Apesar de estar em Inglês, este trabalho deve ser de leitura obrigatória antes de participar pela 1ª vez num evento:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fattach.kawiforums.com%2F2007%2F01%2F26%2F20070126220249-0-5886.jpg&hash=8b7de3c87f03592cd21676353d48d30b57ed8326) (http://msf-usa.org/downloads/Group_Ride.pdf)
Fonte: http://msf-usa.org/index_new.cfm?spl=2&action=display&pagename=Library (http://msf-usa.org/index_new.cfm?spl=2&action=display&pagename=Library)
Escrevi isto em outro tópico e venho copiar as informações aqui tbm, acho que são importantes.
Então para conduzir em grupo para mim ....quantas mais motas e mais ordeiras forem melhor!!
So não podem é (como as vezes acontece) pensarem em vocês próprios, todos temos de pensar nos outros!!
Alertar os outros dos obstáculos, esperar pelo que vem atrás, e principalmente nunca nadar ao meio !!
Isto é andar em grupo !!
(https://lh3.googleusercontent.com/-Qn3Olx9KPsE/UXf-wVCOSwI/AAAAAAAAFbw/loznr6GeMkI/w987-h378-p-o/images.jpg)
Quem não andar assim, mais vale andar sozinho !!
Os únicos que andam ao meio da via são os que estão responsáveis pelas caravanas !!
O que vai a frente e o que vai atrás (Load Reader & Back Leader)
(https://lh5.googleusercontent.com/-u9_93fZbiJA/UXf-vlRLSrI/AAAAAAAAFbo/hcch-XJlk84/s257/b.jpg)
Existe sempre alguém que pensa que está mais certo que os outros, e anda tanto de um lado como do outro, mas isso está totalmente errado!!
Vou dar o exemplo dos enlatados, as rodas da esquerda não andam a circular só sitio da direita, pois nao ?
Conseguem a mesma fazer curvas e desviar de buracos, etc etc etc .... sem nunca se cruzarem, certo ?
Então é isso mesmo, se o da frente circula a esquerda, o que está imediatamente atrás vai circular a direita (podendo reduzir o espaço e aproximando-se mais do da frente)
O andar mais a esquerda, e/ou mais a direita possível, tbm é importante para que nunca aconteça algo como um toque, que pode ser grave....
(https://lh3.googleusercontent.com/--2y9w2NCZhs/UXf-vh3U_dI/AAAAAAAAFbs/MxvAA2wn1zQ/s335/a.png)
Portanto respeitem a segurança dos outros, porque com isso asseguram a vossa propria segurança!!
Nao deixando de referir, que tbm é de extrema importância ir passando toda a sinalética para quem esteja a nossa retaguarda tbm perceba o que se passa a frente!!
- Abrandar
- Buracos na estrada
- Uma única fila a circular (por vezes temos de andar em fila indiana, aumentando o espaço entre todos)
- Duas filas
- Encostar a direita
- Obstáculos
- etc.
Para que tudo funcione em conformidade, todos........mas mesmo todos temos de ajudar !!
Por mim tanto ando com 100 motas como com 5 .... mas todos os outros automobilistas e tbm pedestres, param para ver passar tanta mota ....!!
E ...... lembrem-se
Isto não é andar em grupo
(https://lh5.googleusercontent.com/-t-gDS6KqiUk/UXf-wJpN7HI/AAAAAAAAFb0/w_yaq49Ycy4/s275/d.jpg)
Boas curvas
Como se deve circular em caravana!
Para andar numa caravana em segurança, todos nós temos de nos respeitar mutuamente, todos nós devemos apoiar quem mais precisa, e todos nós devemos de cuidar do próximo, sem nunca pormos ninguém em perigo ou risco imediato/constante.
Todos devemos conduzir em segurança própria, dando espaço necessário para travar em segurança do companheiro da frente, mas nunca tapar a visibilidade do companheiro que circula imediatamente a seguir a nós.
Posto isso, temos de circular numa coluna dividida, uns que circulam o mais à direita da via e os que circulam o mais à esquerda dessa mesma via (no mesmo sentido), mas sempre intervalados entre si.
Se imaginarmos um veículo de 4 rodas, temos a certeza que as 2 rodas da direita nunca se cruzam com as da esquerda, mantendo-se sempre uns mais à direita outros mais à esquerda.
Para melhor podermos conduzir em grupo, podemos partir do principio que estamos a uma velocidade confortável para apenas contabilizarmos 2 seg entre cada um. Assim todos vamos à mesma velocidade, seguindo e executado sempre as sinaléticas vindas da frente. Lembrem-se de ajudar os que atrás circulam, fazendo as mesmas sinaléticas dos da frente. (caso se sintam a vontade e em segurança para o fazerem, façam, é sempre uma mais valia)
Observemos a próxima imagem.
Uns à esquerda outros à direita, nunca ninguém ao centro, excepto o Road Leader e Back Leader
(https://lh5.googleusercontent.com/-rrQYyvoDk0s/U2Lfcp0AMrI/AAAAAAAAGyM/2PqQ9SsLZFk/s912/seg.png)
(de 2 em 2seg)
Existem situações, como obstáculos na via, que devidamente assinalados pelos motoristas da frente, que por vezes se terá de fazer apenas uma fila (ou fila única), mas temos de estar cientes que isso fará diminuir a velocidade e aumentar o tamanho da caravana.
Temos de ter consciência que em muitos casos, será melhor mesmo aumentar a caravana, pois não se pode por ninguém em perigo.
Temos de ter consciência também que nunca devemos travar a fundo quando surge algo pela frente mas sim tentar desviar e alertar o perigo para os outros.
Uma das coisas que ninguém deve mesmo fazer....... nunca andar ao centro da via!!
Quem o faz está privilegiado perante todos os outros, mas esquece-se que quem vem na sua retaguarda está precisamente numa situação desfavorecida, muitas vezes isso compromete toda a caravana pondo em perigo essas mesmas pessoas que circulam atrás dele.
Se circularmos mais à esquerda ou mais à direita, como se circula em coluna, conseguimos ver mais para a nossa frente do que apenas o motorista da frente. Consegue-se ver pelo menos 2 ou 3 motas mais à frente....
Se andarmos 2 seg distantes do que vai imediatamente à nossa frente (do mesmo lado) além de reduzirmos a distancia total da caravana pelo menos para metade.
Vejamos então o seguinte:
Se o que está a nossa frente tem 2 seg de diferença, o que está à frente dele está a 4seg, mas nós conseguimos ver os que está ao lado (mais à frente) dele que fica a 5 seg de nós....
Se tivermos sorte, e normalmente temos (o pessoal respeita os outros também) conseguimos ver o que está à frente desse que fica a 5 seg nossos, se isso acontece, então estamos a ver quem vai a 7 seg de nós e se ele travar ou fizer sinalética nós conseguimos perceber se algo se passa à nossa frente melhor ainda.
Vejamos mais uma imagem, para tentar perceber a lógica de andar em caravana.
(https://lh6.googleusercontent.com/-5HinHCap7yQ/U2LeogBRFWI/AAAAAAAAGx4/jKcYo8M361c/s912/Certo%2520e%2520Errado.png)
(verde correcto / vermelho incorrecto)
Como podem observar na imagem anterior, nunca se deve andar ao centro para não prejudicar os outros.
Vamos conduzir com calma, olhando para os movimentos dos da frente, e principalmente tentando observar os que vão mais à nossa frente do "lado contrário" e assim podemos fazer um passeio/viagem em segurança para todos!
Posso dizer aos mais novos no forum, que não têm de ter receio de fazer algo errado, apenas têm de tentar fazer o que foi transcrito no e seguir o que os outros fazem.
Nas calmas tudo corre bem e não há que ter receios em fazer algo errado, ninguém está lá para vos "julgar, avaliar e/ou classificar" se alguém vos disser algo é apenas para ajudar, nada mais que isso!
Outra das coisas importantes é que ninguém ultrapassa ninguém, não estamos ali para fazer uma competição, nem para ver quem chega primeiro. Estamos ali sim para seguir o que vai à frente ( follow the leader ) e será ele que nos "levará a bom porto".
Portanto, ninguém ultrapassa ninguém, excepto alguém da equipe da organização, batedores ou filmagem
Se alguém à sua frente está a rolar na posição da esquerda, você tem de mudar e rolar na posição da direita, mas se por alguma razão houve uma troca à sua frente e esse alguém passou a rolar na posição da direita, então você terá de mudar de sitio novamente e ir rolar na posição mais à esquerda.
Observem mais esta imagem
(https://lh3.googleusercontent.com/-ZLGBEis5_lo/U2ZVQPbY4wI/AAAAAAAAG0I/jBh01G4mr6U/s912/Trocas.png)
(verde correcto / vermelho incorrecto)
Como podem observar, mais vale "acertar" as posições que andar em ultrapassagens só porque sim...
Lembrem-se, sempre à esquerda ou direita, lembrem-se dos 2 seg para o da frente e lembrem-se que ninguém pode perder o companheiro de trás, os da frente vão esperando pelo companheiro atrás e assim ngm se perde nunca.
Outra dica que dou é ........
Se o da frente se enganar, enganam-se todos sem problemas.... mas todos mesmo como uma caravana só!! Nunca 2 ou 3 caravanas desnorteadas porque se partiu, por um engano normal num ser humano.
Boas curvas
Nota Importante:
Isto é apenas um tópico informativo, nada mais que isso, e fica na inteira responsabilidade do próprio caso algo aconteça.
Lembrem-se que vocês são os próprios responsáveis em caso de acidente, por isso é obrigatório seguro individual para motos.