Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: CCM em 05 de Julho de 2012, 15:18
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Substituir óleo da transmissão
SYM GTS 125
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Identificar e desapertar o bujão de enchimento
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg535.imageshack.us%2Fimg535%2F3057%2Fimg1228f.jpg&hash=2999f39dc947c19a9ee6b9c4ffe936a458dc7819) (http://imageshack.us/photo/my-images/535/img1228f.jpg/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg836.imageshack.us%2Fimg836%2F4719%2Fimg1226s.jpg&hash=e82c3cd35483b40a7aef441c1366fb2e803a6957) (http://imageshack.us/photo/my-images/836/img1226s.jpg/)
Com um recipiente para recolha do óleo velho. Desapertar o bujão que está por baixo da transmissão
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg850.imageshack.us%2Fimg850%2F2436%2Fimg1227md.jpg&hash=d5075455956d443f4ea0b7e6b8932566823cf34d) (http://imageshack.us/photo/my-images/850/img1227md.jpg/)
Deixar escorrer o óleo. Apertar o bujão de drenagem. Substituir a anilha, se necessário.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg823.imageshack.us%2Fimg823%2F8859%2Fimg1230y.jpg&hash=66300748610d44ebd74ea4c50a866736c15258ec) (http://imageshack.us/photo/my-images/823/img1230y.jpg/)
Inserir um tubo no bujão de enchimento para inserir o novo óleo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg152.imageshack.us%2Fimg152%2F5637%2Fimg1231c.jpg&hash=0c9f5cce1119599c18af2f97de348a7b29470629) (http://imageshack.us/photo/my-images/152/img1231c.jpg/)
Com uma seringa injectar o óleo. Neste caso, como a seringa é de 20ml repeti a operação 5 vezes.
No máximo inserir 100ml de óleo.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg196.imageshack.us%2Fimg196%2F565%2Fimg1229jy.jpg&hash=4aca9f5a572c3e4987a7bc249b827e9979b1f324) (http://imageshack.us/photo/my-images/196/img1229jy.jpg/)
O óleo usado coloco num jarrican que depois de cheio entrego numa oficina para reciclagem.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg96.imageshack.us%2Fimg96%2F9199%2Fimg1232nb.jpg&hash=8e9dde923c694173e299da2f36283ebe03a396aa)
Onde está o fiscal??!!! _pensador_ _lol_ _lol_
Uso óleo silkolene Boa 80w90
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg832.imageshack.us%2Fimg832%2F2976%2Fimg0946uq.jpg&hash=224f067224e777864415e9e2921ba27b9788018e)
A SYM recomenda o óleo 85w140.
Tempo: +/- 30min.
Abraço ;)
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mais uma excelente dica, só uma duvida, o oleo da transmissão é recomendado trocar aos quantos km?
abraçada
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Viva!
mais uma excelente dica, só uma duvida, o oleo da transmissão é recomendado trocar aos quantos km?
abraçada
Eu troco a cada 6000kms. Juntamente com o óleo do motor.
Estamos a falar de um custo de 1 euro e pouco por troca... :P
Atenção: Este óleo é mais viscoso/grosso que o óleo do motor. Assim, acaba por demorar mais tempo a sua troca que o óleo do motor devido ao escorrimento ser mais lento!
Abraço ;)
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Obrigado mais uma vez. ;)
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É o que eu digo _Rolley_ sempre a aprender, sempre a aprender !!!
Obrigado CCM
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Excelente tutorial! _palmas_
Até o Charlie participou na manutenção da SYM... _pol_
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E mais um?
Excelente, novamente!
Tão bem explicado e demonstrado (com as fotos) que não dúvidas e qualquer um pode fazer.
Podias colocar o tempo demorado, para os companheiros verem quanto tempo é necessário para fazer cada intervenção.
Obrigado pela partilha
scooter_
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Viva!
Podias colocar o tempo demorado, para os companheiros verem quanto tempo é necessário para fazer cada intervenção.
Com o lava as mãos - tira foto - suja as mãos - lava as mãos - tira foto - ..........
Foram 3h as 4 intervenções.
Mas sim. Vou colocar uma estimativa para o tempo. _pol_
Abraço ;)
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excelente sempre a aprender.
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Companheiro CCM, aqui fica mais uma sugestão: Marcas uns workshops e vais ver que tens clientela... e com esta crise ainda fazes uns cobres, mesmo com rates de enfermeiro 3,95 €... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Obrigado por mais uma excelente partilha. _lool_
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Viva!
@Maozinhas, isso foi coisa que já me passou pela cabeça... _Rolley_
Qualquer das formas já sabem que podem contar com o meu contributo. Talvez um dia se marque o workshop.... _pensador_
Abraço ;)
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Viva!
@Maozinhas, isso foi coisa que já me passou pela cabeça... _Rolley_
Qualquer das formas já sabem que podem contar com o meu contributo. Talvez um dia se marque o workshop.... _pensador_
Abraço ;)
Faz isso e vais ver que tens clientela _lol_
Olha, podes já contar comigo, apesar de ter já uma prevista com o companheiro Sapina para a minha próxima muda. _pol_
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Excelente CCM,
grande partilha, enorme ajuda. _pol_
Cumprimentos.
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Eu mesmo nao tendo uma SYM, congratulo-vos por meter no forum todo tipo de informaçao deste genero, pois as pessoas podem observar que ha coisas simples que se fazem aos quais se paga muito dinheiro para as fazer.
Claro que ha quem tenha geito e gosto por fazer este tipo de manutençao.
Claro que ha que nao esteja para ter este tipo de trabalho.
Claro que ha tambem (o meu caso) que tenha a Maxi na garantia e que tem de ser a oficina representante a fazer a manutençao para que nao se perca a garantia.
_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
CCM. mais um belo topico postado por ti _palmas_ _palmas_ _palmas_
Boas curvas
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boas
uma questao.
os oleos de transmissao sao especificos para as motas? e que tenho aqui ai meio litro de oleo 80w90 mas e para carro
cumps
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Viva!
boas
uma questao.
os oleos de transmissao sao especificos para as motas? e que tenho aqui ai meio litro de oleo 80w90 mas e para carro
cumps
Como disse atrás a sym recomenda que o óleo tenha a viscosidade 85w140. Acontece que nenhum concessionário cumpre esta indicação.
A utilização do óleo 80w90 para carro na mota, não te consigo responder...
À falta de melhor opinião, se estivesse na tua condição, eu usava....
Abraço ;)
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Excelente _palmas_ _palmas_ _palmas_
Obrigado pela partilha e paciência para tirar as fotografias.
AJA
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os oleos de transmissao sao especificos para as motas? e que tenho aqui ai meio litro de oleo 80w90 mas e para carro
cumps
não são específicos, esse oleo chega e sobra.
As scooters são também muito pouco exigentes quanto ao tipo de lubrificante utilizado na transmissão uma vez que não está sujeita a calor nem a pressões extremas.
A Honda recomenda por exemplo no manual a utilização de óleo 10W30 na transmissão da SH300 ou oleo de caixa.
Outro exemplo, a Sym recomenda a utilização de óleo SAE140 no entanto todos os concessionários utilizam 80W90 e nunca ninguem se queixou...
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Eu ontem troquei da minha 300i com 80w90. O óleo que lá estava já tinha 10.000km e estava literalmente novo tanto em cor como em viscosidade (aparentemente ao toque)
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não são específicos, esse oleo chega e sobra.
As scooters são também muito pouco exigentes quanto ao tipo de lubrificante utilizado na transmissão uma vez que não está sujeita a calor nem a pressões extremas.
A Honda recomenda por exemplo no manual a utilização de óleo 10W30 na transmissão da SH300 ou oleo de caixa.
Outro exemplo, a Sym recomenda a utilização de óleo SAE140 no entanto todos os concessionários utilizam 80W90 e nunca ninguem se queixou...
Retirando uns problemas numas GTS 125 em frança............................................. _Rolley_
Abraço
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Que tipo de problemas, e de que forma se provou estarem relacionados com a utilização de óleo 80W90?
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Presumo que se o óleo for mais fino também se ouve mais o atrito dos carretos dentro da transmissão, além de que a proteção também não será a mesma, se a SYM recomenda 85w 140 por algum motivo à de ser!! Cada marca sabe de si, prefiro seguir o que diz o manual e quando mudar há de ser pela aconselhada, quero mota pra durar!!! quem diz que a transmissão de uma scooter não aquece é só andar um bocado com pendura, subir, descer uns km e tentar por a mão na transmissão, depois digam que não está quente!! Outra coisa importante são os retentores que por vezes são feitos para aguentar estanques a uma determinada viscosidade, se colocar-mos óleo mais fino se não for logo pode ser com o passar do tempo começa a babar-se e depois.... ACABOU A GARANTIA!!! De quem é a culpa? Da mota, mas nessa altura somos nós a pagar a reparação. _reg_
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Companheiros, vejam este Video --> http://youtu.be/-ErKCEjzgvY (http://youtu.be/-ErKCEjzgvY)
Ajuda sempre qualquer Óleo que possam meter.
Eu uso na minha DT e sempre usei nos Carros e Motas!
Ha quem goste, há quem nao goste, mas se meterem no motor as vezes (nao é necessário sempre) previne e ajuda o Motor _pol_
Boas curvas
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Olá a todos,
A minha Sym GTS 125 está neste momento fora de garantia. Por isso estou a começar a fazer eu pequenas manutenções.
Filtro do ar, liquido refrigerante, vela, óleo do motor.
Acontece que tenho uma dúvida quanto ao óleo da transmissão.
Existe alguma forma de controlar o mesmo, por exemplo para saber se o mesmo está baixo?
Pelo que percebo apenas temos um parafuso para controlar. Como fazemos isso?
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Boas, existe aqui um tópico mais indicado para os companheiros terem mais alguma informação.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=13311.msg285301#msg285301
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20985.msg311278#msg311278
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Bom dia amigos
Queria saber opinião sobre este Oleo
http://texoleo.com/product/winner-gearwin-80w90-5lt
Grande abraço a todos
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Boas pessoal,
Hoje troquei o óleo da transmissão da minha Sym (gts 125i CBS), e fiquei com uma duvida;
Não sei se já mediram o óleo que se retira, mas Eu resolvi fazer isso para garantir que não ultrapassava os limites, pensei que se repusesse o mesmo volume estaria "garantido" que não existia borrada.
O que não esperava era que ao fim de 30 minutos de estar a escorrer apenas tivesse saido 80 ml, ou muito me engano ou o volume que foi inserido na primeira vez foi curto. _policia_
Repus 95 ml, digamos que faz parte do coeficiente cagáço.
Para se perceber o contexto, a minha GTS está com 12 500 km e não tinha ainda substituído este óleo, está com um ano e não existe qualquer marca de se ter perdido qualquer liquido neste ponto. Não faço mais as revisões na marca, passei a ser Eu, desde os 12 000 km, digamos que garantia versos valor exigido nas oficinas se tornou desvantajoso para mim. É uma escolha, apenas isso! _Rolley_
Usei o motul-gear-competition-75w-140, com este litro faço 10 mudas por 16.90 €. _pol_
http://texoleo.com/product/motul-gear-competition-75w-140-1l (http://texoleo.com/product/motul-gear-competition-75w-140-1l)
Boas curvas a todos. scooter_
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Acho que é mesmo 0,8 so com mudanca de filtro ha uma diferenca.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,11749.0.html
Não é assim, 110 é para enchimento se vazio e 100 ml é para as trocas. E é a transmissão não é o óleo do motor. _Rolley_
Isto para as GTS 125.
scooter_