Geral => Segurança => Tópico iniciado por: cristina em 20 de Outubro de 2010, 11:56
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Já por várias vezes aqui foi abordada a questão da circulação nas bermas, mas não encontro tópico específico sobre o assunto, pelo que por uma questão de arrumação resolvi abrir este para todos podermos partilhar experiências e informações.
Eu como já tenho dito, raramente uso a berma. Não me sinto confortável a circular na berma por diversas razões, nomeadamente a sujidade e restos de carros que vão por lá ficando, a irregularidade do piso na maioria das bermas, e sobretudo a falta de fuga em caso de necessidade. Também acho que temos tendência a andar depressa de mais quando circulamos na berma, porque esta dá uma falsa sensação de segurança, ao contrário de quando andamos no meio dos carros que nos obriga a andar mais atentos, mais devagar e com os sentidos todos em "stand by"
Por outro lado, circular na berma é proibido, e fácil de apanhar, porque de vez em quando há _policia_ á caça, e não temos fuga _corado_
Esta semana parece aliás que o IC19 anda na mira, pois hoje lá estavam juntinho á saída para a N117, onde são difíceis de ver e de onde ninguém que venha a circular na berma tem forma de escapar _Zang_
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Faço a A2 do Fogueteiro para Lisboa, e quando apanho fila vou para a berma. É uma bema larga e com boa visibilidade (vemos bem quando estão os srs _policia_ ) e sem saídas ou entradas. Tem realmente alguma sujidade...
Na minha opinião é o local mais seguro, desde que se circule sem excessos (o que não acontece muitas vezes, pelos que passam por mim... _polb_ _polb_)
Mas é a única berma que faço, as da A5 não me dão segurança. Muitas entradas e saídas...
Por isso digo: há bermas e bermas...
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Só faço bermas na A5 em caso de fila.
Acho mais seguro do que andar no meio dos enlatados. Tendo as devidas precauções nas entradas e saidas.
Por vezes encontro os srs _policia_ e até agora ainda não me chatearam _pol_ _pol_.
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Boas, eu por acaso não acho muita piada às bermas... só ando nestas em casos muito específicos: A1 entre S.João e a ponte do Trancão e o Eixo-NS até à entrada da Calçada de Carriche.... tudo o resto ando sempre entre os carros, e em casos de 3 faixas sempre entre a do meio e a da esquerda...
Cump,
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Boas!
Eu comecei por circular na berma, na A2, e até houve alturas em que passei pelos GNR's, uma vez até fui um bom bocado atrás de um carro patrulha.. até que pensei que seria melhor sair dali antes que eles se lembrassem _Rolley_
Mas após ver um post (já não sei se aqui ou no F125cc) de alguém que foi multado e ficou um bom tempo com a carta apreendida, deixei de andar na berma. Concordo que seja mais perigoso andar no meio dos enlatados, mas é como a Cristina disse: vamos mais atentos e não temos tendência a andar depressa demais.
Esta semana, no acesso à Ponte 25 de Abril, de quem vem do Eixo N-S, apanhei por 2 vezes a polícia parada na berma a "conversar" com motociclistas... por isso prefiro ir mais devagar no meio dos carros, mas sem arriscar uma multa.
Cumps e boas curvas (longe da _policia_) _convivio_
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No meu caso, que faço diariamente o caminho entre a Amadora e a Expo e vice-versa (IC16) tanto circulo nas bermas como no meio dos carros. É conforme as situações com que me vou deparando. Quando faço o caminho pela 2ª Circular é que venho sempre sempre no meio dos carros pois não existe espaço para bermas. Com trânsito, seja no meio ou nas bermas venho sempre com muita atenção e sem grandes velocidades, pois nunca se sabe o que podemos encontrar mais adiante.
Saudações!
Luís
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Olá a todos. Para quem tem poucos kms de Maxi, a berma é mais segura _Rolley_, (acho eu). Mas a multa a cada curva é sempre uma possibilidade.
tb acho , que com o que se paga em impostos, o estado devia mandar arranjar as bermas, para as motas não se estragarem _lool_ _lool_ _lool_ _lool_
Abraços
Luís
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No meu percurso diaria tenho tendencia a utilizar ambas as zonas:
1º - Na IC19, logo que entro, em Paiões, se tem transito venho pela berma mas só até à entrada para Massama, onde passo para o meio dos enlatados;
2º - Na IC19 após Massamá sigo sempre pelo meio dos enlatados até junto do Estado Maior da Força Aerea;
3º- a partir do EMFA, vou pela berma mas muito atento á Policia que pode estar junto á entrada dos que vêm da CRIL - se eles l
a estão, passo logo para o meio dos enlatados, se não sigo pela berma até mesmo a essa entrada
4º depois depende, se o fluxo de transito é muito de quem vem da CRIL tento passar para o meio dos enlatados pois logo a seguir fica mais facil sair para a Radial, se não sigo na berma.
... depois é sempre pelo meio dos enlatados.
Eu partilho a mesma opinião da Cristina - a berma dá uma falsa sensação de segurança, pois os enlatados quando querem sair, e como logo ao lado é uma berma, não olham pelos espelhos (pois não deveria de ter qualquer transito por ai) e entram sem qualque preparação ou aviso... e depois não há como escapar!
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Boas. Deixo aqui o meu contributo. Pois é, fui um dos tais que já levou uma ferroada - multa - _policia_ e nem sequer vi os gajos - na A5. Circulo na IC 19 diariamente e da maneira que muitos enlatados saltam de faixa, é de facto mais perigoso andar no meio dos carros em certas alturas. Por outro lado, quando existem saídas, as bermas também podem ser perigosas, pois alguns lembram-se à ultima da hora de sair e sem olhar ou sinais. Mas sigo os princípios que alguns amigos já expressaram. Depende! Ora entre os carros, ora pela berma. Pela berma, além do maior perigo de acidente em determinado troço, quando possa haver polícia passo para o meio dos carros. Não sei quando abre a época da caça... à multa.
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Pois é, eu tb faço a A2 pela berma, sentido S/N, de manhã com o transito é o melhor.
Faço com cuidado claro.
ando há 13 anos de mota e andar no meio dos carro é realmente + perigoso. De x em quando 1 lembra-se de mudar de faixa, n assinala a manobra e... :-?
Já vi tanta coisa...
Inadmissível é andarem no BUS. NÃO FAÇAM ISSO. Contra-ordenação mt grave!! Tipo os continuos bem mas esses... _corado_ no coments...
Todo o cuidado é pouco!
Quando n há trânsito... já é diferente.
_pol_
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Eu costumo usar a berma do IC20 sentido Costa - Almada, mas deixo aqui o aviso que com a repavimentação ficou uma berma com bastante altura _polb_, na passada sexta-feira lá ia eu a fazer-me a berma e tive que fugir para o meio dos enlados, não sei se vai ficar assim definitivo ou se vai voltar a altura do alcatrão, até lá cuidado.
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Eu nunca... mas nunca (!) vou pela berma _policia_
Para além de achar que posso levar uma "martelada" dos nossos agentes de autoridade, acho que vou mais seguro entre os enlatados. Com maior ou menor dificuldade lá vamos passando pelo meio, enquanto que na berma se encontra de tudo (vidros, peças, animais mortos, etc, etc....) e daí a estar a "cumprimentar" o asfalto é um tirinho....
Sempre que vou pelo meio dos enlatados, vou sempre bem visivel e antecipar todos os movimentos do meio que me rodeia.... com atençao triplicada _anjo_
Sinceramente, não me sinto mesmo nada seguro na berma _polb_
_convivio_ _convivio_
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Se quizermos encontrar um buraco na estrada é concertesa na berma que o encontramos _polb_.
Na estrada, por vezes, só tampas mais altas
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Antes que aconteça... _rir_ Qual a penalização por andar na berma e na faixa de BUS??
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Boas. Deixo aqui o meu contributo. Pois é, fui um dos tais que já levou uma ferroada - multa - _policia_ e nem sequer vi os gajos - na A5. Circulo na IC 19 diariamente e da maneira que muitos enlatados saltam de faixa, é de facto mais perigoso andar no meio dos carros em certas alturas. Por outro lado, quando existem saídas, as bermas também podem ser perigosas, pois alguns lembram-se à ultima da hora de sair e sem olhar ou sinais. Mas sigo os princípios que alguns amigos já expressaram. Depende! Ora entre os carros, ora pela berma. Pela berma, além do maior perigo de acidente em determinado troço, quando possa haver polícia passo para o meio dos carros. Não sei quando abre a época da caça... à multa.
Eu como circulo todos os dias na A5 e conforme já disse noutra ocasião de manhã com o transito venho sempre pela berma porque são largas e me dá mais segurança, mas é verdade que temos tendência a andar um pouco mais depressa, mas ai depende do bom senso de cada um, eu já tive razias de outro pessoal de mota a circular pela berma dos quais já apanhei alguns cagaços, mas é deixa-los ir.
Relativamente á _policia_ tenho tido sorte o que faço é deixar ir outros motards á frente para ver se eles entram novamente na faixa ou continuam na berma, já me safei algumas vezes assim, eles não perdoam eu já vi mtas motas a serem multadas.
Na A5 no troço que faço (Oeiras-Lisboa) normalmente estão depois da Estação de Serviço de Oeiras antes da saida para Caxias escondidos na curva, quem vem cá de cima nem os vê só quando chega lá abaixo. O que eles querem é os enlatados que querem sair para Caxias e vão pela berma desde a Estação de Serviço. Depois a malta de mota lá é apanhada na multa tb.
No sentido Lisboa-Oeiras com transito ainda não os apanhei na berma, sorte talvez.
Mas dá multa e muito grave.
Uma Abraço
Luis Ferro
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Olá a todos1!
Ontem excepcionalmente fui de carro trabalhar, entre Coina e o cruzamento de Paio Pires havia fila ,mas sempre a andar na ordem dos 40 km hora, com muito espaço entre faixas para as motos ultrepassarem pelo centro da via, qual o meu espanto :-? quando de repente e a alta velocidade passa pela minha direita uma scooter sym preta a razar todos os enlatados pela direita _thumbdown_ e em esses, não lhe dei um toque por muito pouco, >:(
E o pior é que tinha o autoclante do CPM :-\
Com este tipo de comportamento não !!!
Desculpem o desabafo.
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E nem tinha necessidade de certeza porque eu faço essa estrada todos os dias e os carros até facilitam a passagem das maxis pela esquerda em ambos os sentidos.
Curiosamente hoje também vi uma PCX a ultrassar pela direita (berma) enquanto eu seguia o meu percurso normal, tendo inclusive ultrapassado um enlatado ao mesmo tempo que eu (um por cada lado) e na altura até pensei _pensador_ se o sr do Ibiza se assusta com a ultrapassagem pela direita quem vai sao chão sou eu :-?
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Curiosamente hoje também vi uma PCX a ultrassar pela direita (berma) enquanto eu seguia o meu percurso normal, tendo inclusive ultrapassado um enlatado ao mesmo tempo que eu (um por cada lado) e na altura até pensei _pensador_ se o sr do Ibiza se assusta com a ultrapassagem pela direita quem vai sao chão sou eu :-?
Pois...eu costumo ir sempre atento a esse pormenor, se vem alguém a ultrapassar o mesmo carro pela direita pela mesma razão , basta um pequeno susto para o enlatado se desviar e dar um toque que me leve a "beijar" o alcatrão.
Já foi por aqui falado a falta de bons comportamentos por alguns companheiros de duas rodas, e o que tenho visto é um crescer desses comportamentos pouco desejáveis quer pelo perigo em que nos colocam também quer pela antipatia que podem fazer crescer por nós por parte dos enlatados.
Ainda hoje no eixo norte sul, vinha um companheiro numa scooter_ atrás de mim, ainda ultrapassei uns quantos com ele atrás, alguns deles desviando-se simpaticamente ao que sempre que possível levantava a minha mão esquerda a agradecer olhando de seguida para tras para ver o que o companheiro que cada vez mais me cheirava a aventureiro fazia, nem uma única vez o vi a agradecer. Convém aqui dizer nesta parte , que não tendo eu hábitos de arriscar entre os enlatados e apesar de me sentir já bem a vontade entre os mesmos, tenho sempre bastante cautela, e hoje não foi excepção, e como os companheiros enlatados até estavam a colaborar dava para aumentar o andamento com segurança , coisa que reparei que quem me seguia não conseguia acompanhar, o que me parecia ser por falta de alguma experiencia, no entanto isso não o impediu de mais coisa menos coisa quando eu prudentemente abrandei um pouco mantendo uma velocidade razoável, eis que o artista tal como eu já estava a espera acelera à maluca e me faz uma tangente pela direita, por sorte e prudência eu não acelerei pois caso contrário não cabiamos os dois entre os dois enlatados.
É este tipo de "aventureiros" que me parece que têm aparecido cada vez mais na estrada em duas rodas infelizmente.
Mais a frente já em estrada livre fui ultrapassa-lo com naturalidade na minha velocidade normal......tanta pressa dele, tanto arriscou...para que???
Obs: Não tomei atenção ao modelo da scooter, apenas que seria uma 125 e mais pequena que a minha.
Boas Curvas............ scooter_ scooter_ scooter_
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Boas,
Eu normalmente uso a berma na A2, normalmente a fila começa muito cedo (baixa de Corroios) e sinceramente, apesar da berma ter alguns saltinhos e por vezes peças de carros, sinto-me bem mais seguro em usar a berma do que ir pelo meio dos entalados (normalmente só vou pelo meio dos entalados na 2ª circular e já apanhei alguns sustos _pensador_).
Até ao momento não tive qualquer problema com a _policia_ já tendo passado várias vezes por carros da GNR parados na berma e inclusivamente ter andando uns bons minutos atrás de um.
Em relação à velocidade... assumo que por vezes me estico um pouco _corado_
Em suma, em caso de filas acho que a berma acaba por ser a solução mais segura para nós _pol_
Boas curvas scooter_
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@Burras
Concordo contigo quanto à A2, assim que começa o transito parado eu também me "atiro" para a berma (reduzindo um pouco a velocidade), mas em estrada nacional, NUNCA vou pela berma (mesmo na aproximação a rotundas) vou SEMPRE junto ao eixo da via e vou ultrapassando pela esquerda normalmente.
Conheço alguém que já atropelou um peão (que ficou em muito mau estado) numa berma precisamente por fazer uma curva (por acaso de carro) toda pela berma. Do mesmo modo que podemos apanhar um peão, apanhamos um carro ou camião avariado/parado.
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Ontem a meio da tarde o IC 19m estava tão entupido, que não consegui passar para a faixa da esquerda onde costumo circular, e lá fiz alguns km na berma. Foi só até o 1º susto, com um enlatado que reolveu saltar para a berma, talvez para atender o telemóvel _pensador_ mas nem me viu, e só consegui evitar o embate porque ia mesmo muito devagar.
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@Burras
Concordo contigo quanto à A2, assim que começa o transito parado eu também me "atiro" para a berma (reduzindo um pouco a velocidade), mas em estrada nacional, NUNCA vou pela berma (mesmo na aproximação a rotundas) vou SEMPRE junto ao eixo da via e vou ultrapassando pela esquerda normalmente.
Conheço alguém que já atropelou um peão (que ficou em muito mau estado) numa berma precisamente por fazer uma curva (por acaso de carro) toda pela berma. Do mesmo modo que podemos apanhar um peão, apanhamos um carro ou camião avariado/parado.
Exacto, pelas estradas nacionais faço exactamente o mesmo... Este fim de semana fiz isso de Setúbal ao Seixal sempre pela nacional _lool_
Cumps.
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@Burras
Concordo contigo quanto à A2, assim que começa o transito parado eu também me "atiro" para a berma (reduzindo um pouco a velocidade), mas em estrada nacional, NUNCA vou pela berma (mesmo na aproximação a rotundas) vou SEMPRE junto ao eixo da via e vou ultrapassando pela esquerda normalmente.
Conheço alguém que já atropelou um peão (que ficou em muito mau estado) numa berma precisamente por fazer uma curva (por acaso de carro) toda pela berma. Do mesmo modo que podemos apanhar um peão, apanhamos um carro ou camião avariado/parado.
Já somos 2
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Boas. Venho desenterrar este tópico pelo motivo das bermas e das coimas _Zang_
Recebi em casa uma coima sem foto, pois fui "apanhado" a circular na berma da A5.
Não me mandaram parar, nem aparece foto na coima, pois parece que foi o carro da polícia que conseguiu verificar a matricula.
Será que existe fotografia para comprovar a infração?
Consigo safar-me dela se fizer alguma coisa?
O que acham...
Cumps
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A foto confirma a velocidade por meios electrónicos porque o olho humano não tem precisão para tal. Certificar a circulação na berma não carece de meios electrónicos, só presença de autoridade. Salvo erro circular na berma são -4 pontos, por isso só faço autoestrada entre a penúltima e a última fila à esquerda, quando os carros estão parados ou em circulação lenta
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Obrigado pela resposta, mas como disse, não fui mandado parar pela policia, e se não existe foto para provar a contra-ordenação, será que consigo "esquivar-me" à mesma... _pensador_
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Tentaste ver por exemplo no tópico que indicarei de seguida?
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=22282.msg333776#msg333776
Entretanto houve algumas alterações, mas a génese está lá.
A pesquisa ajuda.
Editado para acrescentar que no teu caso não é necessário foto. O auto faz prova e fé em como a infração ocorreu. Tu tens mecanismos de defesa. A testemunhal é um deles.
Se para todas as infracções fosse necessária foto as autoridades deixavam a pistola e o cacetete em casa e andavam munidos de potentes câmaras fotográficas :)
A foto só é necessária para comprovar a infração que não pode ser provada a olho nu, mas que depende de equipamentos de detecção.
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É o que o Saboga diz, o agente autuante presenciou a infracao, registou a tua matricula e passou a contra-ordenacao.
O registo fotográfico (ou outro) é usado apenas nas infrações em que ha a necessidade de recorrer a meio mecanicos ou electronicos para medir ou aferir uma determinada grandeza (velocidade, peso, etc).
Os sistemas de video usado nos carros descaracterizados também podem registarar outro tipo de infracoes tais como passar tracos continuos, uso do telemovel, conducao na berma, o nao uso do cinto de seguraca, etc, mas esta prova é sempre COMPLEMENTAR.
Portanto, basta que qualquer agente da autoridade "sonhe" que cometeste uma infracao e o oficialize, passa a ser a tua palavra contra a dele, sendo que o ónus da prova da tua inocência recai sobre ti. (ele nao tem que provar que cometeste a infracao, tu é que tens de provar que nao a cometeste).
"Portantos", tens aí num caso bicudo _Rolley_ ou pagas e ficas sem os pontos... ou entao:
A única safa para evitares ser "lixado" com F, é pagares a multa como CAUÇÃO e arranjares umas testemunhas e recorreres alegando que no dia e aquela hora estavas noutro sitio, que a scooter estava avariada e nunca podia estar ali ou outra historia qualquer com o mínimo de credibilidade _Rolley_
O estado é guloso, e como os carros sao a galinha dos ovos de ouro eles geralmente tem multas em numero tão elevado que não tem gente para resolver estas situações pelo que ha uma elevada probabilidade de esta prescrever _Rolley_.... até porque é uma situacao win-win: o estado fica contente porque sacou-te o dinheiro e o unico dinheiro que teve de investir na multa foi o salario do agente fiscalizador e autuante (poupou custos administrativos) e tu evitas a perca de pontos _Rolley_
PS: obviamente aquilo que escrevi nos ultimos paragrafos é moralmente reprovável, mas... o estado em primeiro lugar tem uma postura desproporcional nestas situacoes, e depois, eles apenas querem é sacar dinheiro para estoirar em BPNs, BESes, CGD e **** **** ****... "portantos", estas sao as opcoes... _Rolley_
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O que o TMaxer escreveu.
Moralmente é reprovável mas, para já, funcionou sempre.
Ah! E com o bónus de poderes pedir o reembolso da caução após prescrição.
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Obrigado pelas respostas que deram. Quando abusamos estamos sugeitos a estas coisas.
Mais vale pagar e calar neste caso...
Gde abraço
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Eu já fui multado por circular na berma, neste caso na N249-3 a chegar á rotunda das oliveiras em Oeiras. 60euros.
Paguei na hora por MB, mas não deu cadastro por não ser auto-estrada. Foi o que o Policia me disse.
Abrs
Pedro
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Boas,
tds dias faço a A2 fogueteiro- lisboa e vou por a berma pois é uma exelente berma tem boa visibilidade cerca de 1km sempre, e passo tds dias por a berma pela brigada de transito pois eles próprios deixam a malta passar de mota lá de modo a não causar mais pânico do que aquele que já existe na a2.
mas n deixa d éter a sua razão a beram n foi feita para andar a circular mas sim para em emergências.
abraço boas curvas _pol_ _convivio_
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Atenção que sem questões morais podes sempre pedir a suspensão da sanção acessória pelo pagamento de uma caução. Tens é que efectuar requerimento.
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Em relação a esta questão das bermas.
Eu diariamente faço parte dos meus percursos nas bermas, mas não em todas!
Faço na A1 entre São João da Talha até quase Sacavem, depois no eixo N/S na zona de Telheiras até entrar na segunda circular, há noite quando vou dar formação faço cerca de mais 500 metros tb no eixo N/S desde o viaduto de Sete Rios até há saída para a Av. Ceuta.
Faço quando há bastante trânsito, faço porque não há muitos detritos na berma, e faço porque (é é apenas a minha opinião) acho que há mais segurança na berma do que entre os carros, claro está que circulo sempre em velocidade moderada e com um "olho no burro e outro no cigano", em vias que não conheço muito bem, circulo "normalmente" no meio dos carros.
Ambas as situações são proibidas por lei, claro que ficamos mais expostos há multa se circularmos as bermas, eu vou arriscando, sabendo que posso sempre ficar com uns pontinhos a menos, mas isso sou eu, cada um tem de responder pelos seus actos.
Já agora, ainda hoje de manhã, vinha na berma antes de Telheiras e ao olhar para o espelho vinha um PSP _policia_ de mota a fazer sinais para dar passagem, dei passagem e lá foi há vidinha dele, não foi a primeira nem a segunda vez, limito-me a respeitar as indicações deles.
Qualquer dia é dia.... _Rolley_
Abraços
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(...)
Faço na A1 entre São João da Talha até quase Sacavem, depois no eixo N/S na zona de Telheiras até entrar na segunda circular, há noite quando vou dar formação faço cerca de mais 500 metros tb no eixo N/S desde o viaduto de Sete Rios até há saída para a Av. Ceuta.
(...)
Especificamente nessa zona do Eixo Norte Sul é habitual a policia estar à espera, logo depois da curva do aqueduto, precisamente da malta que vai pela berma. Normalmente são carros lá parados, mas já vi motas a serem mandadas parar.
Aqui há umas semanas, nesse sitio assisti a uma insólita, dois policias de mota seguiam pela berma, quando um miudo de scooter se foi colar mesmo atrás deles. Mas de uma forma quase agressiva, colado a eles. Claro que tinha de dar raia, o de trás não achou piada e parou logo. Curiosamente o policia da frente só percebeu que vinha sozinho uns 500 m à frente e ficou ai à espera que o outro terminasse o "serviço"!
Abraços!
ZeP
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Nesse troço do eixo norte-sul nunca circulo pela berma. Contudo já aí fui multado, obviamente não por circular na berma, por ter pisado o traço contínuo mesmo nas barbas da polícia no acesso à Av. Ceuta. Serviu-me de emenda. :))