Boas Companheiros!
Hoje numa viagem que já relatei aqui no forum, aconteceu-me um imprevisto. Ao ficar demasiado tempo numa fila, o motor aqueceu e fez com que o depósito de compensação fervesse e lançasse cá para fora primeiro vapor e depois o liquido de refrigeração pelo tubo de respiro. Não me apercebi se a ventoinha do irradiador chegou a ligar.
Depois de arrefecer deitei-lhe água no depósito e tudo voltou ao normal.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi30.photobucket.com%2Falbums%2Fc320%2Fct1din%2FDSCF2292_zpsd43c5e8b.jpg&hash=47540273a9f3a4a121966a815e4b98b2f17dbb2a) (http://s30.photobucket.com/user/ct1din/media/DSCF2292_zpsd43c5e8b.jpg.html)
Agora pergunto;
é normal em sobreaquecimento isto acontecer?
algum proprietário deste modelo já passou por esta experiência?
aceitam-se dicas e explicações.
Cumprimentos e boas curvas.
A. Diogo
Boas Companheiros!
Afinal estava pedrado, eu passo a explicar...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi30.photobucket.com%2Falbums%2Fc320%2Fct1din%2F2014-07-29162134_zpsb289243b.jpg&hash=e02507df2a17ff7a148ba29a092e20508232bf3b) (http://s30.photobucket.com/user/ct1din/media/2014-07-29162134_zpsb289243b.jpg.html)
Depois do incidente que me aconteceu na Tocha, onde a mota aqueceu demais conforme descrevi no tópico "viagens": http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20441.0 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=20441.0) , descobri o motivo daquele incidente. Hoje, depois de remover as carenagens para a revisão dos 12.000km, verifiquei que a ventoinha do irradiador estava presa e havia como um "roçar" de materiais. Pensei logo no pior, o motor da ventoinha tinha gripado e aquilo estava tudo feito num oito. Voltei a insistir com cuidado a tentar rodar a dita, quando de repente e para meu espanto cai não sei de onde uma pequena pedra. Rodei de novo a ventoinha e "voila"! _pol_ esta girava sem qualquer atrito. O problema estria resolvido? Não!
O fusível tinha também queimado e ainda bem que assim aconteceu.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi30.photobucket.com%2Falbums%2Fc320%2Fct1din%2F2014-07-29193705_zps08107339.jpg&hash=b41f83aa06659c866d97f8ffd91008ff9e691536) (http://s30.photobucket.com/user/ct1din/media/2014-07-29193705_zps08107339.jpg.html)
Depois da revisão feita e montados os "taparueres", era a vez de dar à ignição e verificar se tudo estava bem. Tudo Ok, faltava mesmo saber se a ventoinha do radiador iria "disparar"... a espera para que o motor aquece-se foi um pouco stressante mas compensou, a ventoinha estava a funcionar! _palmas_
Ligava e desligava automaticamente, até me nasceu uma "alma nova"... AFINAL ESTAVA MESMO PEDRADO! _lol_
Esta "partida" não volta a pregar-me, vou ficar mais atento.
Cumprimentos e boas curvas.