Marcas de Maxiscooters => SYM => Tópico iniciado por: Mateus77 em 04 de Maio de 2015, 19:16
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Ola a todos,
Tenho a minha GTS a cerca de 2000km, comprei ao meu sogro com 6000km em estado rigorosamente novo.
A dois dias que está com um comportamento estranho, mesmo depois de quente as rotações não baixam das 3000rpm ou perto disso, que poderá ser? Alguem é capaz de me ajudar, a garantia acabou a cerca de 2 meses.
Abraço e boas curvas a todos
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_convivio_ Olá
Companheiro pode ser uma questão de afinação
pergunta ao teu sogro se já tinha notado isso antes
e vai há oficina do stand onde ele comprou
eles sabem de certeza
abraço
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Pode ser a válvula que controla a mistura no carburador (em vez do botão chock dos carros antigos) que não retorna à posição certa depois do motor quente.
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Boa noite, olha isso deve ser afinação de válvulas, do carburador não é de certeza uma vez que a tua é de injeção.
Tenho aqui um companheiro que teve o mesmo problema e foi só afinar válvulas. Abraço. scooter_
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Pode ser a válvula que controla a mistura no carburador (em vez do botão chock dos carros antigos) que não retorna à posição certa depois do motor quente.
Estava agora mesmo a ler.... carburador não pode ser...
Para afinar válvulas demora muito tempo? Já estou a sentir a carteira mais leve!! >:D
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A minha afinou aos 1000Km conforme manda a marca , agora tem 7000 km e ainda não foi preciso.
Penso que isso será coisa para demorar 1h. e o motor tem de estar bem frio. ;D scooter_
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A minha afinoa é que como disseu aos 1000Km conforme manda a marca , agora tem 7000 km e ainda não foi preciso.
Penso que isso será coisa para demorar 1h. e o motor tem de estar bem frio. ;D scooter_
já agora, em quente, as tuas rotações da mota ficam a quanto? Como não comprei a minha nova nem sei como será, mas desde sempre que ficam por volta das 2100rpm agora como disse é 3000rpm
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Não vale a pena ir ao mecânico para afinar o relenti. Abre a bagageira de seguida tira o forro e aparece uma tampa presa com um parafuso. Desaperta a tampa e ficas com acesso ao motor. Vais detectar um parafuso do lado direito que é para afinar. Apertando para a direita aumenta a rotação e para a esquerda diminui. Experimenta acertar para as 2000rpm isto com o motor bem quente.
Caso notes irregularidades mesmo assim aconselho a visita ao mecânico. Boa sorte.
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Não vale a pena ir ao mecânico para afinar o relenti. Abre a bagageira de seguida tira o forro e aparece uma tampa presa com um parafuso. Desaperta a tampa e ficas com acesso ao motor. Vais detectar um parafuso do lado direito que é para afinar. Apertando para a direita aumenta a rotação e para a esquerda diminui. Experimenta acertar para as 2000rpm isto com o motor bem quente.
Caso notes irregularidades mesmo assim aconselho a visita ao mecânico. Boa sorte.
Vou experimentar, nesse caso não terá nada a ver com válvulas certo?
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Quando ligas a mota a frio a que rotações começa?
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Quando ligas a mota a frio a que rotações começa?
Hoje de manhã ficou nas 3100rpm +/- depois de aquecer fica nas 2700/2800 rpm
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Parece mesmo ser o relenti. Se não estou em erro as válvulas desafinadas provocam oscilação do motor. Caso se mantenha fixo e a níveis aceitáveis com o ajuste melhor. ;) a minha a frio vai para as 2000 e a quente baixa para 1500. Depois de andar uns kms sobe para as 1800 e estabiliza.
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Não vale a pena ir ao mecânico para afinar o relenti. Abre a bagageira de seguida tira o forro e aparece uma tampa presa com um parafuso. Desaperta a tampa e ficas com acesso ao motor. Vais detectar um parafuso do lado direito que é para afinar. Apertando para a direita aumenta a rotação e para a esquerda diminui. Experimenta acertar para as 2000rpm isto com o motor bem quente.
Caso notes irregularidades mesmo assim aconselho a visita ao mecânico. Boa sorte.
Apos ida a oficina, segundo o mecânico como é de injecção não tem afinação apenas se pode fazer o reset a uma válvula que ele disse que não me lembro o nome, isto com a mota fria.
Perguntou-me se faço muita cidade, e a verdade é que faço 99% dos percursos em cidade devagar e trajectos curtos, ele diz que pode ser disso.
Para variar e sempre me acontece o mesmo, quando chego a oficina o relenti estava normal 2000rpm.
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A minha depois de estar quente fica ali nas 2100..
Não sei se é muito mas também não me parece estar muito acelerada.
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Apos ida a oficina, segundo o mecânico como é de injecção não tem afinação apenas se pode fazer o reset a uma válvula que ele disse que não me lembro o nome, isto com a mota fria.
Perguntou-me se faço muita cidade, e a verdade é que faço 99% dos percursos em cidade devagar e trajectos curtos, ele diz que pode ser disso.
Para variar e sempre me acontece o mesmo, quando chego a oficina o relenti estava normal 2000rpm.
Bom dia
Se tem de fazer reset porque não o fez ? _pensador_
Poderá eventualmente acontecer uma anomalia ou mau contacto na ficha no sensor de entrada de ar frio
Também pode haver dilatação do cabo do acelerador, essa folga pode ser regulada mas só depois da garantia, o parafuso regulador vem selado.
O normal para a 125i depois de quente é 1800 r.p.m.
Boas curvas
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Bom dia
Se tem de fazer reset porque não o fez ? _pensador_
Poderá eventualmente acontecer uma anomalia ou mau contacto na ficha no sensor de entrada de ar frio
Também pode haver dilatação do cabo do acelerador, essa folga pode ser regulada mas só depois da garantia, o parafuso regulador vem selado.
O normal para a 125i depois de quente é 1800 r.p.m.
Boas curvas
O meu está alto então _confuso_
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O cabo do acelerador passa por baixo do punho e tem uma borracha a tapar uma porca contra porca que também poderá vir com pouca folga ou nenhuma.
Deslizem para baixo essa borracha e com duas chaves de porca desapertem e regulem melhor de forma a que ao rodar o punho exista uma ligeira folga.
O parafuso selado que mencionei é o que regula o batente da borboleta e só deverá ser regulado caso o reset não resolva o problema do ralenti alto ou baixo.
O filtro de ar demasiado entupido também pode alterar o ralenti assim como um mau contacto nas fichas do sensor de entrada do ar frio.
Uma Gts 125i tem 14 sensores, basta um estar constipado _lol_
( um conselho gratuito, nunca soprem o filtro de ar, é preferível bater com ele no chão )
Boas curvas
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A minha depois de estar quente fica ali nas 2100..
Não sei se é muito mas também não me parece estar muito acelerada.
Segundo o mecânico, a mota no estado normal será relenti nas 2000rpm com a luz acesa.
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Segundo o mecânico, a mota no estado normal será relenti nas 2000rpm com a luz acesa.
Como uso leds nos médios fica sempre nas 1800 e como nunca paro em máximos já não me lembro a que rotações andava antes mas concordo que deverá subir um pouco.
De cada vez que a ligo à máquina para afinar e fazer reset a possíveis erros não detectados ( sim,..tenho uma máquina de diagnóstico que todas as oficinas deveriam ter ) dá as 1800 e diz que está OK.
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Como uso leds nos médios fica sempre nas 1800 e como nunca paro em máximos já não me lembro a que rotações andava antes mas concordo que deverá subir um pouco.
De cada vez que a ligo à máquina para afinar e fazer reset a possíveis erros não detectados ( sim,..tenho uma máquina de diagnóstico que todas as oficinas deveriam ter ) dá as 1800 e diz que está OK.
Isso sim é de valor
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Segundo o mecânico, a mota no estado normal será relenti nas 2000rpm com a luz acesa.
Sim é com a luz acesa tambem. Quando ela fizer os 1000 km's e for fazer a revisão eu falo nisso.
Logo vejo o que me dizem.
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Sim é com a luz acesa tambem. Quando ela fizer os 1000 km's e for fazer a revisão eu falo nisso.
Logo vejo o que me dizem.
2000 rpm ou 2100rpm não é significativo!!
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2000 rpm ou 2100rpm não é significativo!!
Sim de facto também não acho grande diferença. Mas devia haver consenso entre os concessionários, não devem ter manuais diferentes.
Eu depois falo com o vendedor para ver o que me diz..
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Boa noite, antes fizeste pergunta do relentim e não pude responder, a minha a frio arranca na casa das 3000 e quando quente vem para entre 1900 e 2100 conforme se andares com médios ou máximos ligados. Isto mais ou menos embora mais 100 ou menos 100 não seja significativo. Na minha opinião. Em bora continue a achar que isso deve-se a precisar de afinar válvulas e não do CDI. Certifica-te que tens a vela em bom estado e com a folga aconselhada, como alguém disse e bem, o filtro do ar deve estar limpo. Se assim for com os KM que tens não deve ser nada grave. Outra coisa importante é que também ao leres as opiniões deverás ter em atenção as motas do qual as pessoas falam porque com certeza na melhor das intenções e querendo sempre ajudar as pessoas não se apercebem se estão a responder pela Gts ou GtsI e as diferenças são muitas, logo relação carburador, injeção _pol_
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Boa noite, antes fizeste pergunta do relentim e não pude responder, a minha a frio arranca na casa das 3000 e quando quente vem para entre 1900 e 2100 conforme se andares com médios ou máximos ligados. Isto mais ou menos embora mais 100 ou menos 100 não seja significativo. Na minha opinião. Em bora continue a achar que isso deve-se a precisar de afinar válvulas e não do CDI. Certifica-te que tens a vela em bom estado e com a folga aconselhada, como alguém disse e bem, o filtro do ar deve estar limpo. Se assim for com os KM que tens não deve ser nada grave. Outra coisa importante é que também ao leres as opiniões deverás ter em atenção as motas do qual as pessoas falam porque com certeza na melhor das intenções e querendo sempre ajudar as pessoas não se apercebem se estão a responder pela Gts ou GtsI e as diferenças são muitas, logo relação carburador, injeção _pol_
Em relação a vela, filtro de ar, a mota tem as revisões em dia!
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Ajuda?
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,25005.0.html
Obrigado!
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Amigo tambem estou com o mesmo problema na minha SYM GTS 125I ao relantin fica a oscilar entre as 3000 rot e 4000 e agora nao pega .o mecanico disse que era o sensor TPS da rampa de injeçao para meu azar nao se vende só o sensor tem que ser o corpo completo e fica na casa dos 500 euros a minha moto é de 2011 sem garantia. ando há procura de um corpo de injeçao em segunda mao mas nao encontro
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Acresce o facto de o autor já não ser membro do CPM
Élio
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