Geral => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Paulo Silveiro em 08 de Novembro de 2022, 13:43
-
Muitas novidades no certame EICMA2022 _palmas_
Do que já vi até agora destaco:
Honda Transalp 750 - a Honda continua a explorar este novo motor em outros modelos. O design, mais uma vez, como já tinha acontecido com Hornet, ficou curto. Parece que a Honda aproveita peças de vários modelos para manter os preços contidos. De frente a Transalp parece uma NC. O motor deve ser bom, 91cv para uma 755cc é bom e, como é apanágio na Honda deve ser poupado. Resta saber como se porta na estrada... _pensador_
Honda CL500 - uma scrambler, com o mais que provado motor de 500cc, para quem gosta deste tipo de modelos.
Suzuki - aí está a sucessora da imbatível Vstron 650....passou para uma 800 com 84cv, écran TFT, e design igual à do modelo 1000cc, tirando aqueles faróis que vêm das naked. Para os apreciadores da marca, vai continuar a ser um valor seguro. Vamos aguardar os testes dinâmicos.
Derivado deste modelo temos a naked GSX-8S.. com muitos componentes partilhados.
Yamaha - não apresentou novidades de renome, apenas acrescentou écrans TFT com conetividade a vários modelos e carregou a Tracer9 GT+ de eletrónica ( radar dianteiro para um cruise control adaptativo, novo écran TFT, etc).
Ducati - da marca campeã de MotoGP, temos a belíssima ( e muito cara) Multistrada V4 Rally. Com um motor muito potente e carregada de eletrónica vem concorrer com a GS. De uma forma geral, a maioria dos modelos desta marca foram mexidos com atualizações estéticas e de software por forma a serem, ainda, mais potentes, desportivas e caras _reg_.
Haverá muitas mais novidades, mas ainda não as vi. Sei que a Triumph Street Triple 765 foi evoluída, a BMW tem uma super desportiva e os chineses devem aparecer em força.
Conclusão, a eletrónica veio para ficar. Pessoalmente tenho muitas dúvidas neste carregar de chips e sensores. No futuro os exames de condução serão feitos em simuladores, onde o instruendo, em vez de estar preocupado em fazer os 8, vai ter demostrar ser capaz, num curto espaço de tempo, de parametrizar um modo de motor, a força da travagem, o curso das suspensões, vários níveis do ABS e do controlo de tração e ainda emparelhar o seu smartphone com os magníficos écrans TFT's com vários modos de apresentação coloridas.
Os passeios de motos serão realizados até ao café mais próximo, onde os recém encartados, ficarão a discutir quem têm uma IMU com mais eixos. Sim porque, para estes jovens amantes da tecnologia, é muito aborrecido apanhar com o vento no belo capacete que projeta informações 3D na viseira, ou sujar os blusões com airbags incorporados e resistências que aquecem o corpo nos dias mais frios, porque eles não estão para apanhar frio.
E quando alguém lhes perguntar há quanto tempo não lubrificam a correntes, eles respondem...nem sei o que é isso, mas nas atualizações de software isso deve ficar feito.. _Rolley_
Agora a sério, a tecnologia é muito boa e facilita a condução, mas tudo isso se paga (e muito) obrigando a visitar oficinas com programas informáticos capazes de atualizações e resets.
Talvez por isso, cada vez mais, estou voltado para as vespas, onde vejo com prazer, os motores a dois tempos, pegar com o kick, serem barulhentas e fumarentas e onde os arranjos, ainda, se fazem com cabos e chaves.
-
Muitas novidades no certame EICMA2022 _palmas_
Do que já vi até agora destaco:
Suzuki - aí está a sucessora da imbatível Vstron 650....passou para uma 800 com 84cv, écran TFT, e design igual à do modelo 1000cc, tirando aqueles faróis que vêm das naked.
É mais uma 1050 com menos CC do que uma 650 musculada, muito mais eletrónica e uma altura do assento que afasta alguns adeptos. A cilindrada ( motor paralelo - como se irá chamar? ) passa ligeiramente para o escalão de imposto mais caro, o que não é bom
Yamaha - não apresentou novidades de renome, apenas acrescentou écrans TFT com conetividade a vários modelos e carregou a Tracer9 GT+ de eletrónica ( radar dianteiro para um cruise control adaptativo, novo écran TFT, etc).
A Yamaha tem cada vez mais argumentos nesta Tracer, pena que não seja uma boa opção para dois com aquele assento do pendura, mas é uma tentação
Ducati - da marca campeã de MotoGP, temos a belíssima ( e muito cara) Multistrada V4 Rally. Com um motor muito potente e carregada de eletrónica vem concorrer com a GS. De uma forma geral, a maioria dos modelos desta marca foram mexidos com atualizações estéticas e de software por forma a serem, ainda, mais potentes, desportivas e caras
_reg_ . Não acredito que compita seriamente com a GS, ainda está para aparecer mota que o faça
E quando alguém lhes perguntar há quanto tempo não lubrificam a correntes, eles respondem...nem sei o que é isso, mas nas atualizações de software isso deve ficar feito.. _Rolley_
Pois mas nessa altura têm motor elétrico com cardã à roda ;D
Talvez por isso, cada vez mais, estou voltado para as vespas, onde vejo com prazer, os motores a dois tempos, pegar com o kick, serem barulhentas e fumarentas e onde os arranjos, ainda, se fazem com cabos e chaves.
Como a Vespa Elettrica scooter_ ( também com busca polos ;) )
Acima de tudo obrigado pelo rápido resumo da exposição, veremos o que vem aí mais, especialmente das chineses
[EDIT] depois de ver na net percebi que se trata da VStrom 800 mas o modelo DE, mais virado para o off road. Vamos esperar para ver o modelo "normal"
-
Pelo que o Paulo diz vejo 1 erro grosseiro da Honda em fazer um motor 755cc com pouco mais cavalos que ouitros tantos 700cc que por aí andam e tambem a Suzuki de ter passado a sua Vstrom 650cc para o 800cc por cá são claramente prejudicadas nos impostos que se vai refletir no preço final pago por qualquer um que as queira comprar.
E scooters ainda não viram nada?
Olhem esta aqui:
(https://img1.motorradonline.de/Peugeot-XP-400-169FullWidth-f4ced159-1951303.jpg)
-
Pelo que o Paulo diz vejo 1 erro grosseiro da Honda em fazer um motor 755cc com pouco mais cavalos que ouitros tantos 700cc que por aí andam e tambem a Suzuki de ter passado a sua Vstrom 650cc para o 800cc por cá são claramente prejudicadas nos impostos que se vai refletir no preço final pago por qualquer um que as queira comprar.
E scooters ainda não viram nada?
Olhem esta aqui:
(https://img1.motorradonline.de/Peugeot-XP-400-169FullWidth-f4ced159-1951303.jpg)
Qual é a marca?
Na Yamaha as xmax passaram a ter écrans TFT e um novo visual.
Na vespa já viste o protótipo da GTV?
(https://www.motorcycle.com/blog/wp-content/uploads/2022/11/110822-Vespa-GTV-4-768x471.jpg)
-
A scooter cinzenta é uma Peugeot... _pensador_
-
A cinzenta é uma Peugeot XP 400 GT, mais um SUV...
Essa Vespa está muito bonita, das modernas para mim a mais bonita é a 946
(https://i.pinimg.com/originals/fd/f4/0b/fdf40bd1092ea65d55046492ea2cd9b9.jpg)
Apartir de hoje é que já se deve saber quase todas as novidades da EICMA, durante a semana é só para a imprensa e demora mais tempo a sair informação peelo menos parece me isso.
Tens a Vespa Sei Giorni que é quase igual a essa, ou é a base para essa.
(https://images.piaggio.com/vespa/vehicles/evgp000hk3/evgpeznhk3/evgpeznhk3-02-s.png)
-
Olá pessoal!
Motas muito giras especialmente a peugeot, concordo com o que dizes PauloSilveiro, em relação ás piaggio não serem electrónicas, pois assim não fica tão dispêndioso nas oficinas com a história das actualizações do software!
Cumprimentos e obrigado
-
EICMA 2022 – Honda EM1 e:
A primeira moto elétrica que a Honda vai disponibilizar aos motociclistas europeus destaca-se pelas suas formas simples, compactas, uma plataforma plana para facilidade de utilização, apresentando-se como uma scooter elétrica perfeita para percorrer rapidamente distâncias curtas em cidade.
(https://i0.wp.com/motojornal.pt/wp-content/uploads/2022/11/421519_23YM_HONDA_EM1e_Location.jpg?ssl=1)
O denominado Honda Mobile Power Pack e: inclui um conjunto de baterias removíveis, que com uma carga permitem percorrer até mais de 40 km antes de necessitarem de ser recarregadas. Sendo removível, o MPP e: poderá por isso ser carregado em casa, uma opção obrigatória para todos aqueles que não têm possibilidade de carregar numa garagem.
em1 e:Refira-se ainda que a Honda está a desenvolver e vai querer implementar um conjunto de estações de carregamento e troca de baterias, pelo que este MPP e: será por isso uma grande vantagem para os motociclistas, que apenas têm de se dirigir a uma dessas estações Honda, e trocar as baterias descarregadas por umas que estejam carregadas.
https://motojornal.pt/eicma-2022-honda-em1-e/
-
Acredito que venda muito bem, simples e se tiver um valor simpático... _convivio_
-
Esta scooter da Honda tem uma falha grave! Não tem espaço de arrumação!
A Silence/Seat tem bom espaço de arrumação por baixo do banco (2 capacetes) e a Yamaha Neo's arruma pelo menos um jet.
-
E scooters ainda não viram nada?
Talvez isto ajude:
-
Sim boa partilha as reais novidades sãos as Kymco, e mesmo aqui faz-me confusão como ainda lançam a Xciting com aquela forquilha convencional que parece exatamente igual ao do primeiro modelo 400..., e a tal Peugeot que o mais provável é nem aparecer por cá, ou seja poucas novidades no segmento scooter. :'( :'(
-
Obrigado pela partilha
-
E este concept que esteve na EICMA:
-
Para os amantes da sym o anuncio de uma nova scooter _lool_
A grande novidade dentro do espaço da SYM nesta EICMA foi a scooter 125 cc denominada de ADX, uma proposta “crossover” que posiciona este modelo entre as opções de scooter urbana de estilo aventura.
Para além dos modelos equipados com motorização a combustão interna, a SYM também aproveitou o salão italiano para mostrar que está atenta às novas tendências mais ecológicas do mundo das duas rodas. Por isso, neste vídeo ficamos também a conhecer os detalhes dos futuros modelos com motorização elétrica que estão a ser desenvolvidos pela SYM.
-
A revista da andardemoto explora profundamente esta exposição.
Recomendo que passem pelo tópico
https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=35195.msg90224253.msg#90224253
-
Para os amantes da sym o anuncio de uma nova scooter _lool_
A grande novidade dentro do espaço da SYM nesta EICMA foi a scooter 125 cc denominada de ADX, uma proposta “crossover” que posiciona este modelo entre as opções de scooter urbana de estilo aventura.
Para além dos modelos equipados com motorização a combustão interna, a SYM também aproveitou o salão italiano para mostrar que está atenta às novas tendências mais ecológicas do mundo das duas rodas. Por isso, neste vídeo ficamos também a conhecer os detalhes dos futuros modelos com motorização elétrica que estão a ser desenvolvidos pela SYM.
A ADX está fantástica, agora se vem para o mercado nacional é que não sabemos...
-
A ADX está fantástica, agora se vem para o mercado nacional é que não sabemos...
Boa noite, David!
È realmente bonita , talvez tenhamos sorte e venha cá para Portugal _pol_