Geral => Segurança => Tópico iniciado por: cross em 18 de Setembro de 2015, 12:43
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Boas companheiros,
Como inverno está para chegar apesar de não parecer a probabilidade de apanharmos chuva ou termos uma surpresa aumenta rapidamente!
Andar a chuva não é algo que eu faça muitas vezes e em geral se chove vou de quatro rodas. Por vezes o tempo muda radicalmente e lá somos apanhados desprevenidos. Desde algum tempo e por ter apanhado poucas mas valentes chuvadas levo umas calças impermeáveis na top case ou mochila.
Há companheiros que não ligam a isto e outros mais radicais todavia que no oposto jamais circulam à chuva. Cada um sabe de si e há que respeitar essa decisões!
Existem situações em que verificamos depois de chover torrencialmente o estado das vias apresenta-se extremamente perigoso, até nas quarto rodas quanto mais em duas rodas... Fenómenos de "Aquaplaning" em estradas ou auto estradas, buracos completamente tapados por isso impossíveis de identificar, etc. Estou me a referir a situações de "estrada aberta", autoestrada, descidas e subidas longas, possibilidade de gelo em tabuleiros de pontes, juntas de dilatação, pintura brancas lisas, etc.... em que normalmente a velocidade é mais elevada e não em cidade, com curvas apertadas e esgotos e carril do electrico etc... que são perigosos igualmente.
Por vezes a chuva é tanta que não há nada a fazer... Vejam este video de uma situação que a mota desliza e acabam por cair e que o condutor consegue a proeza de proteger a pendura mantendo a calma mesmo no chão durante o acidente. Impressionante!
http://videos.sapo.pt/LIlumaZkzivu7cofzhwy (http://videos.sapo.pt/LIlumaZkzivu7cofzhwy)
A questão que levanto aqui é sobre esse fenómeno de saber quando parar ou não e saber desta comunidade as opiniões e acções que cada uma toma se possível com uma votação!
Escolhi a chuva como foco nas perguntas porque é mais comum, mas podem considerar a quantidade de água, neve, gelo ou possibilidade de se criar gelo, etc… tudo situações em que alteram o estado da via e a segurança de circulação da mesma por essa via!
Boas curvas
CROSS
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Ando todo o ano, e nem me ocorre trocar a maxi pelo carro, mas adequo sempre o andamento e até o trajecto ás condições atmosféricas.
O caminho que faço no verão é estreito, e sinuoso, e com veículos apressados e pouco cautelosos, pelo que assim que começa a chover, passo a usar o IC19, a A5, a CRIL, ou a CREL, porque são largas, com boa visibilidade, e também porque quando chove os enlatados ficam parados, e eu passo com maior segurança entre eles >:D
Só me aconteceu uma vez ter que parar no IC19 2 vezes, uma e outra porque as pedras de granizo eram tão grandes, que magoavam e outra porque a água era tanta que chegava á plataforma da Burgman, e até os carros pararam, porque caía com tanta força que não se via nada.
Outra vez tive que parar na estrada de Valejas á chegada a Carnaxide, para avaliar o risco de continuar e que trajecto escolher entre a neve/gelo _confuso_
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/1525387_720929064593532_541358503_n.jpg?oh=3ffc6e8a32f3b9f9eab73417412e56c1&oe=56986ABE)
Já atravessei um nevão no norte de Espanha, e já fui a Vendas novas ás bifanas num dia em que a protecção civil aconselhava a não sair de casa _confuso_ e aindam anda por cá alguns dos companheiros que fizeram essa viagem quase sempre de mota inclinada pelo vento _confuso_
Enfim, em minha opinião, cada um de nós deve saber decidir se tem ou não condições para enfrentar as condições adversas, e não há receita segura que sirva para todos.
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Conheco bem essa estrada de Valejas para Carnaxide, até à pouco tempo a fazia.
Ainda sou novato em termos de motas, mas tal como de carro, adequo sempre a conducao às condiçoes, sendo que de mota o cuidado é muito mais redobrado.
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Eu tenho a sorte de poder sair de casa de mota e poder deixa-la na empresa caso chova muito na hora do regresso.
Para mim não é o estado do piso que me assusta quando chove, mas sim a falta de visibilidade e irritabilidade com que os condutores dos enlatados andam nessas ocasiões.
Com o material correcto evita-se as "molhas" e moderando a condução podemos circular em segurança quando a chuva não é muito intensa.
Eu recorro também durante o inverno à previsão hora-a-hora do site accuweather (aqui o exemplo do Porto para hoje: http://www.accuweather.com/pt/pt/porto/275317/hourly-weather-forecast/275317 ).
Para mim o segredo de conduzir com piso molhado é tentar conduzir sem ter de usar os travões, por exemplo, estou a fazer a aproximação a uma rotunda, desacelero mais cedo que o normal para quase não recorrer à travagem.
Este tipo de condução impõem um ritmo calmo e mais seguro.
Boas curvas
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Não posso dizer que tanto me faz, pois gosto mais de andar com o tempo seco, é menos um risco.
Mas já várias vezes sucedeu sair com algumas nuvens e regressar com uma chuvada e também o contrário.
Quando sou surpreendido por uma boa chuvada, o que faço é adequar a velocidade ao estado do tempo, e se necessário, menos 10 ou 15 km/h. Também já senti necessidade de parar aguardando que a chuva reduza de intensidade e não me senti menos condutor.
O estado dos pneus e suspensões também conta muito para nos sentirmos capazes de continuar, mas com calma.
Pela imagem do vídeo deu-me a entender que a direcção fugiu ao passar um carreiro de água, talvez a velocidade fosse alta.
Depois desta prosa toda, estou consciente de que sempre poderei ir ao chão, quer em seco quer em molhado.
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Bom até me arrepiei a ver este vídeo.
Quanto ao andar á chuva, não andei muitas vezes, tenho mota desde Abril e uso quase todos os dias como meu meio de deslocação para o trabalho.
Se chover muito com aquelas pingas bem grossas acho que paro a mota, a velocidade vai ser sempre mais reduzida e ocuparei a minha faixa de rodagem toda.
Não tomo riscos desnecessários, gosto demasiado de viver para me meter em aventuras, sempre disse e continuo a dizer, "Se tens pressa de chegar a algum lado, sai mais cedo".
No Inverno em vez de sair 30 min antes de entrar o serviço de casa, passo a sair 45 min antes e assim a coisa dá-se..
Um abraço a todos, boas e seguras viagens. Bom tópico.
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Nos dias de chuva, é precisamente quando há mais trânsito e o estacionamento fica mais difícil.
Se estiver a chover torrencialmente deixo a scooter em casa.... Se estiver a chuviscar ou intermitente arrisco, sempre olhando para o mapa de chuva da APP "weather live".
Infelizmente não podemos reduzir o risco a velocidade a que circulamos, muitas vezes quando chove este é maior a baixa velocidade e em situações em que somos traídos pelas armadilhas do piso, pelo que para a,em da velocidade há que prestar muita atenção a onde metemos as rodas e a evitar manobras bruscas. Devido à luminosidade própria dos dias chuvosos corremos ainda um risco maior de não sermos vistos
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Eu preferencialmente não ando à chuva! Quando saio de casa, se não chover vou de scooter e na volta logo se vê. Mas primeiro faço o TPC ;D , vou ver na net as previsões...eheheh A minha experiencia resume-se a uma mólha mas estava no trabalho e tinha que ir pra casa, não tinha outra solução. Não gostei, demasiada agua na viseira, salpicos dos carros, não se via nada...enfim. :-? O ano normalmente tem 365 dias, se num deles nao nadar de scooter não será o fim do mundo _pol_
Quanto ao parar por causa da chuva acho que depende do conforto na estrada de cada um. A partir do momento em que não me sinto bem na estrada, abrando, 4 piscas ou então encosto! Aquele momento em que digo "não vejo um ca...racol!!!! _lol_
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A chuva, se não for torrencial, não impede o uso de mota mas, como nos carros, não podermos andar como costumamos em piso seco. No meu caso vou para o trabalho sempre pela mesma via pelo que a conheço bem e não espero surpresas. O principal factor a acautelar é a visibilidade para os outros. Quando chove muito circulo sempre com o colete reflector por cima do casaco. De resto tenho o equipamento todo para impermeabilização ;)
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A Mota é o meu meio de transporte de todo o ano, trabalho no centro de Lisboa e não tenho outra hipótese (transportes públicos demoro muito tempo). Assim faça chuva faça sol lá vou eu scooter_ a não ser que esteja aviso vermelho, aí já me desenrasco doutra maneira.
Só me chateia com chuva, quando não está frio _Rolley_ ou seja irmos a assar dentro de todo o equipamento, aqui sinto desconforto _thumbdown_ de resto a logística é outra, e claro condução muito mais prudente _pt_
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Eu ando todos os dias, 15 kms por viagem. Passa rápido, por isso a chuva não me chateia muito. Até é bom que chova porque assim os carros estão parados, sendo mais seguro andar de mota.
O percurso que faço é bom, sempre com bom alcatrão e sem carris.
Tento conduzir o mais suave possível, o que numa scooter 125 não é difícil.
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Com chuva e com sol, apenas mudo completamente o modo de condução
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1ª paragem para vestir o equipamento que anda o ano inteiro na top case. Inclui colete refletor
2ª paragem se as condições de visibilidade e de circulação comprometem a segurança. Espera-se que abrande um pouco mais e depois segue que se faz tarde
Porque vivo numa zona com microclima, posso sair de casa com bom tempo e 5 km mais à frente chove e vice versa. Habitualmente nem vala a pena olhar para a Meteorologia, pois se em casa olhar para Mafra ou Sintra está de chuva, mas olhando para a Costa ou para Cascais/Oeiras está bom tempo - seja o que Deus quiser e que hajam abrigos quando preciso deles. Uma coisa é certa, com chuva todos os cuidados são poucos e tenho que estar atento ao que a mota me "diz".
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Tal como o companheiro TMaxer, se chover torrencialmente não trago a mota. Não me sinto (ainda) completamente à vontade _corado_, mas se for um dia de chuviscos, siga de mota, com todos os cuidados.
Mesmo assim, preocupa-me mais o vento do que a chuva... Na A5 há ali alturas que acho que vou parar lá abaixo à Ribeira da Laje _Rolley_
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Uso a scooter diariamente quer seja com sol ou chuva!
Já fiz viagens com avisos amarelo, laranja e vermelho...
Piores foram: o tal passeio a vendas novas que a Cristina falou... Estava um frio de rachar, ventos de andar com a scooter toda inclinada e muita chuva.
E a outra foi no natal de 2013 que deram aviso laranja para o país inteiro e vermelho para o interior... Fui passar o natal a Castelo Branco! Estava muito frio, muita chuva (vários lençóis de água) e vento como nunca! Lembro me de receber uma chamada da Lídia e de estar a gritar para ela me ouvir e de dizer que estava inclinado como se fosse uma rotunda... Mas estava numa reta!!! Cheguei completamente molhado a escorrer água, mesmo usando material apropriado, pois o vento fez entrar água pelo capacete, luvas e costas.
Se voltava a fazer estas viagens / passeios? Sim, claro!
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Também já apanhei umas valentes chuvadas e se com a xcity não tinha medo pois até numa estrada em que a água chegava aos pés ela passou e até entrou no vareador, o seu vidro alto era ótimo, os pirelli são do melhor que há, já com a CBF se a previsão for má não a levo ou se tiver de buscar o pequeno a escola mas já se sabe que mota não é scooter e é bem mais perigoso
Marco Neves
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A Mota é o meu meio de transporte de todo o ano, trabalho no centro de Lisboa e não tenho outra hipótese (transportes públicos demoro muito tempo). Assim faça chuva faça sol lá vou eu scooter_ a não ser que esteja aviso vermelho, aí já me desenrasco doutra maneira.
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Peço desculpa pela cópia ....mas a resposta ia ser identica.
Nas ultimas grandes chuvadas vi a minha a fazer de mota de àgua ....deixo é sempre alguem ir à frente que assim vejo mais ou menos a profundidade e tento seguir o sitio por onde passaram com as rodas por causa de alguma possivel tampa de esgoto fora do sitio. Se não for ninguem à frente e a cheia me parecer grande demais espero que algum aventureiro apareça e dê o corpo às balas! Sou maluco mas não sou doido e não tenho uma Maxitrail .
Se o carro já está com teias de aranha por não andar o ano inteiro, muito menos ando com ele nas chuvadas porque não o quero afogar! Já me bastaram duas cheias ( mais que vulgares em Alcantara) para ver este carro e outro que tive antes quase a boiarem ....e não foi saudável para eles.
Portanto em caso extremo sei que na "mota de àgua" ...a enchente pode ir até perto do deposito onde está o filtro de ar, o que deve equivaler a àgua pelos joelhos. Antes isso que perda total do carro ou uns milhares para o recuperar como já vi a muitos colegas meus. Transportes publicos não está na equação ....assim como faltar ao trabalho! O dinheiro está caro e custa a ganhar e eu preciso dele . O patrão não é sensivel para faltas de comparencia por causa de ....chuva.
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Conduzo todo o ano.
Tenho aprendido a reconhecer quando devo adaptar a minha condução ao estado da via e tentanto antever o caminho mais à frente: um splash do pneu de um carro que segue à frente, uma distancia maior dos veículos, manter a viseira limpa o melhor possivel, concentração e saber esperar (já estive à espera que abrandasse um pouco mais a chuva para prosseguir viagem).
Já apanhei chuva forte com vento e pessoalmente prefiro a chuva ao vento. Detesto o vento que me atira de um lado para o outro da via.
E o frio?
Bolas!!! Detesto o frio. Ao longo deste ano que passou e que conduzo maxi tenho melhorado o meu equipamento contra o frio e contra a chuva. Preciso de melhorar algumas coisas, mas já não passo tanto frio como o que passei no inicio.
Já apanhei alguns sustos com chuva?
Sim, alguns deslizes que me fizeram pensar que se calhar não avaliei bem a via ou que provavelmente estaria a ir depressa demais.
Tenho tido sorte e espero continuar assim.
Respeitar sempre a máquina (já li por aqui alguém que escreveu isso e faço o possivel para não me esquecer disso).
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Companheiros
Ando de mota todo ano e em quaisqueres condições climatéricas.
Há uma situação que tenho muita dificuldade em controlar. Quando chove aumento a velocidade da mota, passo dos 100 a 110Kms/h em piso seco para 130 a 140Kms/h com piso molhado.
Tenho sempre o cuidado de diminuir a velocidade em curva, mas em reta e a chover bem,. estou a sempre a fazer sinais de luzes para os enlatados sairem da frente.
Nunca senti qualquer tipo de deslize, a direito o formato dos pneus de mota cortam muito bem a àgua um pormenor que os pneus de carro não conseguem fazer.
Já agora, vi o video sobre o acidente e a conclusão que chego é a seguinte. Desconheço o estado dos pneus, a pendura obriga a dianteira da mota levantar, tornando-se mais leve.. é lógico com tempo assim, a mota não reunia condições para circular aquela velocidade
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Estamos em Outubro e na época certa para vir desenterrar este tópico, que se torna pertinente.
A minha posição quanto a este assunto é a de sempre, se quando estiver para sair estiver a chover ou, mesmo que não chova, prometa garantidamente chuva, não saio de mota, vou de carro, ou não vou. Se apesar de estar na época da chuva, as previsões apontarem a que não vai chover, vou de mota, se apanhar chuva no regresso, apesar de não gostar, adequo a condução às condições climatéricas e ao piso.
Tenho a vantagem de, estando reformado, poder gerir melhor as saídas e, em muitas situações, se não for hoje, vou amanhã, se não for amanhã, vou para a semana. É muito diferente do que estar a trabalhar e por isso compreendo todas as posições aqui assumidas
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Eu pessoalmente ando de mota o ano inteiro , as regras do jogo mudam totalmente quando começa a chover , é importante antecipar todas as açoes, baixar a velocidade , um excelente par de pneus , e cuidado ,muito cuidado .
Escolhi a minha maxi com o proposito de andar o ano inteiro , daì ter dado importancia ao ABS , á excelente proteção aerodinamica que tem , e ao factpo de ser pesada para uma boa estabilidade , e antes de a levantar do stand troquei os Maxxis que trazia por uns Michelin citygrip.
Quando o tempo aperta mesmo comprei a capa para circulação de origem e que diferença faz.
- tenho roupa de chuva sempre na mota.
Estes são alguns cuidadoos que tenho.
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Uma pequena nota para os mais incautos, ou menos experientes como eu ainda sou.
Para quem pensa usar a mota no inverno e tem pneu já muito gasto, ao ponto de estar completamente liso na parte central, poderá ser o momento certo para trocar pneu (s).
Ainda vão existir alguns dias de tempo seco o que permitirá gastar a goma antes de vir tempo húmido a sério.
Troquei o meu traseiro (o pneu) a semana passada. À noite, como círculo numa zona húmida e ainda não vieram chuvas que lavem o alcatrão a sério, já se notava algum deslizar da traseira.
Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
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Já me tinha esquecido deste tópico e respondí novamente e de forma diferente.
Foi importante repescar este tópico.
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É sempre importante falar disto.
Não existem razões técnicas que justifiquem parar por razões climatéricas excepto em externos, como gelo ou chuva torrencial que torne a estrada intranditavel, ou um ciclone :) como isto raramente acontece em Portugal ando todo o ano. Mas atenção, já foi aqui muito bem dito, têm que ter pneus de confiança
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Por necessidade, mantenho o uso da mota até ao dia em que corra mal..
Regra geral, preciso mesmo de me deslocar em transporte privado, dada a falta de condições dos transportes públicos em Lisboa.
Como tal, compreendo perfeitamente quem prescinda de andar à chuva de mota (têm essa possibilidade), mas também sublinho a quantidade de pessoas que anda, porque não tem outra alternativa.
Atenção redobrada, distâncias maiores e consumos a fazer as melhores médias de sempre _lol_
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Boas eu tambem não paro mas sem duvida tudo muda em como ando na estrada nestas alturas. Armadilhas por todo o lado mas enlatado não dá mesmo .
Boa curvas pessoal mas com muita atenção scooter_ _pol_
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Boas,
Eu por necessidade ( de poupar euros...) ando todo o ano também. Tenho algum cuidado com os pneus e principalmente com a atenção que é necessária para andar na estrada com chuvas...
Tenho sempre debaixo do banco equipamento de chuva durante todo o ano. Nunca apanhei nenhuma molha nem para o serviço nem regressando a casa.
Vejo por vezes muitos companheiros a andar da mesma maneira com o piso molhado que com ele seco...
Os enlatados então, são do piorio com piso molhado...
Boas curvas para todos em segurança.
scooter_ scooter_ scooter_
_scp_ _scp_ _scp_
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Boas,
Eu por necessidade ( de poupar euros...) ando todo o ano também. Tenho algum cuidado com os pneus e principalmente com a atenção que é necessária para andar na estrada com chuvas...
Tenho sempre debaixo do banco equipamento de chuva durante todo o ano. Nunca apanhei nenhuma molha nem para o serviço nem regressando a casa.
Vejo por vezes muitos companheiros a andar da mesma maneira com o piso molhado que com ele seco...
Os enlatados então, são do piorio com piso molhado...
Boas curvas para todos em segurança.
scooter_ scooter_ scooter_
_scp_ _scp_ _scp_
x2!!
À exceção de já ter apanhado umas 2 ou 3 valentes molhas, quando digo valentes é a chuva passar o equipamento e molhar a roupa por baixo
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Fiz muitos e bons kms debaixo de chuva, com um casaco da decatlon e o cobre pernas da Tucano.
Saía da mota tão seco como do carro.
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Fiz muitos e bons kms debaixo de chuva, com um casaco da decatlon e o cobre pernas da Tucano.
Saía da mota tão seco como do carro.
Idem com casaco e calça decatlon