Geral => Motos que não são Maxiscooters => Tópico iniciado por: diogor em 24 de Dezembro de 2020, 16:28

Título: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: diogor em 24 de Dezembro de 2020, 16:28
Boa tarde companheiros,

O que achas desta marca? concorrente da Cb500x.

https://www.youtube.com/watch?v=DF-ZdMA501Y&t=13s (https://www.youtube.com/watch?v=DF-ZdMA501Y&t=13s)

Aproveito o tópico para desejar um bom natal e muita saúde para a vossa família toda.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: mpaneves em 25 de Dezembro de 2020, 22:12
Quando andar nela direi
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: diogor em 25 de Dezembro de 2020, 23:26
Confesso que estou curioso pela maquina.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: fastnet em 26 de Dezembro de 2020, 14:16
Tenho a ideia de ser uma chinesa e é vendida sob várias marcas, se não estou em erro a Macbor começou em Espanha.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: davidsantos em 26 de Dezembro de 2020, 17:35
As marcas de motas hoje em dia aparecem a uma velocidade...
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: moto2cool em 27 de Dezembro de 2020, 09:01
É como os telemóveis, definem as especificações pretendidas, depois mandam fazer já com o nome da marca, importam e vendem no mercado interno como se fosse europeia quando na prática é feita na China ou parecido.
É uma prática normal, já vi aqui sugerido comprar marcas portugueses quando muitos casos são semelhantes, de português só o nome
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: JPA em 27 de Dezembro de 2020, 11:26
MACBOR, é apenas mais "uma" da crescente importação de motos oriundos da China, neste caso por uma empresa espanhola -  Motos Bordoy S.A

Em concreto o fabricante é a ZONGSHEN.

Um bom marketing digital sobretudo publicitado nas redes sociais e afins consegue projectar um apelativo provável consumo... efeito "ADVENTURE" !  LOOL

Neste caso, basta equipar um qualquer quadro com algumas especificações e componentes comuns a marcas conceituadas e pedidas a bom rigor para encher o "olho", estilo Nissin brake, BOSCH Fi, etc... a preço de pechincha e está feito... _pensador_ _pensador_
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: Élio em 27 de Dezembro de 2020, 16:11
Quando andar nela direi

Já tens novidades?
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: davidsantos em 27 de Dezembro de 2020, 20:34
É como os telemóveis, definem as especificações pretendidas, depois mandam fazer já com o nome da marca, importam e vendem no mercado interno como se fosse europeia quando na prática é feita na China ou parecido.
É uma prática normal, já vi aqui sugerido comprar marcas portugueses quando muitos casos são semelhantes, de português só o nome

Desde que tenham qualidade são bem vindas sempre há mais opções no mercado, a marca mencionada não tenho conhecimento de causa..
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: antoniopat em 28 de Dezembro de 2020, 13:00
Mais uma para baralhar a malta, mas hoje em dia o que não é feito na China? Quantas Honda e Yamaha são fabricadas no Japão? Não vejo ninguém muito preocupado com isso, se assim fosse só havia menos de meia duzia de motos nas nossas estradas.

É tudo bom e se não é bom os mecanicos agradecem.  _careta_

Depois de ver o video é uma escolha sensata, entre a TRK e a CB500X apostava nesta, bate as 2 em especificações, em extras e a oferta das malas até final do ano convence.

Cumps
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: Paulo Silveiro em 28 de Dezembro de 2020, 21:29
O problema não  é  onde é fabricado, mas sim, como é fabricado e com que componentes. As Hondas, Yamahas e afins têm muitos anos de fabrico, estas marcas emergentes vendem barato com estéticas copiadas  das marcas japonesas e europeias.
Algumas já começam a subir a qualidade, como é o caso da Benelli, outras vão ter que percorrer o seu caminho.

Uma  boa mota, com qualidade, só  se vê  daqui a  cinco ou mais anos...
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: moto2cool em 28 de Dezembro de 2020, 22:15



Um bom marketing digital sobretudo publicitado nas redes sociais e afins consegue projectar um apelativo provável consumo... efeito "ADVENTURE" !  LOOL


Hoje em dia o marketing é mais importante que a qualidade de fabrico e com a vantagem de ficar barato.
Promove-se mais com uns teasers, uns videos promocionais no YouTube, arranjam-se sempre muitos vlogers que fazem promoção gratuita,  do que nos canais normais muito caros como revistas, TV, eventos, etc.
Depois temos os fanboys, que defendem agressivamente tudo o que é a "sua" marca nos fóruns, Facebook e afins.
No fim o que menos se discute é a qualidade do produto.
Novas realidades
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: JPA em 29 de Dezembro de 2020, 20:11

Hoje em dia o marketing é mais importante que a qualidade de fabrico e com a vantagem de ficar barato.
Promove-se mais com uns teasers, uns videos promocionais no YouTube, arranjam-se sempre muitos vlogers que fazem promoção gratuita,  do que nos canais normais muito caros como revistas, TV, eventos, etc.
Depois temos os fanboys, que defendem agressivamente tudo o que é a "sua" marca nos fóruns, Facebook e afins.
No fim o que menos se discute é a qualidade do produto.
Novas realidades

... e este modelo foi vendido com a oferta de 3 malas numa promo que terminou em 20/12.

É este o admirável marketing que impulsiona e promove um produto made in china... está-se bem!

A qualidade é um dado  discutível a longo prazo pois paga-se aquilo que se compra, e as oficinas agradecem e enriquecem mais alguns euros, mas isso é o efeito principal e lícito no âmbito comercial. Qual é a oficina que não quer um cliente fidelizado mesmo tratando-se de um chinesa? É o mesmo principio...lucro na assistência.

Os fanboys e as suas arreigadas convicções por vezes contraditórias dão sempre azo às mais mirabolantes teorias... reza o boato no FB que o motor desta MacBor até é o mesmo da Honda, pois basta tirar umas tampas e o motor é igual... ou será LinFan?  _lol_ _lol_

Querem lá ver que a Honda anda a vender as patentes?? Nas redes sociais é mesmo o vale tudo... e isso é que por vezes descredibiliza o sector das 2 rodas.

Com tanta marca China, a preços relativamente baixos o consumidor mesmo o iniciante fica tentado,e o nosso fraco poder de compra pode ser traiçoeiro em certas escolhas.

Mas que esta MACBOR esta muito bem desenhada, isso não tenho dúvida... _pol_

Sem dúvida, novas realidades...

Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: antoniopat em 29 de Dezembro de 2020, 21:05
E porque não pode ser possivel a Honda vender o projeto do motor a outras marcas?

Como o motor é bastante fiável só beneficia quem compra e mais barato. Já começa a haver muitos casos desses, nas scooter o motor Piaggio, ou o projeto motor, equipa a Malaguti e agora a Keeway, este equipa Macbor, a CFMoto tem projeto motor Kawasaki e ainda partilha componentes com a KTM.

Não curto de chinezisses, mas estas chinezisses vêm dar na cabeça das japonesas, com motores em principio fiáveis e melhores atributos.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: mpaneves em 29 de Dezembro de 2020, 23:57
Já tens novidades?
Já,
Para janeiro sairá o vídeo
Na placa não diz zongshen ,algo do Tibete.
Resumindo prefiro esta á trk,para já
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: davidsantos em 30 de Dezembro de 2020, 01:25
Já,
Para janeiro sairá o vídeo
Na placa não diz zongshen ,algo do Tibete.
Resumindo prefiro esta á trk,para já

Tendo em conta que a Trk já é uma boa opção, já é um bom sinal..
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: Élio em 30 de Dezembro de 2020, 11:08
Já,
Para janeiro sairá o vídeo
Na placa não diz zongshen ,algo do Tibete.
Resumindo prefiro esta á trk,para já

Agora fiquei curioso  _pensador_
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: moto2cool em 30 de Dezembro de 2020, 12:34
Chongqing Zongshen Power Machinery Company tem sede em Chongqing na China
Não conhecia a sua produção para o exterior
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: JPA em 30 de Dezembro de 2020, 16:44
Chongqing Zongshen Power Machinery Company tem sede em Chongqing na China
Não conhecia a sua produção para o exterior

No Alibaba está o modelo à venda por 4.000 USD para quem comprar mais de 30 unidades ( importação)

Acima de 50 unidades, já é possível personalizar desde o caixote ( embalagem ) até aos autocolantes com a marca desejável ( branding).

O mpaneves irá certamente testar... vamos aguardar!  _pol_

Link para o Alibaba : https://bit.ly/34Ydepj (https://bit.ly/34Ydepj)


E porque não pode ser possivel a Honda vender o projeto do motor a outras marcas?

Como o motor é bastante fiável só beneficia quem compra e mais barato. Já começa a haver muitos casos desses, nas scooter o motor Piaggio, ou o projeto motor, equipa a Malaguti e agora a Keeway, este equipa Macbor, a CFMoto tem projeto motor Kawasaki e ainda partilha componentes com a KTM.

Não curto de chinezisses, mas estas chinezisses vêm dar na cabeça das japonesas, com motores em principio fiáveis e melhores atributos.


Não creio que a Honda vá vender patentes que valem milhões de USD a chineses que apenas copiam, fabricam em larga escala, e pouco ou quase nada investem na inovação ou desenvolvimento...

A Honda como maior construtor do planeta no mundo das 2 rodas quanto muito pode partilhar em joint venture, mas daí a vender patentes... não faz sentido.

Outra coisa é uma fábrica licenciada na china construir um motor para a Honda ou outras marcas, mas isso é tal como a Apple faz com os iphones.

Deixo um artigo que é esclarecedor do novo poderio chinês!

https://bit.ly/34WbcG8 (https://bit.ly/34WbcG8)

COLOVE 500 X, qualquer semelhança com a MACBOR Montana XR5 não é coincidência.
(https://i.blogs.es/a72fac/colove-500x/1366_2000.jpg)

Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: mpaneves em 30 de Dezembro de 2020, 22:52
No Alibaba está o modelo à venda por 4.000 USD para quem comprar mais de 30 unidades ( importação)

Acima de 50 unidades, já é possível personalizar desde o caixote ( embalagem ) até aos autocolantes com a marca desejável ( branding).

O mpaneves irá certamente testar... vamos aguardar!  _pol_

Link para o Alibaba : https://bit.ly/34Ydepj (https://bit.ly/34Ydepj)



Não creio que a Honda vá vender patentes que valem milhões de USD a chineses que apenas copiam, fabricam em larga escala, e pouco ou quase nada investem na inovação ou desenvolvimento...

A Honda como maior construtor do planeta no mundo das 2 rodas quanto muito pode partilhar em joint venture, mas daí a vender patentes... não faz sentido.

Outra coisa é uma fábrica licenciada na china construir um motor para a Honda ou outras marcas, mas isso é tal como a Apple faz com os iphones.

Deixo um artigo que é esclarecedor do novo poderio chinês!

https://bit.ly/34WbcG8 (https://bit.ly/34WbcG8)

COLOVE 500 X, qualquer semelhança com a MACBOR Montana XR5 não é coincidência.
(https://i.blogs.es/a72fac/colove-500x/1366_2000.jpg)
Já testei
Sai em janeiro
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: fastnet em 02 de Janeiro de 2021, 16:04
Já vi esse teste, nada mau  _pol_
Acho que o ponto menos interessante é mesmo o preço. A questão de virem, ou puderem vir, com componentes de nome e maior qualidade, sistemas de injeção, travões, suspensão, etc, as coloca em valores mais aproximados de outras apostas mais seguras.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: davidsantos em 02 de Janeiro de 2021, 20:23
Gostei da aparente qualidade..
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: diogor em 03 de Janeiro de 2021, 09:26
Já vi esse teste, nada mau  _pol_
Acho que o ponto menos interessante é mesmo o preço. A questão de virem, ou puderem vir, com componentes de nome e maior qualidade, sistemas de injeção, travões, suspensão, etc, as coloca em valores mais aproximados de outras apostas mais seguras.
O preço está igual a CB500x, a vantagem são os extras que a mota trás.

Só o futuro dirá se a mota é fiável ou não.

Que venham mais marcas e mais concorrência para tentar que os preços sejam mais atrativos.

A minha opinião é que as motas cada vez são mais caras e os aumentos não justificam.

A Honda NC penso que já custou 6000 e tal euros e a versão 2020 que é praticamente igual as outras subiu para 8200 e agora com a actualização vai para 8400 se não estou em erro.
 
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: fastnet em 03 de Janeiro de 2021, 15:43
O preço está igual a CB500x, a vantagem são os extras que a mota trás.

Só o futuro dirá se a mota é fiável ou não.

Que venham mais marcas e mais concorrência para tentar que os preços sejam mais atrativos.

A minha opinião é que as motas cada vez são mais caras e os aumentos não justificam.

A Honda NC penso que já custou 6000 e tal euros e a versão 2020 que é praticamente igual as outras subiu para 8200 e agora com a actualização vai para 8400 se não estou em erro.

Não posso deixar de concordar com tuas palavras.

Se não estou em erro a pcx 1ª geração custava 220oeuros e agora são quase mais 1000euos, quase 50% de aumento. Melhorou muito sem dúvida, mas o preço escalou, qualsquer que sejam os motivos, mas não deixa de ser um bestseller. Coisas de mercado...

Salvo algumas exceções, fabricar um veiculo de duas rodas nada tem de especial, hoje em dia é coisa de baixa tecnologia.
Mesmo que a marca não disponha de alguma tecnologia ou componente pode ir ao mercado ou através de parcerias para os obter.

Fui procurar, para ilustrar, mas já retiraram do site. A Jocel, marca conhecida pelos seus eletrodomésticos, já vendeu scooters com a sua marca.
Que know-how teria esta marca para assegurar a assistência de veículos?

Várias marcas apareceram com produtos coloridos e preços aliciantes, fechando um/dois anos depois condenando os donos a encostarem as respetivas ou andando pela net fora à procura de peças.

Um veículo não é uma escultura para ser admirada, mas uma máquina para ser utilizada e tem a sua manutenção.
Quantas vezes ouvimos por aqui marcas de nome já estabelecido e com morosidade na obtenção de material...
Nem duvido que estas marcas menos conhecidas possam ter motor para 100 ou 200K kms, mas não os farão sem assistência.

As chinesas, ou melhor, as asiáticas estão cada vez melhores e é natural que o seu valor em novo tb aumente, no mercado de usados o tombo é mais que grande.

Continuo de acordo, venham as Macbor, Zongshen, Bajaj, Hero, TVS para que possamos escolher a que melhor se adequa a cada um.
Quanto maior a escolha melhor para o consumidor, esperamos todos.

Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: antoniopat em 03 de Janeiro de 2021, 16:59
É um pouco de off topic, mas, a NC custava 7000 dolares em 2012 e em 2015 custava 7400€, a atual CB500X custa 6900.

A concorrencia neste segmento é forte, há a KTM 390 Adventure, esta XR5, a CB500X, Versys 300, TRK502, Voge 500DS e Zontes 310.

A ultima bem mais barata que as restantes, a minha questão é será que se esqueceram das scooters? E scooters novas assim porreiras onde estão?  _martelada_ _martelada_
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: diogor em 03 de Janeiro de 2021, 18:05
É um pouco de off topic, mas, a NC custava 7000 dolares em 2012 e em 2015 custava 7400€, a atual CB500X custa 6900.

A concorrencia neste segmento é forte, há a KTM 390 Adventure, esta XR5, a CB500X, Versys 300, TRK502, Voge 500DS e Zontes 310.

A ultima bem mais barata que as restantes, a minha questão é será que se esqueceram das scooters? E scooters novas assim porreiras onde estão?  _martelada_ _martelada_

Acabou de sair a nova FOrza 700 que está qualquer coisa mas o preço....
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: stones em 03 de Janeiro de 2021, 19:30
Boas também já testei  esta bem equipada falta saber se tudo trabalha bem como se sabe isto e basicamente comprado por catalogo e montasse uma mota e como fazia com as minhas bicicletas comprava o quadro e depois ia pondo dentro do meu orçamento os periféricos.

No meu caso vou ser um pouco do contra ou ter outra opinião mas para o meu caso como não faço todo o terreno só estrada  prefiro a Voge 500DS  e mais estradista e para viagens e tenho a sensação que a mota foi estudada não simplesmente montada como a rx5 e gosto mais do acabamento outra também do meu interesse e a TKK 502 mas a normal tenho estado a pesquisar com muita calma devo mudar de montada em breve embora esta só tenha 2500 km e estou satisfeito quero fazer outras coisas .........ou não  _Rolley_ _Rolley_ _pensador_ no meu caso ando sempre com a esposa temos de ficar satisfeitos os 2 scooter_
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: moto2cool em 03 de Janeiro de 2021, 19:51
A diferença entre as trial e as estadistas é mais no look do que nas verdadeiras capacidades de off road. Entre estas por exemplo, a VStrom ainda faz algum offroad a Versys nem pensar nisso
É como as carrinhas e os SUV, existe alguma diferença, mínima, mas em 95% dos casos ambos fazem o mesmo terreno e também ninguém os quer para outro fim
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: Lone Wolf em 03 de Janeiro de 2021, 22:47
A diferença entre as trial e as estadistas é mais no look do que nas verdadeiras capacidades de off road. Entre estas por exemplo, a VStrom ainda faz algum offroad a Versys nem pensar nisso
É como as carrinhas e os SUV, existe alguma diferença, mínima, mas em 95% dos casos ambos fazem o mesmo terreno e também ninguém os quer para outro fim

Companheiro, presumo que te queiras referir às adventure, porque trial é outro campeonato.
E sim a grande maioria das adventure faz mais estrada e algum, pouco ou mesmo nenhum, fora de estrada  _pol_

Esta motorizada está engraçada no meu ponto de vista, com algumas "peças" de vários modelos do mercado... vale pelo preço e se comprovar fiabilidade  _pol_

Entre as várias dúvidas que surgem neste modelo pela sua juventude, fiquei com a ideia que apenas cumpre Euro 4.

o tempo ditará o seu caminho
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: davidsantos em 03 de Janeiro de 2021, 23:01
Mas marcas mais desconhecida quando não têm preço baixo não vai ser fácil a afirmação..
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: moto2cool em 04 de Janeiro de 2021, 08:39


Companheiro, presumo que te queiras referir às adventure, porque trial é outro campeonato.
E sim a grande maioria das adventure faz mais estrada e algum, pouco ou mesmo nenhum, fora de estrada  _pol_

o tempo ditará o seu caminho

Queria dizer trail, troquei o i e o a

O conceito trail e adventure surgem muitas vezes misturados. Como aqui:
https://www.sapo.pt/noticias/motores/as-motos-maxitrail-de-estrada-viajar-com-todo_5950fe805aa81b3635c53f7c
Ou aqui
https://www.andardemoto.pt/test-drives/43616-comparativo-trail-de-media-cilindrada

Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: JPA em 04 de Janeiro de 2021, 12:55
Já vi o teste do Mpaneves, espero que ele partilhe por aqui.

Existem neste mundo à escala global mais representações deste modelo, e aposto que até deve haver mais...

 - Tibet Everest ColoveMotorcycleCo.,Ltd,  modelo:  Colove 500 X, e o pdf da apresentação do modelo: http://www.colovemoto.com/public/uploads/ueditor/file/20181224/1545620046868467.pdf (http://www.colovemoto.com/public/uploads/ueditor/file/20181224/1545620046868467.pdf),

e fazendo boa fé num Inglês que por vezes está disfarçado, surge a referência à Loncin  como fabricante do motor, e ao assemblador a Jianling.

Este motor da Loncin, é Euro IV e a norma europeia em vigor é Euro VI, será lógico assumir a ideia que a Montana XR5 tem de cumprir outros requisitos para ser por cá comercializada.

 - Na Argentina, existe  RVM Tekken 500...


A questão da motorização deste modelo (s) , ser ou não de origem japonesa ( Honda CB500) poderá ser compreendida como uma "aproximação", ou "imitação" !

Recuemos para 2017 e aquando do lançamento do twin paralelo pela Loncin:

https://www.visordown.com/news/new-bikes/loncin%E2%80%99s-500-twin (https://www.visordown.com/news/new-bikes/loncin%E2%80%99s-500-twin)

As conclusões são óbvias, mas em nada descredibiliza a Loncin ou mesmo a Montana XR5

Nada mal...
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: mpaneves em 04 de Janeiro de 2021, 14:12
Até porque se for intenção, uma cópia pode ser igual ou melhor qua o original,mas temos de ter em conta ,orçamento e preço final,o mais importante, a malta continua a querer Bom a preço de saldo,isso nao existe.
Custa quase o valor da cb500x,tem mais equipamento, mas como é marca "recente" que nao é, é antes desconhecida,ja nao pode custar o mesmo.
Por incrível que pareça, está melhor que a trk, resta saber o que vai valer a copia geral,pois a trk é o que é sem motores de ninguém e ja se sabe o que vale .tem também uma representação bem mais forte que  a macbor.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: JPA em 04 de Janeiro de 2021, 14:44
Até porque se for intenção, uma cópia pode ser igual ou melhor qua o original,mas temos de ter em conta ,orçamento e preço final,o mais importante, a malta continua a querer Bom a preço de saldo,isso nao existe.
Custa quase o valor da cb500x,tem mais equipamento, mas como é marca "recente" que nao é, é antes desconhecida,ja nao pode custar o mesmo.
Por incrível que pareça, está melhor que a trk, resta saber o que vai valer a copia geral,pois a trk é o que é sem motores de ninguém e ja se sabe o que vale .tem também uma representação bem mais forte que  a macbor.

Mesmo com todos os defeitos e qualidades da TRK, o certo é que é este o  modelo que impulsionou as vendas de uma marca que italiana só o é de nome e em abstracto é um  caso de sucesso que outras marcas chinesas tanto procuram. É uma "democratização" do conceito "trail"... isto é o mais puro capitalismo chinês, com os seus méritos e desméritos.

Só é pena neste últimos anos não ter havido uma maior divulgação de maxis scooters, mas é um facto que não é a moda do momento,  e tudo indica que haverá mais novidades neste sector no espaço de menos de meia dúzia de anos com a crescente "electrificação", ou pelo menos em termos deste "conceito".

Ainda hoje li a respeito da nova norma Euro VII, que vai ainda ser mais restritiva... dá que pensar como o mundo das 2 rodas com motores de combustão se irá se "safar" !
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: antoniopat em 04 de Janeiro de 2021, 19:02
Penso que a unica solução para as motos vai ser o aclamado downsizing e turbo, em vez de 1000cc termos 600cc turbo, ou uma Tmax 250TL (turbolento) _lol_

Em relação ao motor ser cópia da Honda ou ser mesmo Honda, não percebo o problema, na Europa por enquanto a justiça funciona. Acham mesmo que a Honda ia permitir outras marcas vender um modelo em que o motor era copiado sem pagar as devidas patentes?

O que parece é que esta XR5 está bem melhor que a maioria das concorrentes, neste segmento estou a gostar da KTM 390 Adventure que só peca por ter jante de liga e frente de caixão de resto a mota está bem porreira.

Cumps
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: moto2cool em 04 de Janeiro de 2021, 19:35
Provavelmente no curto prazo a solução estará nas mid size, eventualmente sem turbo.
Li algures por aí num teste com vários motociclistas e em várias motas, nunca foi usado mais que 70 cv ( acho que houve uma única excepção).
Argumentava-se que a compra de máquinas mais potentes é apenas uma questão de vaidade.
Se forem para uma pista ou uma AE e esticarem bem as motas acredito que se note, mas quem faz isso constantemente a não ser para medir a pilinha?
O motociclista mais racional escolherá uma mota cujo custo de aquisição e manutenção esteja dentro das suas necessidades logo até a gama de +/- 70 cv. Provavelmente precisa de ser convencido por medidas fiscais e ambientais.


Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: mpaneves em 04 de Janeiro de 2021, 23:24
Vai acontecer o mesmo que aos pesados,tem mais cv mas é so electrónica, nao dão a pica de outrora e uma 400 brinca com uma 480 moderna
Nas duas rodas ,se uma 1000 pode ter 160cv é só quererem ajustar tudo ,a electrónica manda.
Será interessante ver os mais pequenos com os baixos custos a fazer motas baratas euro vii,la vêm os clones...
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: pedroareias em 05 de Janeiro de 2021, 10:26
Sim, nas AE sem limitação nota-se.

Com pendura, bagagem, a subir uma montanha, etc... o ideal diria que será 90-110 kW e mais de 110 Nm de binário.

Outra situação em que me parece vantajoso ter mais potência e binário é nas ultrapassagens.

Agora, cidade, AE abaixo dos 120, etc.... sim, 70 "cavalos" serão mais do que suficientes.

Na subida de Loures da A8 já senti falta de potência na gelatinosa.

As BMW "R" 1250 com 100 kW estão na região ideal para uma utilização versátil.

Provavelmente no curto prazo a solução estará nas mid size, eventualmente sem turbo.
Li algures por aí num teste com vários motociclistas e em várias motas, nunca foi usado mais que 70 cv ( acho que houve uma única excepção).
Argumentava-se que a compra de máquinas mais potentes é apenas uma questão de vaidade.
Se forem para uma pista ou uma AE e esticarem bem as motas acredito que se note, mas quem faz isso constantemente a não ser para medir a pilinha?
O motociclista mais racional escolherá uma mota cujo custo de aquisição e manutenção esteja dentro das suas necessidades logo até a gama de +/- 70 cv. Provavelmente precisa de ser convencido por medidas fiscais e ambientais.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: diogor em 05 de Janeiro de 2021, 12:10
Caso tenham interesse fica aqui um vídeo com pendura.

 
(https://youtu.be/Enp6cfvfPLc)
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: pedroareias em 05 de Janeiro de 2021, 17:22
Enfim, é o que é. Quanto tempo estará disponível, com peças, etc??

Cada um sabe o que compra.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: diogor em 05 de Janeiro de 2021, 20:57
Enfim, é o que é. Quanto tempo estará disponível, com peças, etc??

Cada um sabe o que compra.

A nível de fiabilidade só o tem dirá, mas o stand informou que existe armazéns em Barcelona onde tem stock de enumeras peças.
Título: Re: MACBOR MONTANA XR5
Enviado por: moto2cool em 05 de Janeiro de 2021, 21:03
Existem sempre dores de crescimento. Lembro da novela da TRK que foi massacrada por causa de problemas de serviço e agora está cada vez mais integrada mercado