Geral => Equipamento => Capacetes => Tópico iniciado por: omcj em 21 de Março de 2020, 23:44
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Novas normas para os nosso capacetes
https://motorcycleonline.info/?p=14572&fbclid=IwAR1nfZsQMlSUem9ZYOxKAtVc0D71P2FmuAKP5hkjQ14NF9ssPMgJRh4QvqY
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Novas normas para os nosso capacetes
https://motorcycleonline.info/?p=14572&fbclid=IwAR1nfZsQMlSUem9ZYOxKAtVc0D71P2FmuAKP5hkjQ14NF9ssPMgJRh4QvqY
Boa partilha.
Obrigado
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Excelente partilha, um capacete mais seguro é sempre positivo.
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Boa noticia, já estava mais que na hora de atualizar.
Curioso o detalhe na notícia:
"Acessórios: O proprietário não está autorizado a modificar o capacete de acordo com suas especificações originais, enquanto os acessórios devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante. Somente os acessórios testados serão válidos e autorizados."
Será que Scala ou outros auriculares "genéricos" vão deixar de ser permitidos?
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_pol_
Grato pela partilha
Curioso o detalhe na notícia:
"Acessórios: O proprietário não está autorizado a modificar o capacete de acordo com suas especificações originais, enquanto os acessórios devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante. Somente os acessórios testados serão válidos e autorizados."
Será que Scala ou outros auriculares "genéricos" vão deixar de ser permitidos?
"O regulamento será apresentado, alterado e aprovado em junho de 2020 (dependendo de como a crise do coronavírus estiver na altura), mas só entrará em vigor três anos após a data da publicação. A partir daí, todos os capacetes à venda terão de cumprir o novo EC 22.06."
Se a aprovação demorar tanto tempo quanto a questão das inspecções, talvez já nem me apanhem na estrada... _pensador_
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Se estas mudanças, forem efectivas e colocadas em práctica, já é um grande avanço na protecção, nomeadamente as duas ultimas (em minha opinião), embora fiquem de fora algumas não menos importantes e bem conhecidas de quem regula e fabrica capacetes.... ao nível da resistência da calota, densidade do EPS e velocidade minima de embate em teste...
Que mudanças o ECE 22.06 traz para os capacetes?
. Capacetes Integrais: Estes capacetes serão testados com a viseira colocada tornando-se num só involucro.
. Capacetes modulares: Este tipo de capacete de motociclo, com a parte móvel ou removível ficando com baixa proteção, será testado com ou sem a parte instalada na posição.
. Viseiras: Ao abrir a viseira, a viseira deve rodar com um simples movimento, a viseira deve poder mover-se separadamente e terão que ser anti-reflexo. O capacete jet com viseira será testado com esse elemento na sua posição normal.
. Autocolantes refletores: Para atender aos requisitos nacionais, pode ser necessário que o capacete seja vendido já com materiais refletores. Esses materiais podem vir já colados ou ser entregues juntamente com o capacete, com as instruções adequadas de onde e como instalá-los.
. Acessórios: O proprietário não está autorizado a modificar o capacete de acordo com suas especificações originais, enquanto os acessórios devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante. Somente os acessórios testados serão válidos e autorizados.
. Teste de partículas no visor a alta velocidade: Os visores são testados batendo neles com uma bola de aço a 60 metros por segundo para verificar se não são destruídos durante o impacto. A viseira não deve partir ou se deformar, enquanto o suporte da viseira não se deve separar em 2 ou mais peças ou se não conseguir segurar a viseira na posição de fixação.
. Lesão cerebral provocada por rotação: Novo método de medir a aceleração rotacional, às vezes são causadas lesões mais graves que o próprio impacto e que ocorrem quando se está em contacto com algo e sofre golpes sucessivos. Para realizar este teste, o capacete irá cair em ângulos e velocidades específicos contra um obstáculo de betão.
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Obrigado pela partilha.
Muito bom e se for para nos proteger, tanto melhor.