Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: afg em 25 de Novembro de 2017, 09:29
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Bom dia companheiros,
Ontem foi dia de revisão da minha Sym Gts 125 evo. Como já era tempo para substituição dos roletes, aproveitei e pedi para instalarem os dr. Pulley de 9,5 gramas que havia encomendado há uns meses atrás, seguindo as recomendações de alguns companheiros e mesmo da próprio marca.
A instalação foi efectuada segundo as instruções e todo o processo é muito simples, havendo no entanto que ter cuidado quando se coloca a tampa.
Após a instalação levei a mota para a estrada, apanhei um túnel plano com alguma extensão e o meu espanto quando vou a 60 km/h e o conta rotações vai no Red line, às 9000 rotações! Achei muito estranho mas continuei e comecei a subir, aí notei logo que a mota estava a responder melhor mas atingindo mais rotações que o normal.
Entro na via rápida, começo a acelerar e assim que atingi os 70 km/h o conta rotações bate no fundo, às 10000 rpm de forma muito rápida.
Desacelero para os 50 km/h e volto a dar-lhe gás, a mota demora a recuperar a velocidade mas o conta rotações dispara outra vez para o red line! Saí da via rápida e entrei numa estrada secundária em direcção à oficina novamente. Percurso efetuado, cerca de 5 kms.
Chegado à oficina expliquei a situação e foi-me dito que, pelo facto dos roletes serem mais leves, o motor atinge rotações mais elevadas e atinge o corte com muita facilidade e que, em subidas, o motor responde melhor mas em terreno plano entra em esforço. Recomendaram a utilização de roletes mais pesados.
Para evitar problemas mecânicos, pedi para instalarem os roletes originais e a menina voltou ao seu estado normal.
Algum companheiro pode confirmar se está situação é normal?
Boas curvas a todos.
Enviado de meu Redmi Note 4X usando Tapatalk
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Sim isso é porque desceu muito a gramagem, como são mais leves sobem logo atingindo a rotação no maximo em pouco tempo.
Faz o seguinte arranja aquele papel aluminio, numa balança digital faz 6 pedaços com uma grama, e coloca dentro dos roletes isso vai aumentar o peso dos roletes de 9,5grs para 10,5grs e fica o problema do red line resolvido, pelo menos não vai atingir em tão pouca velocidade, ficas com força a mesma mas menos.
Fiz nos meus isso, não tem problema nenhum e sempre podes tirar quando quiseres, ou podes alternar.
Vê este video, tens varias hipóteses eu fiz a do papel de alumínio porq não precisei muitas gramas na minha que eram de 10,5grs e tenho 3 de 10,5grs e 3 de 11grs alternados.
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Essa do alumínio está boa,não sabia dessa,estamos sempre a aprender.
De facto o recomendado pela dr são os 9/9.5/10gr para essa máquina ,faz como o companheiro referiu e aumenta o peso para testar,para as 10gr ou 10.5
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Sim isso é porque desceu muito a gramagem, como são mais leves sobem logo atingindo a rotação no maximo em pouco tempo.
Faz o seguinte arranja aquele papel aluminio, numa balança digital faz 6 pedaços com uma grama, e coloca dentro dos roletes isso vai aumentar o peso dos roletes de 9,5grs para 10,5grs e fica o problema do red line resolvido, pelo menos não vai atingir em tão pouca velocidade, ficas com força a mesma mas menos.
Fiz nos meus isso, não tem problema nenhum e sempre podes tirar quando quiseres, ou podes alternar.
Vê este video, tens varias hipóteses eu fiz a do papel de alumínio porq não precisei muitas gramas na minha que eram de 10,5grs e tenho 3 de 10,5grs e 3 de 11grs alternados.
Boas companheiro,
Gostei imenso do vídeo , o preenchimento com papel de alumínio é interessante e fácil de fazer .
Diga-me uma coisa , com a gramagem que colocou na sua gts que melhoras notou em relação aos roletes de origem ? Visto que a mola do cvt abre mais devido ao formato dos roletes dr. pulley nota mais rapidez na mota ?
Um abraço e o meu agradecimento pela dica , boas curvas
scooter_
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Boas companheiro,
Gostei imenso do vídeo , o preenchimento com papel de alumínio é interessante e fácil de fazer .
Diga-me uma coisa , com a gramagem que colocou na sua gts que melhoras notou em relação aos roletes de origem ? Visto que a mola do cvt abre mais devido ao formato dos roletes dr. pulley nota mais rapidez na mota ?
Um abraço e o meu agradecimento pela dica , boas curvas
scooter_
É assim , eu comprei a sym em 2ª mão com 3400km e o antigo dono já tinha colocado os Dr pulley de 10,5grs por isso não posso comparar o antes e depois.
Mas eu coloquei mais 0,5grs em 3 deles e o que notei é que ficou ligeiramente mais lenta mas pouca coisa, deceu cerca de 1000rpm cerca de disso não chega em relação ao anterior e consigo fazer cerca de mais 20 a 25km por deposito.
Se for para arranque e não ter a preocupação no consumo os 10,5grs é o ponto rebuçado,( falo em relação a minha que é de 15cv, noutra versão o de 10grs talvez seja melhor ) eu tenho a pancada do consumo mas no equilíbrio claro.
Mas realmente o video é uma excelente ideia para podermos fazer testes sem andar-mos a desperdiçar dinheiro em roletes, os 3 que coloquei o papel alumínio já fizeram uns 3mil km abri e está como no dia que os montei, e temos a vantagem de tirar se quisermos.
A outra opção de abrir rosca e colocar um parafuso em caso de precisar-mos de mais peso tb é uma boa ideia.
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só uma questão,não tenho uma gts mas a questão aplica-se na mesma, já li em vários tópicos aqui no forum a alteração dos roletes que pode proporcionar melhor arranque ou um pouco mais de velocidade de ponto, mas e o consumo, a mota consome mais ou consome menos (eu sei que depende da mão direita) mas quem fe a troca deve saber se alterou ou não, alguém pode dar um feedback sobre esse ponto?
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só uma questão,não tenho uma gts mas a questão aplica-se na mesma, já li em vários tópicos aqui no forum a alteração dos roletes que pode proporcionar melhor arranque ou um pouco mais de velocidade de ponto, mas e o consumo, a mota consome mais ou consome menos (eu sei que depende da mão direita) mas quem fe a troca deve saber se alterou ou não, alguém pode dar um feedback sobre esse ponto?
Sim, os drpulley dá para qualquer modelo, eu falei em relação a minha e ao meu modelo porque as sym gts antiga versão tinha menos cv logo menos gr mais gr faz diferença.
O consumo depende dá mão sim, mas se fizer a mesma condução desce um pouco mas não muito, como disse faço mais 25km com os de 10,5 e 11gr do que com os 9,5gr ou nove que tinha, quem ficou até com eles foi o Eduardo, mas ele já trocou a sym gts dele e comprou uma honda forza.
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Eu tenho Dr pulley de 9,5 e não notei nada disso do red chegar muito cedo, antes pelo contrário desceram. A mota arranca muito melhor e deu-me mais 5km/h de ponta. Ando a 110 antes de entrar no red. Com esses sintomas não estão bem montados.
Quando os colocamos dentro do variador e fechamos apo colocar nas mota não podemos deixar de os obrigar a estar fechados, basta afroxarem a força e os gajos saem do lugar ou até pode estar algum ao contrário. Verífica isso tu mesmo só nós mesmos temos o cuidado e a perfeição nas coisas que fazemos nas nossas motas. Os meus fui eu que montei.
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Eu tenho Dr pulley de 9,5 e não notei nada disso do red chegar muito cedo, antes pelo contrário desceram. A mota arranca muito melhor e deu-me mais 5km/h de ponta. Ando a 110 antes de entrar no red. Com esses sintomas não estão bem montados.
Quando os colocamos dentro do variador e fechamos apo colocar nas mota não podemos deixar de os obrigar a estar fechados, basta afroxarem a força e os gajos saem do lugar ou até pode estar algum ao contrário. Verífica isso tu mesmo só nós mesmos temos o cuidado e a perfeição nas coisas que fazemos nas nossas motas. Os meus fui eu que montei.
Se estiverem mal montados dá menos claro, é normal a versão mais recente entrar no red line com os 9grs porque tem mais uns 3 cavalinhos, é que está versão os roletes são de 10,1grs.
Eu por exemplo com os de Dr pulley 10,5grs que já vinham quando comprei na minha e que é mais do que os originais, atingia o red line mais rapido do que agora com 3 de 10,5 e 3 de 11grs, mas também agora faço cerca de mais 25km por deposito do que fazia antes.
Como é indicado menos 10% do que os originais comprei os de 9grs monteios, tinha muito mais arranque mas tb atingia mais rapido o red line e fazia a mesma velocidade de ponta com que faço com estes, é que para aumentar a velocidade de ponta não é só os roletes também conta o variador e a embriagem.
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A dr. Pulley tem varias roletes com gramagebs iguais em que muda a dimensão certo? Qual a dimensão dos roletes para a sym GTS 125 evo?