Geral => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Paulo Silveiro em 08 de Novembro de 2022, 13:43

Título: EICMA 2022
Enviado por: Paulo Silveiro em 08 de Novembro de 2022, 13:43
Muitas novidades no certame EICMA2022  _palmas_

Do que já vi até agora destaco:

Honda Transalp 750 - a Honda continua a explorar este novo motor em outros modelos. O design, mais uma vez,  como já tinha acontecido com Hornet, ficou curto. Parece que a Honda aproveita peças de vários modelos para manter os preços contidos. De frente a Transalp parece uma NC. O motor deve ser bom, 91cv para uma 755cc é bom e, como é apanágio na Honda deve ser poupado. Resta saber como se porta na estrada... _pensador_

Honda CL500 - uma scrambler, com o mais que provado motor de 500cc, para quem gosta deste tipo de modelos.

Suzuki -  aí está a sucessora da imbatível Vstron 650....passou para uma 800 com 84cv, écran TFT, e design igual à do modelo 1000cc, tirando aqueles faróis que vêm das naked. Para os apreciadores da marca, vai continuar a ser um valor seguro. Vamos aguardar os testes dinâmicos.

Derivado deste modelo temos a naked GSX-8S.. com muitos componentes partilhados.

Yamaha -  não apresentou novidades de renome, apenas acrescentou écrans TFT com conetividade a vários modelos e carregou a Tracer9 GT+ de eletrónica ( radar dianteiro para um cruise control adaptativo, novo écran TFT, etc).

Ducati - da marca campeã de MotoGP, temos a belíssima ( e muito cara) Multistrada V4 Rally. Com um motor muito potente e carregada de eletrónica vem concorrer com a GS. De uma forma geral, a maioria dos modelos desta marca foram mexidos com atualizações estéticas e de software por forma a serem, ainda, mais potentes, desportivas e caras  _reg_.

Haverá muitas mais novidades, mas ainda não as vi. Sei que a Triumph Street Triple 765 foi evoluída, a BMW tem uma super desportiva e os chineses devem aparecer em força.

Conclusão, a eletrónica veio para ficar. Pessoalmente tenho muitas dúvidas neste carregar de chips e sensores. No futuro os exames de condução serão feitos em simuladores, onde o instruendo, em vez de estar preocupado em fazer os 8, vai ter demostrar ser capaz, num curto espaço de tempo, de parametrizar um modo de motor, a força da  travagem,  o curso das suspensões, vários níveis do ABS e do controlo de tração e ainda emparelhar o seu smartphone com os magníficos écrans TFT's com vários modos de apresentação coloridas.

Os passeios de motos serão realizados até ao café mais próximo, onde os recém encartados, ficarão a discutir quem têm uma IMU com mais eixos. Sim porque, para estes jovens amantes da tecnologia, é muito aborrecido apanhar com o vento  no belo capacete que projeta informações 3D na viseira, ou sujar os blusões  com airbags incorporados e resistências que aquecem o corpo nos dias mais frios, porque eles não estão para apanhar frio.

E quando alguém lhes perguntar há quanto tempo não lubrificam a correntes, eles respondem...nem sei o que é isso, mas nas atualizações de software isso deve ficar feito..  _Rolley_

Agora a sério, a tecnologia é muito boa e facilita a condução, mas tudo isso se paga (e muito) obrigando a visitar oficinas com programas informáticos capazes de atualizações e resets.

Talvez por isso, cada vez mais, estou voltado para as vespas, onde vejo com prazer, os motores a dois tempos, pegar com o kick, serem  barulhentas e fumarentas e onde os arranjos, ainda, se fazem com cabos e chaves.
   
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: moto2cool em 08 de Novembro de 2022, 15:04
Muitas novidades no certame EICMA2022  _palmas_
Do que já vi até agora destaco:
Suzuki -  aí está a sucessora da imbatível Vstron 650....passou para uma 800 com 84cv, écran TFT, e design igual à do modelo 1000cc, tirando aqueles faróis que vêm das naked.
É mais uma 1050 com menos CC do que uma 650 musculada, muito mais eletrónica e uma altura do assento que afasta alguns adeptos. A cilindrada ( motor paralelo - como se irá chamar? ) passa ligeiramente para o escalão de imposto mais caro, o que não é bom

Yamaha -  não apresentou novidades de renome, apenas acrescentou écrans TFT com conetividade a vários modelos e carregou a Tracer9 GT+ de eletrónica ( radar dianteiro para um cruise control adaptativo, novo écran TFT, etc).
A Yamaha tem cada vez mais argumentos nesta Tracer, pena que não seja uma boa opção para dois com aquele assento do pendura, mas é uma tentação
Ducati - da marca campeã de MotoGP, temos a belíssima ( e muito cara) Multistrada V4 Rally. Com um motor muito potente e carregada de eletrónica vem concorrer com a GS. De uma forma geral, a maioria dos modelos desta marca foram mexidos com atualizações estéticas e de software por forma a serem, ainda, mais potentes, desportivas e caras
  _reg_ . Não acredito que compita seriamente com a GS, ainda está para aparecer mota que o faça
E quando alguém lhes perguntar há quanto tempo não lubrificam a correntes, eles respondem...nem sei o que é isso, mas nas atualizações de software isso deve ficar feito..  _Rolley_ 
Pois mas nessa altura têm motor elétrico com cardã à roda  ;D
Talvez por isso, cada vez mais, estou voltado para as vespas, onde vejo com prazer, os motores a dois tempos, pegar com o kick, serem  barulhentas e fumarentas e onde os arranjos, ainda, se fazem com cabos e chaves.
Como a Vespa Elettrica scooter_ ( também com busca polos  ;) )


Acima de tudo obrigado pelo rápido resumo da exposição, veremos o que vem aí mais, especialmente das chineses



[EDIT] depois de ver na net percebi que se trata da VStrom 800 mas o modelo DE, mais virado para o off road. Vamos esperar para ver o modelo "normal"
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: antoniopat em 08 de Novembro de 2022, 18:38
Pelo que o Paulo diz vejo 1 erro grosseiro da Honda em fazer um motor 755cc com pouco mais cavalos que ouitros tantos 700cc que por aí andam e tambem a Suzuki de ter passado a sua Vstrom 650cc para o 800cc por cá são claramente prejudicadas nos impostos que se vai refletir no preço final pago por qualquer um que as queira comprar.

E scooters ainda não viram nada?

Olhem esta aqui:
(https://img1.motorradonline.de/Peugeot-XP-400-169FullWidth-f4ced159-1951303.jpg)
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: Paulo Silveiro em 08 de Novembro de 2022, 21:24
Pelo que o Paulo diz vejo 1 erro grosseiro da Honda em fazer um motor 755cc com pouco mais cavalos que ouitros tantos 700cc que por aí andam e tambem a Suzuki de ter passado a sua Vstrom 650cc para o 800cc por cá são claramente prejudicadas nos impostos que se vai refletir no preço final pago por qualquer um que as queira comprar.

E scooters ainda não viram nada?

Olhem esta aqui:
(https://img1.motorradonline.de/Peugeot-XP-400-169FullWidth-f4ced159-1951303.jpg)

Qual é a marca?

Na Yamaha as xmax passaram a ter écrans TFT e um novo visual.

Na vespa já viste o protótipo da GTV?
(https://www.motorcycle.com/blog/wp-content/uploads/2022/11/110822-Vespa-GTV-4-768x471.jpg)
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: davidsantos em 08 de Novembro de 2022, 22:00
A scooter cinzenta é uma Peugeot... _pensador_
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: antoniopat em 12 de Novembro de 2022, 10:31
A cinzenta é uma Peugeot XP 400 GT, mais um SUV...

Essa Vespa está muito bonita, das modernas para mim a mais bonita é a 946

(https://i.pinimg.com/originals/fd/f4/0b/fdf40bd1092ea65d55046492ea2cd9b9.jpg)

Apartir de hoje é que já se deve saber quase todas as novidades da EICMA, durante a semana é só para a imprensa e demora mais tempo a sair informação peelo menos parece me isso.

Tens a Vespa Sei Giorni que é quase igual a essa, ou é a base para essa.

(https://images.piaggio.com/vespa/vehicles/evgp000hk3/evgpeznhk3/evgpeznhk3-02-s.png)
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: Shadow em 12 de Novembro de 2022, 13:57
Olá pessoal!
Motas muito giras especialmente a peugeot,  concordo com o que dizes PauloSilveiro, em relação ás piaggio não serem electrónicas,  pois assim não fica tão dispêndioso nas oficinas com a história das actualizações do software!
Cumprimentos e obrigado
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: moto2cool em 14 de Novembro de 2022, 19:15
EICMA 2022 – Honda EM1 e:

A primeira moto elétrica que a Honda vai disponibilizar aos motociclistas europeus destaca-se pelas suas formas simples, compactas, uma plataforma plana para facilidade de utilização, apresentando-se como uma scooter elétrica perfeita para percorrer rapidamente distâncias curtas em cidade.

(https://i0.wp.com/motojornal.pt/wp-content/uploads/2022/11/421519_23YM_HONDA_EM1e_Location.jpg?ssl=1)

O denominado Honda Mobile Power Pack e: inclui um conjunto de baterias removíveis, que com uma carga permitem percorrer até mais de 40 km antes de necessitarem de ser recarregadas.  Sendo removível, o MPP e: poderá por isso ser carregado em casa, uma opção obrigatória para todos aqueles que não têm possibilidade de carregar numa garagem.

em1 e:Refira-se ainda que a Honda está a desenvolver e vai querer implementar um conjunto de estações de carregamento e troca de baterias, pelo que este MPP e: será por isso uma grande vantagem para os motociclistas, que apenas têm de se dirigir a uma dessas estações Honda, e trocar as baterias descarregadas por umas que estejam carregadas.


https://motojornal.pt/eicma-2022-honda-em1-e/
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: davidsantos em 14 de Novembro de 2022, 21:37
Acredito que venda muito bem, simples e se tiver um valor simpático... _convivio_
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: EML em 14 de Novembro de 2022, 23:27
Esta scooter da Honda tem uma falha grave! Não tem espaço de arrumação!
A Silence/Seat tem bom espaço de arrumação por baixo do banco (2 capacetes)  e a Yamaha Neo's arruma pelo menos um jet.
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: moto2cool em 15 de Novembro de 2022, 21:02



E scooters ainda não viram nada?



Talvez isto ajude:


Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: antoniopat em 15 de Novembro de 2022, 23:44
Sim boa partilha as reais novidades sãos as Kymco, e mesmo aqui faz-me confusão como ainda lançam a Xciting com aquela forquilha convencional que parece exatamente igual ao do primeiro modelo 400..., e a tal Peugeot que o mais provável é nem aparecer por cá, ou seja poucas novidades no segmento scooter.  :'( :'(
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: JHCarreira em 18 de Novembro de 2022, 14:17
Obrigado pela partilha
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: antoniopat em 18 de Novembro de 2022, 22:40
E este concept que esteve na EICMA:
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: Shadow em 19 de Novembro de 2022, 16:39
Para os amantes da sym o anuncio de uma nova scooter  _lool_
A grande novidade dentro do espaço da SYM nesta EICMA foi a scooter 125 cc denominada de ADX, uma proposta “crossover” que posiciona este modelo entre as opções de scooter urbana de estilo aventura.
Para além dos modelos equipados com motorização a combustão interna, a SYM também aproveitou o salão italiano para mostrar que está atenta às novas tendências mais ecológicas do mundo das duas rodas. Por isso, neste vídeo ficamos também a conhecer os detalhes dos futuros modelos com motorização elétrica que estão a ser desenvolvidos pela SYM.
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: moto2cool em 27 de Novembro de 2022, 20:31
A revista da andardemoto explora profundamente esta exposição.
Recomendo que passem pelo tópico

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=35195.msg90224253.msg#90224253


Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: davidsantos em 27 de Novembro de 2022, 20:42
Para os amantes da sym o anuncio de uma nova scooter  _lool_
A grande novidade dentro do espaço da SYM nesta EICMA foi a scooter 125 cc denominada de ADX, uma proposta “crossover” que posiciona este modelo entre as opções de scooter urbana de estilo aventura.
Para além dos modelos equipados com motorização a combustão interna, a SYM também aproveitou o salão italiano para mostrar que está atenta às novas tendências mais ecológicas do mundo das duas rodas. Por isso, neste vídeo ficamos também a conhecer os detalhes dos futuros modelos com motorização elétrica que estão a ser desenvolvidos pela SYM.


A ADX está fantástica, agora se vem para o mercado nacional é que não sabemos...
Título: Re: EICMA 2022
Enviado por: Shadow em 29 de Novembro de 2022, 19:58
A ADX está fantástica, agora se vem para o mercado nacional é que não sabemos...
Boa noite, David!
È realmente bonita , talvez tenhamos sorte e venha cá para Portugal  _pol_