Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Test Ride => Tópico iniciado por: mpaneves em 14 de Junho de 2021, 19:33
-
Uma opurtunidade que tive de testar mais a fundo este tipo de veiculos,mas tive de repartir toda a informação em 2 vídeos
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210614/3b53f530172011ff98562724e64b5177.jpg)
-
Bom teste!
As scooters elétricas já se começam a aproximar das 125 cc.
boas curvas! scooter_
-
Achei engraçada, pena ainda a fraca autonomia...
-
Saúde!
É como diz o mpaneves, óptima para dar umas voltas na cidade e até conseguir rodar mais rápido que o trânsito em muitas ocasiões. Se levar mochila ao invés da descomunal "topcase", uma autêntica enguia.
Quanto ao resto, temos o preço e a comparação inevitável com o que existe em combustão (voltarei a este pormenor mais à frente). E, importante, mais a questão da facilidade em carregar o veículo em casa - uma garagem será um duplo incentivo (para a bateria carregar e não ser "descarregada"). Os pormenores "gadget", como localização, trajectos, etc. podem ser interessantes... se ficarem apenas no próprio "smartphone".
Regressando à comparação com as scooters a combustão e ao factor preço, temos o cálculo incontornável em termos da recuperação do investimento, sendo que aqui o "investimento" tem um sentido bem mais real do que imaginário.
Isto é, tratar-se-á de uma compra baseada mais na racionalidade económica do que na paixão. Traduzindo: uma compra para as voltas que se dá e não para as voltas que se imagina que se dará... Não se leia a coisa como crítica: A de "O amor é louco não faças pouco" se tem sítio onde se aplica é nas duas rodas.
Obrigado pelo teste e pelas informações.
Uma curiosidade: qual o preço de cada bateria e quantos ciclos aguenta.
Dito de uma forma mais básica, quantos quilómetros em média aguenta uma bateria durante a sua vida até se tornar num "motor" de uma "cinquentinha"?
-
Como uma segunda mota para uso citadino penso que resulta..
-
Apesar de parecer ligeiramente curta (autonomia e prestações) deverá de cumprir para quem quer só mesmo trabalho-casa e ter outra máquina para o passeio.
Pelo que percebi no site o motor tem cerca de 5cv, uma carga completa custa cerca de 2.4€ o que fica mais ou menos o custo por 100 km percorridos, uma PCX gasta 2 e qq coisa portanto o consumo não é assim tão inferior a PCX sai mais cara 1€ e qualquer coisa, face à diferença de prestações e facilidade de utilização ainda deve ser dificil muitos mudarem infelizmente.
Cumps
-
Apesar de parecer ligeiramente curta (autonomia e prestações) deverá de cumprir para quem quer só mesmo trabalho-casa e ter outra máquina para o passeio.
Pelo que percebi no site o motor tem cerca de 5cv, uma carga completa custa cerca de 2.4€ o que fica mais ou menos o custo por 100 km percorridos, uma PCX gasta 2 e qq coisa portanto o consumo não é assim tão inferior a PCX sai mais cara 1€ e qualquer coisa, face à diferença de prestações e facilidade de utilização ainda deve ser dificil muitos mudarem infelizmente.
Cumps
E uma pcx não apresenta as limitações desta proposta.
-
Obrigado pessoal
Segunda parte e opiniao final
-
Apesar de parecer ligeiramente curta (autonomia e prestações) deverá de cumprir para quem quer só mesmo trabalho-casa e ter outra máquina para o passeio.
Pelo que percebi no site o motor tem cerca de 5cv, uma carga completa custa cerca de 2.4€ o que fica mais ou menos o custo por 100 km percorridos, uma PCX gasta 2 e qq coisa portanto o consumo não é assim tão inferior a PCX sai mais cara 1€ e qualquer coisa, face à diferença de prestações e facilidade de utilização ainda deve ser dificil muitos mudarem infelizmente.
Cumps
Sem ver as especificações da scooter usada no teste, digo já de caras que não são 5cv! São 5000W!
A norma costuma ser 3000W ~= 50cc e 5000W ~= 125cc.
Esses 2,40€ para carregar estão exagerados... esse valor está mais de acordo com os carros com baterias de +24kWh...
Supondo que tenha uma bateria de 5kWh, tamanho muito comum nestas scooters, estamos a falar de 0,166€/kWh x 5kWh = 0,83€ + IVA . Em bi-horário é ainda menos.
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
-
Confiando na informação da pagina oficial tem os seguintes valores para a GTS normal:
Potência contínua - 3100W
Consumo de energia por carga - 3120Wh
Tempo médio de recarga - 5.5 Horas
Voltagem - 60A
Capacidade 26Ah
Mais info no link: https://www.niu.com/pt/product/n-gt
Assumi que fosse 3120whx5.5horas, mas se os 3210Wh for a capacidade total aí sim já compensa muito mais. pelo que vi em um conversor as 2 baterias têm 3.12kWh
-
Confiando na informação da pagina oficial tem os seguintes valores para a GTS normal:
Potência contínua - 3100W
Consumo de energia por carga - 3120Wh
Tempo médio de recarga - 5.5 Horas
Voltagem - 60A
Capacidade 26Ah
Mais info no link: https://www.niu.com/pt/product/n-gt
Assumi que fosse 3120whx5.5horas, mas se os 3210Wh for a capacidade total aí sim já compensa muito mais. pelo que vi em um conversor as 2 baterias têm 3.12kWh
É isso! A capacidade da bateria de tracção são 3kWh. Resta saber se são líquidos ou brutos, mas uma carga total rondará esse valor.
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk