trazem um blister com a água destilada que é colocado nos elementos e tem que entrar a água toda sem derramar. Após essa operação precisa de pelo menos 8 horas para ficarem os elementos totalmente embebidos.
Pede ajuda quando comprares uma nova.
As de gel dispensam esse trabalho, já vêm preparadas de fábrica.