Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: CrAzY em 17 de Fevereiro de 2012, 12:51
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Boas a todos quero fazer a revisão a minha sym vs 125cc estive a ler o manual e aconceham este oleo Shark mas não tenho referencia nehuma deste oleo!!!
Que marca de oleo recomendam??? 10w40 nas normas do oleo para motos basta ter API SG???
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oiii ninguém _pensador_ scooter_
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Tenta pesquisar na Mecanica e em algum topico do nunompires, ja ha tópicos com tipos de oleos etc.
Eu nao te posso ajudar _corado_
Boas curvas.
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Boas. Fiz a semana passada a revisão dos 1000 e o óleo que utilizaram foi o Pennzoil 10W40. O concessionário é Suzuki, mas como também vendem a marca Sym, julgo que também utilizam este óleo.
Cumprimentos.
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10 40 w sempre full sintético. (o perferivel era 10 30 w sintético, mas este e caro como os....)
Toma atenção a normas, principalmente as Jaso.(normas para motas). usa sempre óleos com o mínimo que o fabricante da mota especifica, se for norma superior, melhor API. (S;G;F;H;J), quanto maior for a letra no alfabeto mais evoluído é o óleo, nas normas ACEA, quanto maior for o numero, mais evoluído é o óleo
Em relação as marcas, usa uma credível, ja usei de tudo e digo-te que existem semi sintéticos melhores que sintéticos de marcas da treta.
Abraço
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Obigado _pol_
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Boas, eu sempre usei 10W 40 API SJ : JASO MA 100% sintético e dura à vontade mais de 6000 kms embora eu mude ao mesmo tempo da transmissão de 6000 em 6000 kms. Abraço
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6000km nao será nada de mais para a conservaçao das propriedades de um oleo semi sintetico, julgo eu!! Creio que é um numero de km que um oleo mesmo semi faz sem broblemas. Corrijam me se estou errado.
e nao me passa pela cabeça que as oficinas marquem revisoes de 6000, como é o meu caso, e nao me metam um oleo semi ou sintetico para esses km.
Nem sei que marca de oleo me meteram!! nao perguntei, pq eles dizem o que lhes aptece.
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Caro yoshi, sou eu que mudo o óleo, sempre sintético, abdiquei da garantia porque não cobre o principal.. _Zang_ não estou para pagar o que não precisa...faz á vontade 6000 kms a luz acende de 3 em 3000 kms e sintonizei os Kms de forma a mudar quando a luz acende para não me esquecer e aproveito mudo também o óleo da transmissão não deixando de periodicamente verificar os níveis, quando mudarem o óleo da tua Maxi pede um papel comprovativo com a referência do óleo, se tiveres problemas eles que assumam a responsabilidade, não te esqueças que o motor da 125 roda sempre em altas rotações o que equivale a um motor auto fazer 20000 ou mais kms com sintético por isso não consideres 6000 poucos Kms Boas curvas
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Bem, a revisao dos 6 ja foi feita .... disseram me para la ir so daqui a 6000!!! que faço em tres ou 4 meses!!! Que oleo metem nao sei!!! às tantas vou mudar as 3000 entao em casa . Depois na proxima certifico me do oleo que metem.
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Caro yoshi, sou eu que mudo o óleo, sempre sintético, abdiquei da garantia porque não cobre o principal.. _Zang_ não estou para pagar o que não precisa...faz á vontade 6000 kms a luz acende de 3 em 3000 kms e sintonizei os Kms de forma a mudar quando a luz acende para não me esquecer e aproveito mudo também o óleo da transmissão não deixando de periodicamente verificar os níveis, quando mudarem o óleo da tua Maxi pede um papel comprovativo com a referência do óleo, se tiveres problemas eles que assumam a responsabilidade, não te esqueças que o motor da 125 roda sempre em altas rotações o que equivale a um motor auto fazer 20000 ou mais kms com sintético por isso não consideres 6000 poucos Kms Boas curvas
Nem mais, além das rotações não se esqueçam, isto são motores monolicindricos, um só cilindro faz o trabalho de 4. Não faz 4 x mais trabalho, mas faz na boa 2 x mais trabalho que um motor bi, tetra, ou 4 cilindros.
Abraço
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Pois é Nuno, as rotações é que contam, se no meu carro a 100 vai nas 2500 rotações, uma 125 com variador vai nas 9000 rotações, quase 4 x mais, embora o que altere as propriedades do óleo não é propriamente as rotações mas sim o aquecimento a está sujeito e obviamente a fricção constante alterando a disposição das moléculas que o compõem, estou para aqui armado em Engenheiro e não pesco nada disso.. _lol_ mas claro voltando ao tema principal, usem sempre 100% sintético, estão mais à vontade, Boas curvas
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a minha menina nunca passa de um traço no indicador de temp, e as vezes para o acender sabe deus. muito fresco por aqui. mas comcordo com o que foi dito. No minimo um semi sintetico espero q a oficina me esteja apor na mota. Tenho q ir lá pq tenho umas coisas para mudar accionando a garantia. Ferrugens de escape e cromado aos montes. claro que ireia ccionar a seu tempo. quanto ao oleo, sou cuidadoso, 6000 a 8000 rpm é ai q anda a menina sempre. Vou vendo o oleo se o nivel alterar mudo o. Mas vou fazer 6000.
Que marcas se encontram facilmente?
quias as especificaçoes do sintetico? nem todas as embalagens definem , apenas dizem 10w-40 . Outras dizem semi e outras 100% sintetico . Mas nem em todas vejo.
Oleo continente 100% sintetico é produzido por quem? alguem tem opiniao experiemntal destes oleos? è q sao um pouco mais baratos.
Mudar um oleo sintetico de 6000 em 6000 sao mais de 20 euros por muda em marcas conceituadas. O que para 1 lt de oleo é exorbitante, digo eu.
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Pelo que li, parece que poupas a máquina _pol_ , o óleo do Continente Racing 4T- 100% sintético, SAE 10W 40; API SJ - JASO MA, cumpre as normas mais exigentes, é o que uso e até à data tem cumprido, por exemplo só uso o leite do continente é mais barato e não me dá azia como o mimosa, muito mais caro, o uso de marcas conceituadas por vezes é puro marketing, os combustíveis das bombas brancas são produzidos na mesma refinaria, então porque existem diferenças de preços ? não me venham dizer que a gasolina 95 da Repsol é melhor que a Galp Etc Etc porque isso é tudo treta...
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Eu nos combustiveis sempre meti no jumbo e nunca tive qualquer problema com injectores ou qq outra coisa. Ainda nao li nada objectivo que me faça mudar de ideias a nao ser boatops de mecanicos manhosos que arranhjam a desculpa dos combustiveis para livrar as culpas das modere a sua linguagem que fazem.
Quanto aos oleos das motas sei pouco!! dos carros ja estou mais á vontade .
Uma questao que ponho é, qual a diferença dos oleos que usamos para os carros relativamente ao das motas?
Quantos km tem a tua 125 gts ?
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Boas que oleo usam na vossa sym?
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A minha SYM usa 10w40 4t agip scooter desde dos 1000km até agora com 10500km _pol_
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Queres um conselho?
Full sintético, de uma boa marca! Eu gosto de Repsol, Motul.
O teu motor vai agradecer, tanto em consumos como em longevidade. Eu se tivesse dinheiro, e soubesse o que sei hoje, teria sido sempre Motul lá para dentro.
;)
Abraço
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Boas Nuno..
já agora qual e o motul que tu te referes?será o motul (scooter power) 5w 40
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Boas Nuno..
já agora qual e o motul que tu te referes?será o motul (scooter power) 5w 40
Nem mais!
Excelente protecção em arranque, grande fluidez permite que chegue rapidamente aos pontos a lubrificar com o motor frio. 5w
Excelente protecção ao desgaste a quente, (40), com tecnologia sintética.
O motor agradece, e os consumos baixam, a mota anda mais solta!
Experimentem que vão sentir a diferença.
Mas pelo preço dele é só para quem pode..... eu não posso infelizmente, por isso quando não ha dinheiro a Sónia ate leva óleo continente....
Abraço
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Nem mais!
Excelente protecção em arranque, grande fluidez permite que chegue rapidamente aos pontos a lubrificar com o motor frio. 5w
Excelente protecção ao desgaste a quente, (40), com tecnologia sintética.
O motor agradece, e os consumos baixam, a mota anda mais solta!
Experimentem que vão sentir a diferença.
Mas pelo preço dele é só para quem pode..... eu não posso infelizmente, por isso quando não ha dinheiro a Sónia ate leva óleo continente....
Abraço
Boas,
Nuno, quão caro é esse óleo? A garrafa de 1L é para que valores, sabes? Pesquisei e não consegui encontrar preços.... ???_
Cumprimentos.
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O Motul encontrei na net a 19,50 euros o Litro ???_
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Após pesquisa de várias soluções, penso que vou utilizar nas minhas mudanças de óleo intermédias (nos intervalos das revisões de 6 em 6 mil kms que faço no concessionário), o Óleo 4T Multi 10W-40 Semi-Sintético Continente.
É um óleo que fica a 7,99 euros o litro, e é para fazer 3000 km. Parece-me suficiente. Opiniões?? _pensador_
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Penso que só deves usar 100% sintético...
Vê este óleo 100% sintético Racing 4T do Continente
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Com 100% sintetico podes fazer 5000 ou 6000 se fores meigo.
Ha tb o repsol sintetico nos postos repsol. 10w 40. 12,5 euros. este oleo é sj, sera 100% sintetico?
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O Motul encontrei na net a 19,50 euros o Litro ???_
e é o full sintético 5w40 que o nunompires fala? Se for esse preço daqui a 1500 km's irei experimentar a colocá-lo.
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Boa tarde companheiro Wane
Eu uso Castrol Power 1 Racing 4t 10w50, custa 10,90€ na Texoleo que tem loja aberta em Alverca do Ribatejo.
Também encontras nessa loja Motul e Shell a bons preços.
www.texoleo.com
Abraços e boas curvas
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Boa tarde companheiro Wane
Eu uso Castrol Power 1 Racing 4t 10w50, custa 10,90€ na Texoleo que tem loja aberta em Alverca do Ribatejo.
Também encontras nessa loja Motul e Shell a bons preços.
www.texoleo.com
Abraços e boas curvas
Muito grosso a altas temperaturas e rotação. O 50 não tem a fluidez suficiente para lubrificar o teu motor em condições a altas rotações. Além que estas a provocar um desgaste excessivo da bomba de óleo pois como é mais grosso a quente a pressão do óleo é maior.
O ideal é 5 w 30, ou 10 w 30 sintético
Na falta deste um bom 5 w 40 cumpre bem!
Abraço
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Então entre o
CASTROL POWER SCOOTER 4T 5W40 (http://bit.ly/S3IQhc) - 8,75 € / unidade
e o
SILKOLENE SUPER 4 10W-40 (http://bit.ly/S3GGyg) - 10,60 € / unidade
Qual será a melhor opção?
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Então entre o
CASTROL POWER SCOOTER 4T 5W40 (http://bit.ly/S3IQhc) - 8,75 € / unidade
e o
SILKOLENE SUPER 4 10W-40 (http://bit.ly/S3GGyg) - 10,60 € / unidade
Qual será a melhor opção?
Estou a ver que é indiferente? Não?
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_reg_ o meu é o que o stand / oficina usa
10w 40 4t
um abraço
Paulo J. Lopes
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Estou a ver que é indiferente? Não?
Ficas melhor servido com o castrol.
""""
CASTROL POWER 1 SCOOTER 4T
5W-40
Caratteristiche
Completamente Sintetico 5W-40
Scootek Technology™
Power Release Formula
Dedicato agli scooter moderni
Assicura una migliore accelerazione appena si sfiora l'acceleratore""""""""
Melhor lubrificação e mais rápida no arranque. Fica mais barato pois não tem aditivos para a embraigem húmida. Tu não tens embraiagem húmida, logo não precisas do outro. E é sintético (100%)
O sikolene é semi sintetico, e a tecnologia não é tão inovadora assim. Ja data de 2007.
Mas o recomendado é sem duvida este: CASTROL POWER 1 4T 10W-30. _Rolley_
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Mas o recomendado é sem duvida este: CASTROL POWER 1 4T 10W-30. _Rolley_
Sai duas embalagem de óleo. Um para a minha e outro para a do nmartinez (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?action=profile;u=3706).
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Sai duas embalagem de óleo. Um para a minha e outro para a do nmartinez (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?action=profile;u=3706).
http://www.castrol.com/castrol/sectionbodycopy.do?categoryId=9006774&contentId=7077182
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Para os Companheiros:
http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Categories/Por_marca/%22%C3%93leo_MOTUL%22
É caro à partida (apesar de estar com desconto) mas o 1L sai a 7.98 E _Rolley_ _Rolley_
Se quiserem navegar por outras marcas e viscosidades…estão à vontade _convivio_
Abraços _convivio_
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É caro à partida (apesar de estar com desconto) mas o 1L sai a 7.98 E _Rolley_ _Rolley_
Isso é um bocado relativo, pois se pensarmos nos dividendos que se recolhem por 1 ou 2 euros....
.....é como um bom vinho, para ser bom dificilmente se arranja abaixo dos 8/9€ a garrafa....de 0,75cl _vinho_
E aposto que muitos fazem a 'revisão' a cada 100km's..... _lol_ _lol_
Cumprimentos.
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"off-topic"
.....é como um bom vinho, para ser bom dificilmente se arranja abaixo dos 8/9€ a garrafa....de 0,75cl _vinho_
Eugénio de Almeida....menos de 5€ a garrafa _vinho_ _vinho_
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"off-topic"
Eugénio de Almeida....menos de 5€ a garrafa _vinho_ _vinho_
É off-topic, mas este óleo é claramente superior... _lol_ _lol_ _lol_
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Boas .
Acompanhando sempre o que por aqui se vai escrevendo , venho apenas dizer o seguinte :
Por vezes caimos em exageros perfeccionistas sobre determinadas escolhas.
Há de facto diversos oleos, uns certamente melhores que outros numa primeira analise. Mas o importante é aproveitar todo o potencial que um oleo tem na nossa maquina. Tudo o que o produto tem mas que nao é aproveitado pela maquina é um excedente que a nos proprietarios nao interessa. Muitas vezes apenas se reflete em eurinhos para o lixo.
O importante é termos uma noçao mais ou menos concreta da aplicaçao que queremos para o oleo. Depois comprar o melhor oleo pelo melhor preço.
Muito tenho aprendido aqui , e daqui vou para outros lugares aprofundar e desenvolver ideias gerais.
Sem grandes complicações , e de uma forma simples , julgo que quem respeitar as normas do fabricante pode ficar tranquilo que a mota é bem tratada.
Quantos de vois usam a valvulina recomendada pela sym? quase ninguem. Pq? pq as oficians espetam 80W 90 que é apenas recomendada para temp abaixo dos 0 graus. E elas la rolam sem stress. O certo que a que se recomenda é bastante carinha.
Quanto aos oleos , nada de extremismos. Um 10w , a frio , tem um desempenho mais que aceitavel para as temperaturas ambientais do nosso pais. A maior parte da malta ate mora no litoral , onde as temp sao bastante amenas.
Se repararem , todos os fabricantes de oleos recomenndam para as 125cc da sym um oleo 10w -30 ou 10w-40. Podem ver nas paginas dos fabricantes(motul, fuchs, repsol, castrol, Bp etc)
Um 5w é mais fino a frio? è sim senhor, e rapidamente preenche todos os cantos do nosso motor , mas, um 10w tb o fara as temperaturas a que vivemos.
Quando o nuno aconselha um 100% sintetico, tem toda a razao. Maior longevidade, maior resistencia , melhores prestaçoes a nivel de consumos e lubrificaçao sao aspectos que se leem em artigos relacionados com os lubrificantes.
ha no entanto muitas oficinas que continuam a meter o semi sintetico alegando que sao os mais adequados a motas de baixa cilindrada .
Aeu ver , creio que lhes da mais jeito . Compram a peços mais baixos e cobram a mesma coisa pelo serviço.
Se os oleos evoluiram para uma componente estrutural sitetica em absoluto nao foi á toa.
As motas trabalham em alta rotaçao convem terem boa qualidade.
O certo é que ha muita publicidade , muita informaçao e contra informaçao que nos baralham a todos um pouco. Quem conseguir atingir de forma mais eficiente a mente das pessoas é mais bem sucedido. Que o diga o nuno pires, que conhece o comp+ortamento humano de uma forma um pouco mais profunda :)
Hoje, em contacto com um colaborador da texoleos, tomei a liberdade de lhe colocar algumas questoes sobre lubrificantes.
Ele atenciosamente me respondeu, procurando tb uma postura de marketing(que se entende) pois ninguem deve fdalar mal de outros produtos, mas todos devemos realçar o que vendemos de uma forma seria e moral.
A texoleo vende umas boas dezenas de produtos, todos de optima qualidade .
Falamos de alguns produtos, e a ser verdade aprendi algo que desconhecia.
è reconhecido que a MoTUL é uma marca de oleos de excelente qualidade . Usa uma postura sempre junto das vertente de alta competiçao motorizada . Isso gera credibiliadade entre os apaixonados. Porem, a motul compra a sau base de produto á MOBIL. Ao comprar MoTul estaremos a comprar 90% de um produto Mobil que tem 10% de aditivos da motul.
Isto foi me dito pela texoleo. Relembro que, nao é uma fonte cientifica , mas sim uma informaçao dada por um vendedor de oleos que trabalha com varias marcas entre elas a Motul , Castrol, fuchs, BP, liqui moly etc...
Foi me dito tambem que a Bp detem a castrol ha mais ou menos 4 anos, e julgo que todos sabemos disso.
Que a fuchs detem uma cota de mercado muito importante em territorio alemao.
Que a liqui moly é um dos produtor do top 5 de lubrificantes no que respeita a qualidade.
O universo de lubrificantes é vasto, ha muita qualidade e para a mesma qualidade preços muito diferentes. Os menos informados pagam mais por marcas mais publicitadas, os mais informados poupam dinheiro comprando qualidade ainda pouco divulgada.
Cumpram as normas do fabricantes e terao motor para muiotos anos.
Continuaremos a ser injectados de informaçao que nao poderemos comprovar . Qual o melhor? nao sei.... mas acredito que um bom sintetico é a melhor escolha.
Castrol power 1 racing 10w-40 4t será a minha opçao . Podia ser outra . Podia. Mais fino , sim. Mas este é adequado tb.
Se pensar que o representante me enfia um 10w-40 que ca para mim ainda é um sg , e que diz ser sintetico (mas nao sei) , este vai ser muito melhor :)
Fully Synthetic, uma marca fiavel, preço muito interessante.
Bem haja a todos aqueles que contribuem para o conhecimento neste forum. Muito obrigado a todos e que continuem a prestar a excelencia .
Escusado será dizer que comprei em www.texoleo.com , que teve campanha este mes de novembro com oferta de portes em compras acima de 15 euros.
A texoleos pratica preços bastante interessantes para o consumidor singular.
Cumprimentos.
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Companheiro yoshi:
O site que indicas tem um "s" a mais _Rolley_ dá erro… _thumbdown_
é www.texoleo.com
Abraços _convivio_
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Companheiro yoshi:
O site que indicas tem um "s" a mais _Rolley_ dá erro… _thumbdown_
é www.texoleo.com
Abraços _convivio_
Si , tinha. Foi lapso dos dedinhos. Obrigado.
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Rapaziada, li e gostei deste "debate" sobre os óleos.
No manual de instruções da minha citycom 300i, diz que o óleo indicado para a máquina é SAE 10 40W, API SH, embora aconselhe usar o óleo da Sym. Agora que a máquina ainda está na garantia, faço as mudanças no concessionário, mas quando esta acabar, sou eu que mudo o óleo e compro o que (desde que satisfaça as recomendações do fabricante) fôr mais em conta, Continente, Aucham, ou outra marca do género.
AbraçoKota
SAE, API, ACEA, JASO, NMMA: o que é isto?
Significado de algumas siglas nas embalagens de lubrificantes.
Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.
Como exemplo temos:
SAE – Society of Automotive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.
Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.
API – American Petroleum Institute
Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.
Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SJ, SH, SG, etc…
O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.
Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc..
No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc.
O “C” significa Commercial.
A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.
ACEA – Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associam alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.
JASO – Japanese Automobile Standards Organization
Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).
NMMA – National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.
Fonte: www.br.com.br (http://www.br.com.br)
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Bom dia,
Vamos lá desenterar este topico, pois estou aqui com uma duvida e penso que mais gente as vezes deve ter.
Sendo o Castrol power 1 racing 10w-40 4t supostamente para motos, não será mais apropriado o castrol power 1 que supostamente é para scooter?
Quando digo o Castrol pode ser outra marca.
Tenho uma Sym Gts Evo 125 e cou colocar o 10w40 Sintético (marca e modelo ainda estou a tentar decidir depois das opnioes)
Oleo de transmissão vou colocar 75w140
Tenho tambem de mudar o oleo numa Downtown com 74mil Km e vou meter o mesmo ( sei que até aos 50mil foi o que usaram) oleo da transmissão sei que até aos 50mil utilizaram 80w90 havera problema utilizar agora 75w140??
Obrigado e abraços
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A nivel de oleos para a Sym gts , alguem usa liqui moly ??
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No motor, usa um bom óleo 10W30 e na transmissão, valvulina 75w140. A sym só leva 0,8 L de óleo e é mudado de 3000/3000 kms.
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Estou inclinado para Castrol 5w40 scooter , ou motul 7100 10w40 _pensador_
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Estou inclinado para Castrol 5w40 scooter , ou motul 7100 10w40 _pensador_
Eu por acaso comprei 4 lts de castrol power 1 racing e até haver está um mimo
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O Castrol é bom é BP,mas o motul é melhor e existe ainda amsoil ,caro mas provavelmente o melhor a nível mundial, dá ainda para saltar uma muda sem algum problema.
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Sim mpaneves o Amsiil é bom mas mais difícil de arranjar.
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O novo representante da marca cá para pt :
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171119/b3c99832c6fac37e7917d46e60317710.jpg)
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Neste momento estou a usar o motul 7100, a próxima muda de óleo está quase aì, estou no dilema de manter o motul ou mudar para o Castrol racing 10w40 sintético também, alguém tem feedback deste óleo?
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Companheiro davidsantos.
Eu sempre usei este oleo Castrol power 1 10w40 nas minhas motos e inclusive na minha actual Silver wing 400 e sempre me dei bem,10w40 chega e sobra para o ambiente que temos no nosso pais.
A diferença no oleo Castrol power 1 (base sintética ) power one racing (100% sintético)
Tambem tens a vantagem de o encontrar á venda na nourauto,postos BP,roday,jumbo,claro com preços superiores ao que se encontram á venda online.ex texoleo,lubrificantes online,etc
scooter_
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Boas!
Eni Agip I-sint ou Motul 5100, ambos 10w40.
Cumps
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Na minha sym é Castrol power 1 racing mudas de 5 em 5mil e até ao momento nunca perdeu oleo está sempre no nivel
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Acho que irei desta vez experimentar mesmo o Castro racing 10w40, também é um bom óleo e sintético também, só assim poderei comparar os dois uma vez que já conheço o motul 7100.
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Acho que irei desta vez experimentar mesmo o Castro racing 10w40, também é um bom óleo e sintético também, só assim poderei comparar os dois uma vez que já conheço o motul 7100.
Escolhe o Castrol power 1 racing é mais avançado
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Na minha scooter usai entre 1000k e 10500k oleo da agip depois entre os 10500k e os 90000k oleo da Motul 10w40 scooter_
_convivio_
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Eu uso Motul, mas assim que acabar vou usar o Castrol para experimentar.
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Já encomendei o Castrol Racing 10w40 sintetico . _palmas_ agora é ver se a maquina vai aprovar .
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O Motul 7100 fez 3100km e saiu em muito bom estado da mota, agora é ver se o Castrol está ao mesmo nível.
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Mudei há umas semanas o óleo da minha SYM GTS 125. Tinha colocado o Motul 7100 há 3200 atrás.
Depois de ver o estado em que saiu o óleo não quero outra coisa.
Fiquei a perceber porque razão alguns dizem que com um bom óleo até podemos mudar de 5000 em 5000.
E atenção que a minha andou a fazer estrada, quase sempre entre as 7500 e as 9000rpm. O óleo retirado, via-se que era usado mas estava mesmo muito bom.
Limalhas ou borras, nem vê-las, impecável.
Nada comparado com o óleo colocado pela casa que me vendeu a mota e que ao fim de 2900 saiu bem negro.
A título de comparação, o meu carro deve trocar óleo a cada 30000, eu por opção minha troco a cada 15000/18000e coloco óleo BP bem caro. O óleo que saiu da mota estava bem melhor do que o que tiro do carro e, no caso do carro, até troco com muito menos kms do que o recomendado pela marca.
Já agora, deixo uma recomendação de um mecânico que tenho seguido nos carros e agora na mota. Depois de deixar escorrer o óleo velho, ainda com o bujão aberto, meto lá para dentro 200 ou 300ml de óleo novo para limpar quaisquer restos do velho e vejo como sai. No caso dos carros, por vezes, ainda sai alguma sujidade.
A ideia é limpar até que ele saia como entrou, novo.
Assim garantimos que não deixamos restos de óleo velho a degradar o novo.
Só depois coloco o óleo final.
Enviado do meu RAINBOW 4G através do Tapatalk
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Companheiros, boa noite.
Retomando este tópico, gostava de ler as vossas opiniões sobre as seguintes opções de óleos para duas motas:
- Motul 7100 5w40
- Motul 7100 10w40
- Motul 7100 10w30
- CASTROL Power 1 Racing 10w30
- Shell Advance Ultra 10w40
Sym Citycom 300 2013
Yamaha FZ8 Fazer 2011
Obrigado e Abraços,
Miguel aka semcrer
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Eu já usei o Motul 7100 10w40, Depois de testar o Castrol Racing, fiquei fan e é o que uso atualmente.
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Boas eu uso o SCOOTER EXPERT 4T 10W-40 MB da Motul
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Companheiros davidsantos e stones, obrigado pelas sugestões.
A minha pergunta não estava corretamente formulada.
O que pretendia saber era se, para alguém que faz uma utilização da mota com 90% de arranques a frio e em percursos curtos (20km max) seria melhor uma viscosidade 5w40 do que uma 10w40.
Sempre com óleos 100% sintéticos.
- Motul 7100 5w40
- Motul 7100 10w40
- Motul 7100 10w30
- CASTROL Power 1 Racing 10w30
- Shell Advance Ultra 10w40
Abraços,
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Usa o oleo de viscosidade e classificação recomendado pelo fabricante.
Se no manual especifica, por exemplo, o 10W40 API SH ou superior, é isso que deves fazer. Simples.
Quanto ao arranque o truque é deixares aquecer um pouco o motor antes de saíres.
Vejo repetido por aqui o mito "oleo mais fino chega lá primeiro" o que simplesmente não é verdade.
Como sabem, os liquids não são comprimíveis e a bomba de oleo empurra de igual maneira qualquer tipo de oleo.
Imaginem que têm duas seringas cheias de oleo com um tubo na ponta.
(https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/41YV0bcuPoL._SX342_.jpg)
Uma com oleo 0W30 e outra com oleo 20W50
Empurrar o embolo até meio faz o oleo avançar até exactamente o mesmo ponto nos dois casos, nenhum chega lá primeiro.
Nos travões, por exemplo, a força de travagem é transmitida por oleo e a viscosidade deste é indiferente. Independentemente da viscosidade a pressão feita na manete é transmitida instantaneamente aos travões.
Já ouviram falar de "oleo mais fino trava mais depressa"??
Os testes comparativos de oleo a escorrer que vêm no YouTube, para o utilizador comum, velem zero. Para se notar diferenças o oleo é sempre arrefecido em congeladores até temperaturas ridículas. Quando foi a ultima vez que alguém andou de mota com -20º C ?
E mesmo nesse caso, tendo o motor de arranque força, o oleo chegava lá exactamente com o mesmo numero de voltas da bomba de oleo que num dia quente.
São as tolerancias do motor que ditam as características da sua lubrificação hidrodinâmica.
"Este tipo de lubrificação ocorre quando duas superfícies em movimento relativo são separadas por uma película de um fluido lubrificante."
Por exemplo, os motores arrefecidos a ar têm sempre tolerancias de fabrico maiores para compensar expanões térmicas. Esses motores não têm qualquer regulação de temperatura como os arrefecidos a agua e têm de funcionar igualmente bem a 5ºC a circular na autoestrada ou a 40ºC em pára-arranca numa subida.
Por isso levam sempre o 20W50 ou mesmo o 50 (sim, só 50) como as Harley de há uns anos atrás.
(https://api.kroon-oil.com/img/web/part/560x560/74112.png)
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Como diz o companheiro e bem o importante é seguires a recomendação do fabricante em relação à viscosidade, em relação à Marca já é contigo.
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Companheiros Mercurio e Davidsantos,
Muito Obrigado pelos esclarecimentos.
Abraços
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Eu uso o Motul 10w40 semi sintético que vem escrito para sym.
Troco a cada 3.000km. Como a gts evo 125 não possui filtro de óleo (somente aquela tela). Eu prefiro trocar a cada 3.000 para ter um óleo sempre limpo.
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Eu uso o Motul 10w40 semi sintético que vem escrito para sym.
Troco a cada 3.000km. Como a gts evo 125 não possui filtro de óleo (somente aquela tela). Eu prefiro trocar a cada 3.000 para ter um óleo sempre limpo.
Eu faço o mesmo, troco religiosamente aos 3000, e tiro sempre o filtro tanto para limpar como para remover os resto de óleo que nele fica.
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Eu uso o Motul 100% sintético 4T - 7100.
Mudo a cada 6K Km
Abraço
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Já usei o motul 7100 e é muito bom, uso já á bastante tempo agora o Castrol Racing igualmente excelente e ligeiramente mais barato.
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Eu sou contra essas trocas de óleo com mais kilometragem.
Nunca vi nenhum manual especificar que o uso de determinado óleo se muda a kilometragem para a troca.
Por isso eu penso que pode se usar um óleo melhor, base sintética, 100% sintético.
Mas troca se no que o manual especifica.
Os motores das motas trabalham em regimes de rotação muito superiores aos dos carros.
Por isso as trocas são com tão pouca kilometragem.
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Eu apesar de usar óleo 100%sintético troco de 3000 em 3000km como manda o fabricante.
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Eu hoje consegui achar o óleo da transmissão 75w 140 da liqui moly na norauto de Matosinhos.
A €26.95 recipiente de 1 litro.
Preciso agora só comprar uma seringa para conseguir trocar o óleo.
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Eu hoje consegui achar o óleo da transmissão 75w 140 da liqui moly na norauto de Matosinhos.
A €26.95 recipiente de 1 litro.
Preciso agora só comprar uma seringa para conseguir trocar o óleo.
Eu estou a usar o 75w140 castrol ainda o consegui a cerca de 17€, muito bom o óleo.
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Eu estou a usar o 75w140 castrol ainda o consegui a cerca de 17€, muito bom o óleo.
https://www.sprauto.pt/pt/product/hightec-hypoid-ep-sae-75w-140-s-ls-1-lt-25029-0010-03
E com jeitinho ainda se arranja mais barato .