Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: josepedrosimoes em 07 de Novembro de 2019, 10:38

Título: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: josepedrosimoes em 07 de Novembro de 2019, 10:38
Olá bom dia a todos,

Sou novo neste fórum, mas no mundo das duas rodas, já rolo desde os meus 14 anos :)

Estou muito inclinado em adquirir uma X-Max 300 usada, ainda estou indeciso entre Preta ou Cinza, além destes factores menos "relevantes", o que me levou a escolher este modelo foi:
- primeiramente a estética;
- depois os consumos, pois eu faço quase 70km´s de segunda a sexta feira, sendo o trajecto habitual IC20, Eixo-Norte/Sul e A8;
- 300cc, porque não quero forçar sempre a mota na rotação máxima, face a uma 125cc;
- isenção de IUC;
- Ganho de tempo e sanidade mental no trânsito diário.

Neste sentido, gostaria de contar com as vossas ajudas/experiências no seguinte:

Sendo uma mota que vem equipada com pneus 120/70/15 à frente e 140/70/14 atrás, dentro das vossas experiências, o que aconselham ou consideram um bom pneu em termos de marca para chuva (tenho visto boa avaliação sobre os Michelin City Grip)??

Outras questões são:
- as motas após a sua aquisição novas, actualmente dispõe de quanto tempo de garantia?
- Cuidados a ter na compra de uma mota usada?


Cumprimentos



Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 07 de Novembro de 2019, 11:14
Viva José,

Acho a tua forma de pensar muito correta, face aos pontos mencionados que te levam a escolher o modelo em questão.
Os michelin city grip são muito bons, não tenho razão de queixa deles e não vão ser os últimos que irei colocar (a menos que os battlax sc compensem mais em termos monetários)

No que diz respeito à garantia, não consigo ter 100% a certeza, mas no mínimo são 2 Anos.

Cuidados a ter:

-> Ler o diário de bordo do MPANEVES
-> Confirmar livro de revisões carimbado
-> Ter uma breve conversa com o proprietário da mota, para perceber qual a utilização e atenção que dá à mota em termos de andamento / percurso etc (no fundo, este é um factor que pesa bastante).
-> Experimentar a mota
-> Confirmar se existem penhoras ou algo do género associado à mesma
-> Confirmar se já teve algum acidente.

Outra questão, já falada tanto na XMAX como na FORZA é o facto do guiador abanar quando tiras as mãos do guiador, em andamento (cerca de 60km/h para cima).
Pelo que percebi é um problema que afeta algumas motas, mas não todas. São casos únicos mas que só acontecem quando as mãos estão fora do guiador.

Boa sorte com a compra! De certeza que te vai encher as medidas
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: José Bairrada em 07 de Novembro de 2019, 12:10
Ando +/- á procura do mesmo que tu.

Já fiz test drive e adorei e com a melhoria que MPANEVES fez aos travões fica muito boa.


Ainda hoje caiu um anúncio numa conhecida aplicação de vendas, nas condições que procuramos, mas para mim não serve, pois tem um escape daqueles que toda a gente adora, mas que a mim me faz afastar de imediato do negócio, eu saber que tem ou teve escape XPTO a fazer mais barulho.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: josepedrosimoes em 07 de Novembro de 2019, 14:01
Obrigado pelas palavras e feedback.
Pois de facto já tinha lido aqui no fórum sobre eventuais problemas no guiador da mota. Terei em atenção na compra da mota.

Terei de fazer o test-drive numa nova, para ter um termo de comparação com uma usada.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Duas Rodas em 07 de Novembro de 2019, 15:00
Boas,
Além dos travões o MPANeves queixa-se dos máximos, que deixam muito a desejar.
Não sei se vais conduzir muito à noite...
Em relação à garantia de fábrica esta extingue-se dois anos após a data da primeira compra.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 07 de Novembro de 2019, 15:20
Obrigado pela menção.
Tens no lopes e lopes uma azul semi nova e uma das primeiras.
Vou fazer video agora no final do mês, pois faz 1 ano e ha muito a dizer
Aos 14000 km os citygrip estão a perder aderencia no molhado e a ficar gretados,pressao está ok,claro.o rasto está a meio.
As pastilhas brembo melhoram mas com chuva, cuidado, sao menos eficientes.
Quanto aos maximos,nada a fazer,a nao ser colocar outros farois auxiliares.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: josepedrosimoes em 07 de Novembro de 2019, 16:28
Durante a noite não faço grandes trajectos, se bem que agora no horário de inverno, anoitece mais cedo.. mas é um factor a ter em conta claro.
Terei que eventualmente apostar numa lâmpada mais forte em máximos.

Corrijam-me se estiver em erro, mas parece-me que há dois modelos do michelin city grip:

Pneu City Grip - https://www.pneus-online.pt/pneu-mota/michelin/city-grip-rear/#teste-city-grip-rear   (estes pela avaliação não são tão eficazes no piso molhado)

Pneu City Grip Winter - https://www.pneus-online.pt/pneu-mota/michelin/city-grip-winter-rear/#teste-city-grip-winter-rear


Os que tens MPANEVES, quais são?



Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 07 de Novembro de 2019, 16:36
Sei que a pergunta não é direcionada para mim mas...

Os que se usam cá em portugal são os normais (leia-se para todas as estações), não exclusivos para o inverno ("Winter" - Como diz no site)

(https://img4-pneusonlinesuiss.netdna-ssl.com/produit/pneu-moto/120/MICHELIN_CITY-GRIP.jpg)

Os de inverno, que nem sabia da sua existência, devem-se aplicar a países com condições meteorológicas mais adversas

Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: josepedrosimoes em 07 de Novembro de 2019, 17:08
Sim, lá fora é normal terem um jogo de verão e um jogo de inverno.
Penso que seja uma boa hipótese para o piso molhado no inverno (caso sejam bons) a parte "mais chata" é trocar de temporada em temporada.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: jose luis em 07 de Novembro de 2019, 17:39
Viva ! Acho muito bem os motivos da escolha da x-max 300 , no entanto economicamente  falando uma nmax é  indudavelmente mais economica  ( obvio é  mais lenta  e nenos confortável  )
Assim por alto diria , o consumo da nmax 125cc num misto  geral em ambas ,de 2.5l  e para a xmax  300cc uns 3.5l.
Ouseja um litrito a mais  ( 1.6 euros )
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 07 de Novembro de 2019, 20:44
Viva ! Acho muito bem os motivos da escolha da x-max 300 , no entanto economicamente  falando uma nmax é  indudavelmente mais economica  ( obvio é  mais lenta  e nenos confortável  )
Assim por alto diria , o consumo da nmax 125cc num misto  geral em ambas ,de 2.5l  e para a xmax  300cc uns 3.5l.
Ouseja um litrito a mais  ( 1.6 euros )
Nao é  bem assim....
Foto de hoje
Os pneus não sei quais sao tenho de ver(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191107/eda575e0fd2c74e8958e385141122226.jpg)
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: davidsantos em 07 de Novembro de 2019, 23:52
Na generalidade em Portugal o City grip são os normais, também tenho os winter nem vi em nenhuma ainda... Pode ser que haja mas devem ser raros.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: josepedrosimoes em 08 de Novembro de 2019, 09:16
Fui ao site da Michelin para confirmar se de facto existiam os City Grip "Normais" e os City Grip Winter e existem: https://www.michelin.es/motorbike/browse-tyres/by-dimension/120/70/15/56/P

Penso que os valores não fogem muito uns dos outros..
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: josepedrosimoes em 08 de Novembro de 2019, 09:19
Fui ao site da Michelin para confirmar se de facto existiam os City Grip "Normais" e os City Grip Winter e existem: https://www.michelin.es/motorbike/browse-tyres/by-dimension/120/70/15/56/P

Penso que os valores não fogem muito uns dos outros..

E a aderência em chuva, como se comportam?
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: gpinto77 em 08 de Novembro de 2019, 09:49
Na generalidade em Portugal o City grip são os normais, também tenho os winter nem vi em nenhuma ainda... Pode ser que haja mas devem ser raros.

MPA Neves isso é a fazer uma condução normal, ou uma condução ultra ultra economica sem passar dos 60 km/h?
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 08 de Novembro de 2019, 10:12
Bem... Sejamos sinceros...
Essa média foi calculada no percurso de 28km feitos por ti, portanto não vai corresponder à media do depósito todo...
Mas acredito vivamente que os valores estão perto dos 3lt / 100, pelo que não compensa ter uma 125 quando se pode ter uma 300
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 08 de Novembro de 2019, 12:38
Bem... Sejamos sinceros...
Essa média foi calculada no percurso de 28km feitos por ti, portanto não vai corresponder à media do depósito todo...
Mas acredito vivamente que os valores estão perto dos 3lt / 100, pelo que não compensa ter uma 125 quando se pode ter uma 300
MPA Neves isso é a fazer uma condução normal, ou uma condução ultra ultra economica sem passar dos 60 km/h?
Media feita no ic 19 de sintra a lx sem passar dos 110
Mas aqui fica  a media dos 14000km ,e sim ja fiz depósitos a menos de 3lt (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191108/0f34ccc35f93d2cc74f4275c2a8ae4a8.jpg)
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 08 de Novembro de 2019, 13:26
Desses valores já tinha conhecimento e mantenho a minha opinião: Para a mota que é, nem compensa ter uma 125cc (quem puder adquirir a 300cc claro). Faz consumos muito bons e anda demasiado para a mota que é.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: gpinto77 em 08 de Novembro de 2019, 14:51
Desses valores já tinha conhecimento e mantenho a minha opinião: Para a mota que é, nem compensa ter uma 125cc (quem puder adquirir a 300cc claro). Faz consumos muito bons e anda demasiado para a mota que é.

MPA Neves digo isto porque adorava que a minha J300 fizesse valores proximos desses  :-? :-? :-? :-? :-? :-? :-?
obg
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 08 de Novembro de 2019, 16:54
MPA Neves digo isto porque adorava que a minha J300 fizesse valores proximos desses  :-? :-? :-? :-? :-? :-? :-?
obg
Pois ,ja vi que os motores kymco não sao tão eficientes a nivel de consumos,a minha 400 era de 3.8 aos 5lt,igual a trk
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: jose luis em 09 de Novembro de 2019, 11:58
Qual seria a 300cc mais economica do mercado de usados ? A minha citycom 300 faz consumos de 3.5l  , penso que uma forza 300cc deve fazer uns 3.2L
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: davidsantos em 09 de Novembro de 2019, 12:38
Penso que a 300 mais economica no mercado é a X max , já nas 125 talvez seja a Forza.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: jose luis em 09 de Novembro de 2019, 15:23
Nas 125cc , penso que seja a pcx
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: davidsantos em 09 de Novembro de 2019, 16:23
Em maxi scooter será a Forza, a Pcx não é uma maxi.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: jose luis em 09 de Novembro de 2019, 16:28
Ah ok. Pensei que estava a falar das 125 em geral
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: davidsantos em 09 de Novembro de 2019, 17:41
Se for no geral sim talvez seja a Pcx.  _convivio_
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: jose luis em 09 de Novembro de 2019, 18:36
No entanto a cbf 125cc ainda consegue ser mais economica , 1.9L  _confuso_
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: davidsantos em 09 de Novembro de 2019, 22:59
As de mudanças conduzidas moderadamente conseguem ainda consumo mais baixo.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 10 de Novembro de 2019, 06:49
No entanto a cbf 125cc ainda consegue ser mais economica , 1.9L  _confuso_
Sim, sem duvida,atenção que a bn 125 da benelli consegue igual,eu de tnt ja consegui os 2.1 nao passando dos 80
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: davidsantos em 10 de Novembro de 2019, 15:40
A Vision 110 também consegue consumos baixinhos..
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Duas Rodas em 11 de Novembro de 2019, 14:45
Está a haver um desvio do post inicial que abriu esta conversa.
A scooter a ser comprada vai ser uma 300cc, dado que o trajeto inclui a A8 e o eixo Norte/Sul.


Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 11 de Novembro de 2019, 15:12
Exatamente como o duas rodas expõe.
A o user inicial quer ter força para ultrapassar um camião ou efetuar uma recuperação de forma eficiente, em vez de gastar menos 1l/100km, acho que não interessa se a 125 gasta x ou y .

Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: jose luis em 12 de Novembro de 2019, 15:21
Pois , se a diferença  for de 1 litro a mais de uma 300 com relação  a uma 125 , realmente não  compensa ter uma 125 .
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 12 de Novembro de 2019, 16:12
Pois , se a diferença  for de 1 litro a mais de uma 300 com relação  a uma 125 , realmente não  compensa ter uma 125 .

Basta ver o exemplo das GTS 125 a carburador... Gastam quase o mesmo e andam muito menos.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 12 de Novembro de 2019, 16:32
Basta ver o exemplo das GTS 125 a carburador... Gastam quase o mesmo e andam muito menos.
Pois,e quando vierem as euro 5 nao se admirem que as prestações sejam piores.
Mas voltando a xmax 300 ,ja o referi e hoje tive de testar os travoes a....150kmh,resumindo, tive de trocar os interiores pois o resultado é um valente susto.
Dá pena que uma maquina até boa tenha como principais defeitos os travões e luz máxima, a meu ver ,dois defeitos ou peças mal calculadas para o desempenho da scooter,que mancham completamente a folha,nunca tive uma mota que travasse assim,mesmo com outras pastilhas,melhora mas nao resolve,a solução melhor é menos motor e aí ja tudo chega ,como penso também ja o ter referido, a minha faz agora 1 ano,deve chegar aos 15000km e aí farei um video explicando tudo.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Mercurio em 12 de Novembro de 2019, 21:42
Mpaneves,  interrogo-me que se passará com os travões da tua xmax.
Na minha não me queixo, de origem já não estava mal mas depois de montar as pastilhas da EBC e sangrar o sistema ficou impecável.
Nos máximos concordo plenamente, chega a ser cómico.

Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Duas Rodas em 13 de Novembro de 2019, 10:27

Nos máximos concordo plenamente, chega a ser cómico.

Companheiros Mercurio e mpaneves,
estou curioso em relação à má qualidade dos máximos. Se não me engano, é o farol hexagonal no meio dos médios, correto? Aponta muito para baixo, luz mal distribuída, poucos lumens?
 _pensador_
É pena porque eu adoro aqueles dois olhos brancos da XMax.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 13 de Novembro de 2019, 12:47
Companheiros Mercurio e mpaneves,
estou curioso em relação à má qualidade dos máximos. Se não me engano, é o farol hexagonal no meio dos médios, correto? Aponta muito para baixo, luz mal distribuída, poucos lumens?
 _pensador_
É pena porque eu adoro aqueles dois olhos brancos da XMax.
Sim,é esse em baixo no meio dos médios, acho estar baixo demais e nao é regulável de maneira separada dos medios,se fosse era regulado e ja estava.
Os travoes estão normais,é preciso mais força para eles que outra mota mas os pneus ja nao aderem como ha 1 ano atrás, estão ressequidos,Michelin, para mim acabou ,em motas, claro.
E sim, sempre vi a pressão, sempre andou correta ,nao tem lanhos nem faltas de borracha,simplesmente ela ja teve melhores dias....
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 13 de Novembro de 2019, 13:21
Sei que usaste um bom óleo de travões, mas considera a troca para outro ainda melhor.
Os tubos dos travões, são em malha de aço?

Considera os bridgestone battlax SC
Tenho-os há dois anos e nem sinal de gretas.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Mercurio em 13 de Novembro de 2019, 18:22
Companheiros Mercurio e mpaneves,
estou curioso em relação à má qualidade dos máximos. Se não me engano, é o farol hexagonal no meio dos médios, correto? Aponta muito para baixo, luz mal distribuída, poucos lumens?
 _pensador_
É pena porque eu adoro aqueles dois olhos brancosda XMax.

Eu diria poucos lúmens e  feixe demasiado concentrado.
Fiz a Arrábida de noite e numa nacional sem iluminação pública eu diria que desenrascam, nada mais.

Nsilva, estando o circuito dos travões bem sangrado, a qualidade do óleo não tem influência na força de travagem.
Os líquidos não se comprimem e a força aplicada na manete é transmitida de igual forma independente do líquido.
Um bom óleo, claro, tem um ponto de ebulição mais alto, pode dura mais ou evitar alguma corrosão. De resto, tudo igual.

Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: NSilva em 13 de Novembro de 2019, 18:32
Nsilva, estando o circuito dos travões bem sangrado, a qualidade do óleo não tem influência na força de travagem.
Os líquidos não se comprimem e a força aplicada na manete é transmitida de igual forma independente do líquido.
Um bom óleo, claro, tem um ponto de ebulição mais alto, pode dura mais ou evitar alguma corrosão. De resto, tudo igual.

Obrigado pelo esclarecimento!
No entanto, considero que os tubos em malha de aço influenciem no que toca à força de travagem ou não ?
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: PSH72 em 13 de Novembro de 2019, 19:07
Obrigado pelo esclarecimento!
No entanto, considero que os tubos em malha de aço influenciem no que toca à força de travagem ou não ?

Sim em qualquer veiculo os tubos de malha de aço influenciam no modo de travagem, para melhor.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Mercurio em 13 de Novembro de 2019, 20:24
Sim em qualquer veiculo os tubos de malha de aço influenciam no do de travagem, para melhor.
É verdade, os tubos em malha de aço, ao não expandir sobre pressão, ajudam.
No entanto, fazer a troca em sistemas com ABS pode trazer resultados mistos.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: PSH72 em 16 de Novembro de 2019, 20:41
É verdade, os tubos em malha de aço, ao não expandir sobre pressão, ajudam.
No entanto, fazer a troca em sistemas com ABS pode trazer resultados mistos.

Se for bem feito não tem problema.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Rafael em 17 de Novembro de 2019, 11:49
Olá José,
É uma boa máquina. A rodagem é longa (1000Km) mas depois a máquina revela-se em todo o seu potencial.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Mercurio em 17 de Novembro de 2019, 12:15
Se for bem feito não tem problema.

Podias elaborar?
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 17 de Novembro de 2019, 16:32
Olá José,
É uma boa máquina. A rodagem é longa (1000Km) mas depois a máquina revela-se em todo o seu potencial.
So depois dos 10000 consegui entrar no corte
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: PSH72 em 17 de Novembro de 2019, 16:46
Podias elaborar?

Se há modelos com ABS e com cabos em malha de aço é porque existe a possibilidade de os ter.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Mercurio em 17 de Novembro de 2019, 18:45
Se há modelos com ABS e com cabos em malha de aço é porque existe a possibilidade de os ter.
Claro que sim mas no teu post deste a impressão que simplesmente trocavas os tubos originais por uns em malha de aço e nada mais.
Uma coisa é equipamento de origem, outra é "inventar" soluções.
Pessoalmente não vejo muitos impedimentos técnicos em fazer a troca mas até que ponto se pode garantir o resultado final é uma incógnita visto não se poder reprogramar o ABS.

Os tubos de borracha que vêm de origem não são tão simples como aparentam e evoluíram muito.

(https://s1.cdn.autoevolution.com/images/news/how-to-upgrade-motorcycle-brakes-84714_4.jpg)

Têm uma 1ª camada de borracha, um primeiro revestimento de nylon ou Kevlar cruzado que não deixa expandir o tubo interior, um 2º tubo de borracha, uma 2ª camada de fios cruzados que não deixa expandir o interior e um 3º revestimento de borracha.
Normalmente nas partes expostas junto às rodas há ainda uma 4ª protecção.
Estes tubos de borracha são muito  mais resistentes à "vida na estrada" que os em malha de aço.

Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: PSH72 em 17 de Novembro de 2019, 19:20
Sim hoje em dia o material é muito melhor, alias os tubos em malha de aço são como os tubos normais, só que com uma malha de aço revestido no exterior.

Mas não quer dizer que os outros não sejam bons, as vezes uma troca de pastilhas por umas de boa qualidade é uma diferença enorme na travagem.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: stones em 17 de Novembro de 2019, 20:03
Pois,e quando vierem as euro 5 nao se admirem que as prestações sejam piores.
Mas voltando a xmax 300 ,ja o referi e hoje tive de testar os travoes a....150kmh,resumindo, tive de trocar os interiores pois o resultado é um valente susto.
Dá pena que uma maquina até boa tenha como principais defeitos os travões e luz máxima, a meu ver ,dois defeitos ou peças mal calculadas para o desempenho da scooter,que mancham completamente a folha,nunca tive uma mota que travasse assim,mesmo com outras pastilhas,melhora mas nao resolve,a solução melhor é menos motor e aí ja tudo chega ,como penso também ja o ter referido, a minha faz agora 1 ano,deve chegar aos 15000km e aí farei um video explicando tudo.
Boas mpaneves pegando só na parte que escreveste das euro 5 . Ainda a pouco tempo testaste uma que já supera a norma euro 5. Sabes qual ? Olha que não esta estrangulada  _Rolley_
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 17 de Novembro de 2019, 20:45
Boas mpaneves pegando só na parte que escreveste das euro 5 . Ainda a pouco tempo testaste uma que já supera a norma euro 5. Sabes qual ? Olha que não esta estrangulada  _Rolley_
Boas
Provavelmente as ténere e a nova africa twin
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: stones em 17 de Novembro de 2019, 20:56
Boas
Provavelmente as ténere e a nova africa twin
Ops vais ficar surpreendido Xciting S 400 já supera a norma euro 5 e claro e AK . Depois ja estão a sair BMW  R 1250 GS y RT  Yamaha YZF R1. Para mim e nestes pormenores que ficamos a saber o quantos a marcas simplesmente não se limitam a copiar mas a investir e o nível de Engenheiros que esta nos quadros . Honda que eu saiba e na  CBR 1000 RR . :))
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 17 de Novembro de 2019, 21:24
Ops vais ficar surpreendido Xciting S 400 já supera a norma euro 5 e claro e AK . Depois ja estão a sair BMW  R 1250 GS y RT  Yamaha YZF R1. Para mim e nestes pormenores que ficamos a saber o quantos a marcas simplesmente não se limitam a copiar mas a investir e o nível de Engenheiros que esta nos quadros . Honda que eu saiba e na  CBR 1000 RR . :))
Bem,vai la vai...
Se bem me lembro a minha kxct 125 em 2014 ja era euro 4,tendo menos 0.6cv que a downtown ,tinham o mesmo motor,em 2016 a xciting era  euro 4 que entrou em 2017.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Panda em 17 de Novembro de 2019, 22:51
Stones, as Ak550 e Xciting S são Euro 4 _convivio_

... e a Xmax 300? Já está comprada?  _pol_
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: stones em 17 de Novembro de 2019, 22:58
Stones, as Ak550 e Xciting S são Euro 4 _convivio_

... e a Xmax 300? Já está comprada?  _pol_
Boas le isto com atenção.   .https://motos.coches.net/noticias/kymco-xciting-s-400-presentacion

Depois diz alguma coisa . ;D

Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: stones em 17 de Novembro de 2019, 23:01
Bem,vai la vai...
Se bem me lembro a minha kxct 125 em 2014 ja era euro 4,tendo menos 0.6cv que a downtown ,tinham o mesmo motor,em 2016 a xciting era  euro 4 que entrou em 2017.
Esta marca esta muito a frente em algumas cilindradas .Atenção nunca tive uma mas sei reconhecer o que e bem feito .  https://motos.coches.net/noticias/kymco-xciting-s-400-presentacion

La mecánica es otro de los aspectos importantes en esta evolución y aunque está homologada como Euro 4, cumple con creces la normativa Euro 5. Una normativa que aun siendo más restrictiva no ha sido impedimento para que los ingenieros de Kymco hayan logrado mantener la potencia de 35,53 CV a 7.500 rpm y un par 38,4 Nm a 6.000 rpm con una mayor suavidad de funcionamiento .
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Panda em 18 de Novembro de 2019, 07:53
Já li... pelo que diz o jornalista é homologado Euro 4 mas cumpre as normas Euro 5

2019 Homologação Euro 4
kymco.es
kymco.it

Eu sei que a marca é boa!  _convivio_
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: stones em 18 de Novembro de 2019, 14:26
Já li... pelo que diz o jornalista é homologado Euro 4 mas cumpre as normas Euro 5

2019 Homologação Euro 4
kymco.es
kymco.it

Eu sei que a marca é boa!  _convivio_
Sim sem fugir ao tópico inicial mas uma conversa construtiva e mesmo assim eu já fui saber o valor da nova maxsym tl ela vem em Fevereiro e claro Euro 5 o valor e que não achei graça 8.499 € mais doc. acho muito perto da AK muito superior .só para terminar esta e a 2 maxsym 600 que tenho a 1ª de 2014 e já eram E4 por isso e que ficou tudo igual . Tenho o olho posto na Maxsym tl vamos ver quando poder testar . ( Alguém interessado na 600 ? )  _Rolley_ _Rolley_
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: stones em 18 de Novembro de 2019, 14:40
 Não esquecer que na nova norma E5 a motos para ter performance terão de ter este sistema que a Xmax tem Bluecore abertura de válvulas em 2 fazes .  Não fico surpreendido se ela for E5 Mas registada E4.

Fica a explicação dos nossos hermanos . _anjo_

Hace un año los fabricantes de motos pidieron a la Unión Europea una moratoria de la Euro 5 dado en tremendo esfuerzo que se hizo en 2016 para actualizar toda su gama de motos. En concreto pidieron que la Euro 5 se implantase en dos fases, una en 2020 y otra en 2024. En la primera fase se comprometían los fabricantes en que las motos superasen las nuevas pruebas anticontaminación y la exigencia de un sistema OBD II para motos sin catalizador. En la segunda el OBD II sería obligatorio para todas las motos y, además, se comprometían en superar las nuevas pruebas de sonido que obliga la Euro 5 para motos. En ningún caso se obligaría a llevar OBD II para motos “minoritarias” como las de enduro o trial.
El OBD II informará de que nuestra moto está contaminando más de lo debido

El OBD II eliminará el sistema propietario de las marcas para el diagnóstico de sus motos y se cumpliría con un estándar que, entre otras cosas, facilitaría la labor a talleres no oficiales y a estaciones de ITV a entrar en la información de diagnóstico de nuestra moto. Pero claro, eso obligará a hacer algunos cambios importantes en los motores de las motos.

También en OBD II detecta si el vehículo está sobrepasando el umbral de emisiones permitido y lo comunica al propietario. Algunos coches se bloquean (no en marcha, claro) si el OBD II dice que se está contaminando más de la cuenta.
La distribución variable será casi obligatoria si queremos tener prestaciones

Algunas marcas como KYMCO, BMW o Yamaha ha tienen en el mercado motos adaptadas a las Euro 5 como los Like 125 y Xciting S 400, las BMW con el nuevo motor bóxer (R 1250 GS y RT) o la Yamaha YZF R1.

La normativa Euro 5 supone una reducción de las emisiones de monóxido de carbono (CO) del 12 por ciento, en relación a lo que se permitía con la Euro 4. También una reducción de las emisiones de hidrocarburos y óxidos de nitrógeno (HC y NOx) del 38 por ciento. Supone una reducción de uno 30 por ciento de las emisiones, en términos generales. El gran reto será la reducción de los hidrocarburos no metanos (NMHC) que antes no estaban regulados y que es otro de los quebraderos de cabeza de las marcas.

Los motores más eficientes, para intentar mantener unas mínimas prestaciones tendrán que utilizar sistemas de distribución variable como el que vemos en la nueva generación de motores bóxer de BWM, en las R 1250 GS y RT. También lo vemos en pequeñas motos de 125 como la Yamaha YZF 125 R o en la recientemente presentada Yamaha YZF R1 con sus balancines “finger-follower”.

La distribución varialble permite el correcto alzado de las válvulas en función de las revoluciones del motor y de las exigencias de la conducción.

La normativa Euro 5 será una de las claves de los nuevos modelos que veremos la próxima temporada, entre los que se espera la reacción de Honda con una tecnología que veremos en la nueva CBR 1000 RR.
Se medirá el sonido al escape... y el mecánico con la Euro 5


Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Paulo Silveiro em 18 de Novembro de 2019, 16:47
Toda essa tecnologia, para manter a potência, vai sair cara para os consumidores. Motores mais sofisticados, com mais afinações e revisões mais caras.

Para além de que, a maioria dos fabricantes está a subir de cilindrada, o que em Portugal se traduz em mais impostos. _reg_

E vamos ter motas mais silenciosas?   _Rolley_

Então o que vão fazer os fabricantes de escapes como a Akrapovic e outros?
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: stones em 18 de Novembro de 2019, 17:04
Toda essa tecnologia, para manter a potência, vai sair cara para os consumidores. Motores mais sofisticados, com mais afinações e revisões mais caras.

Para além de que, a maioria dos fabricantes está a subir de cilindrada, o que em Portugal se traduz em mais impostos. _reg_

E vamos ter motas mais silenciosas?   _Rolley_

Então o que vão fazer os fabricantes de escapes como a Akrapovic e outros?
Saudades da minha Transalp  :-? :-? E agora mais a serio ando a muito tempo para comprar uma Himalaya ja teve por 2 vezes .Ja a Experimentei e Honesta para passear tem um torque espectacular e o principal e simples a fazer 50 anos já estou farto informação em excesso .Não quero saber de medias nem temperaturas exteriores etc. A mim só faz falta velocímetro , conta rotações trip .A , relógio , temperatura , Gasolina  luz de óleo , Motor .o resto para mim e treta.  O que gostava na Transalp era a ligação com a moto Unica para quem tem veículos similares . Abraço  scooter_
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: José Bairrada em 18 de Novembro de 2019, 18:57


Então o que vão fazer os fabricantes de escapes como a Akrapovic e outros?

O que já fazem hoje, pois apesar de os escapes serem homologados, muito poucos (para não dizer nenhum), está averbado no livrete.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 18 de Novembro de 2019, 21:58
Voltando a xmax 300...
Hoje com piso seco tudo na boa,boa aderencia e os travoes mais eficazes
Médias nos 2.9 com alguns exageros até aos 140kmh
Quase ,quase nos 15000km,vou procurar por oleo e filtro....
No fim do mês faz 1 ano
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: josepedrosimoes em 23 de Novembro de 2019, 23:23
Mpaneves, quando falas na situação da travagem da x max é termos de poder de travagem? Fadiga dos discos?

A x max ainda não a adquiri, estou á espera que entre o novo, já vi aí zum zuns que a Yamaha vai lançar um novo modelo 300 e 250..
Por este efeito, espero que as as mais "antigas" baixem o valor, ou então que apareça aí as campanhas dos stands..
Mas entre Honda e Yamaha, a minha decisão já está tomada é Yamaha e sem dúvida a 300, para o tipo de utilização que irei fazer :)

Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk

Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: mpaneves em 25 de Novembro de 2019, 10:18
Mpaneves, quando falas na situação da travagem da x max é termos de poder de travagem? Fadiga dos discos?

A x max ainda não a adquiri, estou á espera que entre o novo, já vi aí zum zuns que a Yamaha vai lançar um novo modelo 300 e 250..
Por este efeito, espero que as as mais "antigas" baixem o valor, ou então que apareça aí as campanhas dos stands..
Mas entre Honda e Yamaha, a minha decisão já está tomada é Yamaha e sem dúvida a 300, para o tipo de utilização que irei fazer :)

Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk
Boas
A 250 é no Brasil, penso...
Refiro a potência de travagem,é preciso demasiada força nas manetes para ela travar,trocas as pastilhas e melhoras o toque, isto é algo que nao gosto e nunca tive numa mota,mas é só a minha opinião, olha ,ainda agora andei na nova sym jet 14 abs lc e aquilo trava bem ,bom toque,como se quer.
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: J.Ribeiro em 20 de Dezembro de 2019, 19:00
OK.  também comprei uma usada, e na realidade até estou contente, pelo seu consumo 2.7/2.8/2.9 conforme abrires punho.
 Outra situação é o andamento, vai  perfeitamente aos 160 sem problemas de trepidação e com segurança. apesar de ter o vidro levantado no 2.
Quanto á travagem; apesar de ler por aí que não são grande coisa, até  não vejo grande problema,  até trava normal para as necessidades e o ABS funciona perfeitamente.

José Ribeiro
Título: Re: Em vias de adquirir Yamaha X Max 300
Enviado por: Elizeu em 25 de Janeiro de 2022, 23:48
De fato, aqui no Brasil a XMAX é 250, como a minha. Só para comparação, aqui uma zero km custa o equivalente a 4.900 euros mais 65 euros de registro e o seguro total custa cerca de 200 euros. Mas falando em consumo, a minha está com 16.000 km e andando em rodovia a 100/120 km/h o computador de bordo acusa médias de 3 a 3,2 l/100km. Só para ilustrar, acabei de fazer a revisão de 15 mil km e custou 100 euros.