Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: moto2cool em 26 de Outubro de 2021, 20:41
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Portanto, caso não saiba, há alguns anos, as redes de combustível nacionais foram obrigadas a disponibilizar combustíveis simples nos seus postos de abastecimento. Ou seja, combustíveis com uma quantidade mais baixa de aditivos.
Quantidade mais baixa, mas ainda assim, cumpridora das normas EN 590 (Gasóleo) e EN 228 (Gasolina), prontamente exigidas pelas fabricantes de automóveis.
O que é um combustível aditivado?
É a versão mais cara do combustível de cada posto, que no caso da Galp tem o nome de Evologic, na Repsol é denominado de Neotech, e no caso da BP, é conhecido como Ultimate.
Combustíveis esses, que têm alguns constituintes extra, que são os tais ‘aditivos‘.
Em suma, cada marca tem o seu nome de marketing. No entanto, de forma bem curiosa, hoje em dia, até os postos ‘low-cost’ têm combustível aditivado, como é o caso da Prio com o seu TOP 95.
Os combustíveis simples ou “low-cost” têm aditivos?
Sim! No entanto, em baixas quantidades, apenas de forma a cumprir as normas referenciadas em cima.
Qual é a diferença?
A premissa é igual para todas as marcas! Os combustíveis Premium prometem mais quilómetros por depósito, e menos problemas na manutenção do veículo. Tudo devido ao facto de deixarem o depósito mais limpo.
Curiosamente, também prometem menos gases poluentes, etc… Será verdade? Bem, nenhuma das gasolineiras partilha a quantidade de aditivos que mete no seu combustível Premium, e segundo muitos estudos, é “tudo igual ao litro”.
O que é um aditivo?
De forma muito simples, são produtos com o objetivo de limpar o depósito, válvulas e injetores, melhorar a combustão, lubrificar o sistema de injeção, etc… Produtos esses, que são adicionados ao combustível que mete no seu carro.
Vale a pena?
Pergunta difícil e resposta ainda mais complicada.
Não existe nenhum estudo que aponte, sem qualquer dúvida, para os benefícios deste tipo de combustível. No entanto, se os aditivos estiverem presentes, o combustível é realmente de maior qualidade. Se isso faz diferença na quantidade de KMs, e manutenção a longo prazo do seu carro… Ninguém sabe!
Uma coisa é certa, se o combustível Premium efetivamente ajuda a manter o motor limpo e a obter uma melhor combustão. No outro lado da barricada, o combustível simples não vai sujar o motor. Dito tudo isto, o combustível Premium também não vai ajudar a que o seu carro desenvolva melhor, ou a produzir mais cavalos de potência.
Os mitos!
Curiosamente, existe uma série de mitos, que são espalhados por condutores, mecânicos, funcionários dos próprios postos de combustível, etc… Onde o mais comum passa pelos condutores com histórias de ‘horror’, em que após um único depósito de combustível simples, rapidamente a luz do motor acendeu. Não acredite nessa história dramática.
Conclusão
Como é impossível saber a quantidade de aditivos que cada marca mete nos seus combustíveis Premium, vai andar a pagar preços ‘Premium’, por combustíveis ‘Premium’, que na verdade, não faz ideia do que têm lá dentro. Ou seja, não faz ideia do que está a meter no depósito do seu carro, estando apenas a seguir o marketing de cada marca.
Assim, para alguns entusiastas, o mais fácil e vantajoso, passa pelo o uso de combustível simples, e posteriormente, a adição de aditivos em casa. Existe muita variedade no mercado de várias marcas, muitas delas com qualidade. Desta forma, é possível manter o sistema de combustão do seu carro limpo, e claro, sabe o que realmente está a meter no depósito do seu automóvel.
https://www.leak.pt/combustiveis-simples-e-aditivado/
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Eu sei que já uso o top 95 da prio á cerca de 6 anos no carro e moto e sempre sem qualquer tipo de problema, tanto o carro como a moto apresentam uma queima excelente...é apenas a minha experiência e nada mais.
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Carro ou mota, sempre da mais barata, oficina só para manutenção normal
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Bem, isto cada um com a sua "pancada"... _lol_...
Eu á quase 6 anos que , tanto nos meus carros ou na mota , só ponho GALP Evologic.....e tenho-me dado bem com isso....
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Combinar as palavras "fogueira" e "gasolina" tornam este tema potencialmente ... explosivo.
Não faço ideia do que está lá dentro, mas cheira-me (literalmente, cheira diferente) que a BP usa uns pózinhos de pirlimpimpim.
Por exemplo, com a Galp simples as scooters parecem-me mais rápidas, ou talvez a gelatinosa esteja mais lenta.
Com a BP ultimate, subitamente todas as scooters se tornam lentas, ou talvez a gelatinosa esteja mais rápida.
Claro que há o efeito placebo e pode ser que o aroma da gasolina BP afecte os neurónios do motociclista típico de forma a que tudo não passe de uma ilusão.
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Combinar as palavras "fogueira" e "gasolina" tornam este tema potencialmente ... explosivo.
Não faço ideia do que está lá dentro, mas cheira-me (literalmente, cheira diferente) que a BP usa uns pózinhos de pirlimpimpim.
Por exemplo, com a Galp simples as scooters parecem-me mais rápidas, ou talvez a gelatinosa esteja mais lenta.
Com a BP ultimate, subitamente todas as scooters se tornam lentas, ou talvez a gelatinosa esteja mais rápida.
Claro que há o efeito placebo e pode ser que o aroma da gasolina BP afecte os neurónios do motociclista típico de forma a que tudo não passe de uma ilusão.
Sempre coloquei a Top da Prio na scooter, mas ultimamente tenho abastecido de gasolina simples num posto que me fica no caminho e também tenho a sensação que a scooter acelera mais alegremente e os consumos baixaram um pouco. Efeito placebo não é porque não esperava nenhuma diferença! _confuso_
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Aqui no Brasil são vendidos 3 tipos de gasolina, a comum, a aditivada e a especial, com preços diferentes. Sempre usei, nos carros e motos, a comum. Algumas semanas atrás conversando com um colega que trabalha no ramo de combustíveis automotivos, tive a surpresa de saber que os tais "aditivos" são mais baratos que a própria gasolina. Ou seja, nas bombas pagamos por uma gasolina aditivada mais caro que a comum quando deveria ser o contrário.
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Eu também abasteco na prio 95 aditivada..
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Eu também abasteco na prio 95 aditivada..
Também sempre que posso uso essa
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Boas .....
Pois cá por casa só ponho GALP Evologic no carro e nas motos .
Experiencia com a Prio no tempo da CB 500 , não pegava a primeira a frio e depois de quente ainda pior _Zang_
Experiencia com a do Auchan no Fiat Panda com um deposito cheio comparativamente com a GALP fazia uns bons kms a menos
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A gasolina aditivada da Prio e o gasóleo e uma porcaria .em relação as gasolinas simples são todas iguais quando saem da petrogal porque a cepsa compra direto ja refinada talvem agora entendam a diferença para menos 10 centimos por litro .
Comprar gasolina simples na galp ou jumbo e o mesmo .
A unica gasolina e gasóleo simples mas mas e estou a escrever duas vezes que trás aditivo mas com menos quantidade e a BP e claro depois tem a ultimate para mim a gasolina e gasoleo só repsol ou BP.
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Boas .....
Pois cá por casa só ponho GALP Evologic no carro e nas motos .
Experiencia com a Prio no tempo da CB 500 , não pegava a primeira a frio e depois de quente ainda pior _Zang_
Experiencia com a do Auchan no Fiat Panda com um deposito cheio comparativamente com a GALP fazia uns bons kms a menos
Tem menos aditivo o evalogic da galp que o simples da BP ..
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Uso prio á 7 anos e nunca tive qualquer tipo de problema...
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Os meus abastecimentos, tanto no carro como na mota, tem sido 90% com Prio 95 aditivada.
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ora bem, eu até gosto de usar a Prio TOP 95 _pol_, mas de facto vou intercalando com a Galp Evologica, a BP ultimate e a Repsol neotech ( tenho esta oferta toda num raio de 1 Km de minha casa :) ).
sinceramente, não sinto diferença nenhuma ( a não ser na carteira _reg_ )
quando passeio por Espanha, é o que houver.
e continuo a não sentir diferença nenhuma... _pol_
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A ADV já levou BP simples 95, Galp simples 95, Auchan 95, e algumas daqueles postos de combustível de aldeia que nunca se sabe bem de onde vem a marca. Até agora, a diferença é só na carteira...
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Posso apenas falar da minha vivencia.
Pelo que me toca, os combustiveis não são todos iguais. E o tipo de motor parece ter a sua influencia.
Nunca tive problemas com avarias supostamente provocadas pelo combustivel usado.
Um dos carros cá de casa consome gasolina/GPL. Por abastecer gasolina de 3 em 3 meses (+-), usa E95 aditivada, por ser mais estável com o passar do tempo, uma vez que o grosso do tempo o motor queima GPL.
Outro dos carros cá de casa é um diesel recente, e uso somente gasoleo aditivado Galp ou BP. Registo todos os abastecimentos que faço, e consigo perfeitamente perceber um aumento acima de 0,5 Lt/100 sempre que uso combustivel simples, principalmente o da Prio. Não são percepções mas sim dados. Ou o carro efectivamente consome mais, ou as bombas estão "marteladas" para vender mais barato sem "perder" margem de lucro com "promoções" do tipo "pague 20lt e leve apenas 18". Normalmente não ando a queimar acelerador, por isso não me é perceptível diferenças de performance.
Quanto á V-Strom 650, não noto diferença alguma entre E95 simples, aditivada ou E98. Assim uso E95 e siga! Quanto á marca, é irrelevante e procuro sempre que possivel colocar combustível em postos em que não vendam "cafes e pastelaria fina", pois para filas e tempo de espera já bastam os kms em que sou obrigado a andar de enlatado!
_convivio_
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Boas tardes,
Regra geral, ou ponho Cepsa optima 95 ou Prio Top 95 na minha XMax300. Não noto diferença nenhuma. _convivio_
Boas festas!