Geral => Segurança => Tópico iniciado por: Admin3 em 15 de Novembro de 2010, 11:32

Título: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Admin3 em 15 de Novembro de 2010, 11:32
1. Verificar o estado das motos

Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.


2. Prever o itinerário

A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.


3. Enquadrar os novatos

Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.


4. Ultrapassar um após o outro

Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.


5. Respeitar as distâncias de segurança

Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.


6. Antecipar as manobras

No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


8. Em linha recta, condução em escada

A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.


9. Olhar longe para a frente

Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.


10. Uma bóia de salvação: o telefone

Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.


Fonte: Clube Pan-European de Portugal: http://www.clubepaneuropean.org/tecnicas_conducao.asp#grupo


Conselho CPM:

Antes da partida, verificar os membros que não têm VIA VERDE. Estes deverão circular imediatamente atrás do Road Líder e abandonarem a caravana assim que se aproximar a praça de portagens devendo posteriormente recolocarem-se nas posições ocupadas anteriormente de forma a que o Road Líder confirme que a caravana está recomposta e possa acelerar o ritmo de marcha da caravana.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: cristina em 19 de Abril de 2011, 09:40
Apesar de estar em Inglês, este trabalho deve ser de leitura obrigatória antes de participar pela 1ª vez num evento:
 
 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fattach.kawiforums.com%2F2007%2F01%2F26%2F20070126220249-0-5886.jpg&hash=8b7de3c87f03592cd21676353d48d30b57ed8326) (http://msf-usa.org/downloads/Group_Ride.pdf)

 
 
Fonte: http://msf-usa.org/index_new.cfm?spl=2&action=display&pagename=Library (http://msf-usa.org/index_new.cfm?spl=2&action=display&pagename=Library)
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Macsword em 19 de Abril de 2011, 10:07
Isto está bem porreiro.
Gostei de ler, muito útil.  _pol_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: 1SARSILVA em 19 de Abril de 2011, 10:26
 _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Muito bom.
Gostei de ler.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Jorge de Almeida em 27 de Maio de 2011, 10:51
Informaçoes muito uteis, algumas ate desconhecia.
Vou imprimir para ser mais facil de decorar.

Abraço.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: almeida em 27 de Maio de 2011, 12:10
É sempre útil saber para que nos passeios CPM corra tudo bem ...  scooter_
E sempre em beleza  _convivio_
Boas curvas
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: canalomaniaco em 09 de Junho de 2011, 23:04
 scooter_

 assim é mais fácil.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: José em 10 de Junho de 2011, 14:18
É bom relembrar este:


http://www.motoseguranca.com.br/dicas.html
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: CCM em 15 de Junho de 2011, 21:07
Viva!


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


Neste ponto penso que será vantajoso incluir o seguinte:

Se verificar que o seu antecessor diminuí a velocidade, diminua também ou até efectue uma paragem em local seguro. Adoptando este procedimento, o Road Lider rapidamente se irá aperceber que algo se passa com o grupo e também irá diminuir a velocidade ou mesmo parar em local seguro.

Ser visto

Outra dica é posicionarmos de forma que consigamos ver no retrovisor do nosso sucessor a sua cara/capacete. Assim garantimos que ele também nos está a ver. (Dica do companheiro Pardal)

Abraço ;)
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: 1SARSILVA em 15 de Junho de 2011, 22:55
Viva!

Neste ponto penso que será vantajoso incluir o seguinte:

Se verificar que o seu antecessor diminuí a velocidade, diminua também ou até efectue uma paragem em local seguro. Adoptando este procedimento, o Road Lider rapidamente se irá aperceber que algo se passa com o grupo e também irá diminuir a velocidade ou mesmo parar em local seguro.

Ser visto

Outra dica é posicionarmos de forma que consigamos ver no retrovisor do nosso sucessor a sua cara/capacete. Assim garantimos que ele também nos está a ver. (Dica do companheiro Pardal)

Abraço ;)

Concordo Plenamente com tudo e acrescentava que apesar de sermos todos adultos, nos pontos de encontro ou nas paragens quando se ausentam do grupo devem avisar o companheiro mais próximo.
Se cada um tiver um companheiro para tomar conta, toda a gente tá controlada e não fica ninguém, nunca para trás. Não temos de obedecer a ninguém nos eventos, mas será de bom tom quando se combina partir de um dos locais de encontro ou paragem, não fazer com que a coluna de maxis esteja toda alinhada á espera de um ou dois companheiros.
20 maxis a gastar gasolina, á espera de uma, quando se pede para preparar para partirmos, não me parece justo para ninguém.
No caso de acontecer algo que não está a correr bem no evento, deve o companheiro em questão avisar o road lider ou o organizador afim de se tratar logo do problema, tal como fez e muito bem o Companheiro Afonso em Pernes, quando a coluna estava a ser perseguida por uma pequena fila de automóveis que queriam ultrapassar a coluna de maxis.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: José Paulo em 07 de Setembro de 2011, 19:06
É óbvio que quem anda em  scooter_ deverá ter presente os riscos a que está sujeito,

no entanto, opiniões, sugestões... para uma maior segurança, são sempre bem vindos.

Obrigado companheiros

boas curvas

J. P.
 
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Afonseca em 28 de Novembro de 2011, 23:24
Acho espectacular. Fiquei fascinado com estas regras... A disciplina é a segurança do grupo.... _pt_
Boas  scooter_
Abraço
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: carlos jorge em 21 de Janeiro de 2012, 21:05
Boas Companheiros .Vou expor aqui uma questão que não me tem deixado  ir a algumas das v/ confraternzções do C P M pela seguinte razão.

1º estou com receio que a minha Matilde (synfhony) não vos consiga acompanhar em velocidade  pois pelo que vejo teêm por aqui grandes maquinas e não  ia querer ficar a empatar o passeio

2º podem me informar qual é nesse caso a velocidade normal?  e qual a velocidade que se deve circular

para já os meus agradecimentos. pergunto isto pela razão que gostava de estar no dia 29 no Aniversário do CPM scooter_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: cristina em 21 de Janeiro de 2012, 21:33
Avelocidade do grupo é sempre determinada pelo veículo mais lento, que normalmente se posiciona no início da coluna, logo atrás do road leader  _pol_ _pol_
Por isso, não te acanhes e junta-te a nós na comemoração do aniversário  _convivio_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: carlos jorge em 21 de Janeiro de 2012, 22:13
Companheira Cristina obrigado pela informação então lá estarei,e bom fim de semana para todos
 _corado_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Su Salvador em 25 de Abril de 2012, 12:59
O jeitão que estas regras me tinham dado antes de domingo  _corado_
Pois quando vi o companheiro da frente levantar a perna pensei...OH MEU DEUS!!!!!!! O que é aquilo?
A sorte é que o meu Luis me ía gritando (entre capacetadas) o significado  _pol_

Ja agora, uma das coisas que mais gostei do passeio foi justamente o respeito pela segurança e a cordenaçao quase automatica
para que a circulaçao entre motas e carros se desse tao calma ;)
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: M.F. em 15 de Novembro de 2012, 19:46
Obrigado Companheiros,
Este tópico está 5 estrelas e é de uma utilidade inquestionável.
 scooter_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: fern@ndo em 23 de Janeiro de 2013, 02:01
muito útil para todos, mas pra "maçaricos", como eu ;), obrigatório ler, sem dúvida!

boa ajuda pra domingo, obrigado!

 _convivio_
Título: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Jorge Valente em 23 de Janeiro de 2013, 08:46
Viva,

Já tinha lido as 10 regras para conduzir em grupo a sinalética é que não conhecia, mas é sem dúvida muito útil conhecer.

Um bem aja a todos os companheiros que constantemente ajudam nabiços como eu.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: _AXE_ em 23 de Janeiro de 2013, 08:50

Aconselho a ver tambem o topico --> Manual do Bom Pendura (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=141.msg36215#msg36215)

Para os casos de quem anda com pendura, ou casos de quem esta a pensar começar a andar com pendura.
Dêem isto a ler, pois por vezes faz bem a diferença  _pol_

Ha sinaleticas muito importantes, se fizermos, de certeza que quem vem a tras de nos (de mota) agradece  _pol_
Evitam muitos acidentes  _palmas_

Boas cruvas
Título: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Jorge Valente em 23 de Janeiro de 2013, 11:06
També, já li o Manual do Bom Pendura, muito útil sem dúvida.
Título: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: eNerGética em 23 de Janeiro de 2013, 11:47
Bem...modéstia à parte e mesmo antes de ter lido o manual do pendura, tenho desempenhado bem a minha função!!! Eheh...

Mas aconselho a sua leitura, que à parte do seu sentido de humor, transmite alguns conselhos importantes quer para o passeio a dois, quer para o passeio em grupo!!!


Beijos
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Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: nunotavares11 em 16 de Março de 2013, 18:41
Muito Util sem duvida :)
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Johnny89 em 16 de Março de 2013, 18:58
É sempre bom ler algumas dicas, sobretudo aqueles que se vão iniciar nos eventos com a malta  _pol_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: nunotavares11 em 16 de Março de 2013, 19:18
Sem dúvida alguma !
Em primeiro lugar a segurança em grupo ou sozinho mesmo .
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: _AXE_ em 29 de Abril de 2013, 22:44

Escrevi isto em outro tópico e venho copiar as informações aqui tbm, acho que são importantes.

Então para conduzir em grupo para mim ....quantas mais motas e mais ordeiras forem melhor!!

So não podem é (como as vezes acontece) pensarem em vocês próprios, todos temos de pensar nos outros!!
Alertar os outros dos obstáculos, esperar pelo que vem atrás, e principalmente nunca nadar ao meio !!


Isto é andar em grupo !!
(https://lh3.googleusercontent.com/-Qn3Olx9KPsE/UXf-wVCOSwI/AAAAAAAAFbw/loznr6GeMkI/w987-h378-p-o/images.jpg)

Quem não andar assim, mais vale andar sozinho !!

Os únicos que andam ao meio da via são os que estão responsáveis pelas caravanas !!
O que vai a frente e o que vai atrás (Load Reader & Back Leader)

(https://lh5.googleusercontent.com/-u9_93fZbiJA/UXf-vlRLSrI/AAAAAAAAFbo/hcch-XJlk84/s257/b.jpg)

Existe sempre alguém que pensa que está mais certo que os outros, e anda tanto de um lado como do outro, mas isso está totalmente errado!!

Vou dar o exemplo dos enlatados, as rodas da esquerda não andam a circular só sitio da direita, pois nao ?
Conseguem a mesma fazer curvas e desviar de buracos, etc etc etc .... sem nunca se cruzarem, certo ?
Então é isso mesmo, se o da frente circula a esquerda, o que está imediatamente atrás vai circular a direita (podendo reduzir o espaço e aproximando-se mais do da frente)


O andar mais a esquerda, e/ou mais a direita possível, tbm é importante para que nunca aconteça algo como um toque, que pode ser grave....

(https://lh3.googleusercontent.com/--2y9w2NCZhs/UXf-vh3U_dI/AAAAAAAAFbs/MxvAA2wn1zQ/s335/a.png)

Portanto respeitem a segurança dos outros, porque com isso asseguram a vossa propria segurança!!

Nao deixando de referir, que tbm é de extrema importância ir passando toda a sinalética para quem esteja a nossa retaguarda tbm perceba o que se passa a frente!!

- Abrandar
- Buracos na estrada
- Uma única fila a circular (por vezes temos de andar em fila indiana, aumentando o espaço entre todos)
- Duas filas
- Encostar a direita
- Obstáculos
- etc.

Para que tudo funcione em conformidade, todos........mas mesmo todos temos de ajudar !!

Por mim tanto ando com 100 motas como com 5 .... mas todos os outros automobilistas e tbm pedestres, param para ver passar tanta mota ....!!


E ...... lembrem-se

Isto não é andar em grupo

(https://lh5.googleusercontent.com/-t-gDS6KqiUk/UXf-wJpN7HI/AAAAAAAAFb0/w_yaq49Ycy4/s275/d.jpg)

Boas curvas
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Sapiens21 em 29 de Abril de 2013, 23:01
Informação de qualidade.  _pol_

São estas regras que por vezes se vão esquecendo com o passar do tempo, mas de modo nenhum deveria isso acontecer.

Obrigado por, com o teu post, fazeres-nos relembrar aquilo que já lemos...mas que nunca é demais ler novamente!  _palmas_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: JB em 07 de Maio de 2013, 00:18
Aqui fica um pequeno Video-Briefing (http://youtu.be/g6MhK8-pIQM) de um evento: CPM sempre a apostar na segurança.

Obrigado Sapiens21 e cristina!
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: daniel em 07 de Maio de 2013, 18:46
Aqui fica um pequeno Video-Briefing (http://youtu.be/g6MhK8-pIQM) de um evento: CPM sempre a apostar na segurança.

Obrigado Sapiens21 e cristina!

Belo vídeo JB.  _pol_
Apanhaste mesmo o momento certo e fizeste a respectiva publicação para mais companheiros saberem como proceder... _palmas_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: AJAM em 12 de Junho de 2013, 20:41
Bom tópico!   _pol_
Muito importante para uma primeira vez...
Que um dia será o meu caso   _lol_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Scooterado em 19 de Junho de 2013, 15:24
.......Conduzir em formação em espinha para uma viagem sem espinhas,hehe
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Oscar1958 em 07 de Dezembro de 2013, 00:17
Mais uma vez aprendi algo interessante.

Obrigado

Oscar1958
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: NadiaConceicao em 28 de Janeiro de 2014, 14:42
Sendo a primeira vez que vou participar em algo do género, foi-me bastante útil este tópico  _pol_ Obrigada
Espero cumprir e não cometer erros de principiante  no passeio do aniversário _pol_

Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Guerreiro em 28 de Janeiro de 2014, 15:04
Sendo a primeira vez que vou participar em algo do género, foi-me bastante útil este tópico  _pol_ Obrigada
Espero cumprir e não cometer erros de principiante  no passeio do aniversário _pol_

Fica tranquila, está reunida uma equipe de batedores experientes que te ajudam no que for necessário  _pol_

Mas lêr o tópico como acabas de fazer verás depois que é uma grande ajuda
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Blackpanther em 17 de Março de 2014, 23:47
Companheiros, esta informação pode parecer longa e chata no início, mas sem dúvida alguma, MUITO IMPORTANTE quando se conduz em grupo!

Abraço...e conduzam com juízo scooter_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: joaomsraposo em 23 de Abril de 2014, 15:13
viva companheiros de rodas,
Eu também vou fazer a minha estreia em circular em grupo na mega caravana da ponte vasco da gama, espero não me atrapalhar  _martelada_, uma vez que ainda estou a dar as minhas primeiras "curvas" na minha SYM GTS Evo (GRANDE MÁQUINA), confesso que estou um pouco nervoso, mas com a ajuda de todos vós acho que vai correr tudo bem  _convivio_.
Um abraço a todos e boas curvas  scooter_.


Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: santos466 em 23 de Abril de 2014, 15:33
Segue a maioria, é sem espinhas. Um á direita outro à esquerda não tem que enganar, desde que a malta circule assim vais estar até mais confortavel porque tens o teu espaço. Consoante a tua poisção não vais ter ninguem ao teu lado nem muito à frente permitindo ver tudo com antecedência, travar em segurança e/ou poderes desviar de buracos ou algo que surja na estrada sem estares preocupado se vais para cima de alguem. Esse é o objectivo de circular como circulamos e não o de parecer bonito. Lol
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: §u§y em 23 de Abril de 2014, 18:03
Boa tarde a todos!

Antes de mais parabéns pela informação que nos disponibilizam... É mesmo muito útil! _pol_
Vou participar pela primeira vez na Mega Caravana e apesar de parecer simples tudo o que está descrito, sei que podem haver dificuldades por inexperiência... :-?

Algo que vi no Briefing de Évora é a passagem da condução em escada para uma fila única...
Essa passagem tipicamente é feita em velocidade curta para dar tempo de todos se integrarem numa fila única com a devida distancia de segurança?
A comunicação entre os membros da coluna deve ser o mais "fluida" possível suponho (fazendo o mm que o "Load Reader"), pois pelo que vi dos grupos da Mega Caravana seremos 25 em cada grupo, imaginando que quem vai mais atrás não vê a sinalética do "Load Reader" preocupa-me que exista algum problema no decurso da caravana... :-? Eu por exemplo ainda não me sinto confortável em tirar as mãos do Guiador... :(

Confesso que estou um pouco nervosa com a Mega Caravana... dada a minha inexperiência nestas coisas! _corado_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: twin-pt em 23 de Abril de 2014, 18:18
§u§y, não estejas, é facílimo...

Nesse dia deves é aproveitar ao máximo a experiência. Os "Road Leader" são bastante experientes e acabas por perceber tudo no primeiro km! A partir daí é de "olhos fechados"...

Boas curvas!
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: interceptor em 23 de Abril de 2014, 22:16
É assim mais ou menos como o follow the leader, só têm de fazer como o da frente faz e as coisas saem naturalmente.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Lone Wolf em 23 de Abril de 2014, 22:26
Companheira §u§y é normal que sintas algum nervosismo, mas, e há sempre uma mas...  ;)

Esse nervosismo irá desaparecer quando te aperceberes de como é fácil e natural a integração numa caravana  _pol_

Para além dos conselhos que aqui foram deixando e bem pelos companheiros... deixava apenas mais uma pequena dica, a rolar de tempos a tempos, inspira fortemente e liberta rapidamente todo o ar inspirado... isso irá deixar-te mais descontraída e irá libertar a eventual tensão que se terá alojado nos braços tornando-os rígidos, desta forma eles iram ficar mais descontraídos tal como tu própria.  _pol_

O resto é seguir a malta e  scooter_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: §u§y em 24 de Abril de 2014, 10:34
Obrigada a todos! :))

Sim... Vou aplicar algumas técnicas de respiração... Sem duvida que têm de facto ajudado a descontrair em momentos de maior apreensão durante a condução (quando chove por exemplo).  _pol_

Desculpem lá estes pânicos de rookie!  _Rolley_

Boas curvas! scooter_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: jcsc em 24 de Abril de 2014, 11:08
Obrigada a todos! :))

Sim... Vou aplicar algumas técnicas de respiração... Sem duvida que têm de facto ajudado a descontrair em momentos de maior apreensão durante a condução (quando chove por exemplo).  _pol_

Desculpem lá estes pânicos de rookie!  _Rolley_

Boas curvas! scooter_

Ve este video do 4º aniversario e ve se tem dificuldade na condução em grupo ? Vais ver que não.

&feature=youtu.be
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: NadiaConceicao em 29 de Abril de 2014, 16:58
Susy, falo por mim, na primeira (e única) vez que andei em caravana com os companheiros do CPM, também estava com medo de fazer disparates ou não conseguir acompanhar. Mas vais notar um grande sentimento de ajuda entre os companheiros, principalmente para com os mais rookies como nós.  _corado_ _corado_
Vais ver que fica a vontade de participar em muitos mais passeios  _lool_ _lool_ _lool_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: joaomsraposo em 30 de Abril de 2014, 21:11
Ve este video do 4º aniversario e ve se tem dificuldade na condução em grupo ? Vais ver que não.

&feature=youtu.be

Depois de ver o video e a exelente organização do CPM  _palmas_, fico com mais vontade de participar neste mega evento,... e já só falta 11 dias!!!  _lool_

Boas curvas a todos  scooter_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: _AXE_ em 29 de Maio de 2014, 13:40
Como se deve circular em caravana!


Para andar numa caravana em segurança, todos nós temos de nos respeitar mutuamente, todos nós devemos apoiar quem mais precisa, e todos nós devemos de cuidar do próximo, sem nunca pormos ninguém em perigo ou risco imediato/constante.
Todos devemos conduzir em segurança própria, dando espaço necessário para travar em segurança do companheiro da frente, mas nunca tapar a visibilidade do companheiro que circula imediatamente a seguir a nós.
Posto isso, temos de circular numa coluna dividida, uns que circulam o mais à direita da via e os que circulam o mais à esquerda dessa mesma via (no mesmo sentido), mas sempre intervalados entre si.
Se imaginarmos um veículo de 4 rodas, temos a certeza que as 2 rodas da direita nunca se cruzam com as da esquerda, mantendo-se sempre uns mais à direita outros mais à esquerda.
Para melhor podermos conduzir em grupo, podemos partir do principio que estamos a uma velocidade confortável para apenas contabilizarmos 2 seg entre cada um. Assim todos vamos à mesma velocidade, seguindo e executado sempre as sinaléticas vindas da frente. Lembrem-se de ajudar os que atrás circulam, fazendo as mesmas sinaléticas dos da frente. (caso se sintam a vontade e em segurança para o fazerem, façam, é sempre uma mais valia)

Observemos a próxima imagem.


Uns à esquerda outros à direita, nunca ninguém ao centro, excepto o Road Leader e Back Leader
(https://lh5.googleusercontent.com/-rrQYyvoDk0s/U2Lfcp0AMrI/AAAAAAAAGyM/2PqQ9SsLZFk/s912/seg.png)

(de 2 em 2seg)

Existem situações, como obstáculos na via, que devidamente assinalados pelos motoristas da frente, que por vezes se terá de fazer apenas uma fila (ou fila única), mas temos de estar cientes que isso fará diminuir a velocidade e aumentar o tamanho da caravana.
Temos de ter consciência que em muitos casos, será melhor mesmo aumentar a caravana, pois não se pode por ninguém em perigo.
Temos de ter consciência também que nunca devemos travar a fundo quando surge algo pela frente mas sim tentar desviar e alertar o perigo para os outros.

Uma das coisas que ninguém deve mesmo fazer....... nunca andar ao centro da via!!

Quem o faz está privilegiado perante todos os outros, mas esquece-se que quem vem na sua retaguarda está precisamente numa situação desfavorecida, muitas vezes isso compromete toda a caravana pondo em perigo essas mesmas pessoas que circulam atrás dele.

Se circularmos mais à esquerda ou mais à direita, como se circula em coluna, conseguimos ver mais para a nossa frente do que apenas o motorista da frente. Consegue-se ver pelo menos 2 ou 3 motas mais à frente....
Se andarmos 2 seg distantes do que vai imediatamente à nossa frente (do mesmo lado) além de reduzirmos a distancia total da caravana pelo menos para metade.

Vejamos então o seguinte:

Se o que está a nossa frente tem 2 seg de diferença, o que está à frente dele está a 4seg, mas nós conseguimos ver os que está ao lado (mais à frente) dele que fica a 5 seg de nós....
Se tivermos sorte, e normalmente temos (o pessoal respeita os outros também) conseguimos ver o que está à frente desse que fica a 5 seg nossos, se isso acontece, então estamos a ver quem vai a 7 seg de nós e se ele travar ou fizer sinalética nós conseguimos perceber se algo se passa à nossa frente melhor ainda.




Vejamos mais uma imagem, para tentar perceber a lógica de andar em caravana.
(https://lh6.googleusercontent.com/-5HinHCap7yQ/U2LeogBRFWI/AAAAAAAAGx4/jKcYo8M361c/s912/Certo%2520e%2520Errado.png)
(verde correcto / vermelho incorrecto)


Como podem observar na imagem anterior, nunca se deve andar ao centro para não prejudicar os outros.
Vamos conduzir com calma, olhando para os movimentos dos da frente, e principalmente tentando observar os que vão mais à nossa frente do "lado contrário" e assim podemos fazer um passeio/viagem em segurança para todos!


Posso dizer aos mais novos no forum, que não têm de ter receio de fazer algo errado, apenas têm de tentar fazer o que foi transcrito no e seguir o que os outros fazem.


Nas calmas tudo corre bem e não há que ter receios em fazer algo errado, ninguém está lá para vos "julgar, avaliar e/ou classificar" se alguém vos disser algo é apenas para ajudar, nada mais que isso!

Outra das coisas importantes é que ninguém ultrapassa ninguém, não estamos ali para fazer uma competição, nem para ver quem chega primeiro. Estamos ali sim para seguir o que vai à frente ( follow the leader ) e será ele que nos "levará a bom porto".


Portanto, ninguém ultrapassa ninguém, excepto alguém da equipe da organização, batedores ou filmagem


Se alguém à sua frente está a rolar na posição da esquerda, você tem de mudar e rolar na posição da direita, mas se por alguma razão houve uma troca à sua frente e esse alguém passou a rolar na posição da direita, então você terá de mudar de sitio novamente e ir rolar na posição mais à esquerda.



Observem mais esta imagem

(https://lh3.googleusercontent.com/-ZLGBEis5_lo/U2ZVQPbY4wI/AAAAAAAAG0I/jBh01G4mr6U/s912/Trocas.png)
(verde correcto / vermelho incorrecto)


Como podem observar, mais vale "acertar" as posições que andar em ultrapassagens só porque sim...

Lembrem-se, sempre à esquerda ou direita, lembrem-se dos 2 seg para o da frente e lembrem-se que ninguém pode perder o companheiro de trás, os da frente vão esperando pelo companheiro atrás e assim ngm se perde nunca.

Outra dica que dou é ........

Se o da frente se enganar, enganam-se todos sem problemas.... mas todos mesmo como uma caravana só!! Nunca 2 ou 3 caravanas desnorteadas porque se partiu, por um engano normal num ser humano.




Boas curvas


Nota Importante:
Isto é apenas um tópico informativo, nada mais que isso, e fica na inteira responsabilidade do próprio caso algo aconteça.
Lembrem-se que vocês são os próprios responsáveis em caso de acidente, por isso é obrigatório seguro individual para motos.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: jorgevaz em 29 de Maio de 2014, 16:21
Boas

Já existe neste tópico, acrescento por estar em Português e dando uma "achega" estes sinais podem até parecer insignificantes, mas são de uma importância fundamental quando circulamos em caravana.

Não se sintam ridiculos ao efectuar os sinais necessários, deles depende o companheiro que circula atrás de nós, como nunca deixem de "imitar" a sinalização que o companheiro da frente fez.

Pensem que o facto de "imitar" o companheiro da frente e não quebrando a cadeia todos os outros companheiros que venham atrás de nós ficarão alertados para algo com que se irão deparar.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1291.photobucket.com%2Falbums%2Fb546%2FJorge_Vaz%2FSINAIS_zpscf33b54b.jpg&hash=a17c98fd0fd689e1a0c9c61589554b59812bc88b)
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: NadiaConceicao em 04 de Junho de 2014, 10:27
Obrigada, nunca é demais relembrar  _pol_ _pol_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: seveN em 04 de Junho de 2014, 10:49
Foi a única coisa que me "chateou" no evento de Sintra, estava em grupo e o companheiro atrás de mim ia colado a mim, por diversas vezes pós-se ao lado até que me acabou por passar e voltou a fazer o mesmo ao companheiro que seguia à minha frente. Depois quase na marina de Cascais uma companheira fez a mesma coisa pós-se ao meu lado, estragando a organização de motas mas desta vez não deixei passar e voltou para a posição correcta.

Não entendo porque tentam passar, o que ganham? Chegam 3 segundos mais cedo ao destino?
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: José Bairrada em 06 de Junho de 2014, 20:33
Foi a única coisa que me "chateou" no evento de Sintra, estava em grupo e o companheiro atrás de mim ia colado a mim, por diversas vezes pós-se ao lado até que me acabou por passar e voltou a fazer o mesmo ao companheiro que seguia à minha frente. Depois quase na marina de Cascais uma companheira fez a mesma coisa pós-se ao meu lado, estragando a organização de motas mas desta vez não deixei passar e voltou para a posição correcta.

Não entendo porque tentam passar, o que ganham? Chegam 3 segundos mais cedo ao destino?

Foi alguém que nunca leu este tópico e que nunca tinha participado numa caravana CPM.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Alf em 06 de Junho de 2014, 21:59
Foi a única coisa que me "chateou" no evento de Sintra, estava em grupo e o companheiro atrás de mim ia colado a mim, por diversas vezes pós-se ao lado até que me acabou por passar e voltou a fazer o mesmo ao companheiro que seguia à minha frente. Depois quase na marina de Cascais uma companheira fez a mesma coisa pós-se ao meu lado, estragando a organização de motas mas desta vez não deixei passar e voltou para a posição correcta.

Não entendo porque tentam passar, o que ganham? Chegam 3 segundos mais cedo ao destino?
O que refere o Companheiro José Bairrada está correcto. Comigo já aconteceu o mesmo e apenas falei com o companheiro em questão, que desconhecia este tópico e expliquei-lhe, após paragem, os parcos conhecimentos que tenho sobre a matéria-
Pensa que para não deixares passar eventualmente incorres no risco de afectar a marcha e a estabilidade da caravana.

Boas curvas
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Morgas em 20 de Agosto de 2014, 17:22
Foi alguém que nunca leu este tópico e que nunca tinha participado numa caravana CPM.

Companheiro José Bairrada foi por acaso que apanhei este link, não há forma de todos os novos participante lerem? _pensador_

Boas curvas.  scooter_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: José Bairrada em 22 de Agosto de 2014, 17:02
Companheiro José Bairrada foi por acaso que apanhei este link, não há forma de todos os novos participante lerem? _pensador_

Boas curvas.  scooter_


Usualmente, nos tópicos dos eventos e antes dos mesmos se realizarem, refere-se este tópico e avisamos para que este tópico seja lido e compreendido.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: albertomssilva em 02 de Setembro de 2014, 11:20
Good!
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: carlospira em 02 de Setembro de 2014, 22:38
Boas,

Eu como novato nestas coisas das duas rodas já tinha dado por este tópico e outros assuntos relativos a marchas em grupo, como nunca é tarde para aprender e relembrar achei excelente ideia esta partilha, pois já me tinha esquecido de alguns pormenores...

Um abraço
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: marb em 14 de Setembro de 2014, 16:52
Excelente tópico!!!  _palmas_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Mateus77 em 22 de Maio de 2015, 09:47
Avelocidade do grupo é sempre determinada pelo veículo mais lento, que normalmente se posiciona no início da coluna, logo atrás do road leader  _pol_ _pol_
Por isso, não te acanhes e junta-te a nós na comemoração do aniversário  _convivio_

Muito bom topico, o que meto a bold é uma das coisas que me preocupa sempre..... Tendo eu uma 125cc não acho de todo bem sair com um grupo de colegas onde predomina 300cc e 400cc e todos terem de andar como o caracol.....!!! deve ser mesmo chato para os colegas ir por exemplo a Èvora a andar a 90km/h.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: José Bairrada em 22 de Maio de 2015, 09:48
Muito bom topico, o que meto a bold é uma das coisas que me preocupa sempre..... Tendo eu uma 125cc não acho de todo bem sair com um grupo de colegas onde predomina 300cc e 400cc e todos terem de andar como o caracol.....!!! deve ser mesmo chato para os colegas ir por exemplo a Èvora a andar a 90km/h.

No CPM, são as outras cilindradas, que têm o previlégio de acompanhar as 125cc, ninguém fica para trás.
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Rui Ruivo em 11 de Janeiro de 2017, 09:50
Boas pessoal,
uma vez que sou novato neste grupo, ando a inteirar-me de tudo.....eh eh eh eh eh
sobre o tema em assunto, apenas digo que está brutal.

Nota Pelo que me vou apercebendo, este grupo é a sério.........
Os meus parabéns a todos pelo excelente trabalho.

Um abraço  _scp_

Desculpem lá a cor do cachecol....eh eh eh forever
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: marcio_s em 13 de Janeiro de 2017, 14:03
A melhor maneira de te inteirares é apareceres em eventos ;) tens uns quantos a acontecer e serás sem dúvida bem recebido em todos eles :)
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Resmungão em 13 de Janeiro de 2017, 14:20
Boas pessoal,
uma vez que sou novato neste grupo, ando a inteirar-me de tudo.....eh eh eh eh eh
sobre o tema em assunto, apenas digo que está brutal.

Nota Pelo que me vou apercebendo, este grupo é a sério.........
Os meus parabéns a todos pelo excelente trabalho.

Um abraço  _scp_

Desculpem lá a cor do cachecol....eh eh eh forever

Boas companheiro,
A cordo cachecol é influência do companheiro CaMorais de certeza....ahah _slb_ _slb_ _slb_
Quanto ao grupo basta inscreveres-te no almoço de aniversário e ires ter ao ponto de partida da tua área e verás o que é o verdadeiro CPM... _lool_ _lool_ _lool_

Mas desculpa o reparo, quem te enganou à nascença..??  _lol_ _lol_ _lol_ _scp_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 02 de Março de 2020, 19:12
Pela sua importância e pela forma como estão apresentados, há tópicos que, de tempos a tempos, devem ser realçados, para não caírem no esquecimento, este é um deles...
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: HAntunes em 01 de Setembro de 2021, 14:19
Leio este tópico 10 anos depois de ter sido colocado.

De uma utilidade extrema.

Obrigado
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: jfreitas em 02 de Setembro de 2021, 15:55
muito bom.
primeiro segurança. _pol_
Título: Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 19 de Setembro de 2021, 13:00
Companheiros

Agora que estamos a recomeçar a participação em Eventos CPM no post-pandemia, é sempre bom recordar alguns tópicos, além de que, pode ajudar os mais novos nestas andanças