Marcas de Maxiscooters => Piaggio => Mecânica => Tópico iniciado por: kymbusa em 21 de Novembro de 2019, 00:53

Título: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: kymbusa em 21 de Novembro de 2019, 00:53
Companheiros
Comprei recentemente uma PIAGGIO MP3 400ie de 2010
Com quantos kms mudam os usuários de MP3 , a correia do variador ? No manual manda mudar aos 10 000 km ,mas acho muito pouco.
O que me aconselham ?      _pol_ _pol_ _pol_ scooter_
OBRIGADO

KYMBUSA
Título: Re: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: davidsantos em 21 de Novembro de 2019, 01:08
Boas companheiro seria prudente seguir o manual e recomendações do fabricante, mas poderás sempre abrir a tampa do variador e ver o estado da correia e a partir daí tomar a decisão de trocar ou arriscar.
O desgaste da correia também depende muito do tipo de condução, e também os anos que a Correia tem.
Título: Re: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: António Teles em 24 de Novembro de 2019, 10:31
Caro companheiro,
Após ler um manual da Piaggio e ver que tinha a troca da correia aos 10000kms fiquei baralhado,
Portanto o melhor será falares para o representante da Piaggio e com o livrete na mão.
Nao te quero induzir em erro.
Cumprimentos
Título: Re: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: fastnet em 24 de Novembro de 2019, 19:00
Tenho ideia que a Piaggio optava por revisões a cada 10K em que trocava tudo.
Se por um lado permitia que a máquina andasse sempre em ordem, era muito pouco amiga do proprietário.
Creio que mudou a politica para os atuais modelos, desconheço para os anteriores.
Melhor confirmares no representante...
Título: Re: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: davidsantos em 28 de Novembro de 2019, 02:10
O que se poupava em óleo gastava se em correias e afins.
Título: Re: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: fastnet em 29 de Novembro de 2019, 14:36
O que se poupava em óleo gastava se em correias e afins.

Não entendi, companheiro.
O que se poupa a trocar óleo a cada 10K?
Título: Re: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: davidsantos em 29 de Novembro de 2019, 15:53
Não entendi, companheiro.
O que se poupa a trocar óleo a cada 10K?

Há marcas que mandam trocar oleo de 3 em 3 ou 5 em 5 , essa mandava trocar aos 10 mas tambem tinha que trocar correia logo o que se poupava em oleo gastava se em trocas de correia com um prazo de troca tão apertado ...
Título: Re: Correia para a MP3 400ie
Enviado por: fastnet em 30 de Novembro de 2019, 11:07
Não creio que isso se aplique neste caso, na minha opinião.
E passo a explicar…
A mudança de óleo entre os 3 e 6K acontece geralmente nas 125cc-200cc. O principal motivo é a rotação que estes motores podem fazer, aliada à pouca capacidade do cárter, geralmente em torno de 0,8lts, mas premente ainda nos motores arrefecidos a ar.
Uma das exceções que conheço nas 125cc é a Medley. Tem capacidade do cárter de 1,1lts e daí terem arriscado a levar aos 10K, com verificação a cada 5K.

Se andarmos uns anos para trás, a maioria das 125cc prescrevia troca de óleo a cada 3K.
A Sym é um caso caricato em que alguns modelos 125cc indicava no manual mudança a cada 1K.
Curiosamente, o manual da nova Jet, acessível através do site sym.pt (à data de hoje, 30/11/2019), indica no seu manual (idioma inglês) mudança de óleo motor a cada 1K e mudança óleo transmissão cada 5K.
Lembro, por ex, que a GTS EVO indicava troca óleo cada 3K e correia a cada 12K
O importador tem regras diferentes para a manutenção das constantes no manual e é isso que prevalece em termos de garantia.

Para não falar apenas da SYM também posso dizer que a PCX teve mudanças no plano de troca de óleo. Já foi de 3K, 4K, 8K e 6K...

Em torno dos 300cc a tabela de manutenção costuma ser diferente. Como exemplo, as Honda alargam revisão e troca de óleo a cada 12K, o que não, na verdade, difere muito dos 10K da Piaggio.

Sendo este modelo de 400cc, não faz muito sentido comparar com planos de modelos com cilindrada inferior e planos de manutenção mais frequentes.

Apesar de eventual plano de manutenção a cada 10K, sei que mudou para alguns novos modelos, até posso tentar entender a marca no sentido de não realizar a troca de óleo a cada 10K e nova intervenção para troca de correia aos 14K. Isto só a titulo de exemplo, claro.

Cada marca e modelo tem as suas particularidades, cabe a nós cumprirmos ou não o plano indicado.