Marcas de Maxiscooters => Honda => Tópico iniciado por: rikardovalente em 15 de Julho de 2020, 17:14
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Bem deixo aqui aos interessados a nova Forza 350 2020, (ainda não vi o video, mas tenho interesse neste modelo.
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Fica bonita nessa cor, e o quadrante que já era espetacular ficou ainda mais bonito.
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Virá esse modelo para a Europa? Se vier é uma posição do fabricante em estar no mercado das 300-400cc, já com alguns concorrentes de peso.
Deixará espaço para o aparecimento de uma versão 250cc
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O eu gosta! ;D
Pelo que vi no site tailandês irá estar disponível em preto, branco, azul e vermelho. Grande falha de não ter o mate que fez tanto sucesso na actual versão.
Vou estar muuuuito atento a este modelo pois é pegar em tudo o que eu gosto na minha e elevar a fasquia.
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O eu gosta! ;D
Pelo que vi no site tailandês irá estar disponível em preto, branco, azul e vermelho. Grande falha de não ter o mate que fez tanto sucesso na actual versão.
Vou estar muuuuito atento a este modelo pois é pegar em tudo o que eu gosto na minha e elevar a fasquia.
Mas estou em querer que este vermelho vivo se vai vender muito bem .
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Virá esse modelo para a Europa? Se vier é uma posição do fabricante em estar no mercado das 300-400cc, já com alguns concorrentes de peso.
Deixará espaço para o aparecimento de uma versão 250cc
Será compatível haver a 300 e a 350 no mesmo mercado?
Não me parece.
Acho que o lançamento vai estar dependente do que fizer a Yamaha. Precisa a Honda duma 350CC para combater a Xmax?
Vamos ter uma alteração gradual das 300 para as 350 em todas as marcas?
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Será compatível haver a 300 e a 350 no mesmo mercado?
Não me parece.
Acho que o lançamento vai estar dependente do que fizer a Yamaha. Precisa a Honda duma 350CC para combater a Xmax?
Vamos ter uma alteração gradual das 300 para as 350 em todas as marcas?
Não irá existir 300 e 350, não me parece fiável.
O sucesso da 350 dependerá do preço, se for igual ao muito parecido ao praticado pela 300, acredito que venderá imenso.
Entretanto deixo aqui um teste de velocidade e aceleração a nova forza 350
Quem tenha 300 me diga, pior ou melhor do que as 300 existentes?
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A 350 a ser lançada na Europa, e tudo indica que sim, não coexistirá com a 300, por razões óbvias...
o surgimento de cilindradas acima das que existem actualmente, prende-se maioritariamente com a necessidade de cumprir com o exigido pela norma Euro5, e no caso aqui falado da Forza não depende da resposta da Honda à Yamaha ou a qualquer outra marca, mas sim como resposta à norma Euro 5, até ao final do presente ano vão surgir muitas mais alterações transversais à maioria das marcas e respectivos modelos, exactamente por isso, como resposta às exigências da norma Euro5.
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Nesse vídeo, é extraordinário (e ao mesmo tempo imprudente) ter ido atrás do top-speed...e ao mesmo ter o computador de bordo a piscar com a indicação de se encontrar na reserva.
Sobre a máquina, fala-se de 30cv ou perto disso, extraídos de um bloco de 330cc.
Veremos se acaso se confirma essa subida na potência e os consumos iguais aos que tinha.
Quanto a preços, não me parece que possa ser muito distante da actual. Quanto muito 3 a 4%.
Mais que isso e talvez comece a ser "esticar a corda". _pol_
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Foi fazer um top speed a vapores de gasolina ⛽ _vinho_
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Viva
Se e quando chegar a Portugal vai ser a minha próxima compra :) :) :)
Abraços
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Será compatível haver a 300 e a 350 no mesmo mercado?
Não me parece.
Acho que o lançamento vai estar dependente do que fizer a Yamaha. Precisa a Honda duma 350CC para combater a Xmax?
Vamos ter uma alteração gradual das 300 para as 350 em todas as marcas?
Ter uma quase 300cc e outra quase 350cc parece demasiado próximo.
O que quis mencionar é que entre 125cc e próximo movimento para 350cc pode deixar espaço para um modelo intermédio.
As marcas por vezes têm propostas comerciais pouco compreensíveis.
Por ex, a yamaha Brasil comercializa atualmente a X-Max em 250 e 300cc.
Em Portugal também já tivemos a pcx 125 e 150cc em simultâneo, a última sem expressão de vendas.
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Pois as opções comerciais com cilindradas próximas não se entendem e normalmente não tem muitas vendas.
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Do que percebi, de algumas leituras, a Honda não pretende manter a 300 e a 350. A 350 virá substituir a 300.
Tenho andado a ver as scooters 300 e 400, para fazer contas à vida e pelo meio surgiram-me as notícias desta 350.
Aparentemente, a Honda consegue com este motor cumprir a norma Euro5, alargar a mota mais um pouco e ainda entregar maior binário e maior velocidade de ponta do que na 300 mas mantendo quase o mesmo consumo.
Ou seja, fica com armas para concorrer melhor com as 300 que estão no mercado e ainda - aqui só quem conhece bem as 400 poderá dizer de sua justiça - poderá piscar o olho a alguns clientes que à partida estariam inclinados para uma 400 mas que agora poderão ter uma alternativa.
Como ainda não há dados concretos (preço, velocidade máxima, binário, consumos, autonomia...) é tudo especulação.
Eu não vou comprar scooter nova, o principal objectivo sempre foi poupar nos carros e nos consumos. Mas começo a sentir demasiadas vezes que existem viagens fáceis para uma 250cc ou superior e com a GTS 125 tornam-se penosas, acabando por as fazer de carro.
Quando me decidir pela troca de cilindrada, se já existirem por cá umas "meninas" deste modelo usadas, não vou deixar de olhar com atenção.
Tendo em conta que tem rodas maiores que a minha GTS, uma das coisas que procuro, se tiver ABS (outra coisa que procuro) e um consumo pouco acima dos 3L (a minha GTS 125 está com 3,08), estará na minha lista :).
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Boas!
A acontecer o lançamento da Forza 350, será um golpe de génio do ponto de vista comercial por parte da Honda.
Mantêm a presença na cilindrada da moda, 300, por cima; e ainda põe o pé na gama das "400" - o desempenho "anunciado" não envergonha.
"Quem disse que a Honda não tem uma 400?, tem e com vantagem fiscal."
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Vamos ver , ainda parece me que x max 300 ainda consegue ter melhores prestaçoes a nivel de performance , a nivel de consumo não sei.
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Nesse vídeo, é extraordinário (e ao mesmo tempo imprudente) ter ido atrás do top-speed...e ao mesmo ter o computador de bordo a piscar com a indicação de se encontrar na reserva.
Sapiens, nada de novo no panorama "youtuber" no que às motas diz respeito.
Há muitos anos li uma, infelizmente não retive o seu autor: "Um dos sintomas da idade adulta é descobrir-se que o botão do volume também roda para a esquerda".
Estabelecendo um paralelismo com as motas: "...e quando se percebe que bem mais importante do que atingir a velocidade máxima é conhecer aquela rápida que se consegue manter em segurança".
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Vamos ver , ainda parece me que x max 300 ainda consegue ter melhores prestaçoes a nivel de performance , a nivel de consumo não sei.
O que tenho lido não desmente a impressão do davidsantos, isto é, a XMax terá maiores prestações - mas nada de extraordinário que faça com que o gosto pelo design não se sobreponha numa escolha entre as duas, penso.
A XMax 300 é uma Yamaha, e o "pedigree" desportivo faz parte dela. Aquele "ar de família" é bem evidente. E bonito - esta uma opinião pessoal, obviamente. Se bem que a scooter da Honda também o é.
O consumo é idêntico ao da Honda. É curioso, o lançamento dos novos motores de "baixa fricção" praticamente coincidiu no tempo. Para utilizar uma linguagem futebolística, há uma marcação "motor-a- motor" entre os dois gigantes japoneses.
Atenção, nunca tive a a oportunidade de comparar os dois modelos - o nosso companheiro mneves terá uma opinião bem mais informada. A ideia que tenho, sustentada pela leitura de diversas fontes, incluindo algumas de companheiros aqui do sítio, é que a suspensão das Yamaha é bem mais dura - e isso começa logo na "125".
As scooters da Honda terão menos "nervo" mas uma suspensão mais amiga das costas.
Eis um item que pode não dizer nada a muita gente. A outros, aqueles com as costas mais castigas pelo uso, diz, e muito. É por isso que mantenho o "boca de sapo" das scooters.
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O que tenho lido não desmente a impressão do davidsantos, isto é, a XMax terá maiores prestações - mas nada de extraordinário que faça com que o gosto pelo design não se sobreponha numa escolha entre as duas, penso.
A XMax 300 é uma Yamaha, e o "pedigree" desportivo faz parte dela. Aquele "ar de família" é bem evidente. E bonito - esta uma opinião pessoal, obviamente. Se bem que a scooter da Honda também o é.
O consumo é idêntico ao da Honda. É curioso, o lançamento dos novos motores de "baixa fricção" praticamente coincidiu no tempo. Para utilizar uma linguagem futebolística, há uma marcação "motor-a- motor" entre os dois gigantes japoneses.
Atenção, nunca tive a a oportunidade de comparar os dois modelos - o nosso companheiro mneves terá uma opinião bem mais informada. A ideia que tenho, sustentada pela leitura de diversas fontes, incluindo algumas de companheiros aqui do sítio, é que a suspensão das Yamaha é bem mais dura - e isso começa logo na "125".
As scooters da Honda terão menos "nervo" mas uma suspensão mais amiga das costas.
Eis um item que pode não dizer nada a muita gente. A outros, aqueles com as costas mais castigas pelo uso, diz, e muito. É por isso que mantenho o "boca de sapo" das scooters.
Na prática ja as comparei ,xmax de origem vs forza 300 origem,xmax origem vs xmax com escape ,a subir Monsanto, a descer, em reta, a xmax original tem vantagem, a subir pouco mas em reta ou a descer vai embora.
Na parte dinâmica a kymco, a Piaggio fazem bastante concorrência mas ja tem mais cc e cv.
Este upgrade da honda é bem vindo e ja algo tardio na minha opinião, isto se a marca se quer por na rivalidade no topo das 300/350,não é só ter vidro eléctrico, um belo quadrante, boa iluminação que faz uma boa scooter,é preciso motor,suspensão...
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Viva,
Para quem ainda não viu...
https://www.andardemoto.pt/moto-news/50071-honda-forza-350-chegara-em-2021/
Abraço,
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Parece que vai ser uma realidade.
Uma excelente jogada, principalmente se mantiver um preço não muito mais alto do que está e se vier com uma magnifica performance como parece prometer pelos vídeos.
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Foi apresentada na Tailândia... mas ainda com algum secretismo pela marca no revelar potência e binário.
Vamos aguardar... mas sem dúvida que é uma grande máquina... _pol_
(https://s2.glbimg.com/Jh4eaho6i9JzJtA5ATNnIPjuE_M=/0x0:2508x1672/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/E/A/h44nc2QiemZCtwBnWECA/hondaforza350-1.jpg)
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Foi apresentada na Tailândia... mas ainda com algum secretismo pela marca no revelar potência e binário.
Vamos aguardar... mas sem dúvida que é uma grande máquina... _pol_
(https://s2.glbimg.com/Jh4eaho6i9JzJtA5ATNnIPjuE_M=/0x0:2508x1672/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/E/A/h44nc2QiemZCtwBnWECA/hondaforza350-1.jpg)
Mais uma excelente cor....
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Olá Companheiros,
Hoje visitei o stand da Honda, conversei com o Sr. que é o proprietário, e falei sobre a Forza 350.
Disse me ele que a Honda não confirma a Forza 350 para Europa em 2021, mas ele suspeita que seja uma estratégia (negar a informação), pois em 2021 somente poderão ser vendidas motas Euro5, e que de toda a gama Honda existem apenas 3 motores (ou modelos, não sei ao certo) que tem motorização Euro5, o resto é Euro4.
Que a Forza 300 é Euro4 - que a Honda pode estar com medo de anunciar novas motorizações (todas Euro5) e com isso ocorrer um encalhe das unidades Euro4.
Disse-me ainda que já existem certos modelos da Honda que não estão mais disponíveis para encomenda, que a Honda não mais entregará em 2020, só em 2021 já com Euro5.
Estava com a ideia de comprar a Forza 300 em setembro, pois se tudo der certo, consigo a carta A em setembro, e posso sair da Forza 125, e ele me disse: não consigo garantir se existirá uma Forza 300 em setembro, pois a informação que existe é que a Honda teria encerrado a produção de certos modelos Euro4, para evitar o "encalhe".
Acredito que esta mudança para Euro5 em 2021, trará boas oportunidades de negócios em todas as marcas.
E eu cá fico na dúvida: compro a Forza 300 em setembro? espero até janeiro para ver se lançam a Forza 350? Mas e o preço da 350, qual será? E de certeza que a Forza 300 deixa de existir.
É isso companheiros, boas curvas, fiquem bem, saúde.
EDIT: um video da Forza 350, há detalhes interessantes:
- terá uma porta USB
- o para-brisa é maior (mais alto parece 4cm)
- novos piscas frontais, ligeira diferença
- a frente dela, zona do farol teve alteração
- outros detalhes
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Não confirmam pois assim vão vendendo as euro 4....
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E eu cá fico na dúvida: compro a Forza 300 em setembro? espero até janeiro para ver se lançam a Forza 350? Mas e o preço da 350, qual será? E de certeza que a Forza 300 deixa de existir.
Eu não equacionava com essas possibilidades a não ser que a mota não fizesse mesmo falta. Pode sair em Janeiro, pode sair em Maio, pode sair em Junho..
Agora se a mota não faz falta para o dia a dia e se achas que podes esperar uns meses, pode valer a pena esperar pela nova. Mas nunca é tão rápido como se pensa, a nao ser um extraordinário lançamento flash, desde que há a certeza que é lançada, negociação com o importador, homologação de novas componentes, etc. demora...
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Outra hipótese é esperar pelas promoções que costumam acontecer logo antes de entrar novo modelo.
Se não conseguirem escoar tudo vão baixar preços ou oferecer muitos acessórios
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Boas!
A Forza 350 já é anunciada no site local da Honda:
https://www.honda.pt/motorcycles/range/scooter/forza-350/overview.html (https://www.honda.pt/motorcycles/range/scooter/forza-350/overview.html)
Calma, ainda não há preços.
Por falar em preços, procurei lá fora. Este artigo do "Le Repair des Motards" também lhe faz alusão e com bastantes dados, mas também sem preços:
http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2020/scooter-honda-forza-350-2021.php (http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2020/scooter-honda-forza-350-2021.php) (site em Francês)
Para além da já conhecida regulação em altura do "pára-brisas", uma novidade absoluta é a possibilidade da ligação ao smartphone, em opção (algo que vem de origem na 750).
A 750 pode ser "A" novidade que faz martelar mais nos teclados, mas não tenho dúvidas de que será a "350" aquela que será a mais escrutinada e testada pela maioria. "Caderno de encargos" oblige...
A Honda regressou às scooters e em "Forza"...
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Gosto _pol_ _pol_ _pol_
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Epá o quadrante desta nova forza é fantástico, também gosto no geral.
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Boas!
À frente, um link para um vídeo de um teste à nova Forza 350: https://www.youtube.com/watch?v=0GYCIPR8_Fg (https://www.youtube.com/watch?v=0GYCIPR8_Fg)
O vídeo tem origem na Tailândia, país onde ela já se encontra à venda, e onde, suponho, a sccoter é montada - pelo menso a primeira versão da Forza 300, a mais baixinha, era montada nesse país asiático. Apesar de falado numa língua muito pouco familiar, o Siamês, o vídeo é legendado em Inglês.
Para os que não sabem ler Inglês, alguns factos que retive:
A qualidade geral de construção; o agradável "ecrã" regulado electricamente e aumentado em tamanho; a forma como estão montados e funcionam os piscas nos espelhos retrovisores; o reposicionamento do radiador, colocado de forma diferente da "300"; importante e respondendo a uma controvérsia não assumida, uma referência à suspensão dianteira, agora revista, onde já não aparece a tão falada vibração a alta velocidade.
De reter, a suspensão macia atrás (cujos amortecedores o testador aconselha a substituir por outros - ele refere o comportamento em curvas mais puxadas, algo que pode não ser a opinião da maioria dos utilizadores. Há ainda referência aos pneus IRC, "bom compromisso" no teste mas, assumidamente, não testados em piso húmido - falta saber se os modelos importados para a Europa trarão as mesmas "borrachas" da IRC (aqui, uma nota pessoal: se sim, e se forem iguais a uns que experimentei na Yamaha Cygnus X, é de regatear a sua substituição).
Por fim, o locutor do vídeo faz uma referência ao modelo ser demasiado parecido ao da "300", algo que é evidente, uma opinião negativa mas particular , como o próprio refere.
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Não acredito que venha com os IRC para a Europa... Ou pelo menos não quero acreditar..
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boas, para mim nao podia haver melhor novidade porque até 350cc ainda não se paga IUC logo ai é uma mais valia, e diga-se de passagem um scooter 350cc ja e qualquer coisa de muito interessante, se as atuais 300cc ja aguentam "porrada" as novas 350cc não devem fugir a regra, por isso também fico descansado, vamos ter um scooter com performance digamos assim e com arrumação, ha-de haver quem vá fazer uns bons passeios com elas.
Nao sou expert na matéria mas como é obvio o resto das marcas devem ir atras, a unica scooter que me ocorre agora 350cc e a kynco superdink
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boas, para mim nao podia haver melhor novidade porque até 350cc ainda não se paga IUC logo ai é uma mais valia, e diga-se de passagem um scooter 350cc ja e qualquer coisa de muito interessante, se as atuais 300cc ja aguentam "porrada" as novas 350cc não devem fugir a regra, por isso também fico descansado, vamos ter um scooter com performance digamos assim e com arrumação, ha-de haver quem vá fazer uns bons passeios com elas.
Nao sou expert na matéria mas como é obvio o resto das marcas devem ir atras, a unica scooter que me ocorre agora 350cc e a kynco superdink
Conforme o companheiro aponta, as cilindradas 300, 350, e em menor medida a 400, são as cilindradas mais racionais (potência/preço) para o uso que a maioria de nós faz das motas/scooters.
Nas localidades, permitem o "desembaraço" de uma 125 com mais "músculo", e um consumo quase da mesma ordem de grandeza. Fora das localidades, têm a potência que falta às 125 para uma ultrapassagem em segurança em ritmo vivo e a capacidade de manter uma velocidade interessante com pendura.
Depois, há um factor que se deve ter em conta: o preço. E ainda algo que se esquece frequentemente como o custo da manutenção.
E ainda algo interessante, porventura onde reside a aposta das marcas em prejuízo das 400, a Fiscalidade. Isto é, mesmo com menos, poucos, cavalos em relação às 400, as 300 e 350 tornam-se uma opção mais razoável. Aliás, acredito que o factor da Fiscalidade, que uma diferença de preço menos simpática para as 400, fará as marcas irem abandonando esta cilindrada.
Um exemplo prático: quem comprará uma Suzuki Burgman 400, cujo modelo actual custa mais de 8 000€, quando tem ao lado uma 350 com potência semelhante e uma qualidade mais que a par? Só um indefectível da marca ou alguém apaixonado pelo modelo. Atenção, isto não é uma crítica a quem o faz, todos sabemos que a partir de determinadas cilindradas a racionalidade económica é o que menos pesa no acto de comprar uma mota - a não ser que me provem que já não se pode frequentar o Saara aos fins-de-semana, tal é o movimento...
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Tenho dúvidas se a racionalidade económica em muitos casos não seria o passe social
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Tenho dúvidas se a racionalidade económica em muitos casos não seria o passe social
O companheiro moto2cool ainda pretende ser mais racional que eu, e eu concordo com o sugerido na ironia.
Só que a racionalidade impõe que se use uma mota, ou uma bicicleta se o trajecto der, quando não há transportes públicos decentes. Hoje em dia, ainda mais... é uma opinião.
Os transportes públicos foram feitos para viajar e a as motas para passear, digo eu fazendo tábua rasa.
Ir de passeio para o trabalho, sem utilizar a mota como redutora do stress automóvel, chamo eu de Qualidade de Vida.
E viajar de passeio, idem.
Afinal, quando se anda de mota o que importa não é o destino é a viagem.
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Boas!
À frente, um link para um vídeo de um teste à nova Forza 350: https://www.youtube.com/watch?v=0GYCIPR8_Fg (https://www.youtube.com/watch?v=0GYCIPR8_Fg)
O vídeo tem origem na Tailândia, país onde ela já se encontra à venda, e onde, suponho, a sccoter é montada - pelo menso a primeira versão da Forza 300, a mais baixinha, era montada nesse país asiático. Apesar de falado numa língua muito pouco familiar, o Siamês, o vídeo é legendado em Inglês.
Para os que não sabem ler Inglês, alguns factos que retive:
A qualidade geral de construção; o agradável "ecrã" regulado electricamente e aumentado em tamanho; a forma como estão montados e funcionam os piscas nos espelhos retrovisores; o reposicionamento do radiador, colocado de forma diferente da "300"; importante e respondendo a uma controvérsia não assumida, uma referência à suspensão dianteira, agora revista, onde já não aparece a tão falada vibração a alta velocidade.
De reter, a suspensão macia atrás (cujos amortecedores o testador aconselha a substituir por outros - ele refere o comportamento em curvas mais puxadas, algo que pode não ser a opinião da maioria dos utilizadores. Há ainda referência aos pneus IRC, "bom compromisso" no teste mas, assumidamente, não testados em piso húmido - falta saber se os modelos importados para a Europa trarão as mesmas "borrachas" da IRC (aqui, uma nota pessoal: se sim, e se forem iguais a uns que experimentei na Yamaha Cygnus X, é de regatear a sua substituição).
Por fim, o locutor do vídeo faz uma referência ao modelo ser demasiado parecido ao da "300", algo que é evidente, uma opinião negativa mas particular , como o próprio refere.
Esqueceu-se de mencionar que ele diz que está forza está preparara para personalizar com a opção de trocar o piston que existe dois (níveis) de pistons como opção. Se assim for é algo muito a frente feito pela marca.
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Esqueceu-se de mencionar que ele diz que está forza está preparara para personalizar com a opção de trocar o piston que existe dois (níveis) de pistons como opção. Se assim for é algo muito a frente feito pela marca.
De facto. Obrigado.
Todavia, é algo que suspeito que não será proposto por cá.
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De facto. Obrigado.
Todavia, é algo que suspeito que não será proposto por cá.
Também acredito que por cá não seja proposto, mas é bom saber que os futuros proprietários têm essa opção e podem comprar lá fora.
Outra coisa interessante que ele diz é que a Honda aumentou o filtro de ar para ter mais Torque, o que em parte vêm ao encontro que talvez os filtros de ar ditos tuning com maior diametro talvez faça algum efeito, agora a nivel de filtragem por não ser em papel ai já é outra conversa.
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Também acredito que por cá não seja proposto, mas é bom saber que os futuros proprietários têm essa opção e podem comprar lá fora.
Outra coisa interessante que ele diz é que a Honda aumentou o filtro de ar para ter mais Torque, o que em parte vêm ao encontro que talvez os filtros de ar ditos tuning com maior diametro talvez faça algum efeito, agora a nivel de filtragem por não ser em papel ai já é outra conversa.
Também me lembro de ouvir algo sobre essa questão, mas o que procurei foi fazer um resumo de interesse para a maioria dos utilizadores, não uma transcrição.
Fora contexto do sujeito do "post", creio que o aumento do tamanho do filtro de ar também foi a solução encontrada pela Suzuki na nova B400. A par do uso de velas de irídio de origem, e de algumas afinações que não sei especificar, a Suzuki conseguiu adaptar o velho e fiável motor 400 às novas normas europeias. Sem ter isso em atenção, há muito que lhe meti um filtro "KN" (o mesmo tamanho mas suposto "ganho de ar") e velas de irídio, além da passagem de óleo semi-sintético para sintético. Não me tenho dado mal... mas ela não passou a ser igual à B650.
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Também me lembro de ouvir algo sobre essa questão, mas o que procurei foi fazer um resumo de interesse para a maioria dos utilizadores, não uma transcrição.
Eu percebi que quis fazer o resumo, eu é que achei que estes dois pontos eram também importantes pela inovação e quis salientar e dessa forma fortalecer o resumo feito por si que foi excelente ter se dado ao trabalho de descrever e partilhar _pol_ _pol_
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Esqueceu-se de mencionar que ele diz que está forza está preparara para personalizar com a opção de trocar o piston que existe dois (níveis) de pistons como opção. Se assim for é algo muito a frente feito pela marca.
A tradução nao está bem feita, sao dois niveis de controle de tração.
A frase "dois niveis de pistão" não faz sentido.
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A tradução nao está bem feita, sao dois niveis de controle de tração.
A frase "dois niveis de pistão" não faz sentido.
_palmas_ _palmas_
_pol_
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Dois níveis de controlo de traçao já faz sentido..
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Sobre o Controlo de Tracção. Sim, tem "dois níveis": Ligado e Desligado.
HSTC, Honda Selectabele Torque Control, "pode ser desligado clicando num botão do lado esquerdo", aparecerá uma indicação de "controlo de tracção desligado" no painel de instrumentação.
Essa do pistão fez-me rever o vídeo: [...] "com um novo pistão de 77mm", "pode personalizar-se o motor incrementando o tamanho do pistão por dois níveis" [de "increase the pisto size by 2 levels" - agradeço que me corrijam se estiver errado], seguido de "para quem pensa que '350 não é suficiente'". Para o ensaiador, o de série é "perfeito".
A interpretação literal do companheiro PSH72 não está errada.
Eu fico-me por aqui, confesso que o meu conhecimento de mecânica se esgota mais facilmente que o meu "arranho" do Inglês.
Talvez este artigo da Wikipédia me/nos ajude: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pist%C3%A3o (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pist%C3%A3o)
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O HSTC é o controle de tração. Do próprio site da Honda diz
If the Honda Selectable Torque Control (HSTC) system senses an imminent loss of rear wheel traction it reduces torque to allow the tyre to grip.
Quanto ao pistão continuo sem entender bem ao que se referem.
Podes, como em qualquer outro motor, trocar o pistão e retificar o cilindro para aumentar a cilindrada, talvez haja um kit de aftermarket disponível na Tailândia. Duvido que seja um kit original da Honda.
Repara:
O novo motor da Honda forza 350 tem 77mm x 70.7mm de diâmetro x curso.
Usando a fórmula de cálculo de circunferência = pi x raio ao quadrado fica
3.14 x 38.5 ao quadrado
3.14 x 1482.25
área cilindro =4654.265mm
Sendo o curso 70.7mm e o volume do cilindro área x curso
4654.265 x 70.7
Volume = 329056mm cúbicos ou, claro, 329 cm3
Para alterar o curso terias de mudar a cambota, é a distância do veio central desta ao apoio da biela que determina o curso.
Só podes, portanto, mudar o diâmetro, mas como vais por um pistão maior que o cilindro dentro deste?
Se o cilindro tem 77 mm não podes lá por um pistão de 78mm.
Daí a minha dúvida.
Duvido ainda que fosse política da Honda abrir um motor fechado e testado em fábrica com o rigor que fez a Honda famosa num qualquer stand para "trocar pistão".
É uma operação complexa, morosa e, imagino, cara.
Parece-me claro que a tradução automática no vídeo falhou.
É como em Português, uma vela pode ser uma vela de motor, de barco, ou algo em cera com um pavio no meio...
No site da Honda não fala nada em "trocar pistão"
https://hondanews.eu/eu/no/motorcycles/media/pressreleases/309989/21ym-honda-forza-350 (https://hondanews.eu/eu/no/motorcycles/media/pressreleases/309989/21ym-honda-forza-350)
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A tradução nao está bem feita, sao dois niveis de controle de tração.
A frase "dois niveis de pistão" não faz sentido.
Se a tradução não foi bem feita isso já não sei, mas onde ele diz que existe dois niveis de pistons ele ou melhor na tradução ele diz que para ele está bom conforme vem de origem, por isso acho que se refere mesmo aos pistons.
Mas como já foi dito essa opção não deve ser disponivel para a europa, é que na Tailandia existe tudo mais alguma coisa para alterar as scooters, por exemplo nas xmax 300 eles trocam o disco para um maior de um modelo da yahama que não me recordo e com um extensor maciço de alumínio encaixam o travão da frente, depois existe tb esta opção tudo da Brembo.
Mas como o mercurio diz pode ter sido a tradução mal feita, haver se vem alguem que saiba tailandês para nos esclarecer o que ele diz em concreto _lol_
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O PSH72 tem-me mostrado material e tunning da Tailândia verdadeiramente impressionante.
Não me admirava nada que já existisse por lá um kit de aumento de cilindrada para a nova Forza.
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Obrigado pela explicação, Mercurio.
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O PSH72 tem-me mostrado material e tunning da Tailândia verdadeiramente impressionante.
Não me admirava nada que já existisse por lá um kit de aumento de cilindrada para a nova Forza.
Mercurio como não é uma coisa normal haver opção de troca de pistons vindo de origem, resolvi fazer uma pesquisa exaustiva sobre este assunto e dei-me com esta informação, está em Tailandes mas façam a opção do google em traduzir a pagina.
Mercurio como és mais entendido em mecanica se não te importares lê e dá a tua opinão, na parte que falam do motor e onde dizem " bloco do cilindro também pode ser expandido nos tamanhos 25 e 50 " o que querem dizer com isso? Será que foi expandido do anterior, ou pode-se expandir do novo?
O link
https://www.motomotionthailand.com/review-first-ride-2020-all-new-honda-forza-350-specification/
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perguntas bem!
um pouco mais acima desse texto referem preto no branco que o cilindro pode ser rectificado para acomodar um pistão maior, cálculo que mais 25cc ou 50cc.
Como sabes, na Tailândia o tunning em scooters é muito popular e esta medida pode potenciar as vendas.
Afinal era mesmo certo, fico corrigido. E admirado!
Não é no entanto um kit da Honda nem uma "opção".
E em boa verdade, qualquer motor pode passar pelo mesmo processo.
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Mercurio reparas-te também que a honda aumentou o diâmetro da caixa do filtro de e mudou as entradas de ar para o ar entrar mais direto e sem obstruções, eles dizem que essa alteração aumentou o fluxo de ar juntamente com outras alterações.
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Esta scooter é a grande notícia da Honda para 2021.
A 750 foi lançada com grande fanfarra, mas é um pouco excessiva.
Resta saber os consumos da 350 (a 750 regista 5litros aos 100, o que é um abuso e é igual à nova MT-09 com 119 cavalos).
Se a 350 ficar à volta dos 3, conheço algumas pessoas que a irão comprar.
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Esta scooter é a grande notícia da Honda para 2021.
Tenho algumas reservas quanto a isso mas o tempo o dirá ;)
Resta saber os consumos da 350 (a 750 regista 5litros aos 100, o que é um abuso e é igual à nova MT-09 com 119 cavalos).
esses consumos nestes dois modelos.... tenho dúvidas que nos mesmos regimes façam consumos idênticos aos que referes, mas....
desde logo porque o motor é o das NC e X-ADV... e estes não fazem 5L/100, bem longe disso ;)
as marcas referem 3.6 e 5.5, respectivamente... mas vale o que vale....
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desde logo porque o motor é o das NC e X-ADV... e estes não fazem 5L/100, bem longe disso ;)
Ia mesmo referir isso, sendo o motor das NC e sabendo nós por aqui qual o consumo desse modelo ( esquecer dados de fábrica ) um consumo de 5 L seria surpreendente.
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Tenho algumas reservas quanto a isso mas o tempo o dirá ;)
esses consumos nestes dois modelos.... tenho dúvidas que nos mesmos regimes façam consumos idênticos aos que referes, mas....
desde logo porque o motor é o das NC e X-ADV... e estes não fazem 5L/100, bem longe disso ;)
as marcas referem 3.6 e 5.5, respectivamente... mas vale o que vale....
Deve ir parar a 4, 4,5 de consumo médio penso eu.. _pensador_
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A Yamaha não refere 5.5 l/100. Esse valor é para o modelo anterior. É o que faço a andar depressa na minha.
A MT-09 de 2021 tem indicado 5.0 l/100, podem confirmar aqui:
https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/motorcycles/hyper-naked/mt-09-2021/techspecs/ (https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/motorcycles/hyper-naked/mt-09-2021/techspecs/)
A Honda refere 3.6 mas os testes têm referido 5.0 l/100
Tenho algumas reservas quanto a isso mas o tempo o dirá ;)
esses consumos nestes dois modelos.... tenho dúvidas que nos mesmos regimes façam consumos idênticos aos que referes, mas....
desde logo porque o motor é o das NC e X-ADV... e estes não fazem 5L/100, bem longe disso ;)
as marcas referem 3.6 e 5.5, respectivamente... mas vale o que vale....
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Agora perdi-me, estavamos a falar da Forza 350, depois comparou-se com o motor da NC 750 que teria alegadamente um consumo de 5L, agora falamos da Yamaha MT-09?
Regressando, o teste da motoservices, (não há muitos deste modelo) fala nos 4L com calma e 4,5 um pouco mais agressivo na Força 750.
Claro que a marca fala em menos (3,6 L) mas isso é o normal
Já agora a Honda anuncia 3,33 L na Forza 350 , quase o mesmo que apontava á 300
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Sim, a Forza 350 em termos de consumo está ao nível da XMax 300 de 2020.
Em relação à 750 4.5 é elevado porque está praticamente ao nível da nova (nova, i.e. 2021) mt-09 que anuncia 5.0. Com metade da potência.
Esta 350 aparenta estar no sweet-spot das scooters. Se for possível testá-la, irei fazê-lo.
Agora perdi-me, estavamos a falar da Forza 350, depois comparou-se com o motor da NC 750 que teria alegadamente um consumo de 5L, agora falamos da Yamaha MT-09?
Regressando, o teste da motoservices, (não há muitos deste modelo) fala nos 4L com calma e 4,5 um pouco mais agressivo na Força 750.
Claro que a marca fala em menos (3,6 L) mas isso é o normal
Já agora a Honda anuncia 3,33 L na Forza 350 , quase o mesmo que apontava á 300
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De facto é uma mota a pensar...a forza 350... Agora para a 750, Acho que neste caso ja é muita loiça por exemplo para o dia a dia ....para mim nao queria... Mas para ir beber café ao algarve ja ponderava a coisa ..lol
Quanto ao falarem de kits da Tailândia meus amigos, aqueles gajos fazem uma mota e de seguida fazem logo outra em extras ..lol.. Vejam o caso das pcxs é so escolherem o que querem.meter ..lol desde motor a manômetros a discos maiores,discos traseiros ,cilindro,.. Haja guito que o mercado da Tailândia resolve..lol
Quem fala em hondas,fala em yamahas etc etc .. Por la os motores chinocas gy6 fazem um brilharete por ca nao passa de um motor 50cc 4t da china.... Mas posso vos mostrar um video que meti uma kingroad ( nao passa dos 45kh ) de fabrica , a passar os 80kh...lol so troquei roletes e desbloquei o cdi..lol ( estamos a falar á 13 anos a traz que nao havia foruns e informações como existe agora )
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Sò em extras é uma economia paralela..
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E uma X-Adv com este motor? Já que vai sair uma Forza, baseada na X-Adv 750, podiam fazer o inverso com a 350...
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E uma X-Adv com este motor? Já que vai sair uma Forza, baseada na X-Adv 750, podiam fazer o inverso com a 350...
Olha que não era má ideia...
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Viva,
Já temos preços para a nova FORZA 350 que já está para venda na WingMotor em Lisboa 5.950,00€ sem documentos, abaixo do valor que estava á espera...
https://wingmotor.pt/5-motos-novas/12-scooter-125-cc
Abraço,
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olha que os mais 125€ que a anterior vale a pena tem mais 4cv e mais 4nm não é muito mas já fica em pé de igualdade com as concorrentes
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Não estamos em altura de apertar os preços, quando a pandemia se for atenuando e os governos reduzirem os apoios vamos ver o que fica. Havemos de regressar ao que éramos mas pode demorar um par de anos
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O preço é bem competitivo..
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Realmente é bem competitivo e a melhoria de performance é bem vinda, mas encalha em não ter um vidro com afinação elétrica e,tanto quanto percebi, o porta luvas não tranca. Duas coisas que dão imenso jeito (tenho a 300). Será que estes melhoramentos não virão na próxima versão?
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Realmente é bem competitivo e a melhoria de performance é bem vinda, mas encalha em não ter um vidro com afinação elétrica e,tanto quanto percebi, o porta luvas não tranca. Duas coisas que dão imenso jeito (tenho a 300). Será que estes melhoramentos não virão na próxima versão?
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Boas
Penso que a nova Forza 350cc traz o vidro eléctrico
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Eventualmente estou a fazer confusão com a 750....
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O vidro não só é elétrico como também é ligeiramente mais alto que a 300.
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Realmente deve ser uma maravilha!
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Que felicidade!!! Boa sorte com essa máquina maravilha!
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De facto em relação ao travões é melhor esperar para ver, se não melhorarem é visitar a oficina para verem na garantia
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Isso com a quilometragem melhora e acama tudo.
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Parabéns pela bela e boa compra, votos de muitos e bons
kms
_convivio_
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