Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: José em 18 de Maio de 2013, 02:09

Título: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: José em 18 de Maio de 2013, 02:09
Alguém sabe explicar sobre os dois sistemas nas nossas Maxis?
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: interceptor em 18 de Maio de 2013, 12:04
estás-te a referir ao numero de válvulas por cilindro, se têm 2 ou 4?
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: José em 18 de Maio de 2013, 13:26
estás-te a referir ao numero de válvulas por cilindro, se têm 2 ou 4?

Não, refiro-me ao sistema do funcionamento do motor (4T), com 2 veios ou só com um!!!!

Um abraço
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: interceptor em 18 de Maio de 2013, 19:36
Vou tentar explicar, o comando das válvulas duplo ou simples a que te referes são as arvores de cames ou veios excêntricos que são responsáveis por abrir e fechar as válvulas durante os 4 tempos de um ciclo de funcionamento do motor.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F_TmCihpsmK8Q%2FTKCPHEBeoSI%2FAAAAAAAAAFw%2Fk9FIGjgfj3Q%2Fs1600%2Fav2-alcool_html_m63dcf6bd.jpg&hash=5d1ecb0691bec72cbf147209ae9a1207c68e8b20)

O comando duplo ou duas arvores de cames à cabeça, no caso dos motores monocilíndricos, comandam 4 válvulas (2 escape e 2 de admissão).

O comando simples ou uma arvore de cames à cabeça, no caso dos motores monocilíndricos, comandam 2 válvulas (1 escape e 1 de admissão).


O funcionamento é basicamente o mesmo, a principal diferença está no desempenho e na eficácia do motor.
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: _AXE_ em 20 de Maio de 2013, 13:05

José, isso nao deve sair no teste da carta de mota ..... mas saber nao ocupa lugar  _pol_

O Interceptor disse tudo _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: José em 20 de Maio de 2013, 15:06
 :)) :)) Mas qual a difença no desempenho e na eficácia dos sistemas?
 _pensador_ :))
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: _AXE_ em 20 de Maio de 2013, 16:02
Mas qual a difenca no desempenho e na eficácia nos sistemas?
 _pensador_ :))

Queres a papinha feita .... o melhore é procurares um pouco por alguma informaçao mecanica que te possa elucidar...

Vou transcrever....
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F6%2F69%2FEngine_movingparts.jpg%2F250px-Engine_movingparts.jpg&hash=8746547da361e69502e2301f883b2a6e494bd5e9)

Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote, ou Dupla Árvore de Cames à Cabeça.

Tanto a distribuição DOHC(Over Head Cams) como SOHC(Single Over Head Cams) possuem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o motor DOHC (às vezes pode ser até oito válvulas por cilindro) tem mais torque e potência em altas rotações, o que pode trazer economia em rodovias, mas não tem nenhuma vantagem a baixas rotações; já o motor SOHC (com duas válvulas por cilindro), não tem muita potência em altas rotações mas tem um bom binário em baixas rotações sendo ligeiramente mais económico rodando dentro de cidades.

Torque --> Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objecto faz com que o mesmo gire.

Potência --> A potência fornecida por um motor alternativo pode ser obtida a partir do seu torque e da sua rotação.

Boas curvas
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: Busas em 20 de Maio de 2013, 17:09
Não diria melhor Axe,

Um motor com DOHC respira sempre melhor que um SOHC, em particular em alta rotação.
Dos sistemas mais evoluidos a este respeito tens os motores da Honda com o famoso sistema VTEC...

OS Civic's e o S2000 são o expoente máximo ( em 4 cilindros) desta maravilha mecânica...

Nas Maxis...qualquer uma que tenha DOHC é um motor com mais binário e CV com maior "fôlego" digamos assim...
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: José em 20 de Maio de 2013, 19:53
 :)) Então resumindo na questão da economia de combustível, um com  DOHC é mais económico
nas altas, ou seja em estrada aberta ou AE. Um com SOHC, maior consumo em altas, e menos
consumo em baixas, que é o caso da minha "menina".
 _Zang_ A Yamaha está fora de questão,  :)) ganha a kymco xciting 400i, e outras com SOHC  :)) :)) :))

Ah pois é!!!!!!!!
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: Busas em 20 de Maio de 2013, 20:40
:)) Então resumindo na questão da economia de combustível, um com  DOHC é mais económico
nas altas, ou seja em estrada aberta ou AE. Um com SOHC, maior consumo em altas, e menos
consumo em baixas, que é o caso da minha "menina".
 _Zang_ A Yamaha está fora de questão,  :)) ganha a kymco xciting 400i, e outras com SOHC  :)) :)) :))

Ah pois é!!!!!!!!

José...melhor...compra uma eléctrica!... _convivio_ _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: _AXE_ em 20 de Maio de 2013, 20:50

 _Zang_ A Yamaha está fora de questão,  :)) ganha a kymco xciting 400i, e outras com SOHC  :)) :)) :))

Ah pois é!!!!!!!!

 _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_

Eu nem acredito no que li ......   _confuso_

entao e os parafusos a saltar e barulhos extra e outras coisas mais  _pensador_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Ahhhh ok , estas a considerar a falte de oleo (que desaparecem misteriosamente) na maior parte das Yamaha's  _lol_ _lol_ _lol_



É bem verdade, por isso nesses quadros e comparaçoes de CV por RPM a Xmax perde aos pontos .... sao precisas quase 2500rpm para equiparar as rotaçoes das duas.

Eu estarei é sempre renitente com os primeiros motores seja de que marca for .... os primeiros podem sempre ter um ou outro problema de inicio....
Relembro que a Burgman andou a melhorar sempre os motores que mandou para a estrada, alguns modelos ainda hoje sao melhorados, tal como a questao da caixa de velocidades e nao só desta Buga650cc de 2013. Se bem me lembro os primeiros 3 a 4 anos a Suzuki (por exemplo) andou sempre a melhorar e tirar os defeitos que esses modelos traziam.

Como estava a dizer..... seja que marca for, seja qual a cilindrada, quando um motor sai definitivamente para a estarda e começa a levar com quilometros em cima é que se vê efectivamente se ha ou nao probabilidades de se aguentarem ao dia a dia, e em circunstancias diferentes, muitas delas por vezes bem dificeis.

Como nem tudo é um mar de rosas, e por todas as Marcas tem problemas, lembro tbm que algumas Maxym's tbm tiveram os seus "Que's", uns motores abertos, outros motores substituidos (tudo dentro da garantia)....

Neste momento estão para sair uns modelos novos principalmente com motores novos, no qual se encontra esta excelente Xmax, e vem para dar cartas, disso não ha duvidas....

Mas ....
E como sempre ha um mas ..... ja vejo alguma publicidade a mais .... vamos ver se essa publicidade nao é "paga" indevidamente ....
Esperemos que nao, esperemos que esta Xmax seja tao boa quanto parece ( esta, e as outras marcas )

Boas curvas
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: José em 20 de Maio de 2013, 21:34
 _pensador_ _pensador_ Parafusos e barulhos?,  :)) estamos a falar de motores
e respetivas árvore de cames,  _martelada_ _martelada_ _lol_ _lol_
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: Busas em 20 de Maio de 2013, 21:41
_confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_

Eu nem acredito no que li ......   _confuso_

entao e os parafusos a saltar e barulhos extra e outras coisas mais  _pensador_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Ahhhh ok , estas a considerar a falte de oleo (que desaparecem misteriosamente) na maior parte das Yamaha's  _lol_ _lol_ _lol_



É bem verdade, por isso nesses quadros e comparaçoes de CV por RPM a Xmax perde aos pontos .... sao precisas quase 2500rpm para equiparar as rotaçoes das duas.

Eu estarei é sempre renitente com os primeiros motores seja de que marca for .... os primeiros podem sempre ter um ou outro problema de inicio....
Relembro que a Burgman andou a melhorar sempre os motores que mandou para a estrada, alguns modelos ainda hoje sao melhorados, tal como a questao da caixa de velocidades e nao só desta Buga650cc de 2013. Se bem me lembro os primeiros 3 a 4 anos a Suzuki (por exemplo) andou sempre a melhorar e tirar os defeitos que esses modelos traziam.

Como estava a dizer..... seja que marca for, seja qual a cilindrada, quando um motor sai definitivamente para a estarda e começa a levar com quilometros em cima é que se vê efectivamente se ha ou nao probabilidades de se aguentarem ao dia a dia, e em circunstancias diferentes, muitas delas por vezes bem dificeis.

Como nem tudo é um mar de rosas, e por todas as Marcas tem problemas, lembro tbm que algumas Maxym's tbm tiveram os seus "Que's", uns motores abertos, outros motores substituidos (tudo dentro da garantia)....

Neste momento estão para sair uns modelos novos principalmente com motores novos, no qual se encontra esta excelente Xmax, e vem para dar cartas, disso não ha duvidas....

Mas ....
E como sempre ha um mas ..... ja vejo alguma publicidade a mais .... vamos ver se essa publicidade nao é "paga" indevidamente ....
Esperemos que nao, esperemos que esta Xmax seja tao boa quanto parece ( esta, e as outras marcas )

Boas curvas

Por isso a Honda Blackbird 1100 XX é a mota mais fiável que conhço aaté hoje...várias em Portugal com 200.000 km e muitas com mais de 100.000 e...em Inglaterra o estafeta mais famoso fez 700.00 km numa de carburadores e 500.000 km numa de injecção...usando óleo de motor de autom+ovel por ser mais barato...fazendo uma média de 7000 km semana...

José...é um motor  DOHC... _confuso_

 _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: José em 20 de Maio de 2013, 22:04
Por isso a Honda Blackbird 1100 XX é a mota mais fiável que conhço aaté hoje...várias em Portugal com 200.000 km e muitas com mais de 100.000 e...em Inglaterra o estafeta mais famoso fez 700.00 km numa de carburadores e 500.000 km numa de injecção...usando óleo de motor de autom+ovel por ser mais barato...fazendo uma média de 7000 km semana...

José...é um motor  DOHC... _confuso_

 _lol_ _lol_ _lol_

Não estou a falar da fiabilidade dos motores,  8) mas da economia de combustível com os respetivos sistemas,  _pol_ _pol_
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: José em 20 de Maio de 2013, 22:06
A necessidade de ter 2 arvores de cames é devido à necessidade de comandar 3, 4 ou 5 (ou mais  _lol_) valvulas por cilindro.


Enquanto que no comando com 1 unica arvore de cames elas estao todas alinhadas, com 4 valvulas por cilindro as valvulas nao estao.  _pol_


O uso de 2 arvores de cames tambem é util para teres motor com timings (e lift) variaveis de abertura das valvulas  _pol_ _pol_

 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ 8) 8)
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: Migueltma em 20 de Fevereiro de 2014, 22:25
Por isso a Honda Blackbird 1100 XX é a mota mais fiável que conhço aaté hoje...várias em Portugal com 200.000 km e muitas com mais de 100.000 e...em Inglaterra o estafeta mais famoso fez 700.00 km numa de carburadores e 500.000 km numa de injecção...usando óleo de motor de autom+ovel por ser mais barato...fazendo uma média de 7000 km semana...

José...é um motor  DOHC... _confuso_

 _lol_ _lol_ _lol_
Concordo a 1000% tive uma CBR1100XX de Injecção a (XXY ano 2000) durante 11 anos que comprei nova na Motorway e que em 96.000m's NUNCA LEVOU NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, sempre respeitei os intervalos de manutenção, e sempre usei peças originais Honda.
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: Paulo Silveiro em 05 de Março de 2014, 10:26
Excelente explicação, é muito útil sabermos estas coisas, só não percebi aquelas questões da yamahas andarem a perder parafusos e óleos. Até porque os motores já têm alguns anos de rodagem.
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: pedroareias em 05 de Março de 2014, 11:33
Concordo com a tua frase (em mecânica tudo é uma questão de compromisso). Também sou mecânico e tenho publicações científicas em Mecânica. Muitas vezes soluções simples (o que é 'simples' é complicado de explicar) funcionam brilhantemente e soluções complicadas são modas passageiras.

As 5 válvulas por cilindro, a direcção nas rodas traseiras, os 4x4 integrais nos automóveis, etc acabaram por ser modas passageiras.

A sobre-alimentação, injecção directa (existente desde os anos 50...) acabaram por vingar tecnicamente.

Os V-Twin  single-pin das Harley são rústicos mas simples de manter e reparar.


Vai por aqui alguma confusão...
DOHC ou SOHC não tem nada que ver com o numero de válvulas por cilindro.
As siglas significam Dupla árvore de cames à cabeça ou uma  árvore de cames à cabeça.
Há motores DOHC com 2 válvulas por cilindro e há motores SOHC com 4 válvulas por cilindro. Neste caso há uma única  árvore de cames central na cabeça do motor e as 4 válvulas são accionadas por meio de balancins (a laranja na foto)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.4-strokebikecentre.com%2Fpic-parts%2F1118959395-gr.jpg&hash=1a5af496fce7c7a1f7d4f3052b4d20d4a61aceab)
.:.
nesta animação podem ver um motor DOHC com 2 válvulas por cilindro.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Froyalmechanical.files.wordpress.com%2F2011%2F07%2F4-cylinder-ohc-valve-train.gif&hash=eef53ceb56b8e3dc259a64e3b1467fbcce6ad9fd)
.:.
Não é verdade que um motor DOHC "respire sempre melhor" que um SOHC. Memorizem este "mantra" : "Tudo em mecânica é uma questão de compromisso: quando há ganhos num lado, há perdas noutro"
Uma prova óbvia disso é o próprio sistema VTEC mencionado que a baixas rotações "imita" um motor de 2 válvulas por cilindro para potenciar a eficácia volumétrica do cilindro.
     
Há mais sistemas que os OVC (over head cams) como por exemplo as harleys que usam um sistema diferente para accionamento das válvulas.
Neste caso os excêntricos (ou cames) estão junto à cambota e as válvulas são accionadas por veios e balancins. Isto garante um  motor mais baixo.
(https://xorl.files.wordpress.com/2011/03/v-twin_animation.gif?w=700)
E pronto agora já sabem o que passa dentro dos característicos tubos que as Harleys têm no lado direito do motor.
 
 (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.factoryfat.com%2Fimages%2Fevolutionengine.jpg&hash=3459112bcca5d68768629521b1317484a852fac0)
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: seveN em 23 de Abril de 2014, 08:13
E não esquecer aqueles que andam com 3 válvulas :) Duas de admissão e uma de escape

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs15.postimg.org%2F6q0n6yx2v%2Fvespa_3v_3_valvole_1.jpg&hash=05227024088951d72d3a73a55aa6fd946d288467) (http://postimg.org/image/6q0n6yx2v/)
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: antonio venda em 23 de Abril de 2014, 13:13
Apenas digo fantástico
Título: Re: Vantangens e desvantagens do comando das válvulas duplo e simples......
Enviado por: mpaneves em 23 de Abril de 2014, 15:12
Toda a mecânica em geral é um fascínio, tentar compreender algo sobre ela é algo igualmente fascinante