Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Mecânica => Tópico iniciado por: barramalho em 15 de Junho de 2021, 10:41
-
Boas Pessoal.
Sou portador de uma Xmax 125 de 2017 que já conta com 42.000Km's. Até à data nada de problemas a relatar.
À cerca de 2 meses a bateria morreu e comprei uma nova, até aqui tudo bem, o problema é que parece que a bateria descarrega, e quando vou ligar a mota tenho sempre dificuldades.
No painel onde aparece a carga da bateria, quando ligo a ignição passa para os 14.3 e faço cerca de 50 ou 60 km's e a carga anda sempre nos 14.2 ou 14.3. Quando desligo a mota no outro dia quando ligo a ignição está nos 12.5 ou 12.6 e custa sempre imenso a pegar. Já a levei à oficina e não detetaram nada, por isso se houve alguém com um problema semelhante como é que fez para resolver.
Entretanto tive a ver no indice das baterias e não encontrei nada, dai ter aberto este tópico.
Obrigado.
BR
-
Deve algo que gasta a energia quando está parada. Um contacto defeituoso que não deixa carregar a bateria bem.
-
Quando uma bateria "morre" merece sempre a pena pensar porquê.
Às vezes não é morte natural mas homicídio por alguma função que a esgota ( ou não deixa carregar).
Houve alguma alteração recente que envolvesse o circuito eléctrico?
-
Saúde!
Que a bateria tenha esses valores, "12.5 ou 12.6" V (Volts) quando desligada, é normal.
Também é normal que a tensão suba, "14.2 ou 14.3" V quando o motor está a trabalhar - o alternador está a carregá-la.
Pode haver outra situação que não a bateria.
Falando apenas da bateria:
O companheiro ao comprar a bateria nova verificou se a carga máxima que ela debita (o valor que vem lá inscrito em "A/h" - Ampéres/hora), é idêntico ao da anterior?
Quanto maior for o valor de "A" no A/h mais corrente ela fornece ao fazer a ignição sem baixar a tensão para valores críticos, o que facilita o arranque. Daí que quando se compra uma bateria nova há quem escolha uma com esse valor mais elevado - tendo em atenção às dimensões da bateria de acordo com o espaço disponível na mota/scooter/carro...
Pelo contrário, quanto menor for o valor "A/h" menos "força" terá a bateria e, em consequência, terá mais dificuldade no arranque. Ou até nem consegue arrancar porque a tensão baixa muito ao dar à chave.
Partindo do princípio de que a bateria que comprou disponibiliza um carga idêntica à bateria de origem (os tais A/h), pergunto se teve o cuidado de a carregar previamente de acordo com as instruções que acompanham a bateria.
Satisfeitas as dúvidas anteriores, seria interessante colocar um voltímetro nos terminais da bateria e medir os valores da tensão no acto da ignição.
Partindo do princípio de que na oficina terão começado por verificar que a bateria é a indicada e comprovaram a saúde desta, e não viram nada, acho estranho dizerem que não se passa nada.
-
Quando uma bateria "morre" merece sempre a pena pensar porquê.
Às vezes não é morte natural mas homicídio por alguma função que a esgota ( ou não deixa carregar).
Houve alguma alteração recente que envolvesse o circuito eléctrico?
Não, a única diferença foi que deixei de andar todos os dias por causa do covid e estou em teletrabalho desde Março do ano passado, logo as voltam acabram por ser esporádicas. Mas o que me faz espécie é que mesmo quando andava com ela todos os dias cheguei a ir de férias durante 3 semanas e qdo a ligava era logo à primeira. A única coisa que me lembro foi que fiz a revisão dos 42.000 uns 2 ou 3 meses antes da bateria morrer, de resto tudo igual
-
Saúde!
Que a bateria tenha esses valores, "12.5 ou 12.6" V (Volts) quando desligada, é normal.
Também é normal que a tensão suba, "14.2 ou 14.3" V quando o motor está a trabalhar - o alternador está a carregá-la.
Pode haver outra situação que não a bateria.
Falando apenas da bateria:
O companheiro ao comprar a bateria nova verificou se a carga máxima que ela debita (o valor que vem lá inscrito em "A/h" - Ampéres/hora), é idêntico ao da anterior?
Quanto maior for o valor de "A" no A/h mais corrente ela fornece ao fazer a ignição sem baixar a tensão para valores críticos, o que facilita o arranque. Daí que quando se compra uma bateria nova há quem escolha uma com esse valor mais elevado - tendo em atenção às dimensões da bateria de acordo com o espaço disponível na mota/scooter/carro...
Pelo contrário, quanto menor for o valor "A/h" menos "força" terá a bateria e, em consequência, terá mais dificuldade no arranque. Ou até nem consegue arrancar porque a tensão baixa muito ao dar à chave.
Partindo do princípio de que a bateria que comprou disponibiliza um carga idêntica à bateria de origem (os tais A/h), pergunto se teve o cuidado de a carregar previamente de acordo com as instruções que acompanham a bateria.
Satisfeitas as dúvidas anteriores, seria interessante colocar um voltímetro nos terminais da bateria e medir os valores da tensão no acto da ignição.
Partindo do princípio de que na oficina terão começado por verificar que a bateria é a indicada e comprovaram a saúde desta, e não viram nada, acho estranho dizerem que não se passa nada.
Saúde e obrigado pelo comentário.
Quando troquei a bateria tive o cuidado de ser precisamente igual à que lá estava.
De fato o carregamento não foi feito quando era nova, porque na loja onde comprei disseram que era montar e andar, e de fato esse pode ter sido o problema, porque se eu ligar a mota de pois de a ter desligado ela pega sem problemas, só de um dia para o outro é que tem dificuldade em pegar à primeira.
Provavelmente vou ter que comprar um carregado e experimentar carregá-la durante a noite.
-
Viva
Tens um multimetro?
-
Viva
Tens um multimetro?
Viva,
Por acaso não tenho
-
Assim diagnosticar o problema passa a ser um caso de tentativa e erro.
A ideia era detectar uma corrente parasítica que te esteja a consumir a bateria.
Para isso desliga-se o terminal negativo da bateria e põe-se o multimetro em DC amperes (maior escala) em serie, isto é, uma ponta no negativo da bateria e outra no cabo.
Isto com a mota desligada, claro.
A próxima acção depende do resultado desse teste.
-
Assim diagnosticar o problema passa a ser um caso de tentativa e erro.
A ideia era detectar uma corrente parasítica que te esteja a consumir a bateria.
Para isso desliga-se o terminal negativo da bateria e põe-se o multimetro em DC amperes (maior escala) em serie, isto é, uma ponta no negativo da bateria e outra no cabo.
Isto com a mota desligada, claro.
A próxima acção depende do resultado desse teste.
Obrigado pela dica, vou ver se arranjo um para tentar diagnosticar e ver se encontro o problema.
-
Um carregador tipo o do lidl, é barato e sempre dá para dares uma carga de vez em quando.
-
Um carregador tipo o do lidl, é barato e sempre dá para dares uma carga de vez em quando.
Obrigado pela dica, o dificil é encontrá-los às venda ;D Na Norauto há uns da marca deles que custam 19.95€ e provavelmente vou comprar um desses para desenrascar qdo for necessário.
O único problema é que o local da bateria na X-Max é um pincel, tem que se desmontar a frente quase toda.
-
Compras um adaptador para ter sempre esse cabo adaptador ligado a bateria e com a extremidade no porta luvas por exemplo, foi o que fiz para carregar de vez em quando.
-
Obrigado pela dica, o dificil é encontrá-los às venda ;D Na Norauto há uns da marca deles que custam 19.95€ e provavelmente vou comprar um desses para desenrascar qdo for necessário.
O único problema é que o local da bateria na X-Max é um pincel, tem que se desmontar a frente quase toda.
Pois o acesso não é fácil não.
-
Compras um adapatador para ter sempre esse cabo adaptador ligado a bateria e com a extremidade no porta luvas por exemplo, foi o que fiz para carregar de vez em quando.
Fiz o mesmo
Coloquei uma dessas fichas universais que tanto da para carregar como para dar encosto se precisar
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210616/17731c5516269eb5317c771b1c1c4c43.jpg)
-
Fiz o mesmo
Coloquei uma dessas fichas universais que tanto da para carregar como para dar encosto se precisar
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210616/17731c5516269eb5317c771b1c1c4c43.jpg)
No caso da X Max é uma excelente ideia.
-
No caso da X Max é uma excelente ideia.
Usei Na Tmax … continua a ser uma excelente idea .. tirar todos aqueles plásticos para chegar há bateria não faz sentido algum
-
Obrigado pelos vossos comentários. Sem dúvida que é uma excelente ideia. Isso é fácil de montar ou convém ser alguém com experiência?
-
Obrigado pelos vossos comentários. Sem dúvida que é uma excelente ideia. Isso é fácil de montar ou convém ser alguém com experiência?
o chamado plug and play ..o mais complicado serra faze ro furo no porta luvas .. ou onde quiseres ter a ligacao ..
da tambem para usar com ttomadas USB ou isqueiro o que quiseres
serve como output/input
-
o chamado plug and play ..o mais complicado serra faze ro furo no porta luvas .. ou onde quiseres ter a ligacao ..
da tambem para usar com ttomadas USB ou isqueiro o que quiseres
serve como output/input
Obrigado pela dica.
-
Fiz o mesmo
Coloquei uma dessas fichas universais que tanto da para carregar como para dar encosto se precisar
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210616/17731c5516269eb5317c771b1c1c4c43.jpg)
Dar encosto é impossível, com o fusível no fio...
-
Usei Na Tmax … continua a ser uma excelente idea .. tirar todos aqueles plásticos para chegar há bateria não faz sentido algum
Exato, o acesso à bateria deveria ser fácil em qualquer veículo, por todos motivos e mais alguns..
-
Dar encosto é impossível, com o fusível no fio...
Provavelmente tens razão … ainda não precisei de usar .. de momento a idea era ligar ali e colocar há carga … mas se o fusível não deixar dar encosto irei remover o fusível … pois a idea era usar a como uma extensão e evitar remover os plásticos para ter acesso há bateria
-
_convivio_
Bom dia companheiros
Essa Xmax quer é kms todos os dias
_convivio_
-
Deixa o fusível em paz!
De qualquer forma, esse fio nao tem calibre suficiente para o "encosto", é necessário um fio de maior secção.
-
Boas Pessoal.
Sou portador de uma Xmax 125 de 2017 que já conta com 42.000Km's. Até à data nada de problemas a relatar.
À cerca de 2 meses a bateria morreu e comprei uma nova, até aqui tudo bem, o problema é que parece que a bateria descarrega, e quando vou ligar a mota tenho sempre dificuldades.
No painel onde aparece a carga da bateria, quando ligo a ignição passa para os 14.3 e faço cerca de 50 ou 60 km's e a carga anda sempre nos 14.2 ou 14.3. Quando desligo a mota no outro dia quando ligo a ignição está nos 12.5 ou 12.6 e custa sempre imenso a pegar. Já a levei à oficina e não detetaram nada, por isso se houve alguém com um problema semelhante como é que fez para resolver.
Entretanto tive a ver no indice das baterias e não encontrei nada, dai ter aberto este tópico.
Obrigado.
BR
12.6 volt no dia a seguir é carga normal de uma bateria não tens nada de mal nisso...
Vela é a qualidade da bateria ....
Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk
-
Saúde!
Companheiro barramalho, a imagem que está aí em cima representa apenas um circuito para instalar uma ficha USB, para carregar um smartphone ou outro dispositivo que trabalhe com aquela ficha (um GPS por exemplo). Não te resolve o problema que enunciaste: a bateria "perde força" de um dia para o outro.
Para tal, sugiro-te que faças o procedimento que foi aconselhado pelo companheiro Mercurio e depois indiques qual foi o consumo da bateria que obtiveste com a ignição desligada. O valor obtido poderá dar uma ideia se tens ou não um problema no circuito eléctrico da scooter.
O companheiro explicou como deves ligar o multímetro (em série) na função respectiva (em Ampères - "A")
Isto não invalida que possas fazer a montagem de uma ligação USB, ou até colocares duas fichas de acordo com as pontas de um carregador de bateria - para que não tenhas de tirar plásticos para o fazeres. Só que: primeiro, qualquer destas coisas tem propósitos diferentes; segundo, não têm nada a ver com o assunto que te levou a abrir o tópico.
-
Medir a voltagem de uma bateria em aberto não é o melhor sistema para avaliar o estado de carga de uma bateria.
Carga e volts não têm relação entre si.
Por exemplo, se ligares uma pilha de 9V e duas de 1.5V em série ficas com um total (real) de uns 13V. No entanto se tentasses ligar a scooter assim, nada acontecia.
Para avaliar o estado real de carga e saúde da bateria necessitas fazer um teste em carga.
Multimetro em volts, ligado em paralelo à batetia.
Função valor mínimo activa (ou ves com atenção o visor) e dás ao motor de arranque.
Durante o arranque se a voltagem descer dos 9.6 / 9.5 volts já sabes, bateria nova.
Se estiver bem, ainda em volts, mede a voltagem de carga, deve de andar perto dos 14V.
Vai contando