Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: semcrer em 04 de Outubro de 2019, 12:47

Título: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 04 de Outubro de 2019, 12:47
Boas, gostava de saber a opinião dos companheiros de fórum sobre esta máquina. Estou a pensar fazer um upgrade da Citycom....

Obrigado e abraços,
Semcrer

Enviado do meu ASUS_Z017D através do Tapatalk

Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: davidsantos em 04 de Outubro de 2019, 13:08
Se for a nova xcting está lindissima , ou então é aguardar que saia finalmente a SYM top de gama que já está para sair á dois ou tres anos. .
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: mpaneves em 04 de Outubro de 2019, 14:42
A de 2015 é  igual a que tive ,bom motor e ciclística mas algo rija demais ,consumos entre os 3.8 e os 5
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 04 de Outubro de 2019, 17:09
A de 2015 é  igual a que tive ,bom motor e ciclística mas algo rija demais ,consumos entre os 3.8 e os 5

Pensas que seria uma boa opção a troca da citycom 300 pela xciting 400 de 2015 ou iria sentir algum desconforto ?

Faço 90% cidade mas com troços eixo norte sul e 2ª circular.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: NSilva em 04 de Outubro de 2019, 18:59
Se fazes 90% de cidade, talvez o melhor não seja uma 400cc
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: JetSetWilly em 04 de Outubro de 2019, 19:58
Viva
Eu tenho uma de 2015.
Em cidade se andares a abrir chegar ao 5 litros
É bastante agil mas menos que a citycom.
Em estrada é muito boa.
Nunca tive problemas.
Tens que ver se os circuitos que fazes justificam uma 400.
Ou se é para dar umas voltas ao fim de semana
Uma 300 é mais apropriada para cidade.
Atenção, eu não trocava a minha por uma 300 mas reconheço que os consumos são maiores do que das 300 tendo em cidade resultados semelhantes.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: davidsantos em 04 de Outubro de 2019, 20:08
Provavelmente até poderás ter a cilindrada adequada a tua utilização, com o aumento da cilindrada também vem o aumento de consumo, já ponderaste modelos como x max 300, forza, Cruisym e mantendo os 300cc, pois se fazes assim tanta cidade talvez fizesse mais sentido, como é lógico a decisão será sempre tua, bons negócios companheiro.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 04 de Outubro de 2019, 21:28
Sou bastante cuidadoso a conduzir mas, sinto alguma falta de 'genica' na citycom em situações como a subida da calçada de carriche ou o acesso de Loures via túnel do grilo até ao eixo Norte Sul...

A lógica do meu pensamento seria de que uma evolução de 22cv para 35cv me daria outro 'gozo' na condução com a mesma flexibilidade em cidade, pois creio (não tenho a certeza) que em termos de dimensões a Kymco não será muito maior do que a Sym.

Em termos de consumos, faço 3,7 litros de média actualmente, mas como só andei 13 mil km em 6 anos, um acréscimo no consumo, mesmo que seja de 1 litro, não faria muita dif€r€nça...

Fazendo uma retrospeção, o que quero mesmo são mais cavalos, mesmo que, na maior parte das vezes, não tire usufruto deles. ;)
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: NSilva em 04 de Outubro de 2019, 21:30
A meu ver, e agora que tenho tempo de expor a minha opinião:

Tanto o eixo norte sul como a 2.ª circular, têm limites de velocidade ao nível dos 80km/h.
Podes andar a mais, mas à hora de ponta na 2ª circular consegues mesmo usufruir de uma 400cc ? Duvido, só em recuperações e mesmo assim até uma pcx te consegue passar à frente.
No eixo norte sul, acredito que consigas dar mais um pouco embora mais do que 120km/h já começa a ser arriscado (novamente em hora de ponta).
No meio da cidade, continuas a ser superado por uma PCX que, para além de gastar menos de metade, arranca mais rápido e filtra bastante mais rápido os carros do que alguém numa 400cc.

Fora tudo isso e "marcas" à parte, já reparaste na assistência da Kymco em portugal ? A downtown 300cc é muito superior à minha em termos de motor, mas com a assistência que prestam, mais vale estar quieto.
Já existem concessionários a deixar de representar essa marca e tudo ...  _Rolley_

Não duvido que a 400 seja uma boa mota, mas não podes comparar uma Cyticom com uma 300cc das novas (atuais). O motor da citicom é igualmente fraco ao da GTS 300 do meu modelo.

Só por acaso, já foste ver o preço das revisões ? Não estou a falar de troca de óleo e filtros, mas sim de pastilhas, correia e pneus. Sim, para a minha um pneu de qualidade custa 70/75€, para a 400cc cá de casa já chega aos 100 e poucos euros.

Experimenta e pensa bem qual é a utilização que vais dar à mota.

Boa sorte na escolha!

P.S. Sei que com esta opinião feri algumas susceptibilidades, mas agradeço que a respeitem.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: mpaneves em 04 de Outubro de 2019, 21:53
A mim nao me incomodas, aliás ja o referi muitas vezes,a marca paga pelo que têm representado e pela política que tem, agora que sao boas,eu tive duas,ja mexi noutras tantas e sim,são boas.
Para esse trajeto era melhor uma 300 por ser mais equilibrada em tudo, relembro o vendedor da mjpaiva a aconselhar exatamente o mesmo a um cliente onde foi mostrar a minha pois estava pronta a usar, resumindo, as 400 sao ótimas opções mas mais para estrada,circuitos mais urbanos e passeios as 300 sao as ideais.
Um a aparte para mim a xciting s era a tal mas tinha de ter uma trail ao lado dela na garagem ,a xmax para ir trabalhar.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 05 de Outubro de 2019, 00:39
Companheiros,

Antes de mais, agradeço muito e respeito as opiniões de todos vós.

Não tinha a noção que a assistência da Kymco tinha assim tão má reputação, fui também ver o preço das peças e constatei que as pastilhas custam mais do triplo do que o preço que paguei para a minha citycom (mesma marca - EBC), a correia tb custa o dobro!

Uma das coisas que mais gosto na Sym Citycom são as jantes de 16", a Kymco Xciting tem jantes de 15" e 14", não sei que diferença fará no dia a dia.

Vou experimentar a Kymco assim que possa para pelo menos ter a noção das diferenças de condução entre as duas motas.

Um aspecto positivo a favor da Sim Citycom é, existir num outro post, um companheiro estafeta que diz ter feito 74 mil km na sua máquina! Não pensei que tal fosse possível.

Por último, concordo totalmente que a nova Kymco Xciting s400i (https://www.kymco.pt/models/sport/xciting-s-400i-abs) de 2019 está lindíssima, mas colocarem o preço na mesma fasquia da BMW C400x parece-me um suicídio comercial!

Abraço e bom fim de semana para todos,
Miguel aka semcrer
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: NSilva em 05 de Outubro de 2019, 16:39
De qualquer das formas experimenta e tira as tuas conclusões.
Porque não dar uma volta numa Xmax 300 ou numa Forza 300 ou na Cruisym 300 ?

Se a cyticom tem o mesmo motor que a GTS 300, tens vários exemplos aqui no fórum:

A minha com 89.000km
A da Cristina já deve andar nos 85000 também (salvo erro)
E ainda uma GTS 250 do nunompires com 155.000km

A fiabilidade está presente nestes motores. Não são é grandes "bombas".

@mpaneves, boa atitude  _pol_ Abraço

Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: JetSetWilly em 06 de Outubro de 2019, 12:05
Eu com a minha xciting 400 não podia estar mais satisfeito.
Acelera super bem ...
Nunca tive problemas mesmo com um importador ineficaz ....
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: mpaneves em 06 de Outubro de 2019, 15:31
Eu com a minha xciting 400 não podia estar mais satisfeito.
Acelera super bem ...
Nunca tive problemas mesmo com um importador ineficaz ....
Basta teres uma boa oficina
Tenho saudades da minha, aquele torque.....
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: JetSetWilly em 06 de Outubro de 2019, 18:43
Por último, concordo totalmente que a nova Kymco Xciting s400i (https://www.kymco.pt/models/sport/xciting-s-400i-abs) de 2019 está lindíssima, mas colocarem o preço na mesma fasquia da BMW C400x parece-me um suicídio comercial!

Atenção que a BMW C400  tem 350 cc.
A comparação com a kymco é com a SUPER DINK 350 ABS.

Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: JetSetWilly em 06 de Outubro de 2019, 18:48
Basta teres uma boa oficina
Tenho saudades da minha, aquele torque.....


 _pol_  _pol_  _pol_  _pol_
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 06 de Outubro de 2019, 21:32
Atenção que a BMW C400  tem 350 cc.
A comparação com a kymco é com a SUPER DINK 350 ABS.

Companheiro,

- Super Dink: 28,4cv e 321cc;
- C400x: 34cv e 350cc;
- Xciting s400i: 35,5cv e 400cc

Eu continuo a colocar a BMW na mesma gama Kymco (com a vantagem de estar isenta de IUC) ;)
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: JetSetWilly em 06 de Outubro de 2019, 23:10
Os números são esses sem dúvida.
A classificação e arrumação já é mais uma visão pessoal.
  _convivio_  _convivio_
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: Carlujo em 07 de Outubro de 2019, 11:40
Se gostas de roda alta, porque não a nova Sym HD300?
Roda 16 atrás e à frente, 27cv para 180 kgs, um preço mais simpático que a Kymco (novas, a diferença é gigante...) e de manutenção mais barata, quase de certeza.
Esteticamente até é agradável. Mas não é uma scooter "desportiva" como a XCiting.
Como estás habituado a roda 16, não vais notar qualquer tipo de diferença na condução.

https://www.sym.pt/pt/modelos/scooter-125-cc/sym-hd-300 (https://www.sym.pt/pt/modelos/scooter-125-cc/sym-hd-300)
 
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: davidsantos em 07 de Outubro de 2019, 12:09
E o preço Da HD 300 é muito competitivo . _convivio_
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 07 de Outubro de 2019, 12:10
Se gostas de roda alta, porque não a nova Sym HD300?
Roda 16 atrás e à frente, 27cv para 180 kgs, um preço mais simpático que a Kymco (novas, a diferença é gigante...) e de manutenção mais barata, quase de certeza.
Esteticamente até é agradável. Mas não é uma scooter "desportiva" como a XCiting.
Como estás habituado a roda 16, não vais notar qualquer tipo de diferença na condução.

https://www.sym.pt/pt/modelos/scooter-125-cc/sym-hd-300 (https://www.sym.pt/pt/modelos/scooter-125-cc/sym-hd-300)

Gosto das jantes de 16", do acréscimo de potência e razoavelmente da estética. Não gostei nada da falta de um vidro frontal para proteção aerodinâmica.

Abraço e obrigado pela dica.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: davidsantos em 07 de Outubro de 2019, 12:12
A questão do vidro , poderás sempre colocar um , já há bastantes reviews desta mota para dar um vista de olhos.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: davidsantos em 07 de Outubro de 2019, 12:14
https://www.sym.pt/pt/en-accessoires/windshields/sy533-lh1-00l-windshield-hd300-big-64cm   
como podes ver aqui com 119€ está o problema resolvido.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: Carlujo em 07 de Outubro de 2019, 12:16
Gosto das jantes de 16", do acréscimo de potência e razoavelmente da estética. Não gostei nada da falta de um vidro frontal para proteção aerodinâmica.

Abraço e obrigado pela dica.

Continua a ficar bem mais barata...  ;D ;D ;D

https://www.sym.pt/pt/en-accessoires/windshields/sy533-lh1-00l-windshield-hd300-big-64cm (https://www.sym.pt/pt/en-accessoires/windshields/sy533-lh1-00l-windshield-hd300-big-64cm)

Cerca de 1500€ dão para muita gasolina e revisões. Mas como em tudo, é uma questão de gosto pessoal.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: Carlujo em 07 de Outubro de 2019, 12:19
Para ajudar, aqui vai um teste à HD.

https://www.autofoco.pt/apresentacao/moto/ver/792033 (https://www.autofoco.pt/apresentacao/moto/ver/792033)
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 08 de Outubro de 2019, 21:39
Companheiros, boa noite.

Finalmente fiz o teste drive à Kymco Xciting 400i ABS de 2015.

As minhas primeiras impressões são as seguintes:

Para alguém como eu, que não tem grande experiência no mundo das motas, considero um salto brutal a mudança da Citycom para a Xciting!

Notei diferenças assinaláveis na aceleração, na potência de travagem e também na maneabilidade em cidade. Os dois primeiros aspectos pela positiva mas relativamente à maneabilidade parece perder muito para a Citycom, talvez parte se deva à minha falta de experiência na condução da Kymco.

Confesso que senti medo ao conduzir a Xciting, talvez por ter feito o teste em hora de ponta em Lisboa mas também pelo cuidado adicional de estar a conduzir uma mota de outra pessoa.

Parecia que estava a conduzir um motociclo de dimensões significativamente superiores apesar das dimensões oficiais variarem de forma pouco significativa.

Sym Citycom - Comprimento: 2210 mm Largura: 785 mm Distância entre eixos: 1499 mm
Kymco Xciting - Comprimento: 2205 mm Largura: 820 mm Distância entre eixos: 1570 mm

Quanto ao peso de circulação (Wet weight) é de 183kg na Citycom e de 210kg na Xciting. (Tenho algumas dúvidas nestes valores de peso)

Assim, peço mais uma vez a vossa inestimável ajuda e comentários pois não esperava ter sentido tamanha diferença na condução dos dois motociclos!

Um abraço,
Miguel aka semcrer
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: mpaneves em 09 de Outubro de 2019, 10:32
O peso está correto,é um cadito pesada mas em estrada e serra ,minha nossa,como ja referi é  pena ser rija mas o desportivismo assim o exige.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: davidsantos em 09 de Outubro de 2019, 12:52
Companheiro ,se não te sentiste confortavel ,poderá ser um sinal tambem de que não precisas mais do que aquilo que já tens ou seja uma 300cc , se fosse a ti testava as 300 que gostasse e no final é que faria um balanço e tomaria uma decisao apoiada nos testes.
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: JetSetWilly em 11 de Outubro de 2019, 15:40
A xciting 400 é pesada.
Eu vlnha de uma com 100 quilos.
Basta dizer que levei 1ano a fazer na xciting o que fazia na anterior.
Uma 400 só faz sentido se for para fazer estrada/autoestrada numa percentagem razoável. Só para cidade não se justificam.
Só quando o coração manda   8)
 _convivio_

Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 11 de Outubro de 2019, 20:03
A xciting 400 é pesada.
Eu vlnha de uma com 100 quilos.
Basta dizer que levei 1ano a fazer na xciting o que fazia na anterior.
Uma 400 só faz sentido se for para fazer estrada/autoestrada numa percentagem razoável. Só para cidade não se justificam.
Só quando o coração manda   8)
 _convivio_

Gostei muito dessa frase: "Só quando o coração manda"...

Abraços
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: JetSetWilly em 13 de Outubro de 2019, 18:30
 _convivio_  _convivio_  _convivio_  _convivio_
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: stones em 14 de Outubro de 2019, 13:41
Para ajudar, aqui vai um teste à HD.

https://www.autofoco.pt/apresentacao/moto/ver/792033 (https://www.autofoco.pt/apresentacao/moto/ver/792033)

Boas se reparares bem e tudo igual a citycom 300 com a diferença que vem mais gamada que  a citycom 300 e possivelmente a melhor 300 de sempre da sym .Abraço
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: semcrer em 14 de Outubro de 2019, 22:30
Boas se reparares bem e tudo igual a citycom 300 com a diferença que vem mais gamada que  a citycom 300 e possivelmente a melhor 300 de sempre da sym .Abraço

Companheiro,

Que queres dizer com 'mais gamada' ?

Abraços
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: stones em 15 de Outubro de 2019, 17:19
Companheiro,

Que queres dizer com 'mais gamada' ?

Abraços
Boas mais gamada no sentido que deveria ter o para brisas de resto o motor e o mesmo suspensões se reparares ate o compartimento do banco e igual .depois tem a vantagem de led .

Acho esse modelo desconsolado .

Vou por o link do ultimo modelo a sair pelos vistos acabou de vez esta tem personalidade .



Isso e bom mas na minha opinião vais comprar o mesmo sem querer  influenciar pensa o dinheiro esta caro a minha vendi com 45.000 km e anda a rolar isso e mesmo bom .
Ao comprar compra para durar e que faça o que tu gostas no teu dia a dia e fim de semana a.

As vezes estamos bem pertinho e saber aguentar todos temos um instinto qual o teu ?

Abraço _convivio_ scooter_
Título: Re: Kymco xciting 400 modelo 2015
Enviado por: davidsantos em 17 de Outubro de 2019, 14:06
é um modelo giro quanto a mim , é verdade que mais basico , mas tambem o preço é mais basico , na vida temos o que pagamos.