Marcas de Maxiscooters => Piaggio => Mecânica => Tópico iniciado por: LWillow em 14 de Fevereiro de 2011, 00:10
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Como já referi numa outra minha mensagem , tenho uma Piaggio X9 250 há mês e meio e nunca antes tinha tido uma maxiscooter. Quando ainda era solteiro (há muuuiiitos anos atrás) tive durante uns anos uma Honda CB 500 e nos últimos anos o meu hobby foram as moto4 pelo que sou ainda muito 'verde' nestas andanças .
A questão é esta : Ontem fui dar uma volta na X9 e levava na pendura a minha filha mais velha (com 17 anos) que é 'matulona' e que deve de pesar mais de 65kgs . Eu também meço 1, 85m e peso 83 kgs . A certa altura apanhei uma subida um pouco longa e íngreme e com várias curvas um pouco apertadas pelo que não a pude fazer iniciando-a com muita aceleração. A certa altura estava a ver que a tinha de acabar a pé . A mota ia com o punho todo enrolado mas avançava a passo de caracol , sem potência para continuar a subida a uma velocidade moderada. Isto é normal para uma 250 ?? Se calhar até é e eu estranhei por não ter ainda a noção das limitações da potência normal da máquina, ou então existe algum truque na condução que eu desconheço para estas situações. .
Agradecia alguns comentários pois o mecânico onde levei a mota (para uma revisão após a compra) disse-me na altura que a máquina estava bem estimada e que 'desenvolvia' bem.
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Bem...para uma 250cc não é nada normal que subisse a passo de caracol. Quando te referes a passo de caracol estás a referir-te a 30 km/h ou assim???
Se é assim, só te posso dizer que não é normal....ou então a inclinação da subida é de outro mundo.
A GTS 125 do meu irmão já andou várias vezes com os dois em cima e sobe bem uma inclinação de aprox. 15º o que é bastante, acredita!
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Olá companheiro, tambem não acho normal essa situação, pode depender muito da inclinação da estrada mas... _pensador_ tenho as minhas duvidas...
Eu peso 100kg e a minha pendura 65kg e tenho uma 125cc e nas subidas, em arranque, consigo, gradualmente, atingir velocidades na ordem dos 80km/h.
Mas como te digo, depende muito da subida...
_convivio_
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Bom dia
Tenho uma SYM GTS 125, peso 90 kg e o meu pendura 70 e ainda não apanhei nenhuma subida onde não consiga atingir +/- 80 km/h. A mota tem 600 kms.
Tive um SYM JET 4 125 e a situação era a mesma, nunca abaixo dos 70 km/h. :-?
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Viva!
Li noutro tópico teu que a Maxi já tem 21 000 kms. O problema que descreves não será a correia de transmissão? _pensador_
A correia quando está a chegar ao fim da sua via útil nota-se nas performances da Maxi. Pelos relatos que tenho lido sente-se mais em velocidade de ponta, porque aí há um termo de comparação mas deve afectar o comportamento da maxi em todos os regimes. Digo eu!!!
Onde compras-te a maxi trocaram a correia???
Outra possibilidade e mais plausível é não estares habituado a este tipo de motorização. _careta_
Abraço ;)
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Acho que talvez seja mesmo a hipótese da correia como dizes CCM.
Não me parece que seja falta de habituação à motorização, até porque uma 250cc tem mais do que força (desde que esteja em perfeitas condições _Rolley_)
Onde compras-te a maxi trocaram a correia???
Outra possibilidade e mais plausível é não estares habituado a este tipo de motorização. _careta_
Abraço ;)
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o motor estava em franca rotacão ou com pouca rotacao?
de qualquer forma manda ver roletos e correia. É, daí com toda a certeza
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Se soube de rotação e não anda, e correiaou embraigem no prego.
Caso contrario, pode ser de tudo, velas, cabos, cdi, ,,,, etc.
E não~´e normal, não.
Abraço
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obrigado malta !
De facto as vossas respostas ajudaram-me a clarificar um pouco a situação . Comprei a moto (em 2ª mão) há um mês e meio atrás e fiz-lhe uma revisão (mudar óleo e vela ) mas relativamente ao resto que falam (correia, embraiagem, ..) não lhe mexi ! Relativamente à correia o mecânico apenas me disse que pelo aspecto a dita cuja ainda fazia mais uns milhares de kms . Brevemente vou lá voltar para ele me verificar esses aspectos .
Uma outra razão pode de facto ser eu 'não saber dar conta do recado' relativamente à condução ou aquela subida ser de facto também 'especialmente manhosa' para se fazer . A subida tem um grau de inclinação considerável e desde que começa até que acaba (+/- 2kms )é sempre em curva e contracurva não dando muita hipótese de 'embalar' a mota no início . A mota começa a subir no máximo a 50/60 e não há margem de manobra para acelerar mais que isso durante a subida . Se houvesse oportunidade de jogar com as mudanças (manuais ou de pé ) seria mais fácil pois ia-se aplicando a mudança mais abaixo para lhe dar mais força e voltando a subir de mudança quando ganhasse mais fôlego mas com mudanças automáticas ...
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Companheiro, a minha por uma vez teve sintomas parecidos ou mesmo idênticos e eram os roletes, levou novos e ficou boa.
Alguma coisa ela precisa pois não é normal uma 125 fazer o que dizes, muito menos uma 250.
Abraço.
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Ok !
Irei lá fazer a subida uma outra vez (pois em plano nunca senti falta de resposta na aceleração ) e de seguida passarei pela oficina para o entendido analisar a bicha ! Já agora , isso da correia e dos roletes é coisa para custar quanto??
Cumps,
LS
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Amigo,
Foi a scooter que tive antes trocar pela Kymco. Nunca tive problemas, mas...
O motor da tua scooter é o tradicional (motor Honda que equipava salvo erro as Hexagon) ou com injecção.
Na realidade a mota com esso peso em cima fica limitada, temos de acelarar com calma. A minha mota era sem injecção e com dois em cima de peso normal ficava limitada, a subir nem falar. Se fôr de injecção já tem que dar mais um bocadinho. De qualquer modo verifica a correia,o custo é de 80 eur, os roletes não sei.
Tem sempre em atenção a mudança da correia e o consumo de óleo que é minimo e normal (só leva 1 litro), eles dão uma duração de 20.000 Kmna correia, mas temos de nos lembrar se a mota teve parada algum tempo, o esforço a que é sujeita.
Eu efectuava a mudança de 15.000 a 17000Km e antes de a entregar tive a surpresa dela se partir no meio do trânsit em hora de ponta na faixa da esquerda em cima do viaduto do Fonte Nova.
Não é nada bom porque a roda traseira tem tendência a bloquear (isto aplica-se à maioria das scooters's). Digamos que me safei mais uma vez, com muita sorte e alguma calma.
É uma mota muito fiável que tem como limite os 120 Km, aí começa a abanar um pouco. A velocidade de cruzeiro normal é na ordem dos 100 a 110 Km. (Estou a falar da mota sem injecção).
Boa sorte scooter_
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Pessoal,
acabado de chegar do "doutor", o diagnóstico foi serem os roletes a precisar de serem renovados . A encomenda ao concessionário já foi feita ! Obrigado a todos pela vossa participação.
LS
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Aproveita e troca a correia
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Boas, só vi agora este tópico e já venho um pouco tarde, eu tenho uma Nexus 250 que tem o mesmo motor da tua mota, também em tempos tive uma xj600n... em relação à Nexus, estou muito satisfeito, nunca tive problemas em subidas a dois, claro que eu a a minha mulher juntos pesamos pouco mais de 100kg (60+45)... Em relação à correia, a minha aos 20mil (e pelo menos a minha muda aos 20mil) disseram que estava boa, conclusao aos 25mil partiu... nao estraga nada mas é sempre a chatice do reboque... sinceramente acho que devias mudar, ate porque notei alguma diferença na performance da mota, aceleração e velocidade de ponta... sao é uns 100 euros só para a correia.
Abraço e boa sorte com a Maxi.
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Ainda bem que detectaram o problema rapidamente e que o mesmo não é muito complicado.
Depois de resolvido o problema, conta-nos o resultado.
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Porquê ??
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Porquê ??
_martelada_ _martelada_
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_pensador_ Por nada.....deixa! _Rolley_
Porquê ??
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_pensador_ Por nada.....deixa! _Rolley_
eh pá ! apercebo-me agora que o meu "porquê?" provocou aqui uma grande 'caldeirada' mas ...eu passo a explicar :
Eu escrevi o "porquê?" depois de alguém ter escrito para também mudar a correia quando eu antes tinha escrito que o mecânico me disse que a resolução estava nos roletes . Eu então escrevi "porquê ? " a essa tal resposta , só que (não sei bem como) aparecerem 2 outras respostas de outros membros antes deste meu 'porquê ?' e então quem depois lia o tópico pensou que eu estava a perguntar "porquê ?" à resposta de alguém a dizer para eu depois contar o resultado da reparação !
Tá tudo esclarecido ????
Isto da comunicação no virtual às vezes presta-se a estas confusões .
p.s. Obrigado pela colaboração !
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LWillow _pol_ _pol_ _pol_ Na boa _convivio_
Boas curvas scooter_
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Correia , roletes e até verificava filtro de ar pk em subida pode não estar a conseguiriam mistura rica e abafar !
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Boas companheiro,
Era o que eu dizer; ou seriam roletes, lubrificaçao e\ou correia, mas noa sao todos os roletes, pois se ela desenvolvia bem normalmente, devem ser os roletes com menos peso que ja estariam nas lonas.
compra um kit malossi mais uma correia em Kevlar que te dura uns 20000kms para a tua Italiana, pois é o casamento perfeito. tudo fico ai nos 160, 180€
abraço
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Este companheiro já não tem a scooter há muito tempo...
Acho que já vai na segunda, depois desta. E a actual já é uma "maxi esquisita". _Rolley_ ;D