Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: sepossivel em 03 de Março de 2010, 14:19
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Companheiros.....
Aconteceu-me... tive sorte ...
Deixem contar-vos o que me aconteceu esta semana.
Segunda feira ao chegar ao trabalho, já meio atrasado, deixei a moto na garagem. A Minha majestade, ao retirar a chave da ignição e trancar a direcção, requer alguma atenção, pois se rodar a chave em demasia, fica acesso o pisca e as luzes de mínimos (sinalização) frente e traseira. No caso da Majesty, as luzes nao acendem de imediato, acendem sim mas após uns segundos depois de retirar a chave do canhão.
Estas benditas luzes, protegem-nos caso tenhamos de deixar a maxi parada em algum local de menor visibilidade, ou em caso de avaria.
Resultado, retirei a chave virei as costas e fui embora, não me apercebera de que teria deixado a luz acesa.
passadas 5 horas, peguei na moto para ir almoçar..... não pegou ha primeira porque tirei o dedo do starter, há segunda já não a consegui colocar a trabalhar, _Zang_ bateria fraca . Ainda disse uns palavrões, ainda pensei para mim mesmo, bolas que falta me fazia agora o carregador de bateria que os companheiros compraram no LIDL. Olhei para o local onde a majestade alberga a bateria, e não era assim de fácil aceso. _Rolley_
Bom ... vou almoçar, depois do almoço engendro uma solução, nem que tenha de levar a bateria a algum spot par que me possam coloca-la um pouco ha carga.
Após o almoço, desloquei-me novamente para a minha moto, e não é que premi o botão starter e pegou? Todo eu estava contente, peguei na moto e fui dar uma volta .... Ousei desliga-la após a volta, e voltei a colocá-la a trabalhar, tudo fino parecia estar o problema ultrapassado. _rir_
Lanço a duvida/pergunta no caso das 125 sempre temos o KIKO para nos auxiliar em caso de falha da bateria, nas motos acima de 125 isso não existe, haverá algum truque para colocar a moto a trabalhar sem a ajuda do arranque eléctrico?
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Há várias maneiras:
1ª - Ter um carregador sempre a jeito;
2ª - Ligar á Assistência em Viagem e pedir um reboque da mota para a oficina;
3ª - Ter um colega ou amigo com cabos para "dar um encosto";
4ª - Ir a pé a empurrar a moto até á oficina ou até casa, conforme o que fôr mais perto. _lool_
5ª - Entrar no forum e cravar alguém para ir desenrascar ;) ;
6ª - ...lamento, mas não me ocorre mais nenhuma.
PS: a minha tem mais de 125 cc e tem Kiko, mas é um caso áparte,... é Chinesa _lol_
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A minha 125 não tem kiko...
Se um dia acontecer, tenho de fazer o que a Cristina disse...
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Todas as propostas enumeradas pela Cristina foram ponderadas e equacionadas, no entanto na hora do almoço, e eu com a fome que tinha, preferi ir almoçar debruçar sobre o caso de barriga cheia. _careta_
Aguardar pelo reboque em hora de almoço, dificilmente teria de aguardar menos de 45 minutos, preferi ir almoçar, pois tinha outras alternativas ...
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Acho que não é uma questão de cilindradas a existencia do Kick. Tem a ver com o ser a carburador ou não julgo eu.
Se calhar tou a dizer uma grande asneira n sei
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Pois a minha sym.citycom tbm nao tem kick!
por acaso foi uma cena k chamei a tenção ao Botas knd fiz negocio,diz k as motos a com igual cilindrada ou mais de 125cc nao têm,mas é mentira eu já vi muitas com mais cilindrada e têm!
Ps:é chato k nem de impurrão se consegue por em foncionamento :(
J,ats
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Eu em tempos tive problemas de bateria com a Buga e andava sempre com os cabos debaixo do banco pois assim podia sempre pedir para me desenrascarem.
Este problema das maxis de cilindrada superior não terem kiko é uma grande chatice pois não há outra forma de as colocar em marcha senão com o starter.
Se calhar a solução passava por um pedal de por e tirar se o problema dos fabricantes é estética com isso já se poderia resolver a situação provisoriamente.
Se estiver algum fabricante _rir_ a ler o fórum estudem a solução.
Podem contar com a consultadoria! _lool_
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Acho que não é uma questão de cilindradas a existencia do Kick. Tem a ver com o ser a carburador ou não julgo eu.
Se calhar tou a dizer uma grande asneira n sei
Acho que não deve ser essa a razão, porque a X Max do pardal é de carburador e também não tem.
Desconfio que tenha mesmo a ver com a cilindrada, porque me lembro que na cinquentinha era fácil dar ao kiko, mas na sym, já não é assim.
Tenho que colocar todo o meu peso nele, e dá cá um coice _confuso_ Por isso, se a força necessária para accionar o dito for proporcional á cilindrada, como desconfio que seja, não adiantaria estar lá nas cilindradas maiores, pois não conseguiríamos usar.
Quando o pardal chegar já vou averiguar _pensador_
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O Scooty já falou em..., eu reforço. Uma extensão para ligar duma bateria de um outro carro ou moto, faz parte dos extras da minha MaxiScooter. Ainda não necessitei para mim, mas já desenrascou outros. Apetrechem-se meus meninos... _careta_
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Meus amigos os kikos vão acabar quando todas as motos tiverem injecção e o respectivo catalizador, pela simples razão que se não "houver" bateria não se deve colocar a moto a trabalhar de "empurrão" e o accionar do kiko é a mesma coisa que um empurrão. As consequências do empurrão num veículo com catalizador é a provável avaria do catalizador, e garanto-vos que não é nada barato.
Se ficarem sem bateria a melhor solução é dar uma "Xuxa" como se diz na gìria, o ligar uns cabos de outra bateria e então accionar o botão de arranque.
Esta informação é válida para TODOS os veículos.
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Acho que não é uma questão de cilindradas a existencia do Kick. Tem a ver com o ser a carburador ou não julgo eu.
Se calhar tou a dizer uma grande asneira n sei
Parece que tens RazãO ;)
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Conforme refere o Pardal, tentar pegar de "empurrâo", dá cabo do catalisador de qualquer veículo! A solução é sempre usar os cabos!!!!!
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Por isso é q se pode empurrar os aviões, não têm catalizador!!
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
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Tenho ideia que os veículos com catalisador não devem arrancar de "empurrão" pois há a possibilidade de o motor admitir combustível sem queimar, que passará ao catalisador danificando-o. Por esta razão se não se consegue arrancar o veículo devido à bateria estar descarregada, deve-se carregar a bateria.
8)
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Apaguei as minhas mensagens anteriores porque estava a dizer asneiras e podia induzir em erro... _martelada_ _martelada_ _martelada_
Basicamente é assim:
1º a centralina (unidade de controlo electrónico) não avaria porque está suficientemente protegida para estas situações e tem a capacidade de detectar tanto o ligar por chave/botão como o próprio movimento do motor
2º o catalisador avaria, não no momento mas com o tempo e a repetição deste procedimento. A sonda do catalisador vai detectar combustível para ser queimado, que com o tempo vai danificar o catalisador. É sempre necessário nos motores com i.e. haver o reset inicial, que não pode ser dado se se colocar a trabalhar de empurrão.
Info com o alto patrocínio do meu amigo e colega Tiago, formador do ACP Serviços, e ele que me desculpe se a conversão para linguagem de leigo não ficou bem feita... _Rolley_ _Rolley_
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Ora, o melhor é carregador de bateria ou então pores os cabos no compartimento para bagagem...
Eu cá tenho outra teoria... o meu escritório fica ao lado de um gajo de peças auto, que mora no mesmo prédio... se precisar safo-me... felizmente nunca precisei... sinceramente tenho mais medo de furos no pneu da frente em andamento. _confuso_
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Ora, o melhor é carregador de bateria ou então pores os cabos no compartimento para bagagem...
Eu cá tenho outra teoria... o meu escritório fica ao lado de um gajo de peças auto, que mora no mesmo prédio... se precisar safo-me... felizmente nunca precisei... sinceramente tenho mais medo de furos no pneu da frente em andamento. _confuso_
_careta_ e se estiveres longe do escritório?
E se esta situação acontecer com um dos companheiros numa destas tertulias domingueiras? Como fazer?
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E se esta situação acontecer com um dos companheiros numa destas tertulias domingueiras? Como fazer?
Essa é fácil _pol_ um dos muitos maxicompanheiros presentes na tertúlia vai buscar cabos ou carregador _lool_
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Estava eu a pesquisar tópicos sobre baterias e deparei-me com este! _pol_ Muito interessante. Mas como gosto de dar o meu ar de loira burra... falsa mas é um facto... vou contar vos uma história. Há uns anos comprei uma scooter honda Lead (100 cc). Na minha 3ª saida, ao ir á farmacia a cerca de 2 kms de casa, a desgraçada embaraçou-me por completo! Faço as compras e quando a coloco a trabalhar... é que nem barulho fez! Nessa altura não sabia que existia o tal kiko. Tive que a empurrar entre subidas e descidas até casa. Estava desvairada e exausta. Danada telefono ao vendedor que me a vendeu a dizer que a scotter era uma porcaria e blá blá blá . Silêncio da lado de lá. Preocupo-me. Nisto o fulano informa-me, em tom de gozo, a existência do kiko! _corado_ Só me apetecia enviar dentro de um buraco. Moral da história agora leio o manual de uma ponta á outra. Fico na mesma mas pelo menos tento, certo? _Rolley_ Basicamente não percebo nada de mecanica.
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A mim já me aconteceu isso em casa tambem.
A mota de substituição ficou sem bateria e o que me safou foi uns cabos de bateria de um visinho.
E agora ando sempre com uns dentro do banco
Até iniciei um topico á um tempo atraz a perguntar qual a potencia do motor de arranque do Starter porcausa da grossura dos cabos .
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1945.0
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Boas!
Eu tive uma scooterzinha "chinoca" que nem da marca me lembro _pensador_ que a bateria era uma verdadeira dor de cabeça... _polb_
Certo dia, fui por a dita a trabalhar e a bateria mandou-me mais uma vez ir dar uma volta!!! _careta_
Como tinha kiko, dei ao pedal, dei, dei, dei, até que consegui partir todo o sistema de arranque!!!! _Zang_
Escusado será dizer que nunca mais andou, carreguei-a num atrelado, levei-a ao concessionário e troquei-a por uma bicicleta de BTT... adicionando mais €€€ claro! _lol_
Cumps.
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Quando tinha a 125 ,como tinha kick não me preocupava ,agora na 300 tenho outra solução como não tenho kick aproveitei a tomada de isqueiro e comprei um cabo especifico que liga uma tomada de isqueiro a outra tomada de isqueiro ora como todos os carros têm tomada de isqueiro basta ligar uma a outra tomada e assunto arrumado e não é preciso andar a abrir capons e como este cabo tem um circuito com protecção deixa de ser perigoso para as centralinas scooter_
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Quando tinha a 125 ,como tinha kick não me preocupava ,agora na 300 tenho outra solução como não tenho kick aproveitei a tomada de isqueiro e comprei um cabo especifico que liga uma tomada de isqueiro a outra tomada de isqueiro ora como todos os carros têm tomada de isqueiro basta ligar uma a outra tomada e assunto arrumado e não é preciso andar a abrir capons e como este cabo tem um circuito com protecção deixa de ser perigoso para as centralinas scooter_
Isso é interessante, e pega assim ligado ao isqueiro? _pensador_
Já agora onde compraste e o preço?
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Não sabia que isso existia, pesquisei e dei com isto.
http://www.amazon.com/Emergency-Car-Charger-Vehicles-Cigarette/dp/B0034D7IDW
http://www.thefind.com/electronics/browse-cigarette-lighter-jump-starter
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Sim ,foi isso mesmo que eu adquiri ,bastante simples e como as nossas baterias são bastante pequenas e "fracas" qualquer outro veiculo nos dá um encosto sem grandes chatices ou complicações.E depois é só scooter_
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Isso quanto a mim só poderá ser eficaz (para motas) dependendo do tamanho do aparelho de tomada de isqueiro para os alicates standard.
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Como eu tinha dito anteriormente qualquer cabo com1,5 /2mm de calibre, serve para dar encosto a uma scooter até 250 cm3, mas ligar ao isqueiro do carro pode trazer alguns problemas se o fusivel de protecção do isqueiro do carro fôr mais fraco que a intensidade de arranque da nossa scooter.
Eu não arrisco e ligo directo á bateria do carro.
FDS... já viram se avaria alguma coisa no carro... táva-mos lixados
esses cabos foram feitos mais para funcionar ao contrário.. ou seja manter a bateria do carro carregada ou dár uma ligeira carga em caso de bateria muito fraca para dar arranque. ( quando se esquecem das luzes ligadas )
Neste caso servem mas não podemos dar arranque com eles ligados... ligam-se entre os veiculos e tem de se esperar 10 ou 15 minutos para colocar alguma carga na nossa bateria, aí desliga-se o cabo e tenta-se dar arranque.
Mas se a nossa bateria estiver mesmo morta isto não resolve nada pelo que não é aconselhável utilizar este tipo de cabos para dar encosto pois podemos dar cabo da instalação electrica do outro veiculo.
Isto é só um conselho, cada qual manda na sua carteira
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Existe varias soluções se tiver carro ligar uns cabos a bateria do carro, comprar uma estação eletrica no deborla issi ou marroquinos pois não custa assim tanto dinheiro e tem-se um desenrasca á mão.Comprar um atomizador e nos dias que temos a menina ás semanas parada ligamos o atomizador á bateria e temos sempre a bateria en optimas condições ou pedir ajuda a um vizinho ou então gritar por socorro _lol_ _lol_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_
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Boa noite companheiros!
depois de dois a tres meses a minha sity.com parada aconteceu-me o seguinte!
fui hoje para a ir buscar kl nao foi o meu espanto nao kis pegar primeiro parecia falta de gasolina,depois de varias tentativas quase ja sem bateria la deu um arranque mas so uns segundos foi a baixo,tornei a insistir fiquei sem bateria,era o seguinte,se eu poderei dar encosto com uma bateria normal de automóvel ou nao?
Abraço
J.ats
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Boas companheiro
se pesquisares encontras a resposta, em todo o caso aqui vai mais uma vez
podes dar encosto com bateria de carro só deves ter cuidado com as ligações dos alicates dos cabos de encosto
que normalmente são um pouco grandes e dificeis de manusear na bateria das scooters.
convém ter a chave de ignição da moto desligada antes de ligar os cabos.
depois de ligare os cabos de encosto ligar a ignição e dar arranque.
espera 1 mt com a scooter a funcionar e depois desliga os cabos de encosto um a um
espero ter respondido á tua dúvida
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Obrigado companheiro,knt as ligaçoes eu sei,a questão era se podia dar encosto com uma bateria com mais amperagem!
mais uma vez obrigado!
Abraço
J.ats
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a amperagem não tem importância apenas a voltagem importa
a amperagem dá-nos a capacidade de armazenamento da bateria e logo a sua potência
ex: 1 bateria de 44 AH tem uma capacidade de descarga de 44 amperes durante 1 hora ou 1 ampere durante 44 horas.
para dar encosto o que conta é a voltagem, no nosso caso 12 Volts
como a bateria de um carro tem sempre mais capacidade que a nossa não há problema,
ao contrário é que deve ser dificil usar a nossa bateria para dar encosto a um carro
hehehe.
Boas Curvas
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Bem...Fiquei sem bateria. Fui á pouco á mota para pôr a mota a trabalhar e deixar a folha do seguro e qual o meu espanto que estava morta de todo!!
Para dar um encosto não pode ser com a bateria do carro ou pode? É que o carro tem bastante mais amperagem.
Obrigado
Gonçalo
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Acho que a resposta atras da tua responde ao que perguntas ...... _Rolley_
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Tens razao companheiro, postei aqui porque precisava de me desenrascar e só depois vi os posts anteriores!! _Rolley_ _Rolley_
Obrigado
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Por vezes isso acontece quando deixam os bancos mal fechados, aquela luz no seu interior faz com que a bateria fique sem Power.
Mas é so as vezes, outras é mesmo ela que precisa de ser substituida _corado_
Boas curvas
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Deve ser o caso, mas sempre que paro desligo o corte corrente por isso achar estranho que seja a luz debaixo do banco!
Quanto tempo dura mais ou menos estas pequenas baterias? A minha tem 1 ano
Abraços
Gonçalo
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Desligar a corrente nao invalida que a luz fique acesa, nem que outras coisas fiquem ligadas a consumir....
Normalmente duram 3, 4, 5 ou 6 anos, mediante o uso.
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Foi descarga de certeza. Obrigado na mesma pela dita
Estava convencido que o corte corrente cortava toda a corrente existente
Abraços
Gonçalo _reg_ _pol_
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Bem pessoal, voltamos ao mesmo, ou seja não saiu dos mesmo.
Fui tentar dar xuxa á bateria da mota com o carro e nem sinal de vida. O painel faz o check e fica aceso e os leds e a luz traseira tambem mas se der ao started nada acontece. outro facto que me chamou á atenção é que se ligar a luz frontal o stop apaga se.
Começo a ficar realmente procupado. Não deveria ter ligado com a xuxa do carro?
Sugestões... _pensador_
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Bem pessoal, voltamos ao mesmo, ou seja não saiu dos mesmo.
Fui tentar dar xuxa á bateria da mota com o carro e nem sinal de vida. O painel faz o check e fica aceso e os leds e a luz traseira tambem mas se der ao started nada acontece. outro facto que me chamou á atenção é que se ligar a luz frontal o stop apaga se.
Começo a ficar realmente procupado. Não deveria ter ligado com a xuxa do carro?
Sugestões... _pensador_
Quando acendes o médio o stop apaga? Ou é a luz de presença que apaga?
Se é o stop é porque estás a carregar no travão!!
Segue estes procedimentos antes de dar a XUXA:
1º Verifica se o corte de corrente e o corte do motor estão na posição correta.
2º A scooter deve estar no descanso central e o lateral deve estar recolhido.
3ª Encosta\fixa as pinças que estão ligadas á bateria do carro á bateria da scooter tendo atenção á polaridade.
4º Liga a chave e verifica se faz o check.
5º Carrega nas duas manetes de travão e verifica se o stop acende.
6º Com as manetes carregadas carrega no starter.
Depois de veres o que acontece diz aqui á gente..... _pensador_
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Digo já assim de repente!
1º o corte de corrente esta na posição correcta
2º Sim esta fixa no descanso central e o lateral esta recolhido
3º Fixas e bem fixas com a polaridade correcta
4º Faz o check e o painel fica normal como se estivesse tudo bem
5º Se carregar nos travoes o stop acende
6º carrego no started e nao dá sinal de vida
companheiro ja me esquecia, quando acendo o medio não é o stop que acende mas a luz de presença traseira, tens razão!!
_pensador_
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Digo já assim de repente!
1º o corte de corrente esta na posição correcta
2º Sim esta fixa no descanso central e o lateral esta recolhido
3º Fixas e bem fixas com a polaridade correcta
4º Faz o check e o painel fica normal como se estivesse tudo bem
5º Se carregar nos travoes o stop acende
6º carrego no started e nao dá sinal de vida
companheiro ja me esquecia, quando acendo o medio não é o stop que acende mas a luz de presença traseira, tens razão!!
_pensador_
Falta dizeres a posição do corte do motor no punho do lado direito????
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Cheguei a ter um problema semelhante com a minha antiga Majesty. Inicialmente pensei que fosse bateria mas afinal de contas o problema era do canhão da fechadura.
Rodava a chave e parte elétrica da moto funcionava mas quando carregava no botão de ignição, nada se passava.
Poderá ser o problema da tua máquina.
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Ou......
Mau contacto no switch do descanso lateral _Rolley_
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A posição do corte esta correcta ou seja esta desligado. Esta na posição que não tem o x
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Mas se fosse o descanso lateral ela nem dava sinal de arranque. O problema é que dá pouco e é estranho não dar sequer com os cabos da bateria ligados ao carro
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Pelo que percebi...ela afinal dá sinal de arranque, mas dá um sinal fraco....entao o melhor que tens a fazer é:
Ligas os cabos da bateria ao carro e deixas estarem ligados um bom tempo, 15/20 min..... (sem tentar absolutamente nada)
Aí ja deve ter força suficiente para meter a maxi a trabalhar.
Ja me aconteceu isso num carro, é a própria bateria que nao aceita a carga e consome toda a potencia.
(ficando como se fosse em curto ) se esperares um pouco ela ja deve dar.
Senão, nao tens outro remédio a nao ser comprar uma Bateria nova.
Esperemos que te safes
Boas curvas
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vou tentar isso se nao resultar vou pô la á carga ai tem que dar!!ou não!! _pensador_ _pensador_
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Companheiro, pelo que li, só falta ver a qualidade dos cabos, pois também já fiquei sem bateria no carro e os meus cabos eram da loja do chinês, e não davam nada. Veio o electricista com os cabos dele e a mesma bateria de encosto, foi á 1ª
Boa sorte
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Realmente os cabos não me parecem ser grande coisa mas ainda assim são novos. Será que ainda assim não valem nada?
Qual a diferença dos cabos?
Abraços
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Quando tinha a 125 ,como tinha kick não me preocupava ,agora na 300 tenho outra solução como não tenho kick aproveitei a tomada de isqueiro e comprei um cabo especifico que liga uma tomada de isqueiro a outra tomada de isqueiro ora como todos os carros têm tomada de isqueiro basta ligar uma a outra tomada e assunto arrumado e não é preciso andar a abrir capons e como este cabo tem um circuito com protecção deixa de ser perigoso para as centralinas scooter_
Vivam!
Pode até não haver problema mas eu por precaução/receio nunca darei encosto à bateria da minha scooter por via retrógrada.
Por alguma razão existem os fusíveis. _pensador_ _pensador_
Cabo para encosto já o fiz. Estou tambem a preparar a colocação de um isqueiro dentro ma mala ligado diretamente à bateria com 2 ou 3 funcionalidades.
-Permitir dar encosto à bateria
-Carregar um T.Móvel, Maq.fotográfica ou outro equipamento qualquer.
-Ligar um compressor para encher um pneu,etc,etc.
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"Se calhar a solução passava por um pedal de por e tirar se o problema dos fabricantes é estética com isso já se poderia resolver a situação provisoriamente.
Se estiver algum fabricante a ler o fórum estudem a solução."
_pol_
_pol_
_pol_ _pol_ _pol_ _pol_
_palmas_
_palmas_
_palmas_ _palmas_ _palmas_
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O procedimento correto;
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=805.0
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bem hoje a aventura foi dupla
o Guerreiro marcou um cafezinho no Estoril e........ pensei não chove logo um bom dia para tirar a mota da garagem.
cheguei start e NADA ..... foi-se `pedi à Nanda que fosse buscar outra "chave" é de chip a casa pensando que ainda poderia ser de estar sem pilha mas ..... assim que ela disse vou de mota tentou ligar a dela e NADA .....pimba as duas sem bateria .
o café foi de carro , voltei á garagem no regresso e já deu uma luzinha faz check mas depois no start e...... NADA
que faço ? tiro a bateria e vou motobelas carregar ou tenho alguma ajuda na carga'?
aceitam-se ajudas _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
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A caminho! _lol_
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Bateria a carregar
Pedro grande ajuda amigo
Muito obrigada
Agora carrega a minha depois a da Nanda .
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O que fiz foi comprar um booster na norauto,resolvido o problema por 49,99€
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Bateria a carregar
Pedro grande ajuda amigo
Muito obrigada
Agora carrega a minha depois a da Nanda .
Espero que resolva! Beijinho! _pol_
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Pois eu sei que o frio e a humidade não são boas mas tenho consci~encia que a culpa foi minha sempre a adiar desligar a mota e 2 meses sem andar PIMBA.
A mota aceitava a carga mas não marcava amperes.
como já é uma bateria com mais de 2 anos e assim parada preferi mudar a ficar para ai parada quando não desse geito nenhum.
Já está e bora para a frente é que é caminho _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_
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Hoje calhou-me a mim, nao tenho andado com a scooter e hoje sai de casa para ir ao futebol _scp_ deu um sinal mas pegou quando tirei da garagem, quando chego a bomba de gasolina para atestar, nao quis pegar, batetia a 10.1v em vez de 14.4 a trabalhar, ligar para a assistencia em viagem, ja estava na duvida porque comecaram a surgir uns codigos e perdeu a configuracao do relogio. Mas apos a espera e explicar onde seria o compartimento da bateia, levou um encosto na bateria e arrisquei continuar viagem em vez de ir buscar o carro, estava a 5 kms de casa. 2a feira acho que vou comprar um booster.
Correu bem o regresso do jogo, a scooter pegou bem no regresso e ganhamos. _scp_
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Para a semana temos é que começar a dar umas voltas juntos.... eu para me habituar à minha...tu para carregares a bateria da tua. :-)
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Se calhar em vez do booster é melhor pensares é em comprar uma bateria nova.
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Para a semana temos é que começar a dar umas voltas juntos.... eu para me habituar à minha...tu para carregares a bateria da tua. :-)
_pol_
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Boas companheiros,
aproveitando este tópico e à semelhança do que se passou com o comparça, queria deixar aqui o relato do que me aconteceu e deixar tambem uma questão.
A semana passada, fui até à garagem buscar a menina pra ir dar um giro.
"Start" e pega à primeira sem o minimo sinal de bateria fraca e pensei: "esta máquina é uma maravilha, nunca me deixa na mão, mesmo depois de um mês parada". e lá fui eu à minha vidinha.
Parei durante 20min para tratar de um assunto, voltei a montá-la (a DT :)) ... "start" e... nheq... NADA.
tentei 3 ou 4 vezes e NADA. com simbolo da bateria aceso no visor. :o >:(
Passados mais 20min, depois de ler o manual, trocar umas impressões por telefone, enquanto ligava para a assistência viagem, pensei... "eh... deixa lá tentar mais uma vez, pode ser que pegue!"
e não é que, a algum custo, PEGOU! _lool_ scooter_
Deu para ir até casa. Arrumei, tirei o equipamento todo e tal e mais tarde fui tentar ligá-la e NADA. Morreu.
É certo que tenho andado muito pouco com a minha DT (downtown), mas de vez em quando (2x/sem) vou à garagem e ponho-a a trabalhar durante 5 minuntos. desta vez, há 4 ou 5 semanas que não trabalhava.
Questões:
- Porque terá ela pegado à primeira, andou 10min, e depois, morreu.
Entretanto ressuscita, pega e anda!!! _pensador_ e depois, morre.
- Devo carregar a bateria e ver como se porta?
- Com o carregamento estarei sujeito a que me aconteça o mesmo?
- Devo comprar bateria nova?
Outra M _Zang_ é a localização da bateria, fogo!!!
Pensar em "encosto" é para esquecer.
Obrigado
Abraços
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A questão é que de cada vez que se poe a trabalhar é mais uma descarga na bateria.
Eu carregava a bateria e andava, mas ao fim de um dia ou 2 ja nao pegava de novo.
No meu caso a bateria foi para as couves, apesar do Optimate nao ter indicado problema.
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Quanto tempo de utilização já têm essa bateria?
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É certo que tenho andado muito pouco com a minha DT (downtown), mas de vez em quando (2x/sem) vou à garagem e ponho-a a trabalhar durante 5 minuntos. desta vez, há 4 ou 5 semanas que não trabalhava.
Questões:
- Porque terá ela pegado à primeira, andou 10min, e depois, morreu.
Entretanto ressuscita, pega e anda!!! _pensador_ e depois, morre.
Boas Companheiro,
Sobre o ir a garagem e por a trabalhar alguns minutos acho que é uma boa opção para tudo, motor principalmente mas em relação a bateria não vai fazer nada a não ser piorar a situação. A grande maioria dos circuitos de carga existentes na maioria das motos só começam a carregar depois de andar uns bons kilometros.
As baterias são realmente uma peça das motas que dão mais dor de cabeça senão despesa se não tivermos cuidado como quando não andamos todos os dias como é o meu caso.
A melhor solução é mesmo ligar um carregador que tenha uma função de manter a carga da bateria tipo optimate que é a marca comercial mais conhecida. Acho até que os carregadores do LIDL ou melhor do ALDI acho têm essa função( Não tenho a certeza é uma questão de procurar aqui)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fecx.images-amazon.com%2Fimages%2FI%2F41t80sSdI-L.jpg&hash=4bf7d91e9cd5de33119bca4606aea8b446dda149)
A bateria no primeiro "start" tem mais corrente disponível que depois do sucessivas tentativas, e as centralinas das motas tendem a enviar mais combustível quando o motor esta frio nos primeiros arranque por isso por vezes arranca à primeira e depois nas seguintes é para esquecer... :-? Isto depende claro de moto para moto mas em geral é assim.
Sobre os "encostos" e o acesso à bateria eu tenho uma solução que comprei (que confesso ainda não tive tempo de montar tudo). São simplesmente cabos com uma ligação SAE na ponta donde posso facilmente ligar qualquer tipo de outros componentes. Ou seja monta-se o chicote e deixa-se estar sempre montado com o conector tapado bem arrumado debaixo do banco ou pendurado no guiador e só depois ligamos o componente que queremos, seja ele uma carregador tipo optimate para manter a carga, ou dar um encosto de outra mota ou uma ficha USB para carregar qualquer coisa ou isqueiro etc... Isto tudo sem montar e desmontar nada e principalmente quando estamos na estrada sabemos o que isso quer dizer.
Um companheiro que tem uma GS650, e aquilo papa baterias que é um caso serio.... está sempre com o stress e ele sabe que se deixar ir a mota abaixo antes de andar umas dezenas de quilómetros já está temos que começar a inventar como já aconteceu.... _martelada_ _martelada_
Umas fotos do que tenho se alguém quiser adoptar o mesmo sistema. Tenho isto em duplicado porque a ideia é que funcione na minha mota ou da patroa e que podemos trocar de componentes e dar um encosto de uma para a outra se eventualmente fosse necessário quando em viagem.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages3.revzilla.com%2Fproduct_images%2F0071%2F3047%2Fbattery_tender_sae_quick_disconnect_harness_detail.jpg&hash=749de667ff12d5dc5a0e74b1563fae89b60d2430)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages1.revzilla.com%2Fproduct_images%2F0071%2F2815%2Fbattery_tender_usb_charger_detail.jpg&hash=02f2ab557481ddd8240601cf888ea45b1125639a)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fecx.images-amazon.com%2Fimages%2FI%2F41gNXOCZUZL.jpg&hash=7aebb829cff3f0f3005977d76ced4f7639dd1f7c)
boas curvas
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E eu a pensar que estava a fazer bem (à bateria), ir lá por a mota a trabalhar!!! :-?
A bateria é a de origem, a mota é de 11/2011 e ainda não tem 10.000km (só para verem o que anda!) _corado_
Cross, muito obrigado pela explicação, fiquei muito mais elucidado sobre o assunto. _pol_
Vou tentar uma carga com um carregador, mais que não seja para a levar até à oficina (e aproveito para fazer a revisão dos 10.000km). Pois não arrisco a ir passear com ela assim.
Alguma sugestão para compra de uma bateria nova, marca/site/local, etc?
vi este por ex: http://motointercom.eu/shop/pt/vendas-de-baterias/43423-yt12a-bs-bateria-thunder.html
http://picomoto.com/index.php?cPath=62_63
obrigado
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Alguns dos companheiros das DT que tenha comprado uma bateria, poderá indicar sff o preço aproximado e se recomendam algum local fisico ou web especifico para a compra?
obrigado
_pol_
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Alguns dos companheiros das DT que tenha comprado uma bateria, poderá indicar sff o preço aproximado e se recomendam algum local fisico ou web especifico para a compra?
obrigado
_pol_
Boa tarde companheiro acabei por não ver a resposta anterior mas sobre o sitio de onde comprar no ramirez têm estado comdescontos muito bons para yuasas que sao das melhores baterias na minha opinião. É um questão de ver se têm para a sua maquina.
http://ramirezmotoracing.es/producto/Bateria-Yuasa-YTX9-BS/Baterias/Baterias-%7C-Cargadores/RECAMBIOS/33075/387
(http://ramirezmotoracing.es/producto/Bateria-Yuasa-YTX9-BS/Baterias/Baterias-%7C-Cargadores/RECAMBIOS/33075/387)
Enviado do meu Transformer TF101 através de Tapatalk
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Obrigado pela dica Cross _pol_
vou checkar.
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Companheiros,
Uma resposta urgente por favor.
A bateria da downtown, e provavelmente muitas outras, tem na parte superior uma tampinha comprida q diz "do not open".
Será onde está aquele liquido/acido manhoso.
A minha pergunta é:
Posso colocar a bateria à carga tal como está?
Ou devo abrir aquela tampa enquanto carrega?
Disseram-me q nao se deve carregar com aquilo fechado?
Hoje de manha ja dei um encosto com o carro, pegou, trabalhou,
Mas agora á tarde nao pega.
Vou exprimentar uma carga e ver o q dá antes de pensar noutra soluçao.
Obrigado
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Sim, podes por à carga sem tirar a tampa.
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Serio?
Nao há o perigo de rebentar?
Nao deverá "respirar"?
Se andar nos 8v e tal morreu né...
Se for aos 12 ainda recebe carga e desenrasca, será?
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Porque haveria de rebentar?
Não te esqueças que quando a bateria anda na mota tb vai à carga e não rebenta.
Se a bateria baixou dos 8V terá de ser substituída.
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Pois nao sei....
É o q oiço dizer! Um gajo fica na duvida.
Por isso vim perguntar ao sitio certo ;)
Thanks
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Olá companheiros.
Há cerca de um mês que não ando com a minha SYM (GTS 125i, que está em garagem), e claro que hoje quando fui tentar por a trabalhar, a bateria deu um sinal muito fraco de vida, e claro tb que o motor não arrancou.
Atendendo a que a bateria é de 12v, fui buscar o carro, cabos e vá de fazer uma ligação... Azelhice das grandes, embora todos os cuidados, ignição da moto desligada, fase com fase e neutro com neutro... liguei a ignição e... ficou sem vida...!
Depois de verificar melhor, e para surpresa minha, a fase da bateria do carro estava ligada ao neutro da bateria da moto. Corrigi de imediato, tentei novamente e, nem sinais de vida!!! Nada de nada. Esperei uns 5 minutos e nada.
Pergunto, devo preparar um pedido de financiamento ao banco, ou eventualmente foi só um "fuzívelzito"!!! que se foi??? Já alguém passou por uma destas?
Claro que tentei verificar os fusíveis e aparentemente estão bem!
Aguardo umas dicas vossas, antes de ir ao concessionário e ficar todo "arrepiado"
Abraços
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Olá companheiros.
Há cerca de um mês que não ando com a minha SYM (GTS 125i, que está em garagem), e claro que hoje quando fui tentar por a trabalhar, a bateria deu um sinal muito fraco de vida, e claro tb que o motor não arrancou.
Atendendo a que a bateria é de 12v, fui buscar o carro, cabos e vá de fazer uma ligação... Azelhice das grandes, embora todos os cuidados, ignição da moto desligada, fase com fase e neutro com neutro... liguei a ignição e... ficou sem vida...!
Depois de verificar melhor, e para surpresa minha, a fase da bateria do carro estava ligada ao neutro da bateria da moto. Corrigi de imediato, tentei novamente e, nem sinais de vida!!! Nada de nada. Esperei uns 5 minutos e nada.
Pergunto, devo preparar um pedido de financiamento ao banco, ou eventualmente foi só um "fuzívelzito"!!! que se foi??? Já alguém passou por uma destas?
Claro que tentei verificar os fusíveis e aparentemente estão bem!
Aguardo umas dicas vossas, antes de ir ao concessionário e ficar todo "arrepiado"
Abraços
Podes ter feito curto na bateria da mota, tenta desligar mesmo a bateria da mota e com os cabos liga aos cabos da mota sem passar pela bateria da mota, para veres se foi mesmo a bateria que entrou em curto ou alguma coisa na mota
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Ok companheiro, amanhã vou tentar, depois informo o resultado. Obrigado.
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Ok companheiro, amanhã vou tentar, depois informo o resultado. Obrigado.
Mas tem atenção, cuidado que a do carro tem mais amperagem, se calhar ou melhor era veres com outra bateria de mota
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Pois tb já me lembrei disso, amanhã ligo para o concessionário e coloco a questão!
Obrigado
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Não me parece que a capacidade da bateria possa constituir problema ...
Verifica:
- fusíveis;
- cabo que utilizas para liga a bateria do carro à bat. da mota;
Em principio se estavam as duas BAT. no circuito deves ter fritado a bateria da mota ou o cabo de interligação... mesmo antes de teres chegado à chave de ignição _pensador_
Boa sorte com isso...
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Faz o que o companheiro omcj te está a dizer e muito bem, citando-o
Podes ter feito curto na bateria da mota, tenta desligar mesmo a bateria da mota e com os cabos liga aos cabos da mota sem passar pela bateria da mota, para veres se foi mesmo a bateria que entrou em curto ou alguma coisa na mota
Mas apenas liga a ignição para ver se ela está "acordada" ..... se a tentares por a trabalhar que não seja por muito tempo, ou podes "fritar" mais qualquer coisa...
Boas curvas
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Não ligues a bateria do carro directamente à mota, podes acabar com uma conta de oficina jeitosa.
Sem entrar em pormenores técnicos, simplesmente não o faças.
Com a ligação errada que fizeste condenaste à morte a bateria da scooter por electrocussão!
Põe-lhe uma nova e... siga.
Recomendo-te adquirires um carregador inteligente. Um dos melhores, se não o melhor, é o Optimate.
Podes encontra-lo na Norauto por uns €60.
Vai comentando a odisseia
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Desligar a corrente nao invalida que a luz fique acesa, nem que outras coisas fiquem ligadas a consumir....
Normalmente duram 3, 4, 5 ou 6 anos, mediante o uso.
A bateria da minha menina já passou dos 6 anos de vida ( Julho 2009- Agosto 2015 ) portanto está já fora do prazo _Rolley_
Esta aqui falhou 1º _lol_ _lol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Flh5.ggpht.com%2F_lCPsdHLP0_g%2FTTHfT2p4y6I%2FAAAAAAAABBM%2FGROr1tchITI%2Fs9000%2FBateri%252525CC%25252581a%252Brota.jpg&hash=71839a933a02669a682693c384c9df4971696dee)
Espero não ter nenhuma surpresa desagradavel em breve, também a fazer 25.000 kms/ano com a T fica difícil "matar" a bateria.
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
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PESSOAL.............................................AFINAL AS BRUXAS EXISTEM MESMO
Então, estive eu a elogiar a longevidade da bateria da minha menina ainda ontem e não é que ela berrou de vez HOJE ( 2ªfeira 31/8 ) _confuso_ _confuso_
Isto só pode ser reação de alguma bruxa malvada e nem a J.K.Rowling se lembraria de tamanha maldade num dos seus livros.
A que coloquei agora na T já não é Yuasa ( durou ainda assim 6 anos e 1 mês ) mas DYNAVOLT ( 1 bocado + barata e se durar 4 aninhos já ficarei contente e se calhar a Tmax 500 já poderá ter outro dono nessa altura _pensador_ )
1 abraço e a partir de agora + vale estar de bico calado, hehe.
Scooterado scooter_ _slb_
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Isso é que foi pontaria !
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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Boas Companheiro,
Sobre o ir a garagem e por a trabalhar alguns minutos acho que é uma boa opção para tudo, motor principalmente mas em relação a bateria não vai fazer nada a não ser piorar a situação. A grande maioria dos circuitos de carga existentes na maioria das motos só começam a carregar depois de andar uns bons kilometros.
As baterias são realmente uma peça das motas que dão mais dor de cabeça senão despesa se não tivermos cuidado como quando não andamos todos os dias como é o meu caso.
A melhor solução é mesmo ligar um carregador que tenha uma função de manter a carga da bateria tipo optimate que é a marca comercial mais conhecida. Acho até que os carregadores do LIDL ou melhor do ALDI acho têm essa função( Não tenho a certeza é uma questão de procurar aqui)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fecx.images-amazon.com%2Fimages%2FI%2F41t80sSdI-L.jpg&hash=4bf7d91e9cd5de33119bca4606aea8b446dda149)
A bateria no primeiro "start" tem mais corrente disponível que depois do sucessivas tentativas, e as centralinas das motas tendem a enviar mais combustível quando o motor esta frio nos primeiros arranque por isso por vezes arranca à primeira e depois nas seguintes é para esquecer... :-? Isto depende claro de moto para moto mas em geral é assim.
Sobre os "encostos" e o acesso à bateria eu tenho uma solução que comprei (que confesso ainda não tive tempo de montar tudo). São simplesmente cabos com uma ligação SAE na ponta donde posso facilmente ligar qualquer tipo de outros componentes. Ou seja monta-se o chicote e deixa-se estar sempre montado com o conector tapado bem arrumado debaixo do banco ou pendurado no guiador e só depois ligamos o componente que queremos, seja ele uma carregador tipo optimate para manter a carga, ou dar um encosto de outra mota ou uma ficha USB para carregar qualquer coisa ou isqueiro etc... Isto tudo sem montar e desmontar nada e principalmente quando estamos na estrada sabemos o que isso quer dizer.
Um companheiro que tem uma GS650, e aquilo papa baterias que é um caso serio.... está sempre com o stress e ele sabe que se deixar ir a mota abaixo antes de andar umas dezenas de quilómetros já está temos que começar a inventar como já aconteceu.... _martelada_ _martelada_
Umas fotos do que tenho se alguém quiser adoptar o mesmo sistema. Tenho isto em duplicado porque a ideia é que funcione na minha mota ou da patroa e que podemos trocar de componentes e dar um encosto de uma para a outra se eventualmente fosse necessário quando em viagem.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages3.revzilla.com%2Fproduct_images%2F0071%2F3047%2Fbattery_tender_sae_quick_disconnect_harness_detail.jpg&hash=749de667ff12d5dc5a0e74b1563fae89b60d2430)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages1.revzilla.com%2Fproduct_images%2F0071%2F2815%2Fbattery_tender_usb_charger_detail.jpg&hash=02f2ab557481ddd8240601cf888ea45b1125639a)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fecx.images-amazon.com%2Fimages%2FI%2F41gNXOCZUZL.jpg&hash=7aebb829cff3f0f3005977d76ced4f7639dd1f7c)
boas curvas
Caro companheiro Cross,
Por acaso deparei com este tópico, e julgo que me poderia ajudar no seguinte:
Dado o acesso á bateria na minha (como em muitas outras) Scooter (Kymco DT 300i) não ser imediato (terá de se desmontar a cobertura do motor debaixo do assento, o que não é muito prático no meio da estrada...) estava a pensar ligar uns cabos á bateria e passá-los para o compartimento debaixo do banco com uma ficha adequada na ponta que até pode ficar solta para ligar o carregador de bateria, dar um "encosto" numa emergência, ou outro fim que possa ser útil ir buscar corrente directamente á bateria.
Ora carregador de bateria que tenho é o do Lidl e não tem aquelas fichas/cabos de conexão acessórios que vêm com os carregadores melhores (Optimate ou o da imagem que mostrou, por exemplo), que permitem fazer o que pretendo sem mais despesa (trazem tudo incluído).
Eu já descobri na Motoveste (passe a publicidade) um cabo de conexão com fusível que pode ver no seguinte link:
http://www.motovest.com/loja/Cabo-de-coneccao-permanente.html
Mas esse cabo tem uma ficha semelhante á que se vê nos cabos das imagens que mostrou (SAE ???), que é compatível com a dos carregadores referidos (Optimate, por exemplo), mas não encontro em nenhum lado (talvez não tenha procurado no sítio certo?...) esse tipo de fichas á venda, para eu poder ligar no cabo que vem do meu carregador (que só tem pinças de agarrar directamente á bateria).
Mas vejo nas outras imagens que mostrou um tipo de adaptador que talvez possa servir...
Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?
Agradeço desde já a sua atenção e/ou de outro companheiro que veja este tópico e tenha alguma informação que me possa ser útil.
Cumprimentos e Boas curvas
scooter_
-
...
Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?
...
Procure para ver se encontra algo aqui --> Robert Mauser (http://mauser.pt/catalog/advanced_search_result.php?keywords=ficha%202%20pins&page=1)
Robert Mauser --> C.Comercial da Portela (https://goo.gl/maps/Stfq3xTqcxo) loja 21, 1º andar
--> Junto a Av. Brasil (https://goo.gl/maps/ML24r4USf1U2) Travessa do Pote de Água, 10A
Contactos --> LINK (http://mauser.pt/catalog/lojas.php)
Boas curvas
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Caro companheiro Cross,
Por acaso deparei com este tópico, e julgo que me poderia ajudar no seguinte:
Dado o acesso á bateria na minha (como em muitas outras) Scooter (Kymco DT 300i) não ser imediato (terá de se desmontar a cobertura do motor debaixo do assento, o que não é muito prático no meio da estrada...) estava a pensar ligar uns cabos á bateria e passá-los para o compartimento debaixo do banco com uma ficha adequada na ponta que até pode ficar solta para ligar o carregador de bateria, dar um "encosto" numa emergência, ou outro fim que possa ser útil ir buscar corrente directamente á bateria.
Ora carregador de bateria que tenho é o do Lidl e não tem aquelas fichas/cabos de conexão acessórios que vêm com os carregadores melhores (Optimate ou o da imagem que mostrou, por exemplo), que permitem fazer o que pretendo sem mais despesa (trazem tudo incluído).
Eu já descobri na Motoveste (passe a publicidade) um cabo de conexão com fusível que pode ver no seguinte link:
http://www.motovest.com/loja/Cabo-de-coneccao-permanente.html
Mas esse cabo tem uma ficha semelhante á que se vê nos cabos das imagens que mostrou (SAE ???), que é compatível com a dos carregadores referidos (Optimate, por exemplo), mas não encontro em nenhum lado (talvez não tenha procurado no sítio certo?...) esse tipo de fichas á venda, para eu poder ligar no cabo que vem do meu carregador (que só tem pinças de agarrar directamente á bateria).
Mas vejo nas outras imagens que mostrou um tipo de adaptador que talvez possa servir...
Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?
Agradeço desde já a sua atenção e/ou de outro companheiro que veja este tópico e tenha alguma informação que me possa ser útil.
Cumprimentos e Boas curvas
scooter_
Boas companheiro,
Isto de vir ao fórum tem sido complicado.
Fichas SAE é muito utilizado na indústria automóvel. Normalmente nas lojas para produtos automóveis têm assim como para motos. Nos nossos parceiros certamente poderá encontrar pelo menos as marcas mais conhecidas como a optimate. Ou outra lojas online. In-parts por exemplo vi que tinham quando procurei outros produtos.
Eu como ando sempre de um lado para o outro por vezes trago comigo de outros países.
Nas lojas de componente electrónicos pode encontrar tb todo tipo de fichas.
Mauser, já aqui descrita como a Dimofel na praça da alegria nunca me falhou e outras.
Claro também pode encontrar isto no eBay baratissimo e mandar vir resmas.
Eu acabei por trazer um cabo extensão barato sem marca e cortar e fazer 2 em vez de comprar uma ficha. Fica aqui uma foto de outro que tenho aqui.
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20160114/7d8548f6815fdccd634cf5af21cd7439.jpg)
Atenção que existe outros sistemas e ligações. Ver por exemplo a Givi na parte de acessórios propõe ficha DIN estanque tb e tem cabos iguais com fusível e podem ligar outros componentes.
Pode ser que DIN seja mais fácil de encontrar.
Outra nota é que atenção a utilizar isto para encostos. Não dever ser utilizado para isso mas para ligar apenas carregadores e outros componente.
Encosto directos tem consumos de corrente muito elevados e que estes cabos não suportam e vão queimar seguramente e por isso perigoso.
Espero que tenha ajudado.
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Obrigado pelas respostas companheiros Cross e Axe,
As indicações foram úteis, mas ainda estou para decidir o que fazer, pois já percebi que esses cabos já feitos são com fios relativamente finos e não dão para um "encosto" directo de bateria a bateria... que será a eventual necessidade mais provável.
Assim vou estudar a hipótese de ligar uns cabos de pelo menos 4 mm directamente da bateria para dentro do banco. Depois instalo uma(s) ficha(s) que irei procurar, com revestimento para não haver problema de tocar em alguma coisa, e aí ligarei o que for necessário (quer seja para um "encosto", quer o carregador de baterias, etc). Para além disso, provávelmente vou mudar a luz interior do banco do fundo (onde não serve para nada pois está sempre tapada) para a parte mais alta na parte trazeira debaixo do banco, e no buraco donde estava a luz instalo uma ficha de isqueiro com ligação directa á bateria (esse acessório existe já feito e já vi em vários sítios).
Mas que não é fácil encontrar fichas de ligação avulso, lá isso não é. Fui a inúmeras lojas de motos e nenhuma tinha (só os cabos já feitos como os que vêm com o carregador Optimate). Em lojas de baterias também nada. Lojas de electricidades normais nada. Oficinas de automóveis é que não procurei muito... Mas até a que o companheiro Cross indicou é em Santarém, e encomendar pela Internet umas fichas com valor de apenas algumas dezenas de cêntimos, paga-se mais pelos portes ... e não dá para ver e escolher, quando não se sabe bem o que servirá.
Na próxima semana vou ver na loja que o Axe indicou em Lisboa.
A loja da Dimofel na Praça da Alegria (1º sítio onde pensei ir), já não existe lá... assim como muitas do género que havia perto do Coliseu (desapareceram todas).
Muito obrigado pelas ajudas, e alonguei-me um pouco na minha prosa pois penso que eventualmenrte talvez possa ser útil para outros companheiros...
Abraço e boas curvas.
scooter_
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A DIMOFEL já fechou faz anos ...
Todas essas que o companheiro ICE fala, e outras mais fecharam tbm
Que eu conheça apenas há a Robert Mauser é das únicas que continuam activas.
Eu por acaso acho que tenho umas fichas dessas lá para a arrecadação, mas no trabalho tenho disso em individual e alicates de cravar, por isso companheiro ICE, quando decidir o que quer fazer diga _pol_
Boas curvas
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A DIMOFEL já fechou faz anos ...
Disse a Dimofel porque sempre foi uma loja que me lembro desde muito novo. Não esperava que já não existisse.
Sempre existia lá um integrado ou algo mais específico que não se encontrava em outro lado.
A verdade é que a vida mudou e talvez por isso também não houve continuidade mas seguramente é um exemplo que ficou na memória de muitos.
Obrigado pelo reparo. E boa sorte para no DIY.
Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
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Caro Ice, por que não comprar diretamente o Optimate? Ficas com o cabo e um carregador inteligente. E não necessitas de nenhum encosto.
O carregador da Yamaha tb é muito bom e um pouco mais barato.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn.yamaha-motor.eu%2Faccessories%2Fgenuine-options%2Fgarage-items%2F800-75-800%2FYME-YEC09-EU-00-yec-9-battery-charger-black-studio-001.jpg&hash=521a6c62e2c05d0059b20b0e832e0fbdd62be3d3)
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Pois é Mercurio. Se soubesse o que sei hoje não tinha comprado o do Lidl e compraria um desse tipo já com todos os cabos. Aliás vi um em promoção on-line, BS 15 muito bom por volta dos 40 € (não sei se faltará adicionar portes?).
Obrigado de qualquer modo.
Cumprimentos
scooter_