Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: jose luis em 05 de Março de 2018, 13:38
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Viva ! Aquelas motos tipo cbf 125cc ou a nx 400 ou mesmo a gs 500 , nos dias quentes de verão de 40 graus no para e arranca da baixa lisboeta a subir a estrada do castelo , como fazem para baixar a temperatura e não sobreaquecer se não estão em movimento rápido e nestas circunstâncias ?
Obrigado.
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Tivemos uma XS 125k refrigerada a ar, fomos para Sevilha com ela e não se queixou de nada _pol_
De salientar que as temperaturas ultrapassaram os 40ºC
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Aquilo tem dissipadores de calor que ajudam a transportar a massa quente de calor da cabeça do motor para a "rua" , é tal como as antiguinhas Famel trabalhavam e nunca se queixaram.
Eu tive uma Daelim S2 que funcionava assim e nca ultrapassei a temperatura media com ela .... aquilo é eficiente e não dá chatice!
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Sim ja disseram quase tudo...
O calor é dissipado pelas alhetas da cabeça do motor mas alerto que o que dá sempre raia é a junta da cabeça ,começa a babar,há ainda algumas marcas com sistema de segurança que as desliga para não sobreaquecer comova bws 125 que é de ar forçado.
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Tens muitas formas muitas motos de maiores cc´s utilizam turbinas ou são arrefecidas a ar/óleo ou seja tem alhetes/dissipadores na cabeça do motor e geralmente há ou turbinas ou radiadores de óleo em que o mesmo vai circulando entre motor e radiador.
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Penso que não me fiz explicar bem , ponhamos de exemplo a cbf 125cc.
Se pusermos uma moto arrefecida a liquido ao relantim por umas horas vai chegar a uma temperatura que vai disparar a ventoinha e vai abrir o termostato fazendo circular o o refrigerante pelo motor arrefecendo ( exactamente igual a um carro ) essa moto pode ficar ao ralemtim por horas que não vai sobreaquecer , ligando e desligando a ventoinha quantas vezes seja necessário .
Agora se pusermos a cbf 125cc no relantim por horas , como faz ela para arrefecer ?? penso que talvez tenha alguma segurança que quando chega a certa temperatura ela desliga para não danificar o motor , ou começa a consumir oleo ??.
Esse exemplo do relamtim seria muito parecido a andar com essa moto de verão a 40 graus em transito lisboeta com semáforos avariados e subindo até o castelo em estradas esburacadas .
Obrigado.
Obrigado.
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Esse exemplo que dás da CBF é o que acontece com as dos CTT por exemplo aqui por Cascais.
Começam as 08 da manhã e só desligam as 14
Se aquecem acima de um certo limite desligam
Normalmente andam sempre babadas na junta da cabeça devido ao aquecimento e sei quem já mediu a temperatura do motor e registou temperatura muito acima do espetavel mas que elas aguentam , aguentam,como precisam do movimento para que o ar circule nas alhetas até aguentam muito.
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Quanto a mim o unico inconveniente desse tipo de motor é não trabalhar a uma temperatura estabilizada o que irá provocar um desgaste mais prematuro .
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Penso que não me fiz explicar bem , ponhamos de exemplo a cbf 125cc.
Se pusermos uma moto arrefecida a liquido ao relantim por umas horas vai chegar a uma temperatura que vai disparar a ventoinha e vai abrir o termostato fazendo circular o o refrigerante pelo motor arrefecendo ( exactamente igual a um carro ) essa moto pode ficar ao ralemtim por horas que não vai sobreaquecer , ligando e desligando a ventoinha quantas vezes seja necessário .
Agora se pusermos a cbf 125cc no relantim por horas , como faz ela para arrefecer ?? penso que talvez tenha alguma segurança que quando chega a certa temperatura ela desliga para não danificar o motor , ou começa a consumir oleo ??.
Esse exemplo do relamtim seria muito parecido a andar com essa moto de verão a 40 graus em transito lisboeta com semáforos avariados e subindo até o castelo em estradas esburacadas .
Obrigado.
Obrigado.
Quando dimensionam as alhetas já levam em conta a moto estar parada e a temperatura do ar elevada
E obviamente as folgas e tolerância entre piston e cilindro nada tem a ver com os arrefecidos aagua
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Sim e geralmente também são motos com menos potencia que as de refrigeração liquida com a mesma cilindrada (menos potencia, menos combustível no interior do motor, menos calor gerado pelo mesmo) daí a cbfnao gastar quase combustível nenhum _convivio_
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Não posso esclarecer mais quanto ao funcionamento, mas posso alertar de que num passeio noturno de alguns kms e a acelerar no regresso ao entrar na aldeia e como a nossa casa era ao fundo e ligeiramente a descer desliguei a mota para não incomodar a populaça e rolei talvez 500m até casa. No dia seguinte tinha os segmento colado.
Portanto um arrefecimento rápido não foi bom.
O melhor era mesmo o que costumava fazer e ainda hoje faço que é depois de parar mais uns segundos a trabalhar.
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Isso foi com um motor a 2T? É que não é normal acontecer ou já estava com algum problema ou então tiveste azar tenho um vizinho que costuma fazer isso diáriamente para poupar combustível e nunca teve problemas desses sempre com motos 50cc a 2 tempos.
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Quem já usou uma buzina a gás (daquelas tipo spray) de certeza que notou que o cone de expansão/corneta acústica fica gelado quando se usa.
(https://image.made-in-china.com/43f34j00KJetUiTaapkB/China-Air-Horn-Spray-for-Game.jpg)
Nos motores acontece um fenômeno semelhante com a mistura ar/gasolina, quando esta expande no ciclo de admissão arrefece a câmera de combustão.
Por esse motivo, é comum os motores arrefecidos a ar funcionarem com uma mistura mais rica que os arrefecidos a água.
A somar a isto temos:
a transferência térmica entre o motor e o ar, directamente proporcional à diferença térmica ar/motor e também à superfície (daí as alhetas)
a radiação de calor que funciona independente do fluxo de ar.
Um bom exemplo são as míticas Harley Davidson, a circularem por estradas congestionadas muito mais quentes do que há em Portugal e sem QQ problema.
Como foi referido, as tolerâncias internas do motor são outras e a potência específica é menor o que compensa, dependendo da utilização, a maior simplicidade do motor.
A título de curiosidade, são exactamente essas tolerâncias que determinam a viscosidade do óleo a usar, no caso das referidas Harley, 20W50.
Lembram-se do WV carocha? O original? É tbm arrefecido a ar.