Geral => Segurança => Tópico iniciado por: MPires em 27 de Maio de 2022, 17:48
-
Recém chegado ao mundo (prático) das motas estou a deparar-me com um problema em que não pensava. O raio das motos, ou pelo menos a minha, não desfaz o pisca o que me parece ser um problema grave de (in)segurança. Não me esqueço de pôr o sinal mas não raro esqueço-me de o anular depois de o usar. Têm alguns conselhos para dar sobre a matéria?
Não percebo como com tantas melhorias não introduzem esta, para mim tão óbvia que nem pensei nela antes de comprar a moto.
-
É uma aprendizagem só alguns modelos mais recentes ou alguns topos de gama tem essa funcionalidade.
Todos nos adaptamos, às vezes um susto ajuda
-
Até agora não apanhei o susto ;D mas vejo altas possibilidades de isso vir a acontecer.
-
É uma questão de hábito!
Nos primeiros tempos tinha que me concentrar no assunto. Agora já é automático! É claro que por vezes falho! _convivio_
-
Boas , penso que é uma questão de hábito, com o tempo terás esse cuidado penso eu...
-
Também tive o mesmo problema... quando tirei a carta o instrutor assutou-me quando disse que o avaliador durante o exame poderia embirrar com isso e causar-me problemas... a partir daí adquiri o hábito de carregar no botão do pisca com regularidade, mesmo quando não tenho o pisca acionado...
De qualquer maneira, penso que, com o tempo, quando estiveres mais à vontade na estrada, a tua atenção vai relaxar um pouco mais e o teu cérebro vai conseguir pensar mais facilmente nos piscas...
-
Já dei por mim, mais do que uma vez, quase por instinto, a carregar no botão só para ter a certeza de que levo o pisca desligado.
Tenha muita atenção a outro pormenor. Já me apercebi, nomeadamente em rotundas, de que alguns condutores que estão para entrar não se apercebem do meu pisca.
Tenho uma GTS Evo com piscas em baixo e uma das coisas que sempre me agradou nas GTS que saíram a seguir era o facto de terem os piscas nos espelhos. São bem visíveis.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
-
Obrigado pelas respostas. Sinto-me mais acompanhado :).
Tenho ideia que na forza 350 os piscas devam ser razoavelmente notados pelos outros.
-
Já dei por mim, mais do que uma vez, quase por instinto, a carregar no botão só para ter a certeza de que levo o pisca desligado.
Tenha muita atenção a outro pormenor. Já me apercebi, nomeadamente em rotundas, de que alguns condutores que estão para entrar não se apercebem do meu pisca.
Tenho uma GTS Evo com piscas em baixo e uma das coisas que sempre me agradou nas GTS que saíram a seguir era o facto de terem os piscas nos espelhos. São bem visíveis.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
Tens razão, apesar de considerar inestéticos na Cruisym, pelo menos são cá em cima e noto que tem uma maior visibilidade.
-
Tens razão, apesar de considerar inestéticos na Cruisym, pelo menos são cá em cima e noto que tem uma maior visibilidade.
Pois, daí vem um dos meus projectos. Por enquanto na gaveta.
Substituir, nos espelhos da Evo, aquela parte preta por uma transparente impressa cá em casa, e colocar nos espelhos uns piscas a funcionar em paralelo com os originais.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
-
Boas! Tinha alguém com esse problema na sua Aerox. A scooter tem uma luz avisadora na painel de instrumentos mas está fora da linha de visão, resultado: fazia o pisca e esquecia-se de o desfazer.
Resolvi a coisa colocando um daqueles "bip" de marcha atrás - só há que ligar o positivo da coisa às saídas do sinal da alavanca dos piscas para as lâmpadas e o negativo à massa. Se fizer demasiado barulho, envolve-se o bip numa espuma... remédio santo.
-
Já depois de ter colocado aqui a questão fui a uma sessão de formação do ACP e quando pus a questão ao instrutor ele disse-me que para não se esquecer de desfazer o pisca mantinha sempre o dedo sobre o respectivo interruptor, só o retirava depois da curva realizada e de desfazer o sinal. Passei a usar a técnica e de facto resultou, só raramente me esqueço. Não há duvida que é tudo uma questão de hábito e treino.