Geral => Assuntos Diversos => Revista de Imprensa => Tópico iniciado por: Licas em 23 de Novembro de 2012, 11:03

Título: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Licas em 23 de Novembro de 2012, 11:03
Pois.

Vejam neste link o resultado dos testes que a DECO fez aos combustíveis Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, os líderes de mercado nos seus segmentos. Afinal, é tudo igual.

http://www.deco.proteste.pt/motor/automoveis/noticia/combustiveis-e-tudo-igual-ao-litro
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: CCM em 23 de Novembro de 2012, 11:19
Viva!

Já agora deixo o abaixo assinado da DECO:

http://www.igualaolitro.pt/

Subscrevam!  _pol_

É tudo igual ao litro ;)
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pedroareias em 23 de Novembro de 2012, 11:26
Claro, a DECO e os Papers que costumam publicar em revistas de Top:

http://engineering.mit.edu/live/news/593-whats-the-difference-between-premiumgrade-and
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pgomes78 em 23 de Novembro de 2012, 12:12
Tenham calma que agora vem os defensores dos ditos bons combustíveis....

Faz tempo que digo tal....apenas noto diferença entre a gasolina 95 e 98. Mas há motores que nem a 98 faz diferença. Mas neste caso é normal, são combustiveis com diferente numero de octanas.

O diesel, uma vez coloquei do dito especial (atestei) e no fim só notei uma coisa de diferente...a carteira mais leve.
Falando com vários defensores do combustível top até já ouvi dizer que se nota só ao fim de alguns depósitos....enfim

O táxi que possuo já conta com 300000km dentro de Lisboa e sempre levou gasóleo do normal. Quase sempre da Repsol pois tenho desconto de empresa e a diferenças para as brancas não justifica a deslocação (no táxi tempo é dinheiro).

Já vários disseram-me que teria problemas por colocar sempre deste e deveria de colocar do outro para limpar o sistema de alimentação....bem tem 300000km e nunca levou nada no mesmo.... que dizer??

Assim sendo, quem mais barato vender mais meu amigo será :-)

 
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Sapiens21 em 23 de Novembro de 2012, 12:30
 _Rolley_ Dá que pensar....dá que pensar!

Estou na dúvida se mudo ou não os meus hábitos de ir sempre à bomba que tenho ao pé de casa (sendo mais cara), ou se não será melhor ir um pouco mais longe e colocar no Intermarché.  _pensador_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: José Bairrada em 23 de Novembro de 2012, 12:36
Existe uma grande diferença de opniões sobre este tema e eu próprio não tenho opnião bem formado, mas desconfio um pouco dos "low-cost", isto porque já tive diferenças, ora vejamos, uma certa vez atestei numa gasolineira do Intermarché, no funcionamento do carro não notei nada, agora o ponteiro do combustivel desceu bem rápido, ou seja no final do depósito, fiz menos 150kms, que com outra marca, lá se foi o desconto.  _Zang_
Já atestei numa outra gasolineira, também Intermarché, comportamento do carro normal, consumo normal, isto em comparação com Galp. Repsol, etc. bendito desconto.

Perante estes dois exemplos, que aconteceram comigo, fico sem saber o que pensar sobre o tema.



 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: ZeZeZoom em 23 de Novembro de 2012, 12:39
Bom, eu até tenho as bombas do Jumbo relativamente perto de casa, mas nunca as usei, pois as filas que lá se formam (e que vejo das janelas da minha casa) são assustadoras. _confuso_
A estação de serviço mais próxima de casa fica a exactamente 1 km, é da Galp. Contudo, costumo ir abastecer ao alto do Restelo, à BP, pois o desconto do cartão ACP (6 cêntimos) já dá algum resultado ($$$) e justifica fazer mais 3 kms para cada lado, relativamente à Galp. Face à gasolineira do Jumbo, é o tempo que poupo ao abastecer na BP que me serve de justificação.
Estes comentários aplicam-se, essencialmente, ao abastecimento dos automóveis lá de casa (diesel), que atesto regra geral, pois a maxi tem um depósito de apenas 16 litros e o desconto acaba por ser irrisório, mesmo se lhe enfiar uns 15 litros.

Importante é ficarmos a saber que os combustíveis de menor custo não fazem mal nenhum aos motores. E o artigo que o Pedro Areias linkou é bem esclarecedor nesse sentido, ao afirmar que só nos motores de alta performance é que a gasolina premium é necessária. Ora, os automóveis de competição utilizam gasolina especial (de corrida), não aquela que se encontra nos postos de abastecimento normais. Por isso, passarei a usar gasolina premium quando tiver $$$ para um Lamborghini Aventador ou algo do género; ou seja, nunca...


José Bairrada, 'cheira-me' que essa bomba do Intermarché que fez 'evaporar' combustível para 150 kms (é muito combustível...) estava um bocadito mal aferida. O problema não seria do combustível, mas da mangueira... _Rolley_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: José Bairrada em 23 de Novembro de 2012, 12:49
Zezoom,

Eu atestei, o depósito ficou cheio.

Já uma vez, há muitos anos, me tinha acontecido o mesmo em Espanha, não me lembro é qual foi a marca.

Ainda realço que as velocidades foram idênticas e o percurso também.



 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pedroareias em 23 de Novembro de 2012, 12:51
ZeZeZoom:

Claro! É por isso que a DECO é particular. A conclusão aplica-se para os testes DELES.
Ou seja, se fossem "todas iguais" não haveria explicitamente a indicação de Gasolina 98 para os Bugatti ou Ferrari e mesmo alguns Porsche!

A questão é que para uma moto utilitária como as nossas, tanto faz.

No entanto, posso dizer-vos que com a Gasolina 98 da BP noto mais facilidade a baixas rotações.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Carlujo em 23 de Novembro de 2012, 12:52
Eu só coloco combustível na Galp, Repsol ou BP se o depósito estiver seco...
Além disso, nunca coloquei combustível (teoricamente, parece...) aditivado, acho que não compensa a diferença de preço.
Quanto ao comportamento do motor e eventuais avarias, continuo a achar que é tudo conversa para enganar os tolos e manter os lucros para os accionistas. Aliás, as últimas notícias que recordo em relação a este assunto, aconteceram com combustíveis de marca!
Se a diferença de preço do gasóleo (é do que fala este teste) pode chegar aos 20 cêntimos por litro _Zang_, entre uma marca low-cost e um gasóleo premium e afinal é tudo igual, não acham que é roubo descarado, com a conivência da Autoridade da Concorrência?  _pensador_ _policia_
E ainda têm a lata de dizer que não há um cartel nas gasolineiras!
Por isso eu digo, vivam os combustíveis low-cost!!!  _pol_ _pol_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pgomes78 em 23 de Novembro de 2012, 12:58
ZeZeZoom:

Claro! É por isso que a DECO é particular. A conclusão aplica-se para os testes DELES.
Ou seja, se fossem "todas iguais" não haveria explicitamente a indicação de Gasolina 98 para os Bugatti ou Ferrari e mesmo alguns Porsche!

A questão é que para uma moto utilitária como as nossas, tanto faz.

No entanto, posso dizer-vos que com a Gasolina 98 da BP noto mais facilidade a baixas rotações.

Atenção que estás a confundir....

ser 95 ou 98 naõ tem nada a ver com os testes...estas gasolinas são diferentes... e consegue-se mais potencia com a 98 principalmente se o motor estiver afinada para ela (se bem que maioria dos motores avança ou atrasa a ignição consoante a gasolina que está a usar).

O teste fala da diferença entre as marcas brancas e as ditas de marca premium. E o grande embuste é mais, por exemplo entre a galp mais barata e a g-force (ambas com 95 octanas)

Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: |R|olLKaGe! em 23 de Novembro de 2012, 13:29
Acho que o que temos de ter em atenção é que o teste foi feito apenas com gasoleo... o comportamento da gasolina é completamente diferente.

Eu o que notei e comprovei foi que com a gasolina da Repsol, no meu 206 1.1 a gasolina ( um motor do mais simples que ha) com gasolina 95 da Repsol, fiz menos 50km (+ - )do que com a gasolina que normalmente coloco no jumbo. Já tinha notado que tambem na X-Max fazia menos KM com a gasolina da Repsol.

Agora sinceramente tenho colocado sempre no Jumbo... não noto perdas nenhumas, nem ruidos no motor, nem nada que se pareça...

Mas mais uma vez volto a afirmar, o comportamento da gasolina é comlpetamente diferente. Aposto que a diferença nos aditivos da gasolina se faz sentir muito mais do que os aditivos no gasoleo... para já não falar na diferença de octanas, que ai sim, ha dados comprovados (e videos no youtube) em banco de teste, da diferença de cavalagem em modelos usando uma e outra dosagem de octanas.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: |R|olLKaGe! em 23 de Novembro de 2012, 13:30
Já agora, penso que deveriam era alterar o titulo do topico... pois a Deco não testou varios tipos de gasolinas... Testou GASOLEO  _policia_

"Para acabar com as dúvidas, testámos 4 marcas de gasóleo."

Ou seja, até testes concretos com gasolina as minhas duvidas matêm-se.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: |R|olLKaGe! em 23 de Novembro de 2012, 13:43

Sei que no nosso País já foi criado um sistema para separação do Hidrogénio da água por baixo custo, que como sabem serve de combustível e com poluição zero !!!.. no entanto o projeto foi por água abaixo por falta de apoio do Ministério da Energia.

Escusado será, perguntar porquê não acham !#$%&/(=? metade dos deputados têm ações nas gasolineiras.

Boas curvas

Isso é no nosso pequeno pais... agora imagina o que seria o Dubai sem o dinheiro proveniente do petroleo, se se deixa-se de utilizar o mesmo como principal produto energetico...

Por isso é que este mundo nunca vai mudar... porque alternativas ha, são muitas, mais baratas e não poluentes...
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: CCM em 23 de Novembro de 2012, 14:02
Viva!

Já disse em vários tópicos aqui no CPM. A Zulmira só bebe low-cost (95 octanas), excepto quando fica com o depósito vazio e não há nenhuma por perto. Em 24 000kms estamos a falar em 2 ou 3 depósitos de 10l de gasolina de marca.

Quanto ao consumo podem clicar na assinatura. Não acredito que usando uma gasolina xpto, os consumos fossem diferentes...
Quanto à fiabilidade? Estamos a falar em 24 000kms, numa 125cc de só um piston que a velocidade cruzeiro nunca circula a menos de 7 000rpm!!!  _confuso_

Imaginem o que se passa dentro do motor a estas rotações...

O estudo só inside sobre o gasóleo. Normalmente, abasteço o enlatado nas low cost. Embora tivesse algumas dúvidas quanto à sua qualidade!!!
Este estudo veio provar que tudo não passa de uma ação de marketing!!!

Não sei se se lembram mas à duas ou três semanas atrás o preço dos combustíveis desceu consideravelmente. Sabem porquê?

Porque o governo ameaçou obrigar a colocação de combustíveis low cost nos postos de abastecimento de marca. Assim o consumidor poderia escolher qual utilizar...

A resposta das gasolineiras foi a baixa de preço, para que a proposta caísse no esquecimento, como aconteceu....

Os combustíveis fósseis têm os dias contados. Existe no mercado alternativas. Os lobbies são muito grandes e esmagam quem tente propôr um combustível alternativo, amigo do ambiente e muito mais barato....

Abraço ;)
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pgomes78 em 23 de Novembro de 2012, 14:03
Olá.
Como disse geralmente coloco da Repsol (da 95 mais barata deles) mas por vezes coloco aqui perto numa marca branca. Diferenças??? Nenhumas!!

Já em relação à 95 para a 98 há diferenças. Mas atenção que muitas marcas nem vendem 98, apenas 95 "normal" e 95 aditivada, segundo eles!!

Minha experiência com 95 e 98(esta é sempre colocada na marca branca pois custa apenas mais 6centimos que a 95 deles e nas ditas de marca é uma diferença abismal)

-Fiat seicento 1.1 sporting 2002- Puxa melhor e faz mais quilómetros com a 98 (compensa a diferença de 6 cêntimos por litro neste caso)

-Honda PCX 125- Consumos idênticos mas com melhores performances. Nota-se especialmente em subidas e a dois, onde perde menos velocidade.

Agora ainda não testei nas minhas motos actuais mas se calhar, próxima vez coloco 98 para ver!!
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Joaocruz em 23 de Novembro de 2012, 14:07

Muitas vezes o facto de haver low-cost, mesmo que não as utilizemos, vêm revolucionar o mercado.
Há uns anos quem pretendesse ir de Lisboa ao funchal, ou escolhia a TAP ou ..ia a nado. Os bilhetes eram caríssimos e diziam que era por causa dos subsídios que se tinham de pagar para os residentes na Madeira.
300-400 EUR era a média das passagens aéreas.
Depois entrou a (low-cost) Easyjet e ...miraculosamente as passagens começaram a descer e agora quase que se vai mais barato à Madeira do que ao Algarve de carro!

Eu, desde que abriram as bombas do Jumbo de Almada (passo por la todos os dias, pelo que não tenho de fazer nenhum desvio) abasteço la. Seja o Peugeot diesel que tenho (que leva 60 litros), quer a Majesty, que mesmo só levando 14 litros (poupança "insignificante" de +/- 1 EUR) pelo menos não deixo o dinheiro nesse ladrões das "outras" gasolineiras.

Pagar mais por qualidade? Que qualidade pode ter uma GALP, por exemplo, quando abasteço 62 litros num Peugeot 307 SW que tem como capacidade máxima do depósito 60 litros?
Roubam no preço, na "hipotética" qualidade e ainda nas aferições.
Estes é que vão mesmo "ROUBAR PARA A ESTRADA".

A mim não me apanham la.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: ZeZeZoom em 23 de Novembro de 2012, 14:54
Interessante era termos aqui no CPM algum companheiro que trabalhe na Galp (nas refinarias ou nas estações de abastecimento dos camiões-tanque, por exemplo) e que nos possa informar se há alguma diferença  >:D- na refinação e na armazenagem, designadamente - entre os combustíveis que são destinados aos postos de marca e aqueles que são destinados aos postos de menor custo.

Quanto à Repsol (e outras marcas espanholas), nunca fui apreciador de combustíveis espanhóis e só abasteço de combustível espanhol se de todo não tiver alternativa (por estar à míngua do dito no depósito do meu veículo... :o).
Curiosamente, a eNGraçada foi atestada de Repsol a semana passada, pois não me apeteceu ter de a empurrar (como já me aconteceu com a de serviço que a Motomil me disponibilizou _Zang_). Tinha acendido a luz da reserva há mais de 10 kms, na cidade, e deixei os meus pruridos de lado. Também curiosamente, em mais de 9000kms que fiz com a MaxSym, só a atestei uma vez de Repsol e até acho que o motor teve bom rendimento com esse combustível. Suponho que variará de motor para motor.
Em matéria de diesel, estou absolutamente convencido que o gasóleo espanhol é de qualidade bem inferior ao luso. Há já alguns anos (8 ou 9), estive uns dias em Granada e lá tive de abastecer o carro (um Audi A4 1.9 TDI de 130 cv, com injector-bomba). Bom, a diferença de rendimento para o que estava habituado foi do dia para a noite e jurei para nunca mais.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: José Bairrada em 23 de Novembro de 2012, 15:07
Que não haja grande diferença no combustivel fornecido aos vários revendedores, eu até acredito, o meu receio é que um revendedor compre por exemplo 20000 litros de um qualquer combustivel e queira vender 22000 litros, fazendo lembrar aquela história de um famoso produtor e revendedor de vinhos em Lisboa, que á beira da morte, chamou os seus filhos e os avisou para terem cuidado, que ali para o lado Cartaxo, já faziam vinho com uvas.  _lol_ _lol_ 



 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pgomes78 em 23 de Novembro de 2012, 19:02
Repsol= combustivel espanhol??

Meus amigos, todo o combustivel vendido em Portugal é comprado às refinarias portuguesas, logo à Galp.

Em relação a conhecer alguém que trabalha numa das marcas...

Eu conheço quem trabalha na bomba que mais vende no país....Jumbo de Alfragide. E já trabalhei na minha empresa na area da receção de combustiveis e tive a confirmação pelos camionistas que tudo vinha do mesmo lugar....
Agora tirem as conclusões que quiaserem

Um abraço,
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: ZeZeZoom em 23 de Novembro de 2012, 20:23
Repsol= combustivel espanhol??

Meus amigos, todo o combustivel vendido em Portugal é comprado às refinarias portuguesas, logo à Galp.


Isso não é exactamente verdade; a Repsol tem instalações em Sines que abastecem toda a sua rede (e onde tem, aliás, um problema ambiental gravíssimo, pois inquinou os terrenos circundantes com hidrocarbonetos; mas isso é matéria que os nossos brilhantes jornalistas não divulgam, nem investigam _thumbdown_).
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Licas em 23 de Novembro de 2012, 21:37
Isso não é exactamente verdade; a Repsol tem instalações em Sines que abastecem toda a sua rede (e onde tem, aliás, um problema ambiental gravíssimo, pois inquinou os terrenos circundantes com hidrocarbonetos; mas isso é matéria que os nossos brilhantes jornalistas não divulgam, nem investigam _thumbdown_).

Houve denúncia? :)
É mais fácil haver quem reclame em Matosinhos por causa da refinaria, pese embora as habitações visadas terem sido construídas já a refinaria existia há vários anos... Mas como foram vendidas com a promessa de que a refinaria estaria de saída, volta e meia o assunto é noticiado.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: santos466 em 24 de Novembro de 2012, 01:44
Acho que o que temos de ter em atenção é que o teste foi feito apenas com gasoleo... o comportamento da gasolina é completamente diferente.
.....

Acho que foram eles que à uns tempos largos tinham feito uns teste desses a gasolina e foi igual....mas estas informações vão ficando abafadas com o tempo! lololol
Mandaram para laboratório gasolinas de marcas diferentes incluindo low cost e os tubos só iam identificados por A, B, C.....  e aquilo deu basicamente tudo o mesmo resultado com diferenças insignificantes. A que deu pior resultado se se pode chamar isso pela diferença irrisória até tinha sido uma da galp num posto qualquer dentro de lisboa em que eles disseram que poderia ser de alguma sujidade nos depositos visto ser uma bomba antiga.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: orlando em 24 de Novembro de 2012, 08:03
Claro que vem tudo do mesmo lugar...questão nos aditivos e na água....
E que vos diz a vossa experiência...???
Há 14 anos atrás usava intermarché num golf novo, foi a inspeção e ia chubando....mudei para BP....nunca mais foi o mesmo.
Neste momento misturo: tanto vou à Golpe como ao Inter....tudo igual...
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Guerreiro em 24 de Novembro de 2012, 12:22
Roubo. + 1... qual o espanto?
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: orlando em 26 de Novembro de 2012, 12:04
Já veio a Golpe dizer que é tudo igual na saída da refinaria, mas nas bombas não...será que pensam que o tuga vai na conversa que os testes forum feitos à saída da refinaria...lol
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Loureiro em 26 de Novembro de 2012, 12:56
A mais baratinha possivel!

:)
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: ZeZeZoom em 26 de Novembro de 2012, 13:45
Essa é boa!
Se é tudo igual à saída da refinaria, onde é que o combustível é adulterado (quero dizer, 'aditivado')?!  _confuso_
É no tanque do camião que o transporta até às estações de serviço? Obviamente que não! São tanques para transporte de combustível, não misturadoras.
É nas estações de serviço? Obviamente que não, também. Nunca tal coisa foi vista, fosse por quem fosse. O que muitos de nós já viram é os camiões a chegarem e a 'despejarem' o combustível dos tanques para os depósitos das estações de serviço, sem 'misturas'.

E, já agora, o que tem a dizer a nossa preclara Autoridade da Concorrência? _reg_ Não há cartel? Onde está a concorrência? _martelada_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Loureiro em 26 de Novembro de 2012, 21:17
Esta noticia deve ter doido aos magnatas do petroleo portugueses... o que eles nao dariam para ter impedido a noticia!

Infelizmente, acredito que 80% do povo portugues nunca ouviu falar da Deco...
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pgomes78 em 26 de Novembro de 2012, 22:40
Esta noticia deve ter doido aos magnatas do petroleo portugueses... o que eles nao dariam para ter impedido a noticia!

Infelizmente, acredito que 80% do povo portugues nunca ouviu falar da Deco...

Olá.
Por acaso não concordo...
Acho que a grande maioria já ouviu falar neles mas é como com os sindicatos... Enquanto não precisam são uma cambada de modere a sua linguagem que nada fazem....mas quando as coisas lhe correm mal, vão a correr pagar "de multa" um ano inteiro para lhes darem assistencia.

E quantos casos sei assim de sindicatos e com a Deco....

Ainda lembro tão bem de um pai de uma ex-namorada....eu era comuna (sei lá porquê pois não tenho nenhuma ligação partidaria mas adiante), eu era isto, eu era aquilo pois era delegado sindical.
Um belo dia a empresa quis despedi-lo por se ter ausentado sem esperar a rendição que não aparecia (era vigilante) para ir tomar insulina, algo que tinha todo direito por ser diabetico "em ultimo grau". Claro que depois pagou sem bufar e nunca mais o ouvi abrir a boca (não foi despedido como seria lógico)!!

E agora com o governo e estado do pais continuamos assim....falamos, falamos mas na hora de nos mexer os outros que se mexam para mim..... e ainda criticam os que se mexem.....viva Portugal....
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Armelão em 26 de Novembro de 2012, 23:22
Já sei que se calhar vão-me achar doido,mas uma opinião vale o que vale por isso aqui vai:
Que oleo metem nas vossas scooters? 5w40-10w40 etc.....mas de que marca?daquele do polegar?! é que de todas as viscosidades existem de todas as marcas,ou não?porque não experimentam a por do mais barato "low cost"? será que é todo igual,que vem todo do mesmo sitio e o que muda é mesmo o preço?O mesmo se aplica a pneus,pastilhas etc........
Já agora....as motas também podia-mos comprar as de low cost afinal é tudo igual,andam...
Só por curiosidade,já algum de voces se deslocou ás instalações da deco nas olaias?!Eu fui lá uma vez............deixei de ser socio.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pgomes78 em 27 de Novembro de 2012, 00:00
Já sei que se calhar vão-me achar doido,mas uma opinião vale o que vale por isso aqui vai:
Que oleo metem nas vossas scooters? 5w40-10w40 etc.....mas de que marca?daquele do polegar?! é que de todas as viscosidades existem de todas as marcas,ou não?porque não experimentam a por do mais barato "low cost"? será que é todo igual,que vem todo do mesmo sitio e o que muda é mesmo o preço?O mesmo se aplica a pneus,pastilhas etc........
Já agora....as motas também podia-mos comprar as de low cost afinal é tudo igual,andam...
Só por curiosidade,já algum de voces se deslocou ás instalações da deco nas olaias?!Eu fui lá uma vez............deixei de ser socio.


Em relações aos oleos tendo a viscosidade pretendida preocupo-me com as especificações e não com marcas. (Normas API, JASO e AxBx)
Será que na esquina fazem refinação de petróleo?? Não me parece bem como apenas há poucas empresas/marcas com capacidade de o fazer.
A não ser que queiras dizer que as marcas lowcost usam óleo fula!!
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: José Bairrada em 27 de Novembro de 2012, 07:31
...alguns revendedores, acrescentam nafta.  _Rolley_ _Rolley_



 scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: orlando em 27 de Novembro de 2012, 21:30
Tive a ver agora a revista da Deco, e realmente é incrível.
Ora compararam o diesel....mas não o normal, mas sim o Hi e o Gforce...com o do Jumbo e do intermarché... e diferença de consumo é de 0,01/0,02l aos 100ks....só que há uma diferença de preço de mais de 15 a 18 centimos....em 1 ano/15000kms pôr no inter fica 200€ mais barato
Claro que a minha maxi é elétrica e isso não me afeta...mas já o bolinhas ainda consome diesel cancerigeno....
Vale a pena ler....
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: CCM em 28 de Novembro de 2012, 11:09
Viva!

A Galp já respondeu:

Citar
A Galp Energia tomou conhecimento através da imprensa de um estudo comparativo efetuado pela Deco a gasóleos com e sem aditivos. A Galp Energia nota que os resultados em termos de consumo mostram que os gasóleos da Galp Energia analisados permitem poupanças efetivas de combustível o que, objetivamente, confirma que os combustíveis não são todos iguais.

A maior parte dos combustíveis comercializados em Portugal sai das refinarias da Galp Energia. Não há diferenças entre os combustíveis comercializados pela Galp Energia e os que lhe são comprados por outras entidades para comercialização, os quais cumprem as especificações mínimas. Contudo, antes de chegarem ao cliente final, os combustíveis passam por circuitos e processos diferentes e é aqui que as principais petrolíferas fazem toda a diferença, uma vez que os combustíveis que comercializam passam por processos avançados de aditivação, os quais são sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade.

Os combustíveis aditivados comercializados pelas empresas petrolíferas, em Portugal como em todo o mundo, são analisados e recomendados pelos construtores de automóveis e pelas empresas petrolíferas que, enquanto compradoras dos referidos aditivos, são as primeiras interessadas no rigor dos estudos efetuados em laboratórios especialmente credenciados nestas matérias.

Os resultados destes testes exaustivos são bastante mais favoráveis do que os que foram encontrados pela Deco, não apenas em termos de poupança de combustível como de proteção e manutenção dos motores, de redução de emissões poluentes e outras.

A título de exemplo, um fator que influencia negativamente os resultados do estudo da Deco é a idade dos automóveis utilizados. Dado que os benefícios da utilização dos combustíveis aditivados aumentam com a idade do veículo, um estudo efetuado com motores novos, como foi o caso do estudo da Deco, naturalmente resultará em benefícios inferiores aos que se verificam para um automóvel cuja idade corresponda à média do parque automóvel português.

Para uma explicação mais completa sobre os motivos pelos quais as principais petrolíferas recorrem à aditivação dos combustíveis que comercializam, consulte a informação publicada pela APETRO sobre o assunto (http://www.apetro.pt/documentos/aditivacao_combustiveis.pdf).

fonte: http://www.galpenergia.com/PT/Media/Noticias/Paginas/GalpEnergiacomentaestudodaDecosobrebenef%C3%ADciosdogasoleoaditivado.aspx

Picaram o toiro....  _Rolley_

Fica ao critério de cada um qual o combustível a utilizar.
Mas que as low cost estão a fazer mossa nos "papões"?!!
Lá isso estão...  _lool_

Abraço ;)

Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: pgomes78 em 28 de Novembro de 2012, 12:08
"A Galp Energia tomou conhecimento através da imprensa de um estudo comparativo efetuado pela Deco a gasóleos com e sem aditivos. A Galp Energia nota que os resultados em termos de consumo mostram que os gasóleos da Galp Energia analisados permitem poupanças efetivas de combustível o que, objetivamente, confirma que os combustíveis não são todos iguais.

A maior parte dos combustíveis comercializados em Portugal sai das refinarias da Galp Energia. Não há diferenças entre os combustíveis comercializados pela Galp Energia e os que lhe são comprados por outras entidades para comercialização, os quais cumprem as especificações mínimas. Contudo, antes de chegarem ao cliente final, os combustíveis passam por circuitos e processos diferentes e é aqui que as principais petrolíferas fazem toda a diferença, uma vez que os combustíveis que comercializam passam por processos avançados de aditivação, os quais são sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade.

Os combustíveis aditivados comercializados pelas empresas petrolíferas, em Portugal como em todo o mundo, são analisados e recomendados pelos construtores de automóveis e pelas empresas petrolíferas que, enquanto compradoras dos referidos aditivos, são as primeiras interessadas no rigor dos estudos efetuados em laboratórios especialmente credenciados nestas matérias.

Os resultados destes testes exaustivos são bastante mais favoráveis do que os que foram encontrados pela Deco, não apenas em termos de poupança de combustível como de proteção e manutenção dos motores, de redução de emissões poluentes e outras.

A título de exemplo, um fator que influencia negativamente os resultados do estudo da Deco é a idade dos automóveis utilizados. Dado que os benefícios da utilização dos combustíveis aditivados aumentam com a idade do veículo, um estudo efetuado com motores novos, como foi o caso do estudo da Deco, naturalmente resultará em benefícios inferiores aos que se verificam para um automóvel cuja idade corresponda à média do parque automóvel português.

Para uma explicação mais completa sobre os motivos pelos quais as principais petrolíferas recorrem à aditivação dos combustíveis que comercializam, consulte a informação publicada pela APETRO sobre o assunto."

Olá.
Engraçado esta resposta.....certamente direccionada para gente muito burra.... senão vejamos:

"permitem poupanças efectivas de combustível"

- Permitem poupanças entre 0,1 e 0,3l/100km....excelente....Foi num 1.5dci que gasta pouco, cerca de 5/100km...ok....aumentando em termos de % teremos entre 0.2 a 0.6l/100km num carro que gaste 10l/100km.
Ao preço actual (e vamos usar os 10l/100km como referencia que assim as diferenças são maiores) do diesel, pelo menos aqui na zona , é de 1,499€ por litro que dará 14.99€/100km. Tendo em conta que o dito especial custa mais 8 cêntimos por litro daria um total de 15.79€, ou seja mais 80 cêntimos daria para mais 0,53 litros.....grande poupança. Já não vamos falar nos cerca de 10 cêntimos que existem de diferença para os combustíveis mais baratos das marcas brancas e dos dito de marca.

"A maior parte dos combustíveis comercializados em Portugal sai das refinarias da Galp Energia. Não há diferenças entre os combustíveis comercializados pela Galp Energia e os que lhe são comprados por outras entidades para comercialização, os quais cumprem as especificações mínimas. Contudo, antes de chegarem ao cliente final, os combustíveis passam por circuitos e processos diferentes e é aqui que as principais petrolíferas fazem toda a diferença, uma vez que os combustíveis que comercializam passam por processos avançados de aditivação, os quais são sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade."

Esta é a melhor....
Deixa-me lá ver se entendo...

A maior parte dos combustíveis comercializados em Portugal sai das refinarias da Galp Energia. Não há diferenças entre os combustíveis comercializados pela Galp Energia e os que lhe são comprados por outras entidades para comercialização, os quais cumprem as especificações mínimas. 

1º, o mais importante, cumprem as especificações mínimas. Dizem que não há diferenças (optimo).Depois saem todos do mesmo lugar. Até aqui tudo bem!!

Contudo, antes de chegarem ao cliente final, os combustíveis passam por circuitos e processos diferentes e é aqui que as principais petrolíferas fazem toda a diferença, uma vez que os combustíveis que comercializam passam por processos avançados de aditivação, os quais são sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade.


Antes de chegarem ao cliente final passam por circuitos e processos.... onde??? noutra refinaria?? Na loja da "ti maria"??? Estão a gozar comigo, só pode...
Os combustíveis passam por processos avançados de aditivação.... novamente..avançados....mas onde?? Não deve ser directamente na cisterna do camião....ou serão laboratórios altamente especializados sobre rodas!!!
Rigoroso controle de qualidade??? Para quê?? Não era todos iguais e cumpriam as normas ainda atrás ou nem tem a certeza do que lhes metem na loja da "ti maria" e tem de confirmar se estraga algo???

são analisados e recomendados pelos construtores de automóveis

Esta foi a maior mentira que li até hoje.
Querem dizer que os construtores querem saber quem é a Galp?? Ou os restantes???
Nunca vi construtor nenhum a recomendar alguma marca de combustível (excepto na competição mas por patrocínios)!! Inclusive todas viaturas que tive dizem inclusive no manual para não colocar aditivos seja no que for.....
Queria ver se não existissem normas de fabrico (neste caso europeias) o que seria da qualidade dos combustíveis... logo da Galp que adora os consumidores mas apenas para ganhar o máximo com eles!!


é a idade dos automóveis utilizados

benefícios inferiores aos que se verificam para um automóvel cuja idade corresponda à média do parque automóvel português

Agora já é a idade....

Bem, já sabem, quando comprarem carro novo não precisam de se preocupar-se....podem usar qualquer porcaria.
Teram é sempre de andarem atentos à idade média do nosso parque automóvel pois é para eles que a Galp trabalha, logo quando a vossa viatura atingir essa idade é que devem começar a usar combustíveis, ditos, superiores (que foram na loja da "ti maria").
Quando forem ao estrangeiro, tentem saber a idade média dos parques deles pois se lá usarem mesmo método, terão de ponderar qual combustível devem lá usar...enfim.
Resta-me uma duvida.
Em relação às motos como será?? Também terão-se preocupado com a idade média do nosso parque automóvel nesse campo?
Engraçado que esta empresa que tanto defendeu e tentou denegrir as empresas ditas marcas brancas acabou por abrir uma bomba lowcost em Setúbal com o nome GalpBase!!
Não prestava para nada e agora vendem igual?? Ou será superior e então andam a roubar o pais inteiro e apenas ali vendem mais barato?

Bem, com isto da Galp base, os estudos feitos e por fim esta resposta, fica confirmadissimo o que já sei à vários anos.

Vão roubar e enganar a **** da mãe deles.

Um abraço,



Título: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Wane em 28 de Novembro de 2012, 15:18
Bem eu por acaso ponho sempre na galp , porque nao tenho paciência para esperar na fila duma low cost para poupar 1,20€

Em relação aos km, já meti no eleclerc e fiz praticamente os mesmos, talvez um pouco mais.

A diferenca nao me compensa estar a perder tempo e nao tenho sequer paciência, e também porque nao deixam as motas atestar sem ser pre pagamento

Já agora , alguém já experimentou por 98 na scooter? Estou a pensar fazer isso mas nao sei se vale a pena.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: ricardojg em 28 de Novembro de 2012, 15:34
Boas!!

Isto já era mais que óbvio.
Desde que a bendita bomba do Jumbo abriu que não há outro sítio onde abasteça a não ser que não possa mesmo...

Mas há diferenças em relação aos combustíveis. Pelo menos entre o gasóleo e apenas num factor que posso analisar no dia-a-dia.
O jumbo não tem aditivo anti-espuma. Já pus combustível no jumbo, no pingo doce, enfim.... em qualquer boteco onde se venda gasóleo barato e a minha bêbeda precise lá estou eu. :)
Mas em praticamente todos estes botecos quando está cheio, está cheio... excepto no jumbo. No jumbo, depois de disparar a pistola a primeira vez, ainda leva 10 ltrs.
E para encher estes 10ltrs, demoro mais que os outros 50... Só espuma. Uma vez que a BP de Carnaxide estava com uma promoção qq enchi lá até disparar. Levou mais 1 ltr.

Há diferenças, mas em Portugal não justificam o custo. Porque há especificações mínimas a respeitar e os nossos carros/motas tb são vendidos no Irão, no Bangladesh e países assim parecidos sem alteração de sistema de alimentação. Aliás, se forem ver no vosso manual quase que aposto que o mínimo de octanas para os vossos carros a gasolina é RON91. E que ainda se vende na europa. Portanto, qq coisa acima disso, o carro papa.

Em relação à diferença de octanas de 95 para 98.

Quanto maior a potência/sofisticação do carro maior a hipótese de tirar partido da diferença. Mas para o dia-a-dia, essa vantagem é diminuta.

As octanas de um combustível medem a sua resistência à detonação. Imaginem um piston a subir com ar/combustível lá dentro. À medida que a mistura vai comprimindo vai aquecendo. Chega a um ponto em que essa mistura auto-inflama. Se o piston ainda for a subir (algum tempo antes do topo) vai mandá-lo de volta para baixo. Isto é a detonação e é mortífera para os motores. Os sistemas mais modernos (e os antigos com o "afinar/avançar do ponto") conseguem jogar com isto. Quanto mais tarde se lançar a faísca, maior o aproveitamento da explosão. Para isso é preciso gasolinas com maior octanas.

Desculpem a lenga-lenga mas acho que é preciso desmistificar este roubo descarado das gasolineiras.

Para mim, é o mais barato num posto onde haja movimento.

Assim não há condensações dentro dos depósitos, bactérias e verdete como nos postos mais mortos.
A minha pior experiência foi num posto da GALP com Geforce 98 e no Jumbo com 98. Na primeira tinha água no combustível e tive que ir à SYM para me desmontarem o depósito e tirarem a gasosa que a mota recusava-se a pegar e andava aos bochechos. Na do Jumbo, com a Fazer, a mota perdeu potência. Não percebo porquê ainda hoje. Deveria ser ao contrário.

O maior problema do Jumbo são as filas... mas como trabalho por turnos... :)

Abreijos!

Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: ZeZeZoom em 28 de Novembro de 2012, 18:04
Acho a resposta da Galp Energia fraquíssima...e olhem que estou habituado (por dever de ofício) a analisar detalhadamente respostas e tomadas de posição de todo o género.
Para além dos comentários já aqui feitos por outros companheiros, que subscrevo, quero só acrescentar o seguinte, a propósito da idade média do parque automóvel português (porque este é, de todos, o argumento mais fraco e falacioso): a idade média do parque automóvel português é de 10 anos (ou um pouco mais). O tuga que tem um carro com 10 anos ou mais mantém-o na sua posse porque não tem $$$ para um novo (exceptuam-se os casos dos clássicos e/ou dos veículos de estimação, que são em pequeno número); por essa mesma razão - falta de pilim $$$ -, abastece o seu carro com o combustível mais barato que encontrar. E, agora, depois desta 'resposta' da Galp Energia, o cada vez mais empobrecido tuga vai ao posto do Jumbo (ou a outro de menor custo) abastecer o seu veículo com redobrada confiança, porque a empresa que refina e vende a granel a maior parte dos combustíveis comercializados em Portugal (a Galp Energia) atestou, por escrito, que 'Não há diferenças entre os combustíveis comercializados pela Galp Energia e os que lhe são comprados por outras entidades para comercialização, os quais cumprem as especificações mínimas'.
Mais, ainda: o cidadão que tem um carro com 10 ou mais anos tem, em muitos casos, dificuldade (falta de $$$) para lhe fazer a manutenção devida (e que é acrescida, por se tratar de veículo já com bastante uso, previsivelmente). Por isso, de que lhe servirá abastecê-lo de combustível aditivado, se o motor do carro dificilmente estará nas condições indicadas para tirar partido desses avançadíssimos  _pensador_ aditivos? _Rolley_

Estou com o ricardojg: o aditivo que verdadeiramente faz falta nas bombas de menor custo é o que diminui a espuma do combustível e permite um melhor e mais fácil abastecimento.
No mais, repito o que já disse: eu abasteço preferencialmente na BP e preferencialmente ao fim de semana, porque o desconto do ACP combinado com o desconto do fim de semana já me compensa o tempo que perderia para abastecer no Jumbo. No dia 9 de cada mês, o desconto é de 9 cêntimos por litro na BP, o que já é muito significativo.
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: _AXE_ em 28 de Novembro de 2012, 18:15

Ai se eu manda-se.......... _martelada_

                   Ai se eu manda-se................... _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_


O Tuga paga tudo, nao tem pilim, mas é ao tuga que vem buscar trocos para pagar tudo neste país .......  _reg_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Paulo Fernandes em 28 de Novembro de 2012, 18:58
Não quero ser desmancha prazeres mas... tenho um SUV da Suzuki de 1999 se colocar gasol na Repsol ou na BP faço mais Kms do que na Galp e se colocar das marcas brancas ainda faço menos Kms  _Rolley_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: ElChiquitito em 29 de Novembro de 2012, 10:28
Olá.
Por acaso não concordo...
Acho que a grande maioria já ouviu falar neles mas é como com os sindicatos... Enquanto não precisam são uma cambada de modere a sua linguagem que nada fazem....mas quando as coisas lhe correm mal, vão a correr pagar "de multa" um ano inteiro para lhes darem assistencia.

E quantos casos sei assim de sindicatos e com a Deco....

E agora com o governo e estado do pais continuamos assim....falamos, falamos mas na hora de nos mexer os outros que se mexam para mim..... e ainda criticam os que se mexem.....viva Portugal....

 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

E hoje em dia estão mais refinados......assim que vêm os seus problemas resolvidos, "As mãos untadas" como eu costumo dizer...calam-se bem caladinhos, sim.....calam-se, já não dizem mal....mas... esquecem-se rapidamente no entanto voltam logo a assobiar para o lado pois com o mal dos outros podem eles bem...!

Até ao dia em que lhes volte a bater à porta o mal.....e depois pode já ser tarde para conseguir que os ajudem de novo!

Boas Curvas......... scooter_ scooter_ scooter_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: marcopns em 30 de Novembro de 2012, 14:05
Uii... o teste foi tão bem preparado pela DECO que é quase impossível ser contestado... a Galp não tem ponta por onde pegar!

Já agora o carro escolhido foi o mais vendido em Portugal, o Renault Clio 1,5Dci

Vejam o video!
http://www.youtube.com/watch?v=fPW1GfnoFyM (http://www.youtube.com/watch?v=fPW1GfnoFyM)
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: Manhas em 30 de Novembro de 2012, 14:44
Vejam o video!
http://www.youtube.com/watch?v=fPW1GfnoFyM (http://www.youtube.com/watch?v=fPW1GfnoFyM)

Boa partilha!!!  _pol_
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: nocas em 30 de Novembro de 2012, 21:50
A BP é que defendia com muita publicidade o número de km a mais que fazia um veiculo com combustíveis aditivado.

A resposta da galp é completamente naif. Que raio de meios de comunicação.

Eu até so dos (pelos vistos poucos) que aprecio combustíveis aditivados pelas vantagens que tem em relação à limpeza de injectores e válvulas e consequente longevidade dos motores, infelizmente já nao tenho é euros para os utilizar...
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: |R|olLKaGe! em 30 de Novembro de 2012, 23:12
A titulo de Offtopic, o unico combustivel até hoje em que senti realmente uma grande difrença (sim, porque sentia-se mesmo de verdade) foi o gasoleo da antiga Shell V-Power e a BP Ultimate 100 (100 octanas).

Isto em meados de 2005, 2006. O V-Power fazia a laguna 2.2 dci dos meus pais sacar literalmente cavalinhos naquela altura... em terceira a subir a avenida em direcção ao liceu, pé ao fundo e as rodas patinavam...

A BP Ultimate 100 na altura meti 2 ou 3 vezes no Smart... jasus que aquela coisa andavaaaa... no entanto fazia menos KM (pois claro... um gajo andava sempre a fundo com aquilo  >:D)

Hoje em dia não consigo notar difrenças em nada significativas como com estes combustiveis... belos anos que já lá vão... :-[
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: joao carvalho em 01 de Dezembro de 2012, 21:19
Boa noite pessaol,

Já tinha feito um comentário sobre as gasolinas, mas cá vai mais uma vez.
95 na minha mota a diferença entre a linha branca e a de marca é o ralenti .
98 temos também diferença no ralenti, mas o cosumo na de marca é menor e ruido do motor mais suave, tem tambem uma resposta mais rápida
Regularmento alterno entre 95,98 e marcas. Agora ando com 98 linha branca.
Apesar de estar na mó de debaixo  _scp_


Título: Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
Enviado por: António Teles em 25 de Novembro de 2013, 21:46
Copyright past do sítio sapo.pt

Ao fim de um ano, um condutor pode poupar entre 156 e 208 euros se abastecer sempre numa bomba "low cost", segundo simulações desenvolvidas pela Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) a pedido da Renascença. Por que motivo há esta diferença de preços? E que consequências tem nos veículos, se é que tem? Estes combustíveis prejudicam as viaturas no médio e longo prazo?
Joaquim Cabeleira é mecânico em Lisboa e conta que já arranjou alguns carros com problemas alegadamente causados por combustíveis "low cost". "Num carro a gasolina, não tenho apanhado avarias causadas pelos combustíveis. Agora no gasóleo, sim. Na duração dos motores, das bombas, dos injectores..." Joaquim Cabeleira argumenta que estes problemas não são evidentes nas primeiras viagens, mas surgem "quando menos se espera" - e podem custar "mais de uma centena de euros".
Nuno Castela dirige um "pequeno império" de venda de combustíveis "low cost". A qualidade mínima, garante este empresário, está assegurada. Ainda assim, diz que há diferenças relativamente aos combustíveis tradicionais. "A diferença está na qualidade, que se vai sentir a nível dos consumos e da manutenção do automóvel."
A GALP, que fornece grande parte das bombas "low cost" do país, garante que estes combustíveis "cumprem todos os requisitos legais", mas admite que "há diferenças". "As marcas ditas tradicionais desenvolvem pacotes de aditivos que permitem uma lubrificação melhor do motor, facto que, a longo prazo, protege mais os motores do que os combustíveis sem aditivos", refere o porta-voz Galp Energia, Pedro Marques Pereira.

O "mito" dos "famosos aditivos"
Para a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que tem como competência garantir a qualidade dos combustíveis, "todos os combustíveis comercializados em território nacional têm que cumprir as especificações técnicas estabelecidas na legislação em vigor". Nesse sentido, a DGEG garante que essas especificações técnicas "aplicam-se a todos os combustíveis, independentemente de quem os comercializa", garantindo-se assim "a qualidade dos produtos e a salvaguarda das viaturas". A DGEG respondeu por escrito às questões colocadas pela Renascença.
Tito Rodrigues, jurista da DECO/Proteste, relembra um estudo elaborado pela associação de defesa do consumidor, designado "Igual ao litro", no qual é referido que as diferenças entre um combustível "premium", um regular e duas bombas "low cost" analisadas são "residuais, mínimas". "Em termos de eficiência e em termos de rendimento, são, se não absolutamente iguais, muito comparáveis naquilo que é a performance automóvel", afirma.
"Os famosos aditivos não se traduzem numa maior eficiência, numa maior economia por parte do carro, num maior número de quilómetros percorridos. Isto é um mito e foi um mito que nós provámos", acrescenta Tito Rodrigues.
Neste sentido, a DECO aconselha "os consumidores a procurarem o mais barato - seja 'low cost' ou as marcas tradicionais através de programas de fidelização -, porque os produtos são homogéneos". "Não estamos a fazer uma campanha pró-'low cost' - o que queremos é dizer que os consumidores devem procurar o mais barato, porque os produtos são rigorosamente homogéneos."
Nuno Ribeiro da Silva, ex-secretário de Estado da Energia, alinha com a tese da DECO. "O produto que as 'low cost' recebem é idêntico ao dos postos convencionais". "É essencialmente a GALP que vai fazer o abastecimento desse produto. É um produto que é fiável - naturalmente, a GALP é uma empresa idónea", afirma. "Depois, a questão que se pode colocar é se há algum tipo de fraude que possa ser praticada [no postos 'low cost']. Francamente, não acredito que ocorra, nomeadamente nos postos de marca branca nas áreas comerciais, porque isso seria negativo para essas marcas. Já em postos que não estão ligados a complexos comerciais, é competência da DGEG controlar e fiscalizar a boa qualidade e as boas práticas dos revendedores."

A Autoridade da Concorrência apresentou recentemente um relatório sobre os preços de combustíveis em Portugal no segundo trimestre deste ano. Segundo o documento, os combustíveis "low cost" mais que duplicaram a quota de mercado entre o início da crise, em 2008, e 2013 - passou de 12% para 25%.
Mais baratas porquê?
Por falar em preços. A diferença média entre uma bomba tradicional e uma bomba "low cost" ronda os 13 cêntimos, tanto no gasóleo como na gasolina, de acordo com os números do segundo trimestre divulgados pela Autoridade da Concorrência. A pedido da Renascença, a DECO desenvolveu um conjunto de simulações partindo deste diferencial.

No caso de um automóvel com um consumo de seis litros aos 100 e que faz 20.000 quilómetos por ano, o cenário de poupança com os combustíveis "low cost" é de 156 euros ano. Caso se trate de um consumo médio de oito litros aos 100, a poupança é de 208 euros por ano. Para combater esta diferença, as marcas tradicionais têm campanhas de fidelização, normalmente ligadas a hipermercados, fazem descontos, especialmente aos fins-de-semana, e juntam-lhe outros serviços - lavagem do automóvel, cafetaria, entre outros.
Mas, afinal, o que justifica estas diferenças? O ex-secretário de Estado da Energia Nuno Ribeiro da Silva diz que são várias as razões. Para começar, lembra o facto de as bombas "low cost" serem normalmente instaladas em "sítios menos valorizados", terem menos gastos com pessoal e estarem "confinadas apenas à venda do combustível, ou seja, sem serviços complementares". Já no caso das bombas ligadas a hipermercados, "a lógica do negócio não é fazer dinheiro na margem dos combustíveis - é o abastecimento do combustível ser uma maneira de atrair mais clientes, nomeadamente no fim-de-semana, para irem fazer outras compras".
Já o jurista da DECO/Proteste Tito Rodrigues refere que é no esmagamento das margens que correspondem ao próprio retalhista/vendedor [que ronda os 7%] que se vê o diferencial nos preços de uma bomba para outra. "As 'low cost' fazem um esmagamento desta margem [na gasolina] porque também beneficiam da venda de produtos acessórios nas lojas."
O porta-voz da Galp Energia, Pedro Marques Pereira, sustenta que "a diferença de preços entre as marcas tradicionais e as chamadas marcas brancas resulta de serem dois modelos de negócio diferentes". "As marcas brancas olham para a margem de uma forma global, incluindo os combustíveis e todos os outros produtos que estão no interior das lojas. É a combinação destas margens que resulta no preço e que leva a que provavelmente possam abdicar da margem na parte dos combustíveis para atrair clientes para as lojas, onde lhes vendem depois outros produtos que terão outras margens diferentes."
Pedro Marques Pereira acrescenta que, "no caso das marcas tradicionais, o negócio é diferente, os produtos são diferentes, são mais sofisticados, têm aditivos que melhoram a performance, permitem poupar os veículos e ajudam a prolongar a vida do motor". "Além disso, têm um nível de serviço que é bastante diferente do que se verifica nos postos ditos 'low cost', têm outros serviços associados, estão abertos 24 horas por dia em muitos casos e têm uma rede que chega a todos os pontos do país."
A Renascença contactou o Automóvel Clube de Portugal e os grupos Auchan e Mosqueteiros, que têm bombas "low cost", mas não obteve respostas em tempo útil.

Na sequência deste trabalho recebemos da Rede Energia a seguinte clarificação, que passamos a publicar:
- A Rede Energia aditiva 100% da gasolina e do gasóleo que é vendido nos seus postos e, por isso, estes combustíveis são comparados à qualidade dos produtos premium das marcas de referência – a Rede Energia garante a qualidade Máxima e não a Qualidade Mínima dos combustíveis;
- Os aditivos melhoram a performance e o consumo e promovem a limpeza dos componentes mecânicos dos automóveis, resultando em menores custos de manutenção do veículo;
- O aditivo utilizado pela REDE ENERGIA tem uma mistura de polímetros e nitrato de alquilo em álcool solvente hidrocarboneto e primário - é um aditivo sem cinzas que é formulado para dar aos combustíveis uma série de propriedades adicionais, tais como: Promover a limpeza dos bicos dos injetores, reduzir a corrosão nos tanques que contém o combustível, reduzir a formação de espuma durante o processo de enchimento do tanque, o que origina operações mais rápidas e mais limpas. Este aditivo contém também um componente que é concebido para aumentar o número de cetano do combustível, o que melhora as características de combustão e a capacidade de arranque, ao mesmo tempo que reduz o ruído do motor;
- A designação low cost surge porque os preços da Rede Energia atingem descontos que rondam os 17 cêntimos/litro, em comparação com os produtos premium das marcas de referencia: Esta comparação de preços com as marcas de referência é feita de acordo com os produtos base das companhias. Por norma as companhias comercializam os seus produtos premiumcom um acréscimo de cerca de 8 Cêntimos do produto base e, em comparação, a Rede Energia - porque só comercializa gasóleo e gasolina 100% aditivados – tem uma diferença que ascende aos 17 Cêntimos/litro.
Título: Re: Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
Enviado por: _AXE_ em 26 de Novembro de 2013, 12:39

Ganancia de lucro facil e rápido .....

Aumentar o seu património a todo o custo e ajudar quem mais dinheiro têm .....

Enfim .....

Eu metia uma bomba em todas elas ..... deixava só uma .... mesmo a baixo custo, só abastecia aquela e ao preço justo!!! se subisse 1c€ntimo levava com uma bombita nos depósitos também  _Rolley_

Boas curvas
 
Título: Re: Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
Enviado por: mpaneves em 26 de Novembro de 2013, 22:44
Axo que isto ja aqui foi falado.
Usei gasolio do jumbo durante 4 anos num carro com fap que ja avisa de tudo e durante 80 000 km e nao me queixei,uso as vezes 98 tb nao me queixo ,agora a 95 nem dada ,desaparece nos depositos como agua no deserto...
Título: Re: Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
Enviado por: António Teles em 27 de Novembro de 2013, 23:18
Eu uso as bombas low cost. sempre que posso. Infelizmente nem sempre que necessito de atestar encontro uma, portanto não posso dizer que é uso continuo.
Óleo zafira 340 000km levou gasoleo los cost. Desde novo
BMW 318is  levou nós últimos 50 000 gasolina. 95 los cost.  E andava que se fartava
Honda cn 250 aproxima.  40 000 sem problemas
Scarabeo. 500 já levou uns 10 atestos e na boa

Até agora sem problemas, mas existe a conhecida expressão  " até um dia" oxalá não.
Título: Re: Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
Enviado por: |R|olLKaGe! em 02 de Abril de 2014, 23:24
Bem, eu comprei o ano passado em Maio um Hyundai Getz 1.5 CRDI para as voltinhas da patroa, é de 2005 e tinha 71000km.

No dia 23 de Dezembro á tarde, começou a perder gasoleo por tudo quanto era lado... garantia com ele, diagnostico, bomba injectora avariada... Motivo ? segundo me disseram na garantia, corrosão devido á má qualidade do combustivel utilizado anteriormente... ora se eu rarissimamente vou á bomba do jumbo, só pode ter sido a pessoa que andou com ele antes.

Mas pronto, acreditando ou não nos senhores da garantia, o certo é que não são os primeiros mecanicos, e inlcusive um bastante amigo do meu pai, em quem até hoje sempre foi sincero e imparcial, a dizer que os combustiveis low cost tendem a corroer certas partes do motor...

O certo é que levou uma bomba nova, e agora não arrisco... abasteço sempre ou na Repsol, ou Galp, pois se tivesse de pagar do meu bolso a reparação, o que poupava no combustivel mais barato, certamente não me dava para o arranjo...

Sempre respeitei e apoiei os senhores da DECO, mas em relação ao teste que eles fizeram ao combustivel (gasoleo), está tudo muito bonito, mas infelizmente o prejuizo que se denota relativamente ao uso de combustiveis mais baratos, só se faz sentir e ver, passados alguns anos, e não passado poucos km's de uso continuado em pista, como eles fizeram...
Título: Re: DECO testou vários tipos de gasolina e o resultado é...
Enviado por: interceptor em 02 de Abril de 2014, 23:36
Companheiros separei algumas mensagens para este tópico em virtude de se enquadrarem melhor no assunto aqui debatido.